Qual é a empresa mais barata de eletricidade?
Já sabem que, depois de lerem este artigo, terão de fazer a vossa própria pesquisa para que as coisas batam certo com a vossa realidade. O que é bom para mim, pode não ser para vocês e vice-versa. Mas ficam com uma boa indicação de como está o mercado da eletricidade neste momento.
No início de Setembro, os preços continuam sensivelmente com os mesmos valores. A minha surpresa é que o indexado (são várias as empresas que t~em este tipo de tarifário) continua a ser a melhor opção, excepto a parceria ACP/Goldenergy.
Se não sabe o que é o indexado leia este artigo.
VÍDEO | Poupança de 50% na eletricidade com os tarifários indexados
No caso do tarifário Goldenergy/ACP, tem de pagar a mensalidade de sócio (4,5 €), mas pode compensar a partir de 150 kWh de consumo mensal. Continuo a dizer que, como há cerca de 250 mil sócios do ACP em Portugal, estas pessoas podem ter acesso ao melhor tarifário de todos atualmente. Só pagam mais de eletricidade se quiserem.
Tem o gráfico comparativo mais abaixo.
O indexado continua a ser o mais barato
O indexado a eletricidade continua a ter o melhor preço tendo em conta a média de Agosto.
Como vai ver no gráfico seguinte, feito com base no simulador da ERSE, a sua nova bitola para preço “normal” para o kWh de eletricidade é a marca dos 13 cêntimos/kWh. Se na sua fatura aparecer um valor maior do que este está a desperdiçar dinheiro.
O tarifário ACP da Goldenergy fica a 8,36 cêntimos, que passa a ser o melhor de todos. Tem o indexado a rondar os 12 e várias opções “fixas” a 13 cêntimos fixos sem qualquer condição. Na opção “sem condições”, ainda compensa (por 1,5 cêntimos) continuar no indexado.
Há quem consiga manter bons preços?
Não me perguntem porquê, mas eu estava à espera de um aumento brutal na Endesa (por causa do aumento das tarifas de acesso às redes – TAR, da ERSE), mas na minha fatura subiram apenas de 8 cêntimos o kWh para 0,0094/kWh. Não pedi nada. Simplesmente, aplicaram o aumento que suponho é que a atualização da TAR.
Ligou para o apoio ao cliente… baixou o preço da eletricidade 16% (Um caso prático)
Como pode ver a seguir, com os dados do simulador da ERSE em Setembro, há várias empresas mais baratas do que a SU Eletricidade (todas as indexadas, a Goldenergy, Iberdrola e a Endesa).
A EDP decidiu baixar umas décimas para ficar abaixo do mercado regulado, mas continua cara face à concorrência. A GALP é das mais caras, tendo em conta apenas o preço do kWh. Mas não se esqueça de que deve levar em conta também o preço da potência contratada. Pode alterar estas contas, sobretudo para quem tem consumos muito baixos. No caso da Galp, fui informado por eles que há situações em que o preço é concorrencial. Mas continuo a insistir que, na minha opinião, deve levar em conta sobretudo o preço do kWh como critério principal, porque é o que mais pesa na fatura.
Se estão no indexado, mudem só quando tiverem um kWh mais barato noutra empresa. Até lá, por muito que estejam a pagar, é menos do que pagariam noutro lado. Faça as suas contas. Se não quiser andar a fazer contas, tem pelo menos 3 opções para escolher (Goldenergy, Endesa e Iberdrola). Aí deve entrar em consideração o preço da Potência contratada e outros descontos que lhe interessem. Este comparativo não tem todas as empresas. Use o simulador da ERSE e veja todas. São mais de 20.
Faço mensalmente este TOP 10 para o ajudar a fazer as suas contas e não desperdiçar dinheiro sem necessidade. Este ranking já leva em conta o preço da potência contratada, num consumo de 300 kWh/mês. Se está no regulado, saia. É dos mais caros nesta altura.
Para encontrar as empresas que têm tarifários mais baratos use o simulador da ERSE ou pesquise no Google “tarifários eletricidade”, contacte as empresas e compare o preço do kWh que está a pagar na sua fatura com os preços que lhe oferecerem. São elas que tratam da passagem da sua empresa atual para a nova. Não tem de fazer nada. Não tenho ligação a nenhuma empresa. Você escolhe a que quiser. Neste vídeo explico como se faz.
Se quiser poupar, tem de estar atento e ser uma pessoa informada. E agir com rapidez assim que encontrar mais barato.
5 passos simples para GANHAR DINHEIRO
Finalmente, um livro que ensina tudo o que a Escola, o Estado e as famílias não ensinam sobre Dinheiro. Em apenas 5 passos, tem o caminho com a estratégia mais eficaz para criar riqueza com o seu salário, e não com o salário dos outros ou com o que gostava de ter. Pode comprar aqui o livro que vai mudar a sua vida financeira (Já na 3ª Edição):
https://bit.ly/GanharDinheiro_ComoCriarRiquezaComUmSalárioNormal

















