GÁS REGULADO | Como é que eu sei qual é a empresa para a qual devo mudar?

Escrito por Pedro Andersson

09.09.22

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3 min de leitura

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Como é que eu sei para qual empresa do mercado regulado devo mudar?

Estou a receber dezenas de mensagens com esta dúvida muito específica. Se a minha atual empresa de gás vai aumentar MUITO os preços a partir de 1 de Outubro (ou lá mais para a frente), uma forma de poupar e de se proteger é por mudar IMEDIATAMENTE para o mercado regulado do gás. É uma oportunidade única para fugir a subidas brutais da fatura do gás.

O problema é que – enquanto na eletricidade só há uma empresa no mercado regulado, que se chama SU Eletricidade – no mercado do gás há 12 empresas a fornecer esse serviço. Estas 12 empresas chamam-se CUR (Comercializadores de Último Recurso). E em cada região do país só há uma que lhe pode prestar esse serviço. Mas como é que eu sei qual é a que fornece o gás “regulado” (com preço fixo pelo governo) no meu bairro ou na minha rua? É simples.

Basta ir a esta página na ERSE (Entidade reguladora dos Serviços Energéticos), colocar no motor de busca o nome do seu concelho e tem logo o resultado com os respectivos contactos para fazer a mudança do contrato:

https://www.erse.pt/gas-natural/funcionamento/comercializacao/lista-cur/

Não se preocupe em comparar com os preços das outras 11 empresas porque é exatamente igual. Está definido por “lei”. 

Como faço para mudar o meu contrato?

Nesta primeira fase está previsto poder fazê-lo já presencialmente, nas respectivas lojas, mas estou a receber muitas mensagens vossas que dizem que, em algumas delas, já é possível fazer a mudança de contrato por telefone ou mesmo por e-mail. Formulários exclusivamente online e sem intervenção humana, só lá mais para a frente.

Informo que é possível fazer a mudança telefonicamente através do 210418238 (Lusitânia gás – zona de Aveiro). Demoram a atender mas em 10 min fica resolvido, dizem que dentro de 15 dias será efetuada a mudança (que é o que se pretende, final de Setembro e antes do início de Outubro) .

 

Já é possível efectuar a passagem (sem necessidade de deslocação às lojas) para o mercado regulado na EDP UNIVERSAL. Acabei de receber o seguinte email:

No seguimento do seu contacto, informamos que para dar início ao processo de contratação na EDP Gás Serviço Universal (comercializador de mercado regulado nos distritos de Porto, Braga e Viana do Castelo), serão necessários os seguintes documentos:

– Formulário de contratação que deverá ser devidamente preenchido, assinado e devolvido por esta mesma via;

– Fatura/Contrato de Fornecimento do atual comercializador (menos de 3 meses) ou Caderneta Predial/Contrato de Arrendamento que comprove que é o titular do local de consumo.

 

A ERSE também já preparou um documento AQUI, que tem a resposta às principais dívidas que estão a surgir.

https://www.erse.pt/media/bndpnmdw/ersexplica_como-mudar-para-o-mercado-regulado-do-g%C3%A1s-natural.pdf

Se não percebe nada disto, ouça este episódio ESPECIAL do Podcast, onde tentei explicar também de forma simples, como pode poupar por mudar para o mercado regulado do gás e da eletricidade, mas também porque não se deve precipitar. É que há situações em que ainda vale a pena manter-se onde estiver. Depende dos descontos que tem.

PODCAST | #127 – Eletricidade e gás – Qual é a diferença entre Mercado Liberalizado ou Regulado?

 


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69 Comentários

  1. Paulo

    Boa tarde,
    Obrigado pelos seus conselhos/sugestões.
    Mudei hoje para a Lisboagas, na loja cidadão Odivelas. Foi necessário factura, cartão cidadão e IBAN (porque optei pelo DD). Pelas minhas contas não vou gastar, uma média de 30€/mês.
    A seguir vou tratar da electricidade….

    Responder
    • Sandra Silva

      Uh tem de ser presencial?

      Responder
    • Ricardo

      Bom dia, gostaria de saber quanto tempo as empresas do mercado regulado tem para fazer a mudança/aceitar o pedido. Fiz o pedido dia 22/09 através de e-mail para a EDP universal e indicaram-me 3 semanas(por volta do dia 13/10). Já contatei para saber mas não tem data para me dar.
      Quanto tempo pode demorar a mudança.
      Agradeço os vários conselhos/dicas.
      Cumprimentos

      Responder
      • Patricia Martins

        Boa tarde,

        Mudei há umas semanas da Galp on para a Lisboagas, disseram me que tratavam de tudo e não precisaria preocupar me com mais nada. Acontece que recebi uma factura da Galp on de Setembro a Novembro no valor de 137€, outra de 3€ de 8 a 10/12 e outra da Lisboagas relativa a Outubro de 11€ , ou seja, não só não me cancelaram o contrato com a Galp como juntaram 2 meses no mesmo pagamento (e aumentado) e estou a pagar a duplicar o mês de Outubro!! Isto é possível? Alguém aconteceu lhe o mesmo?

        Responder
  2. ANTÓNIO JOSÉ DA COSTA LAFAYETTE

    Fiz um contrato com a GOLDENERGY para fornecimento de energia eléctrica verde e gás natural. Nesse contrato ofereceram-me 20% de desconto no consumo na energia eléctrica verde e 20% no consumo do gás natural. Agradeço que me informem se é necessário mudar o consumo do gás natural para o mercado regulado. Agradeço também a ajuda que me poderem dispensar. Obrigado.

    Responder
    • Daniel Cunha

      Caro Antônio Lafayette, até lhe podiam oferecer um desconto de 80%, se o preço final for mais alto do que outras companhias não interessa os 20% ou até os 80%. Tem que pegar nos valores finais e fazer contas. Conforme já foi dito há simuladores que ajudam a fazer contas

      Responder
      • Fernando Cunha

        Boas. Devido às explicações não serem claras como deveriam ser, eu pergunto : no caso de mudar para o mercado regulado não tenho de pagar nova inspecção, até aí tudo bem. Eu pergunto se quando tiver de mudar para o mercado livre, se acontece o mesmo ou terei de fazer nova inspecção caso não esteja atualizada. Aguardo resposta. Atentamente

        Responder
        • Pedro Andersson

          Sim. Terá de pagar. A exceção é para passar para o regulado.

          Responder
      • Sandra Silva

        Qual o valor tarifa do gás na Lisboa gás?

        Responder
  3. joão carlos

    na eletricidade penso que existem mais comercializadores no mercado regulado, pelo menos existiam o ano passado, que eu tive de mudar uma habitação que estava no mercado regulado, e estava na SU, mas como era um novo contrato se quisesse continuar no mercado regulado tinha obrigatoriamente de fazer com uma das outras duas empresas pois não o podia fazer na SU.

    Responder
    • Manuel

      Penso que a SU Eletricidade é o CUR de Portugal continental e depois há os das ilhas.
      O que depois existe no continente é para aí uma dúzia de cooperativas nuns quantos concelhos ou mesmo apenas freguesias mas tenho ideia que não tem uma espécie de exclusividade, mas posso estar errado.
      De que concelho é ?

      Responder
      • joão carlos

        o concelho é torres novas mas não existe nenhuma cooperativa lá.
        na altura existiam para alem da SU mais dois comercializadores no mercado regulado e segundo a SU me disse se quisesse ficar no mercado regularizado só poderia fazer com um dos outros dois comercializadores a SU estava impedida de fazer novos contratos enquanto existissem outros operadores.

        Responder
        • Manuel

          Na eletricidade sinceramente acho que não, inclusive fui procurar num arquivo web a lista de CUR da ERSE, e por exemplo em Março de 2020, ou seja há 2 anos e meio, a lista está igual à atual:

          Março 2020:
          https://arquivo.pt/wayback/20200306005828/https://www.erse.pt/eletricidade/funcionamento/comercializacao/#comercializadores-de-ultimo-recurso-(cur)

          Lista atual:
          https://www.erse.pt/eletricidade/funcionamento/comercializacao/#comercializadores-de-ultimo-recurso-(cur)

          Basicamente são a SU Eletricidade no continente, a Eletricidade da Madeira e a Eletricidade dos Açores, e mais 10 cooperativas:

          A CELER – Cooperativa de Eletrificação de Rebordosa, C.R.L.
          A Eléctrica Moreira de Cónegos, C.R.L.
          Casa do Povo de Valongo do Vouga, C.R.L.
          Cooperativa Eléctrica de Vale D’Este, C.R.L.
          Cooperativa Eléctrica de Vilarinho, C.R.L.
          Cooperativa Eléctrica de Loureiro, C.R.L.
          Cooproriz – Cooperativa de Abastecimento de Energia Eléctrica, C.R.L.
          Cooperativa de Eletrificação A Lord, C.R.L.
          Cooperativa Eléctrica de S. Simão de Novais, C.R.L.
          Junta de Freguesia de Cortes do Meio, C.R.L.

          Eletricidade dos Açores, S.A.
          Empresa de Eletricidade da Madeira, S.A.
          EDP Serviço Universal/SU Eletricidade

          Talvez esteja a fazer confusão com o gás ? em que também existe a EDPGas SU (edpgassu.pt) mas aí é por regiões/zonas e cada uma só atua em cada zona.

          Ou terá sido enganado por algum vendedor tentando dissuadi-lo de ir para o regulado?

          Responder
          • joão carlos

            não estou a fazer confusão com o gas porque não tenho, nem nunca tive gas canalizado.

            também não foi nenhum vendedor que o contacto foi diretamente com a SU que me disse que estava impedido passar o contrato existente para meu nome e se quisesse continuar no mercado regulado só podia fazer com uma das duas outras empresas, eu é que optei pelo mercado liberalizado porque com o perfil de consumo que iria ter era mais vantajoso do que o regulado naquela altura.

            isto foi em junho/julho de 2021

          • José Ferreira

            Bom dia, a Goldenergy também tem opção “tarifa regulada” na eletricidade. Fiz a alteração já no início do ano.
            https://goldenergy.pt/tarifa-regulada/

  4. Otília Simões

    Olá Pedro,
    Antes demais, quero dar-lhes os parabéns, p todas as dicas, e informações que nos presta,a nós simples cidadoes que tanto aprendemos consigo.
    Muito obrigada pelo serviço de excelência enquanto cidadão idónio, e isso para mim é ser um ser humano maravilhoso.
    Agora quero fazer- lhe uma questão
    O meu distribuidor de energia + gás é de empresa ENDESA, e tenho o pacote aniversário, em que todos os anos, e sendo que o contrato foi realizado no inverno, tenho um mês de gás grátis. Quando digo grátis é mesmo grátis, nesse aspecto são impecáveis. Agora estou preocupada, 1 vou perder esse benefício, 2 não sei de quanto será o aumento. Uma vez que só somos um casal já na casa dos 60 anos,e o valor de gás está na ordem dos 12 13 €, pois temos painéis solares para aquecimento da água fico a pensar nos prós e nos contras.
    Será boa ideia mudar?
    Muito obrigada,
    Um excelente fim de semana,
    Otília Simões

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá Otília. Enquanto não aumentarem os preços não vejo razão para mudar :). Depois logo se vê…

      Responder
      • Manuela

        Boa tarde Pedro,
        Eu também recebi esse e-mail da EDP Serviço Universal e já enviei, por e-mail, toda a documentação solicitada. Pedi confirmação, mas até agora não obtive resposta! Caso não me respondam ainda esta semana, estou a pensar enviar tudo por carta registada. Por via das dúvidas! Pois nesse mesmo e-mail também informam sobre uma morada de envio. Por telefone está impossível!…Não sei… alguma opinião? Alguém que tenha enviado o requerimento/documentação por e-
        mail e que tenha um parecer?
        Obrigada!

        Responder
        • JOAQUIM PINHO

          Boa tarde. Acabo de subscrever o formulário de adesão ao mercado regulado do gás para a EDP Serviço Universal (Vila Nova de Gaia). Recebi um SMS e informar que receberam o meu pedido de adesão. Estranhamente não recebi também por mail.
          A minha questão é : o que fazer agora? Esperar apenas que mudem? Não tenho que fazer mais nada em relação à EDP Comercial com quem tenho contrato atualmente?
          Obrigado. Joaquim Pinho

          Responder
    • Arlindo da Costa Lopes Cardoso l

      Boa tarde. Tenho um desconto de 5% no gás natural, na empresa EDP comercial. Será que é útil mudar para o regulado? Muito obrigado.

      Responder
      • Pedro Andersson

        Olá. Com 5% de desconto quanto vai pagar por kWH?

        Responder
      • Paulo

        Também tenho na EDP. No meu caso, pela média de consumo, a diferença são 30€.

        Responder
      • Cristiano Alves

        Eu tinha 6% de desconto e não compensava, nem nada perto!!!!
        O preço por kWh triplica, portanto…
        Faça as suas contas.

        Responder
    • Maria Paulo

      Bom dia, tenho contrato na Edp comercial com 2% de desconto para a electricidade e 5% de desconto para o gás. Será que me é vantajoso mudar para o mercado regular em relação ao gás? Obrigada.

      Responder
      • Pedro Andersson

        Olá. A conta é simples. Quanto é o preço do seu kWh do gás atualmente na sua fatura com 5% de desconto? E vai subir para quanto? O mercado regulado está em 0,056€. É comparar 🙂

        Responder
        • Luis Rodrigues

          Bom dia Pedro,
          muitos parabéns pela ajuda que tem dado aos portugueses.
          Tenho contrato com EDP (2% luz+5% gás). O preço do KWh no gás, era de 0,0629 e irá passar para 0,2096. No mercado regulado anda nos 0,0561. Penso que os 5% não irá fazer a diferença. Irei mudar nos próximos dias.
          Em principio, também irei passar a Luz para o mercado regulado (SU eletricidade).
          Obrigado e cumprimentos.

          Responder
    • Susana nunes

      Bom dia
      Desde já gostaria de agradece ao Pedro o excelente trabalho que faz. Era bom que ouvesse mais Pedros como você!
      A minha duvida tem haver com o gás canalizado. Eu não tenho gás natural mas sim gas propano ( penso eu ) canalizado.
      Só vejo informação em como fazer para mudar para quem tem gás natural. E no meu caso: qual a situação para quem tem gás canalizado mas propano, não natural? Penso que estes aumentos também vão afetar este tipo de gás….
      Obrigada e que continue com o excelente trabalho que faz!

      Responder
  5. Sérgio Sequeira

    Olá Pedro,
    parabéns pelo seu trabalho. Tem-nos ajudado imenso, em todas as linhas.

    Estou com uma dúvida, já sou cliente de eletricidade e gás na EDP, quando fiz a pesquisa na ERSE, para procurar o CUR, na minha Zona Geográfica aparece EDP Gás Serviço universal. É o mesmo fornecedor? Não terei necessidade de alterar?
    Grato pela ajuda.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Se tem EDP comercial, tem de mudar para a EDP gás serviço Universal. São empresas diferentes.

      Responder
      • Sérgio Sequeira

        Obrigado.

        Responder
    • Paulo

      Também tenho EDP. Por agora mudei o gás para a Lisboagas.

      Responder
    • ednajacinto@sapo.pt

      Vivo em São Pedro do Estoril, trabalho com a Endesa na eletricidade (+/-16,00/mês deSet) e com a Digal com Gás propano ,(cerca de 19,oo/mês Set). Somos 2 adultos e 1 criança de 4 anos. Qual o vosso conselho? Para que companhia devo mudar?

      Responder
  6. Rosario Mendes

    Como fica o gás de botija visto que nem toda gente tem gás canalizado

    Responder
  7. Gonçalo Ribeiro

    Vide o texto da CNN em que tentaram mudar para um contrato regulado e vejam a paródia que isto vai ser:

    https://cnnportugal.iol.pt/gas/mercado-regulado/tentamos-mudar-um-contrato-de-gas-para-o-mercado-regulado-por-telefone-foi-uma-aventura-deu-para-rir-ao-vivo-foi-bem-melhor/20220908/6318c77e0cf2f9a86eb4806a

    A EDP Universal apenas tem 1 loja em todo o país e está fisicamente no Porto. Quem quiser mudar da comercial para a Universal, terá de fazer uma boa viagem.

    Quanto ao gás é o que já se viu acima, inventam desculpas, ora porque só pode ser em algumas lojas, ora porque não pode ser em bombas de gasolina, etc.
    Contudo, nada disso consta no sítio online da ERSE.

    Responder
    • Fernando Silva

      Na pior das hipóteses, os CUR tem 45 dias a contar desde 7 de setembro para ter o processo de mudança online totalmente funcional.

      Responder
  8. Fernando Silva

    Olá Pedro,
    Gostaria que me confirmasse que o número para tratar da mudança para o mercado regulado da LusitaniaGas (responsável pelo abastecimento de gás para o Litoral Centro, com sede em Aveiro), é o 210418238, uma vez que o indicativo de Aveiro é 234.
    Confesso que estou em pulgas com a GoldEnergy (empresa com que simpatizo), porque hoje são 9 de setembro e ainda não têm previsão para a publicação dos novos preços. Pelo menos recebi fatura hoje e alterações de preços – zero.

    Responder
    • paulo nunes

      Apesar de ser 21…. , é esse o contato que deverá fazer para alterar o contrato para o mercado regulado na zona de Aveiro. Foi por esse contato que tratei de tudo.

      Responder
      • Fernando Silva

        Muito Obrigado Paulo. Cumprimentos.

        Responder
  9. Ana Catarino

    Boa noite tenho uma dúvida, quando fala em gás refere-se sempre a gás natural. O mercado regulado também funciona para quem tem gás propano?
    Obrigado

    Responder
    • Maria Oliveira

      E quem tem tarifa social? Fazendo a alteração para o mercado regulado perde-se, certo?

      Responder
  10. paulo Nunes

    Boa tarde ! Conforme é mencionado neste artigo , por telefone, já foi possível alterar o contrato para o mercado regulado (zona de Aveiro). Os procedimentos via telefone são rápidos e surpreendentemente simples (até ver). Resta esperar que o processo de alteração entre as duas empresas decorra normalmente. Deixo apenas um reparo. Apesar do aparente processo simples e apesar de ser uma altura muito complicada para tratar este tipo de alterações devido ao anormal números de pedidos, mesmo assim, não consigo compreender que um fornecedor de gás, tendo consciência do elevado número de pedidos demore cerca de 1H25M para atender uma chamada. num mundo perfeito o tempo de espera seria mais reduzido e estendido a um tempo entendido como “quase normal”.

    Responder
  11. Sérgio

    Tendo a situação actual nos preços do gás natural e havendo a possibilidade de mudar para o mercado regulado a pergunta que se impõe é?:quanto tempo se poderá estar no mercado regulado?

    Responder
  12. Catarina

    Boa noite,

    Sou consumidora de eletricidade e gás natural. Tenho um contrato dual com a Galp que recentemente me enviou estes valores:

    Tabela de preços Galp

    Em vigor a partir de 1 de outubro de 2022
    Sobre os preços finais a seguir indicados, incidirão os descontos associados ao seu contrato.
    Preços de gás natural
    Escalão – Escalão 2
    Preço final
    Termo Fixo (€/dia) – 0.1588
    Energia (€/kWh) – 0.1595

    Ao fazer a simulação na ERSE com base na minha faturação obtive os seguintes resultados:

    – Se aceder na realização da contratação em separado, a Goldenergy é a comercializadora de eletricidade que, segundo o nosso simulador pratica os melhores preços tendo em conta os seus consumos com um total de 536,26€ anuais; já para o gás, a comercializadora com os preços mais competitivos é a EDP gás.

    – Se pretende continuar com um fornecimento dual, segundo o nosso simulador, a melhor opção será a Goldenergy com um valor total anual de 555,07€.

    O Comercializador de Último Recurso (CUR) no meu concelho é EDP Gás Serviço Universal.

    O que me aconselham?

    Responder
  13. Jorge Magalhães

    Sou um cliente Gascan da zona de Vilamoura.

    Segundo informações que a empresa me forneceu após contato telefónico para o serviço de apoio ao cliente, devido ao fato da Gascan trabalhar com gás que tem origem no norte de África, não está previsto nenhum aumento de preço nos próximos meses pois o mesmo não foi afetado pela escalada de preços no gás originário do leste da Europa.

    Responder
  14. Mário Jorge Augusto Ribeiro

    Boa tarde Pedro Andersson,

    Eu contatei a SU Electricidade e informaram que para pedir transferência do contrato, terei de pedir ao meu comercializador (Iberdrola) uma declaração em como a Iberdrola não tem tarifa regulada, terei mesmo de pedir esta declaração?

    Cps,
    Mário Ribeiro

    Responder
  15. Paulo Fonseca

    Bom dia Pedro. Não sei se me consegue aconselhar, tenho a EDP como fornecedor de gas e eletricidade , e em primeiro lugar não sei que tipo de contrato tenho (como posso perceber na fatura ) e segundo tenho lido na literatura , para passar para mercado regulado tenho de ter novamente dois fornecedores . Isso é mesmo assim ?

    Responder
  16. Rosa Ferreira

    Olá boa tarde Pedro.
    Estou com mil dúvidas acabei de ouvir o podcast e não consigo ter uma resposta sobre o meu caso. Entrei no link das cidades com da rede de gás e o meu concelho não apareceu nada. Por isso a minha dúvida tenho gás propano da Rubis energia Portugal, o que devo assumir?

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Deve assumir que não se aplica a si. É pagar o que a rubis disser..

      Responder
  17. Nuno Portugal

    Boa tarde, Pedro Andersson.

    Primeiro dar-lhe os parabéns, por este verdadeiro serviço público.
    Tenho gás canalizado em Oeiras, mas não é gás natural. O fornecedor é a Galp, que me garantiu que no meu caso, ou seja, apenas gás propano canalizado, o contrato que tenho é regulado. Como posso aferir a verdade desta afirmação?
    Muito obrigado

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Gás propano não tem acesso ao mercado regulado do gás natural.

      Responder
  18. Cristiana Cervantes

    Boa Tarde
    Estou muito confusa com tudo isto e gostaria que me elucida-se quanto ao meu caso em particular,
    sou cliente da Galp e fui me informar e vou ter um aumento de +- 20Euros só no gás o que significa que a minha fatura irá subir bastante.
    A minha média de consumo por mês é de 413 KWH no gás mas claro que é variável o consumo ex: este mês gastei só 285 KWH, a minha potência contratada na luz é de 5.75 KWH.
    Não sei como se faz as contas dos KWH e será que é benéfico para mim mudar para outra empresa? E qual é a mais aconselhável? Qual a que está a praticar melhor preço?
    Desde já agradeço a sua atenção para comigo.
    Obrigada
    Cristiana Cervantes

    Responder
  19. Duarte Marques

    As únicas maneiras de realizar a migração para o mercado regulado é via telefone ou presencialmente.
    Em ambos os casos é quase impossível sem perder um dia de trabalho ou horas infinitas a ouvir música na EDP.
    Se isto é melhor para todos porque não pode ser automático ou via mail?
    Não parece haver vontade política de ajudar. É só areia nas engrenagens.

    Responder
  20. Duarte Marques

    Não é possível fazer a transferência para o regulado por mail?
    Estou farto da música telefónica da EDP e não posso dar-me ao luxo de perder um dia de trabalho.
    Não há vontade política que isto aconteça!

    Responder
  21. Raphael Monteiro

    Olá Pedro, muito bom dia. Fiquei sem entender porque recomenda não mudar agora para o mercado regulado de eletricidade. Ao simular meus consumos na ERSE, a recomendação encontrada foi de mudar ambos os serviços para o mercado regulado. Por que o senhor defende que vale a pena aguardar?

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Porquê não compensa em todos os casos. No meu caso, por exemplo não compensa.

      Responder
  22. mario fil

    Caro Pedro
    Antes de mais, muito obrigado por este serviço público;

    Gostaria de fazer uma questão. Li num artigo seu que as empresas têm de avisar os aumentos do gás com 30 dias de antecedência. Eu sendo cliente da EDP ainda não fui informado, nem em papel nem via electrónica, dos aumentos previstos para o próximo dia 1 de outubro. Penso que ninguém foi, pelo menos do meu conhecimento.
    Os aumentos foram adiados (duvido) ou mais uma vez a lei que defende os consumidores não será cumprida?
    Obrigado mais uma vez.
    Mário

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá Mário. Portugal inteiro foi avisado. Veja se não tem o e-mail no spam ou coisa semelhante…

      Responder
      • mario

        Ola Pedro
        Calculava que, apesar das noticias, que tivesse de haver uma comunicação direta entre prestador\cliente; Formalismos cada vez mais antiquados.
        Obrigado pela resposta e pelo excelente serviço.
        Cumprimentos
        Mário

        Responder
        • Pedro Andersson

          Olá. Mas atenção é obrigatório Visarem os clientes pessoalmente. Confirme o que se passou junto do seu apoio ao cliente

          Responder
  23. JMRuas

    Se na minha cidade só há um fornecedor e ele pertence ao mercado regulado, não há nada a fazer. Certo?

    Responder
  24. Liliana

    Há mais de um mês que tento mudar para o mercado regulado e sem sucesso. Não existem respostas online para quem não tem possibilidade de deslocação às lojas físicas e as linhas telefónicas não dão resposta face à procura. Estar a aguardar mais de 1hora para atendimento é só ridículo.

    Responder
  25. Patricia Martins

    Boa tarde Pedro,

    Além da luz (já deixei lá o meu comentário no respectivo artigo) tenho dúvidas para fazer as contas do gás…sou galp (luz+gás) mas não sei os descontos que tenho nem se compensa mudar, pois disseram-me na galp que o meu consumo de gás é muito reduzido, e é já vi os valores…compensa trocar mesmo assim?

    Obrigada!

    Responder
  26. Rodrigo Oliveira

    Boa tarde,

    Fiz o pedido para alteração para o mercado regulado de gás (EDP CUR) no passado dia 23 de Setembro e só hoje, mais de um mês depois é que “percebi” que já mudei.
    O pedido foi feito via email, enviando o formulário preenchido e a última factura. Desde então não recebi qualquer tipo de comunicação nem da parte da EDP Comercial (fornecedor no mercado liberalizado) nem da parte da EDP CUR (mercado regulado), até que hoje recebi uma factura da EDP Comercial com um acerto nas contas do gás. Como achei estranho, até porque tinha conta certa, liguei para lá e percebi que o meu contrato tinha rescindido no passado dia 28 de Outubro, pelo que desde 29 de Outubro me encontrava no mercado regulado. Isto tudo sem qualquer tipo de comunicação por parte das duas entidades (liberalizado e regulado).
    Apenas a título informativo, se me mantivesse no mercado liberalizado, estaria neste momento a pagar mais de 3x mais os preços de tabela do mercado regulado – 0,1788€ por KWh!

    Responder
    • Susana Nova

      Aconteceu o mesmo comigo, zero comunicação por parte da EDP CUR mas também recebi o acerto da EDP Comercial.
      Enfim, pelo menos a mudança foi feita.

      Responder

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