Eletricidade

Se está a pensar comprar um painel solar, leia isto primeiro para não ser enganado

Não se deixe enganar… Faça as contas primeiro Como sabem, há 4 anos, pelo menos, que partilho convosco as contas que devem fazer antes de pensarem comprar um (ou mais) painel solar para produzir eletricidade. A publicidade que as empresas fazem não corresponde – na maior parte dos casos – ao que vocês realmente precisam.  […]

Se está a pensar comprar um painel solar, leia isto primeiro para não ser enganado

Não se deixe enganar… Faça as contas primeiro

Como sabem, há 4 anos, pelo menos, que partilho convosco as contas que devem fazer antes de pensarem comprar um (ou mais) painel solar para produzir eletricidade. A publicidade que as empresas fazem não corresponde – na maior parte dos casos – ao que vocês realmente precisam. 

Por isso, quero partilhar convosco um testemunho que está na página de Facebook de um senhor chamado Augusto Almeida, que me enviou essa experiência para que a possa partilhar com mais pessoas.

Não se deixem enganar por vendedores que só querem vender o maior número de painéis possível, mesmo que isso seja desvantajoso para vocês. (Isto não tem a ver com a empresa mencionada, mas sim com a estratégia dos vendedores muitas vezes subcontratados, ignorantes, inexperientes ou mal intencionados).

Deixo-vos este meu testemunho, para que estejam atentos e de olhos bem abertos.

Deixaram na minha caixa de correio o folheto A4 na imagem, entrei em contacto com a pessoa indicada no retângulo, omissão que, tive o cuidado para proteger a sua identidade.

Marquei reunião à porta de minha residência, .. perguntei ao senhor (um homem na casa dos >50 anos) qual seria a melhor solução para o meu perfil de consumos, .. o senhor respondeu que seriam necessários 6 módulos Fotovoltaicos, cada um com 320W, … e eu disse-lhe que, essa energia eléctrica produzida no período diurno, não a consumia, porque os meus (na habitação) maiores consumos são no período nocturno, … o senhor disse assim, não há problema, a energia que produzirem os seus “painéis solares”, que não seja consumida, não é desperdiçada, é toda injectada na RESP (Rede Eléctrica de Serviço Público) …

Eu comecei a ficar com tiques de quem está a ser enganado, .. e disse-lhe assim, e quem paga o investimento, não sou eu? Então seria burro se adquirisse um sistema em que a maior parte da energia produzida não a possa consumir, … não estou correcto, questionei?

O senhor já sem argumentos começou a “patinar”, .. e contrapôs, então não sendo o melhor para o senhor (eu) talvez investir em 4 “painéis solares”, … eu disse-lhe assim, só um minuto que vamos fazer aqui umas contas na calculadora do Smartphone, … então em média tenho este consumo diário (A), se durante o período nocturno tenho maior consumos, >85%, terei (B), logo, pelas contas matemáticas, o ideal para mim seria (C), .. correcto, questiono?

O senhor olhou para mim, (muito sério) e antes de responder, viu as contas, .. viu, e argumentou assim, pois, se quer adquirir só 1 “painel solar” também pode.

Eu agradeci a sua visita pessoal, despedi-me e disse que iria pensar no assunto.

Dito isto, no meu caso só valerá a pena investir em 1 módulo fotovoltaico, mas, se esta não fosse uma das minhas áreas profissionais, ou não estivesse devidamente informado, mas interessado em investir, ficaria a pagar uma coisa em que o retorno levaria cerca de +/- 25 anos a amortizar, isto se a electricidade não aumentasse o valor da tarifa, (kWh) e os meus consumos se mantivessem os mesmos.

Se quer investir, o investimento é bom, desde que não precise do valor de investimento para comer.

Além disso, estes contratos obrigam o cliente a fidelização com a distribuidora de electricidade, neste caso a EDP Comercial, não podendo mudar para outra distribuidora enquanto vigorar o contrato e a falta do pagamento da totalidade do valor da instalação do sistema Solar Fotovoltaico.

Sugiro pois que, façam uma procura responsável para orçamentos e instalação final, com empresas da região, as mais antigas (sinal de profissionalismo) e das mais próximas da instalação Fotovoltaica final.

Saudações solares sustentáveis.

Estas dicas são muito úteis para perceber como deve reagir perante os orçamentos que as empresas possam fazer. 

Nesta reportagem pode ver os detalhes envolvidos e  um caso prático para que consiga fazer as contas por si.


5 passos simples para GANHAR DINHEIRO

Finalmente, um livro que ensina tudo o que a Escola, o Estado e as famílias não ensinam sobre Dinheiro. Em apenas 5 passos, tem o caminho com a estratégia mais eficaz para criar riqueza com o seu salário, e não com o salário dos outros ou com o que gostava de ter. Pode comprar aqui o livro que vai mudar a sua vida financeira (Já na 3ª Edição):

https://bit.ly/GanharDinheiro_ComoCriarRiquezaComUmSalárioNormal


 

Disponível online, livrarias e supermercados.