
Já se esqueceu alguma vez da carteira com os documentos em casa?
Se um dia se esquecer da carteira em casa com os documentos e for parado numa operação STOP, já pode apresentar o cartão do Cidadão e a carta de Condução numa aplicação para telemóvel. Mais logo, o Contas-poupança mostra-lhe como pode evitar multas por falta de documentos e como a tecnologia pode ajudar o cidadão no dia-a-dia. Como sempre, conto consigo daqui a pouco, no Jornal da Noite na SIC.
Muitos de nós já foram multados por conduzirem sem documentos. A partir de agora, isso já não vai acontecer se tiver consigo a aplicação para telemóvel feita pela mesma entidade do Estado que fez o Cartão do cidadão.
É legal desde 1 de Janeiro
É seguríssima e é totalmente legal. Todas as entidades públicas e privadas são obrigadas a aceitá-la desde 1 de janeiro de 2019.
Há pessoas que guardam uma fotografia do cartão do Cidadão e da carta de condução para uma emergência, mas neste caso não é disso que estamos a falar. Quando abre esta aplicação ela comunica com os servidores do Estado e vai buscar em tempo real os dados do cidadão que estão nas bases de dados das várias instituições. Não há hipótese de alterar as fotografias ou usar documentos caducados. Assim que desliga a aplicação, esses dados desaparecem.
Mais logo vou mostrar-lhe a lei que deve apresentar se alguém duvidar da sua identidade e da sua carta de condução na aplicação.


















