Apoios sociais

CRÉDITO À HABITAÇÃO | Governo prolonga moratórias legais mais 6 meses

Adiamento das prestações da casa até 31 de Março de 2021 O Governo aprovou ontem (quinta-feira, dia 4) o prolongamento até 31 de março de 2021 da moratória que permite suspender o pagamento das prestações dos empréstimos bancários. A medida foi anunciada pelo primeiro-ministro no final do Conselho de Ministros que aprovou o plano que […]

CRÉDITO À HABITAÇÃO | Governo prolonga moratórias legais mais 6 meses

Adiamento das prestações da casa até 31 de Março de 2021

O Governo aprovou ontem (quinta-feira, dia 4) o prolongamento até 31 de março de 2021 da moratória que permite suspender o pagamento das prestações dos empréstimos bancários.

A medida foi anunciada pelo primeiro-ministro no final do Conselho de Ministros que aprovou o plano que vai vigorar até ao final do ano e que contempla as medidas de resposta à crise causada pela pandemia de covid-19.

“Fica garantida a extensão do atual regime de moratórias bancárias até 31 de março de 2021 com alargamento, para além do crédito hipotecário, também para o crédito com despesas de saúde”, disse António Costa.

Atenção que só tem até dia 30 de Junho (o fim deste mês) para fazer o pedido de moratória. Fale com o seu banco com urgência se estiver interessado e se preencher os requisitos.

Desde final de Março que está em vigor uma lei que permite a suspensão dos pagamentos das prestações de créditos à habitação e créditos de empresas (capital e/ou juros) por seis meses, ou seja, até Setembro. Com a medida agora aprovada, esta suspensão dos pagamentos com prestações de créditos é prolongada por mais seis meses, sendo também alargado o seu âmbito a créditos para despesas de saúde.

Recordo que os bancos e mesmo o Governador do Banco de Portugal já tinham pedido ao governo que as moratórias fossem prolongadas, porque temiam um descalabro em Setembro quando as pessoas tivessem de voltar a pagar as prestações e não tivessem dinheiro para isso porque ainda não tinham recuperado os rendimentos ou o emprego.

Com esta medida, de que ainda não se conhece a regulamentação (assim que a conhecer partilho aqui) o prolongamento do prazo será obrigatório para os bancos. Não se trata de uma negociação. Isso não acontece com as moratórias negociadas diretamente com os bancos (que incluem créditos automóvel, pessoal e cartões de crédito). Isso são contas à parte e deve tratar já disso com o seu banco caso queira prolongar também o prazo para 1 ano de moratória (adiamento).

Com esta alteração, as famílias ficam com mais tempo para retomar o pagamento normal dos empréstimos e permite-lhes “respirar” um pouco. É que Setembro é já aqui ao lado.

Mais de meio milhão de moratórias

Foram aprovadas até agora quase 570 mil moratórias contratos de crédito. É muita gente. Pelo que fui falando com várias pessoas, há casos de pessoas que a pediram porque precisaram mesmo e alguns que aproveitaram a situação para pôr algum dinheiro de lado para futuras emergências. Pode ser uma decisão inteligente.

Seja como for, quero sublinhar que optar pelas moratórias é sempre mau para si. Vai pagar (mesmo que pouco) um preço por esta facilidade. Mas é SEMPRE melhor do que falhar uma prestação ao banco. Não deve ter medo de aceitar esta oportunidade. Caso possa, coloque de lado entretanto os valores que não pagou ao banco e assim que acabar a moratória amortize esse valor para ficar tudo na mesma como estava antes e assim não ser prejudicado no futuro. É a sugestão que lhe dou. Se pensar que lhe estão a “dar” dinheiro e aproveitar essa folga para gastar em coisas que não precisa realmente está a prejudicar-se duas vezes. É o ponto que lhe peço que avalie.

Assim que tiver mais detalhes, digo. Para já o importante é que saiba que a sua moratória “legal” (do Estado) vai poder ser prolongada até 31 de Março. Neste momento ainda não sei se esse prolongamento vai ser automático (espero que não, porque muitos podem não querer e seria uma decisão unilateral) ou se enquanto cliente vai ter de manifestar essa vontade e como. Estou a investigar. Darei novidades.



Disponível online, livrarias e supermercados.