Contas-poupança… o mais visto (e talvez o mais útil)

Escrito por Pedro Andersson

02.05.19

}
7 min de leitura

Publicidade

Obrigado!

Obrigado por terem visto o Contas-poupança ontem no Jornal da Noite na SIC. Foi o programa mais visto na televisão portuguesa nos minutos em que foi emitido. Isso revela que continuam a achar importante conhecerem os vossos direitos enquanto cidadãos.
Confesso que me surpreendeu o interesse na reportagem (logo quando a anunciei uns dias antes) porque estando a falar exclusivamente para pessoas com incapacidade igual ou superior a 60% com Certificado de Incapacidade Multiuso, pensei: “Isto só vai interessar a meia dúzia de pessoas…”.
Mesmo assim decidimos aqui na SIC avançar com o tema pela relevância que estas informações podem ter na vida dessas pessoas. Às vezes é tão importante ter muito impacto (positivo) na vida de poucas pessoas, como algum impacto (embora menor) numa quantidade grande de pessoas. Enfim, é o nosso critério ao longo destes últimos 9 anos com o Contas-poupança: Ter impacto na vida das pessoas.

Resposta esmagadora

Comecei a receber muitas dezenas de mensagens com casos e perguntas. Não consigo nem ler nem responder a todos. Espero que compreendam. Liguem para esta linha específica, por exemplo. Ou para a segurança Social (o número está no Google).
Já vou fazer algumas considerações sobre comentários muito negativos em relação à reportagem. Para já quero só agradecer aos quase 1 milhão e 100 mil pessoas que viram o Contas-poupança sobre um dos direitos que as pessoas com incapacidade têm: Pedir financiamento grátis à Segurança Social e a fundo perdido para equipamentos que as possam ajudar no dia-a-dia. Pode ver ou rever essa reportagem AQUI.
Em média, quase 1 em cada 4 portugueses que estavam a ver televisão viram a reportagem.

Depois da reportagem começaram a chover mensagens. Esta foi uma das “positivas”. Obrigado Daniel. Tentamos ajudar.

Também recebi algumas mensagens “negativas”. Que a reportagem era uma mentira e que eram só balelas. A justificação desse espectador em específico é que pediu e não conseguiu nada.
Quero responder a esse espectador que o facto dele não ter conseguido, não quer dizer que a reportagem tenha factos que não sejam verdadeiros. Pode até ter razão para se sentir injustiçado porque precisava e não lhe deram uma resposta positiva. Isso pode ter acontecido por vários motivos: Erro da Segurança Social, erros de avaliação no processo, falta de orçamento, informações erradas por parte de funcionários e assistentes sociais, mas também me apercebo vezes demais de que à vezes o próprio cidadão não segue as instruções precisas e os procedimentos definidos na lei sobre como deve fazer o pedido. Acham que é só chegar lá e pedir e não entregam a documentação toda e a horas. Barafustam e não fazem as reclamações como devem ser feitas. Essa é a parte que nos compete.
O cidadão tem deveres e direitos. Não pode querer ter só direitos. Não sei qual é a situação do espectador, por isso não vou fazer nenhum juízo de valor. A minha consideração é geral. A verdade é que há casos de milhares de pessoas que conseguiram ter este financiamento.

A lei é bonita, mas na realidade não funciona

Outros disseram que a lei é bonita mas na prática não funciona. Parece-me ser um facto. Mencionei isso na reportagem. Mas por ela não estar a funcionar muito bem não quer dizer que a lei não exista. O objetivo desta reportagem é fazer com que as pessoas entendam que TÊM esse direito. E que exijam ser BEM informadas quando vão às instituições e falam com assistentes sociais.
Sim, há casos gritantes em que quando o pedido é aprovado a pessoa já morreu ou precisa já de outros equipamentos diferentes. Isso é gravíssimo e é o Estado a falhar. Cá estaremos para falar TAMBÉM disso. Aliás, já estou a reunir casos para confrontar a Segurança Social. Mandem-me esses exemplos.

Esta sexta-feira, programa em direto sobre este direito. Participe.

Amanhã, sexta-feira na SIC Notícias, entre as 15h00 e as 16h00 vamos ter em estúdio em direto um representante do Instituto Nacional para a Reabilitação a quem podem colocar as vossas perguntas específicas. Ligue em direto ou grave uma pergunta em vídeo por Whatsapp. Queremos continuar a contribuir para o esclarecimento dos direitos dos cidadãos (ainda por cima dos que mais precisam de ajuda).

Mande a sua pergunta por WhatsApp

Queremos ver-vos. Portanto, estamos a testar o envio das vossas perguntas em vídeo por WhatsApp (se resultar avançaremos para outros métodos). Para isso devem instalar a App no vosso telemóvel e registar o nosso número na vossa lista de contactos. Temos um número específico só para o envio das vossas perguntas em vídeo. É o 963 168 000. Depois é simples:
-Clicam na App e depois de abrir, clicam no ícone da máquina fotográfica.

– Gravam a vossa pergunta, mantendo sempre o dedo no botão da gravação enquanto estiverem a falar (COM O TELEMÓVEL NA HORIZONTAL). Se mandarem o vídeo na vertical fica mais “feio” mas passa na mesma. Evitem.
– Depois de gravada a vossa pergunta (tentem até estar como querem – DICA: mantenham o telemóvel o mais estabilizado possível para o vídeo não ficar tremido), escrevem na “legenda” o vosso nome, profissão, idade e localidade e carregam no símbolo de “Certo”.

(Estas fotos esquisitas acima foram o primeiro “teste”) :).
– Escolhem o numero do “Contas-poupança” 963 168 000 da vossa lista de contactos e já está. Recebido. Avaliaremos a relevância da vossa pergunta, irá para o ar e responderemos em estúdio em direto, esta semana excecionalmente à sexta-feira (costuma ser à quinta) entre as 15h e as 16h.
Esta é uma oportunidade de, mais uma vez, aproximar o público da televisão. Queremos que este seja o VOSSO programa. Aparecerem na televisão, em vez de simplesmente entrarem pelo telefone é uma possibilidade muito interessante. Aproveitem.
Fale-nos do seu problema e tentaremos encontrar uma solução.
Teste agora. Mesmo que não resulte à primeira, não desista. Este novo formato é muito importante para nós e para si.
Tem aqui um exemplo de pergunta.


Mande-nos já a sua pergunta em vídeo pelo WhatsApp. É super simples. Só custa o primeiro :). Ou mande uma mensagem simples sobre o programa, se quiser, só para testarmos.

Informe-se. Investigue. Pergunte nas instituições

Informem-se bem. Leiam o guia que publiquei no blogue. Façam o que lá está. E sempre que o vosso processo demorar, RECLAMEM por escrito no livro de reclamações. Mandem e-mails, queixem-se na comunicação social, mandem cartas para os ministérios. Falem “alto” mas com educação e respeito. Não me inundem com perguntas, por favor. Sou só um, OK?
Se só se queixarem aqui no blogue ou no facebook, eu tenho muito prazer em vos ouvir e ler, mas não decido nada. Não é comigo que têm de reclamar. É nos locais próprios. Os portugueses têm de aprender a reclamar com eficácia. E sempre por escrito. Não da boca para fora. Na internet somos todos muito corajosos, não é? Temos de mudar essa atitude.
Para a semana, vou continuar com este tema. Vou falar agora dos apoios financeiros que os portugueses com incapacidade podem ter e em que condições. É que os equipamentos fazem falta, mas o dinheiro também. Conto convosco mais uma vez. Pode ser que descubram um subsídio ou prestação que possam pedir e que não conheciam.

Acompanhe-nos AQUI

NOVO LIVRO “CONTAS-POUPANÇA” 34 dicas para poupar muito mais e fazer crescer o seu dinheiro em 2018. É um livro que se paga a ele próprio apenas com uma dica. Tem também o livro de 2016 ( dicas com terapia de choque para as suas finanças).

Registe-se AQUI para receber a Newsletter do Contas-poupança.

(Todas as dicas da semana num só e-mail).

 
 

Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

COMBUSTÍVEIS | Preços na próxima semana (1 a 7 de abril)

Preços dos combustíveis na semana que vem A informação dos preços dos combustíveis é baseada nos cálculos que têm em conta a cotação nos mercados internacionais e outros fatores considerados na formação do preço dos combustíveis em Portugal. São dados que recolho...

PodTEXT | Qual é a melhor altura para resgatar um PPR?

O podcast de sempre, agora mais inclusivo! Como a literacia financeira é um aspeto fundamental para a boa gestão das finanças pessoais, os podcasts do Contas-poupança tornam-se agora mais inclusivos e passarão a ser publicados também em texto, nomeadamente para...

FRAUDE | Fisco alerta para e-mails falsos sobre reembolsos

Autoridade Tributária lançou mensagem de alerta aos contribuintes A Autoridade Tributária (AT), emitiu uma nova mensagem de alerta, disponível para consulta no Portal das Finanças, em que avisa os contribuintes de que está a ser enviado a diversas pessoas um e-mail...

VÍDEO | Use o englobamento no IRS e pode ganhar centenas de euros

Pode ganhar centenas de euros se usar o englobamento no IRS Se tem depósitos a prazo, Certificados de Aforro, casas arrendadas, investimentos ou pensão de alimentos, uma cruz no IRS pode aumentar o seu reembolso do IRS em várias centenas de euros. A reportagem do...

Quantos feriados e pontes ainda pode aproveitar em 2024?

Saiba que feriados ainda pode aproveitar até ao fim do ano Se ainda não marcou férias do trabalho em 2024, ou se ainda tem dias para usufruir, pode dar-lhe jeito saber que feriados e possíveis pontes tem pela frente. Os feriados nacionais são 13, sendo que o primeiro...

Os meus fundos de investimento – Balanço #81 (Março de 2024)

Fundos de investimento - Balanço mensal (Março de 2024) Há quase 1 ano que não fazia este balanço. Este "esquecimento" deu-se em parte há minha falta de tempo e também porque o último ano e meio foi muito maui para quem investiu (foi um período de grandes...

EURIBOR HOJE | Taxas sobem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

PODCAST | #226 – Vamos a Contas | Como posso deixar de pagar comissões bancárias?

Uma jovem acaba de fazer 26 anos e já foi informada de que vai passar a pagar comissões de manutenção de conta e outras anuidades de cartões. Acabou o que era bom (até aos 26 anos os bancos isentam as várias comissões). Ela perguntou-me que alternativas tem para nunca...

EURIBOR HOJE | Taxas sobem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

COMBUSTÍVEIS | Qual é o preço justo esta semana? (25 a 31 de março)

Qual deveria ser o preço justo? A ERSE faz semanalmente as contas para o consumidor saber qual é o preço "justo" dos combustíveis face ao preço das matérias-primas e transportes de combustível. Esse preço "justo" já inclui uma margem de lucro de cerca de 10% para as...

Publicidade

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Artigos relacionados

6 Comentários

  1. José Pimpão

    Excelente trabalho de informação útil. P.f., nunca esmoreça com as tais “balelas” 🙂
    Cumprimentos,
    JP

    Responder
  2. Sofia sousa louro

    De novo, obrigada Pedro.
    Nem vale a pena contar a história da minha filha. Ja tem 18 anos. Sofia Louro

    Responder
  3. Palmira

    Agradeço o trabalho que tem feito, é uma ajuda muito grande na nossa informação.
    Tenho uma duvida relativa às taxas moderadoras e gostaria de saber se me pode ajudar. O meu agregado familiar é composto por mim e meus filhos, idades 18 e 17 anos. Trabalho e recebo salário minimo. Foi me retirada a isenção com o argumento de que o meu rendimento ultrapassa o limite.
    Sei que um agregado é composto pelo número de pessoas existentes, mas, nas contas que as finanças fazem so conta uma pessoa, eu.
    Isto é correto?
    Obrigada

    Responder
  4. João José Ferreira Nunes Marques

    Eu vejo sempre.
    Obrigado pelo programa, porque devido a ele fiquei com a casa paga, já estou isento das taxas, já vou beneficiar dos meus direitos na AT, agora vou requerer a conta com os serviços mínimos, exigir o cumprimento da lei na atribuição do selo de estacionamento e do subsidio para 3° pessoa. Fiquei a saber que afinal até tenho direito a ter um computador e outros objectos que nos dias de hoje nos fazem falta.

    Responder
  5. Teresa

    Adoro ouvir e ver este senhor, sabe falar e explicar as coisas. Obrigada

    Responder
  6. M.Clara M.G.S.Martins

    Obrigado por existir ,nunca desista por favor, tenho o meu marido acamado a três anos e muitas dificuldades para aceder as informações da segurança social ate para conseguir o subsidio de acamado foi difícil as leis existem mas não são aplicadas pelas assistentes sociais (mas isso já e antigo )vou ver como entrar em contacto privado com o SENHOR não me enganei no tamanho da letra e mesmo letra grande ,pouco sei de informática mas existe muitas pessoas que não sabem nada (eu tenho e falta de tempo para ir mais longe ) .Bem haja a SIC por transmitir o seu programa .

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.