VÍDEO | Faça obras em casa de eficiência energética com 85% de desconto

Escrito por Pedro Andersson

04.11.21

}
8 min de leitura

Publicidade

Faça obras em casa com 85% de desconto

Antes de mais, obrigado aos quase milhão e 200 mil espectadores que viram a reportagem na SIC, quando ela foi emitida, apesar de estar a dar a “bola” num canal da concorrência. Não obstante o futebol, 1 em cada 5 portugueses viu o Contas-poupança, que explicou como pode obter 85% de reembolso dos valor das obras ou equipamentos que adquirir para melhorar a eficiência energética da sua casa.

O que é o programa “Casas + Eficientes” 

Faz agora 2 anos que lhe explicámos como podia fazer obras em casa e receber um reembolso de 70% por parte do Estado para melhorar a eficiência energética das casas dos portugueses. Entretanto, a verba esgotou mas foi aberta agora uma segunda fase com ainda mais dinheiro, com um desconto maior, para mais pessoas, mas também com novas regras. 

Uma boa notícia

Antes de lhe explicar como o programa funciona e quais são os requisitos, quero deixar a todos aqui uma “boa” notícia. Assim que viram a reportagem na quarta-feira à noite na TV recebi dezenas de mensagens de pessoas a “reclamar” que não valia a pena sequer pensar no assunto porque o prazo de candidatura acaba a 30 de novembro ou quando o dinheiro (30 milhões) acabar. E pelas contas de alguns, essa verba já acabou com as candidaturas já recebidas.

Acabei de confirmar que haverá uma terceira fase, em data a anunciar, assim que esta segunda fase terminar. Uma fonte oficial garantiu-me que acontecerá o mesmo que aconteceu na primeira fase, ou seja, se a verba acabar e tiverem uma candidatura aprovada, assim que a terceira fase abrir serão os primeiros da lista a receber.

Ora, isto é uma excelente notícia para os que têm dinheiro disponível, que preenchem os requisitos, mas que têm medo de avançar. Claro que devem ter consciência de que poderá demorar (muitos) meses até receber o reembolso. Se isso não é impedimento para si, pondere candidatar-se. Não há descontos de 85% todos os anos. A decisão é sua e o risco também.

Um caso prático

José Pereira mandou instalar estes 6 painéis fotovoltaicos que produzem cerca de 2 mil Watts quando o sol está a pique, a contar com o reembolso do Fundo Ambiental. Feitas as contas, ficaram no final – já com a instalação – em 166 euros cada um. Claro que, o valor de mercado é muito superior: cerca de 400 euros por painel. Como é que então José Pereira, o proprietário desta casa, conseguiu um preço tão bom? Candidatou-se ao programa “Edifícios mais Sustentáveis”. 

É diferente do Vale Eficiência

Recentemente, falámos-lhe aqui no Contas-poupança do Vale Eficiência que é um cheque de 1.600 euros para as famílias que têm tarifa social e que são proprietárias da sua própria casa. Muitos souberam através do Contas-poupança, preencheram o formulário e já o receberam. É só entregar o Vale a uma empresa inscrita e eles fazem as obras que esse dinheiro permite fazer. O meu familiar (a quem ajudei a preencher o formulário) já o recebeu esta semana.

Paga primeiro, o Estado devolve depois

Este programa de que lhe vamos falar agora é diferente do Vale Eficiência. Este é para todas as famílias portuguesas, mas tem de adiantar o dinheiro das obras, pagar do seu bolso e depois de apresentar as faturas no portal do Fundo ambiental, se preencher os requisitos todos, o Estado devolve-lhe 85% do que gastou, com alguns limites.

José Pereira percebeu que podia ter uma poupança extraordinária. Fez as contas a quanto podia investir, contactou uma empresa certificada, e instalou os tais 6 painéis solares e uma caldeira a pellets para o aquecimento da casa. Gastou 2 mil nos painéis solares fotovoltaicos e 4 mil na caldeira de aquecimento, ou seja, no total ficou tudo em cerca de 6 mil euros.

Obviamente, não precisa fazer um investimento tão grande como este. Se quiser comprar só um painel solar também pode. Tudo depende das suas necessidades e das suas possibilidades financeiras. Como José Pereira sabia que podia até nem receber o reembolso tentou fazer tudo bem desde o princípio. Tem de ter todos os documentos pedidos. E não se esqueça das fotos antes e depois.

As novas regras do programa Edifícios + Sustentáveis

Nesta segunda fase, há várias novidades. Neste momento já podem candidatar-se também todas as casas com licença de habitação a partir de 1 de janeiro de 2007 e até Julho de 2021. Na primeira fase era só para casas até 31 de dezembro de 2006. Portanto, qualquer pessoa que seja proprietária de casas mais recentes também já pode fazer obras, se preencher os vários requisitos, e pedir o reembolso que subiu de 70% para 85%, porque agora não inclui o IVA. Na prática, feitas as contas, equivale ao mesmo valor líquido.

Quem tiver casa antes de 31 de dezembro de 2006 pode pedir reembolso de todas as categorias previstas, mas se a casa for de 2007 em diante já não pode incluir janelas, portas e o capoto. Seja como for, há muitas outras obras que pode fazer. Eu instalei 4 painéis solares hoje e vou iniciar agora o processo de candidatura.

Outra novidade é que agora também pode candidatar o Certificado Energético, que assim pode ser feito agora com 85% de reembolso.

Há muitas queixas sobre o programa

O programa tem gerado muitas queixas. Sobretudo por falta de comunicação e pela demora dos reembolsos.

Por exemplo, o cidadão Luís Palma contactou a SIC e explicou que pagou “1.500 € por dois painéis solares (com enorme esforço financeiro) com a promessa de que seria reembolsado em 70% do valor… quando podia estar a pagar confortavelmente 25 € mensais durante 48 meses” e que está à espera do reembolso há 3 meses. Luis acrescenta que conhece um caso de uma pessoa que está à espera há 7 meses.

O Ministério do Ambiente respondeu à SIC que até ao momento 13 mil candidaturas já foram analisadas e que estes casos mais atrasados serão validados brevemente. É um processo que leva tempo.

No caso de José Pereira, desde a candidatura até receber o reembolso na conta, passou quase meio ano (5 meses).

Como se faz a candidatura

Se tem dinheiro disponível para fazer obras nas tais categorias agora disponíveis, deve ir à página de internet em www.fundoambiental.pt. Clica em apoios PRR, escolhe “Programa de apoio Edifícios mais sustentáveis II” e leia todas as instruções e regras para depois não falhar nada.

No dia em que gravámos esta reportagem ainda havia 18 milhões de euros disponíveis para se candidatar. O prazo termina a 30 de Novembro deste ano ou até acabar o dinheiro. Acabando o dinheiro, está já prometida uma terceira fase de candidaturas, às quais as candidaturas da fase anterior estão automaticamente inscritas.

José Pereira preencheu o formulário com todos os dados pedidos e mandou as fotos do antes e do depois da instalação dos equipamentos. Diz que valeu a pena.

Entretanto, como já percebeu como funciona, já instalou também painéis solares para aquecer água e já está a tratar de pedir o reembolso de 85% do valor.

Acumula com o Vale Eficiência

Uma última informação importante. Se receber o Vale eficiência, que são 1.600 euros “grátis” para fazer obras, e isso não chegar para tudo o que precisa, pode acumular com este programa “Edifícios mais sustentáveis II”. O que tiver de pôr a mais do seu bolso pode ter os tais 85% de reembolso. Mas são candidaturas diferentes.

Em resumo, apesar das críticas de falta de comunicação e da demora gigante no reembolso, sou da opinião de que vale a pena tentar. 

As pessoas que viram as suas candidaturas recusadas têm de avaliar se o erro foi delas ou do Fundo Ambiental. Há erros humanos e esses corrigem-se. Mas também há muitos casos que me chegaram de pessoas a reclamar que o programa não funciona, mas depois quando fomos analisar o processo, verificámos que não mandaram as fotos, ou a fatura não era discriminada como pedia o regulamento ou que faltava a licença de habitação, etc.

Esta é uma das minhas “guerras”mais antigas. O português “típico” acha que basta fazer o mínimo e que do outro lado as pessoas são “obrigadas” a aceitar ou a fazer o “jeitinho” porque “só” faltava uma foto. Aprendam com os nórdicos: Se o regulamento diz que tem de colocar todas as letras em maiúsculas e em itálico, é para fazer isso. Não é umas em bold e outra em minúsculas, porque “é igual”. O mundo já não é assim. 

Temos direitos e deveres. Só podemos reclamar das instituições se seguirmos as regras das instituições. Ou então não nos candidatamos ou não interagimos com elas. Mas isso é uma decisão de cada um. Esta discussão fica para outra altura :).

Pode ver ou rever a reportagem em vídeo neste link da SIC Notícias:

https://sicnoticias.pt/programas/contaspoupanca/2021-11-03-Pode-fazer-obras-de-eficiencia-energetica-em-casa-com-reembolso-de-85-ebe19fb7


GANHAR DINHEIRO – O livro que ensina tudo o que a escola não ensina

Em apenas 5 passos, tem o caminho com a estratégia mais eficaz para criar riqueza com o seu salário.

https://bit.ly/GanharDinheiro_ComoCriarRiquezaComUmSalárioNormal


OS OUTROS 4 LIVROS (Já os leu?)

Contas-poupança – Como superar a inflação e ganhar com a crise

Contas-poupança – Vença a crise com inteligência

Contas-poupança – Poupe ainda mais, Invista melhor

Contas-poupança – Viva melhor com o mesmo dinheiro

 

Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

COMBUSTÍVEIS | Preços na próxima semana (29 de abril a 5 de maio)

Preços dos combustíveis na semana que vem A informação dos preços dos combustíveis é baseada nos cálculos que têm em conta a cotação nos mercados internacionais e outros fatores considerados na formação do preço dos combustíveis em Portugal. São dados que recolho...

PodTEXT | Quanto é que vou poupar com os novos escalões do IRS?

O podcast de sempre, agora mais inclusivo! Como a literacia financeira é um aspeto fundamental para a boa gestão das finanças pessoais, os podcasts do Contas-poupança tornam-se agora mais inclusivos e passarão a ser publicados também em texto, nomeadamente para...

Combustíveis | Os 5 postos mais baratos e mais caros para abastecer

Saiba quais são os cinco postos mais baratos e os cinco mais caros para abastecer em Portugal Todas as semanas, o Contas-poupança publica os preços dos combustíveis para a semana seguinte, além de partilhar também o preço eficiente estabelecido pela ERSE. A intenção é...

EURIBOR HOJE | Taxas descem a 3 e 6 meses e sobem a 12

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

Mais-valias no IRS | Estou isento, mas o simulador diz que tenho de pagar. É erro?

O simulador do IRS da AT tem um erro? Calma! A resposta é não. Estão a chegar-me dezenas de perguntas sobre este suposto erro do simulador do IRS no Portal das Finanças. A resposta é simples. Como sabem, no programa de apoio Mais Habitação, uma das leis diz que quem...

Investimento em Certificados de Aforro voltou a cair em março

Aposta em Certificados de Aforro caiu pela quinta vez consecutiva O Banco de Portugal (BdP) lançou os últimos dados sobre o investimento em certificados de aforro no mês de março, que revelam que voltou a recuar pela quinta vez consecutiva. É a primeira vez desde...

Painel solar fotovoltaico – Balanço março de 2024 (Mês #88)

Balanço de Março de 2024 Como era de prever, à medida que nos aproximamos do Verão, a produção dos painéis volta a aumentar progressivamente todos os meses. Em março, os meus 5 painéis produziram cerca de 150 kWh. É relevante. É praticamente metade da eletricidade que...

Eletricidade | ERSE vai fixar tarifas em junho devido à “volatilidade de preços”

Decisão do regulador implica aumento das tarifas a partir de junho A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) anunciou em comunicado uma proposta de fixação excecional das tarifas de eletricidade a partir de dia 1 de junho. De acordo com o regulador, a...

Autoridade Tributária volta a alertar para e-mails fraudulentos

Contribuintes recebem e-mails falsos sobre "divergências" no IRS A Autoridade Tributária (AT) voltou a alertar os contribuintes para a circulação de um e-mail falso que indica "divergências" na declaração de IRS. Outras mensagens fraudulentas que parecem ter sido...

EURIBOR HOJE | Taxas descem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

Publicidade

Artigos relacionados

21 Comentários

  1. Maria Alves

    Boa tarde,
    tentei encontrar fornecedores para portas de entrada que cumprissem os requisitos para candidatura ao Fundo Ambiental e apesar de ter feito inúmeros contactos, não consegui encontrar. Existe a listagem de fornecedores acreditados mas mesmo assim a procura fracassou. Sabem de alguma forma de ter contactos ou nomes de empresas que forneçam portas de entradas com as características necessárias?

    Responder
    • Carlos Alberto Trindade Albuquerque

      Bom dia.
      A Empresa que efetuar as obras, (capoto), tem de estar inscrita no Fundo Ambiental?
      Atenciosamente
      Obrigado

      Responder
      • Carlos Alberto Trindade Albuquerque

        O valor total das obras, capoto e janelas térmicas, é de 32 mil euros.
        O Fundo Ambiental, comparticipa 85 por cento dos 32 mil euros?
        Atenciosamente
        Obrigado

        Responder
        • Pedro Andersson

          Olá. O limite máximo por habitação é 7.500 euros com sublimites por categoria. É ler o regulamento. Tem lá tudo.

          Responder
    • Antonio Marques Pinto

      Caixiave atraves do Leroy Merlin ja coloquei Porta de Entrada enviaram logo a documentaçao submeti a candiatura ao Fundo Ambiental e ja recebi os 750€

      Responder
  2. Julieta Costa

    Boa noite,
    Sr. Pedro gostaria de perguntar se é só para casas ou tb da para apartamentos? Eu vivo num T3 próprio, num edifício com r/c e mais dois andares, é baixinho e tinha a possibilidade de por no telhado. Dá muito sol desde manhã até se pôr. Obrigada

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Sim, podem ser apartamentos. É o meu caso também.

      Responder
    • Catarina Carvalho

      Boa tarde.
      Soube pelo meu vizinho das alterações feitas para as candidaturas ao fundo ambiental e queria proceder à mesma. Já li o artigo, mas queria ver o vídeo da reportagem, no entanto não estou a conseguir. Qua do carrego na ligação sou dirigida para uma página não encontrada. Alguma outra forma de ter acesso à reportagem? Já procurei no Google e o YouTube, sem sucesso. Obrigada.

      Responder
      • Pedro Andersson

        Olá Catarina. Como sabe, a SIC foi atacada por piratas informáticos. Apagaram os nossos sites. Lamento muito. Acho que consegue imaginar também a nossa frustração…

        Responder
  3. João José Roque Batista Fael

    Muito boa tarde.

    Caríssimo Pedro Anderson.

    Espero que se encontre bem.

    Não consigo ver a reportagem onde fala como se pode usufruir dos 85 % .?
    Pode por favor enviar o link da respetiva.
    Ou em que site entro para preencher os formulários ?
    Grato por uma resposta.
    Fique bem.
    Respeitosos Cumprimentos.
    Fael.
    2021-11-06

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Está no link no fim do artigo que comentou. Abraço

      Responder
  4. Bárbara Martins

    Fiz uma candidatura para vale eficiencia na segunda semana de Setembro. Como pensei que iam confirmar a veracidade dos documentos enviei a caderneta predial que está em nome do meu marido e a folha de rosto da Edp porque a pagina onde consta o desconto da tarifa social não consta o meu nome. Tentei enviar email para e-balcão mas não consigo. É possivel ainda fazer alguma correcção? Cumprimentos Bárbara

    Responder
  5. Tânia

    Boa tarde, estou a procura de empresas para venda e instalação de painéis fotovoltaicos. É possível me facultarem empresas certeficadas?
    Obrigada

    Responder
  6. Mica Medeiros

    Boa noite.

    Faço a aquisição/instalação dos painéis solares e apresento a candidatura. Imaginemos que tenho o azar de o financiamento do Ministério do Ambiente ter-se esgotado. Os restantes cidadão que fizeram o investimento deixam de ter direito ao reembolso dos 85%?

    Continuação de bom trabalho.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Eu estou nessa situação. Entreguei a minha candidatura hoje. Se for aprovado mas não houver verba tenho de aguardar pela abertura da terceira fase e serei dos primeiros a receber porque fico em fila de espera. Foi o que me explicaram no ministério do ambiente.

      Responder
  7. António Alves

    Bom dia Sr. Pedro Andersson já tenho a minha casa revestida a capoto e janelas pvc mas já foi á sete anos como tal não foi nada comparticipado, em junho deste ano coloquei seis painéis solares candidatei-me já tenho o processo aceite e estou á espera do reembolso. E agora estava a pensar revestir também a minha garagem e colocar telhas de chapa de sanduiche a imitar a telha, assim como duas janelas de pvc, portão e porta pequena, será que o fundo ambiental também patrocina esta obra? Os seus esclarecimentos no Contas Poupança são de uma utilidade muito boa da minha parte o meu obrigado.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. António. Obrigado pela confiança nos meus conhecimentos mas vai ter de ler o regulamento e perguntar ao fundo Ambiental. Eu posso achar que sim, mas não sou eu que avalio os projetos :). Imagine que digo que sim e depois é recusado. Já viu?

      Responder
  8. Roberta Coval

    Olá bom dia
    Procuro empresa certificada para instalação de sistemas fotovoltaicos com o apoio do estado.
    Resido na zona de castelo de Paiva
    Alguém pode me ajudar?
    Obrigada

    Responder
  9. Ana Pinheiro

    Boa noite
    O andar onde vivo é um prédio do ano 1960. Está isento de certificado energético. Será que sem este documento posso candidatar – me só apoio “edifícios mais sustentáveis *?

    Responder
  10. Jorge Roque

    Olá boa noite!
    O fundo ambiental não contempla edificios novos, ou seja, com inicio de construção em 2022 e concluídos em 2023. Que tenham bomba de calor, janelas aluminio, capoto, etc…?
    Obrigado pelo serviço que presta aos Portugueses!

    Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. ELETRICIDADE | Painel solar fotovoltaico - Porque comprei mais 4 painéis? - […] senão quando, tenho conhecimento no fim do verão, de que a segunda fase do programa “Edifícios mais sustentáveis” do…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.