Como encontrar o seu telemóvel Android perdido ou roubado

Escrito por Pedro Andersson

11.08.19

}
6 min de leitura

Publicidade

Alguma vez perdeu o telemóvel?

Um telemóvel não é barato. Estamos normalmente a falar de uma ou várias centenas de euros. Perdê-lo (por distração ou roubo) é um prejuízo muito grande. Ontem usei uma ferramenta do Google que me ajudou a encontrá-lo quando começava já a ficar desesperado.

Já conhecia esta ferramenta porque o meu colega Lourenço Medeiros (que faz o Futuro Hoje, na SIC) me tinha falado dela e até já fez reportagens sobre o assunto. Mas só ontem vivi a experiência de encontrar o meu próprio telemóvel perdido.

Foi tão simples e rápido que quero partilhar convosco esta dica que vos pode poupar um telemóvel novo ou descobrir onde está o seu telefone roubado ou quem o roubou. Pode não ser uma dica puramente financeira mas acredite que pode representar centenas de euros e não perder dados, contactos, fotos e vídeos extremamente importantes para si.

Como localizar o seu telemóvel

Estava fora de casa, em férias, quando ao deitar-me dei por falta do telemóvel. Corri tudo, fui ao carro, fiz revista às roupas que usei, e não encontrei o telemóvel. Durante a tarde tinha colocado o telemóvel em silêncio e bem ligamos todos para o meu número que não se ouvia nada. Será que o tinha perdido algures no caminho a casa? Teria ficado nos locais que visitámos? Já estava a ver a minha vida a andar para trás.

Lembrei-me então da dica do meu colega Lourenço Medeiros (Obrigado, Lourenço). Através do Google, basta entrar com o meu login, escolher o meu aparelho registado e carregar na opção fazê-lo tocar durante 5 minutos ou localizá-lo no Google Maps, desde que esteja ligado, claro. Em caso de roubo, pode apagar remotamente no seu computador tudo o que tem no telemóvel e inutilizá-lo.

Abri o computador, fiz login na minha conta Google (tem de obviamente autorizar previamente a Google a saber onde está o seu dispositivo), na coluna da esquerda escolhe “Segurança” e cliquei no dispositivo que queria encontrar e localizei-o. Percebi imediatamente que o aparelho estava no mesmo sítio que eu. Só isso já me deixou descansado. Percebi também que estava ligado e que ainda tinha 38% de bateria. Mas como estava em silêncio não o descobria.

Portanto, só me restava a opção de o pôr a tocar durante 5 minutos no som máximo. O Google põe o nosso telemóvel a tocar mesmo que ele esteja em silêncio. Cliquei nessa opção e começo a ouvir ao longe o meu telemóvel. Fui seguindo o som e acabei por descobrir o aparelho no sótão (onde estive durante a tarde a jogar dardos com o meu filho mais velho). Confesso que jamais me lembraria de procurar o telemóvel no sótão. O mais certo era ele ser encontrado, mas o mais provável seria já eu estar em Lisboa e completamente às aranhas sem os meus contactos e fotos. Ou passar umas horas valentes bem aflito.

Isto pode ser muito útil caso não encontre o seu telemóvel em casa, no trabalho, nas férias ou em alguma viagem, até no estrangeiro.

Há quem tenha apanhado o ladrão

Sei de uma história de alguém que se apercebeu de que o seu telemóvel tinha sido roubado no local de trabalho. Correu para o computador e fez tocar o telemóvel pelo computador. Pelo som apanhou a pessoa que ainda não tinha saído edifício. Foi só “obrigar” a pessoa a abrir a mala porque o telemóvel (com o seu toque específico) não parava de tocar. A desculpa do ladrão foi tão esfarrapada que nem vou repeti-la aqui.

No caso do smartphone ter sido roubado, se ele for desligado, a última localização fica registada.

Este serviço da Google pode ser utilizado tanto no browser do computador, como num outro Android com a app “Localizar o meu dispositivo” da Google.

Um dia pode dar jeito

Em resumo, é importante que saiba que caso perca o rasto ao seu telemóvel por distração, esquecimento ou roubo, no caso dos android tem esta opção extraordinária do Google. Mesmo que agora lhe pareça que não é importante, haverá com certeza um dia em que esta dica lhe dará jeito. Ou se se aperceber de alguém com esse problema facilite-lhe a vida ajudando-o com o seu telemóvel. Instale a app e a pessoa colocando a conta Google dela na app do outro telemóvel pode fazer o telemóvel desaparecido tocar à distância ou saber onde ele está ou esteve. Já são dicas muito importantes que vão ajudar. A mim ajudou-me ontem. Pelo menos dormi descansado. Se não o tivesse encontrado teria perdido algumas horas de sono com a preocupação. E se não o encontrasse teria tido um prejuízo bastante grande, a todos os níveis.

A quem já conhecia esta funcionalidade, perdoem a repetição e aproveitem para partilhar com quem ainda não sabe que tem esta possibilidade. Pode evitar um prejuízo de centenas de euros. E dores de cabeça. Aproveite para testar e ver como funciona.



Acompanhe-nos AQUI

NOVO LIVRO “CONTAS-POUPANÇA” 34 dicas para poupar muito mais e fazer crescer o seu dinheiro em 2019. É um livro que se paga a ele próprio apenas com uma dica. Se quiser conhecer também as dicas que demos nos primeiros 5 anos de programa, pode adquirir o livro “Contas-poupança I”. É só clicar AQUI ou nas fotos dos livros.

Registe-se AQUI para receber a Newsletter do Contas-poupança.

(Todas as dicas da semana num só e-mail).

 

Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

PodTEXT | Qual é a melhor altura para resgatar um PPR?

O podcast de sempre, agora mais inclusivo! Como a literacia financeira é um aspeto fundamental para a boa gestão das finanças pessoais, os podcasts do Contas-poupança tornam-se agora mais inclusivos e passarão a ser publicados também em texto, nomeadamente para...

FRAUDE | Fisco alerta para e-mails falsos sobre reembolsos

Autoridade Tributária lançou mensagem de alerta aos contribuintes A Autoridade Tributária (AT), emitiu uma nova mensagem de alerta, disponível para consulta no Portal das Finanças, em que avisa os contribuintes de que está a ser enviado a diversas pessoas um e-mail...

VÍDEO | Use o englobamento no IRS e pode ganhar centenas de euros

Pode ganhar centenas de euros se usar o englobamento no IRS Se tem depósitos a prazo, Certificados de Aforro, casas arrendadas, investimentos ou pensão de alimentos, uma cruz no IRS pode aumentar o seu reembolso do IRS em várias centenas de euros. A reportagem do...

Quantos feriados e pontes ainda pode aproveitar em 2024?

Saiba que feriados ainda pode aproveitar até ao fim do ano Se ainda não marcou férias do trabalho em 2024, ou se ainda tem dias para usufruir, pode dar-lhe jeito saber que feriados e possíveis pontes tem pela frente. Os feriados nacionais são 13, sendo que o primeiro...

Os meus fundos de investimento – Balanço #81 (Março de 2024)

Fundos de investimento - Balanço mensal (Março de 2024) Há quase 1 ano que não fazia este balanço. Este "esquecimento" deu-se em parte há minha falta de tempo e também porque o último ano e meio foi muito maui para quem investiu (foi um período de grandes...

EURIBOR HOJE | Taxas sobem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

PODCAST | #226 – Vamos a Contas | Como posso deixar de pagar comissões bancárias?

Uma jovem acaba de fazer 26 anos e já foi informada de que vai passar a pagar comissões de manutenção de conta e outras anuidades de cartões. Acabou o que era bom (até aos 26 anos os bancos isentam as várias comissões). Ela perguntou-me que alternativas tem para nunca...

EURIBOR HOJE | Taxas sobem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

COMBUSTÍVEIS | Qual é o preço justo esta semana? (25 a 31 de março)

Qual deveria ser o preço justo? A ERSE faz semanalmente as contas para o consumidor saber qual é o preço "justo" dos combustíveis face ao preço das matérias-primas e transportes de combustível. Esse preço "justo" já inclui uma margem de lucro de cerca de 10% para as...

Worldcoin | Recolha de fotos da íris suspensa por 90 dias pela Comissão de Proteção de Dados

Comissão de Proteção de Dados suspende recolha de dados da íris pela Worldcoin A Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) decidiu suspender, por 90 dias, a recolha de dados biométricos da íris e rosto realizada pela Worldcoin Foundation, para salvaguardar o...

Publicidade

Artigos relacionados

10 Comentários

  1. Maria Luisa

    Gosto muito dos seus comentários . Muito obrigado por estar aí .
    Maria Luisa

    Responder
  2. Nelson Castelôa

    É útil…mas a localização tem uma margem de erro. Acabei de experimentar e, o meu smart. aparece do outro lado da estrada, num edifício, que tem apenas 10 andares e, 3 condóminos por andar.

    Responder
  3. Antonio Parreira

    No meu não funciona

    Responder
  4. Antonio Parreira

    Faltou dizer no artigo que o dispositivo tem de ter os dados ou wi-fi ligados. Sem isso a google não consegue nada.

    Responder
  5. MARIA DE LURDES GONÇALVES

    Informação bastante útil, experimentei mas não deu , pois não tinha os dados ligados, depois experimentei ligar os dados e lá começou ele a tocar…. Mas como desligá-lo depois ???? Obrigado pela informação desconhecia por completo .

    Responder
  6. Miguel Leitão

    Boa noite,
    No artigo diz “No caso do smartphone ter sido roubado, se ele for desligado, a última localização fica registada.”. Não estou a conseguir saber a ultima localização? como se consegue saber isso? vejo apenas a hora e diz Portugal. Quando desligado eu depois consigo saber esse ultimo local onde foi desligado?
    Obrigado.

    Responder
  7. Luis Antonio Silva Santos

    Boa ajuda consegui ontem com esta dica, pois tendo deixado por esquecimento o TM na mesa de uma esplanada em Sobral de Monte Agraço, quando dei por falta dele já em casa, em Alverca, o Google ajudou-me a localizá-lo e a saber que estava algures em Sobral e tinha 12% de bateria, e sem esta ajuda ficaria sempre na dúvida se estava perdido no carro ou noutro local qualquer.
    No outro dia bastou ligar para o estabelecimento e confirmar com o dono que o tinham entregue, pois ficou esquecido na esplanada. Ou seja, a ajuda do google é preciosa pois ajuda-nos a controlar a localização do TM. Hoje em dia, e cada vez mais, a maior parte das pessoas ou tem o Wifi ligado ou os Dados, e por isso a comunicação com o TM é mais facilitada, e com mais probabilidade de êxito.
    Muito obrigado ao Sr. Pedro Anderson por esta preciosa dica.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.