VÍDEO – Como poupar dezenas de euros por ano em comissões bancárias

Sabe que comissões bancárias anda a pagar?

Muitos portugueses não fazem ideia. Isso é muito mau. Porque saem na nossa conta mais de 100 euros por ano simplesmente porque temos uma conta aberta num ou vários bancos. Felizmente, já há muitas alternativas.

Mas comecemos pelo problema. Um casal em que cada um tenha uma conta bancária provavelmente está a gastar 200 euros por ano só por terem essas duas contas. Equivale a mais de 400 litros de leite, a quase um seguro do carro, a um conjunto de pneus do carro, 33 quilos de peixe ou de carne, etc. Portanto, para muitas famílias esta questão pode ser MUITO relevante. E quase ninguém se apercebe da relevância destas pequenas despesas.

Normalmente as comissões são de 2 ou 3 euros, ou de 5 ou 7 euros e como saem automaticamente da nossa conta sem sermos avisados muitos clientes bancários nem dão por nada.

O Banco de Portugal lançou esta semana (dia 1 de Outubro) um Comparador de Comissões com todas as 93 comissões que os bancos cobram. Estão aqui todos os bancos e instituições financeiras em Portugal. Isto para mim é extraordinariamente útil. Está em https://clientebancario.bportugal.pt/pt-pt/aplicacao/comparador-de-comissoes.

Até agora tinha de ir ver todos os preçários dos bancos que me interessavam mas isso implicava ler resmas de papel e nem sempre chegava à comissão que queria.

Neste comparador posso pesquisar por bancos. Por exemplo escolher os 3 que me interessam e comparar cada uma das comissões nos 3 bancos que escolhi. E posso comparar dentro do próprio banco quais as formas de ter os mesmos serviços mas mais barato.

O exemplo do Cartão de Crédito

Por exemplo, muitos de nós temos de ter um cartão de crédito para reduzir o spread e nem sequer o usamos. Ora cada banco tem 2, 3 ou 4 cartões de crédito diferentes e com preços diferentes. Tem a certeza de que tem o mais barato?  Na reportagem desta semana do Contas-poupança dei o exemplo da Caixa Geral de Depósitos. Tem um Cartão que custa 52 euros, outro que custa 18 euros e outro que custa 12 euros (por ano). Se tem um e não o usa porque não pede para ter o de 12 euros? Porquê pagar mais sem necessidade?

Veja no comparador o seu banco e quantos cartões tem

E veja quanto custa no seu banco ter uma conta de serviços mínimos bancários. E quanto custa um bloco de cheques. E quanto custa transferir dinheiro para outra conta. E muitas outras comissões.

E não se esqueça que há vários bancos que não cobram NENHUMA comissão. Estão no comparador.

Pode ver e rever a reportagem AQUI:

https://sicnoticias.sapo.pt/programas/contaspoupanca/2018-10-03-Saiba-comopoupar-dezenas-de-euros-por-ano-em-comissoes-bancarias

Veja o seu extrato bancário semanalmente e analise bem os pequenos gastos que saem da sua conta. Pode ficar surpreendido com o que está a acontecer ao seu dinheiro.  Lembre-se que o dinheiro é seu.

Para exemplificar, pense na figura do arrumador de carros. O banco só para arrumar o seu dinheiro cobra-lhe várias moedas por mês e várias anuidades. Só que é obrigatório e é absolutamente legal. E podem aumentar as comissões sempre que quiserem. Nos bancos não tem hipótese de dizer que não. A diferença é que o arrumador recebe a moedinha que sai do nosso bolso. No banco sai da conta sem nos apercebermos e só com um recibo ao fim do ano.Temos de ser nós a perceber que alternativas grátis tenho e como posso pagar menos pelo mesmo serviço. Em vez de estacionar no parque pago, posso estacionar cá fora e não pagar nada. São opções.

Esteja mais atento.

Acompanhe-nos AQUI

NOVO LIVRO “CONTAS-POUPANÇA”

34 dicas para poupar muito mais e fazer crescer o seu dinheiro em 2018.

É um livro que se paga a ele próprio apenas com uma dica.

Registe-se AQUI para receber a Newsletter do Contas-poupança.

(Todas as dicas da semana num só e-mail).

 

 

2 comentários em “VÍDEO – Como poupar dezenas de euros por ano em comissões bancárias

  1. Magda Reply

    Boa noite tenho uma conta ordenado no banco milenium e apartir de este ano tem me sido descontado a manutenção de conta. Fui ao banco para saber o porquê e disseram me que tinha de ter uma entrada de vencimento por mês ou gastar com o cartão electron pelo menos 100 euros. Gostaria de saber se o banco pode fazer isso pois até este ano nunca tinha pago. Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *