Livro de Reclamações Eletrónico – Hospitais e Centros de Saúde

Escrito por Pedro Andersson

25.10.17

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1 min de leitura

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Livro de Reclamações da Saúde

Depois da reportagem desta semana do Contas-poupança sobre o Livro de Reclamações Eletrónico, vários espectadores contactaram-me perguntando onde podiam reclamar online dos serviços de Saúde.

Confesso que nem sabia desta página que menciono abaixo. Só a encontrei porque fiquei com curiosidade em saber se existia. Fui ao Google e pesquisei “Reclamações Saúde” e encontrei uma página que não sei se tem o mesmo valor legal do Livro de Reclamações em papel que existe nos Hospitais e Centros de Saúde, mas pertence à ERS (Entidade Reguladora da Saúde). Em papel existe desde 1996 em cada um dos locais. É só pedi-lo e preencher à mão com uma caneta.

A página online de Reclamações de Serviços de Saúde (Hospitais públicos e Centros de Saúde) está AQUI.

Nesta página não só pode reclamar como também pode elogiar. E mesmo que não resolva o seu problema, o facto é que todos os anos é feito um relatório sobre as queixas apresentadas nesta página. Quanto mais não seja por isto, já pode pressionar as autoridades a fazerem qualquer coisa (ou não).

Portanto, já sabe, se tem uma reclamação na área da Saúde em instituições públicas neste site pelo menos pode fazer reclamar ou – na pior das hipóteses – desabafar. Alguém vai ter de ler. Mas não sei se esta queixa substitui completamente a queixa em papel. Em caso de dúvida, faz nos dois.

 

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12 Comentários

  1. cesar silva

    a reclamação nesta página tem o mesmo valor legal. Todos os processos (online e papel) são tratados na mesma base de dados de forma centralizada.

    Responder
  2. Celso

    Sr Pedro, as reclamações, pelo menos só posso falar na àrea da saúde, se bem me lembro são recebidas pelo ministerio da saúde e pelo hospital em questão. São analisadas, e os intervenientes do qual a reclamação indica, são abordados e questionados pela chefia. Excepto se não houver nenhum nome a apontar. Mas ainda assim, são averiguadas. Penso que em relação à resposta, já nao me recordo bem, mas há obrigatoriedade a responder e só não existe resposta à reclamação caso não haja meio de contactar a pessoa que reclama. Isto no local onde trabalhei. Ja não trabalho nessa área há ja alguns anos e já nao me recordo bem, mas penso que seja assim.
    Cumprimentos

    Responder
  3. Maria do ceu Matos

    Boa noite, gostaria de saber se desta forma o valor legal será o mesmo do que reclamar no livro amarelo do centro médico.

    Necessito de fazer uma reclamação com urgência.

    Grata pela atenção

    M Ceu Matos

    Responder
  4. Beatriz Mendes

    Estou aqui infelizmente a fazer esta queixa, pois não posso ser operada sem fazer uma ressonância magnética e está bastante atrasado e irá me prejudicar futuramente quando as aulas começarem isto não tem jeito nenhum !!

    Responder
  5. filipe

    A página dá erro 404 not found

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Pesquise no Google livro de reclamações eletronico

      Responder
  6. AGonçalves

    – Livros de Reclamações da Saúde estão inactivos ou dão erro 404!
    – Centro de Saúde dos Olivais-Norte e USF associadas não passam atestados médicos para efeitos de renovação de carta de condução – é alimentar o circuito das escolas de condução que têm médico que por cerca de 30,00 euros passam um atestado + o custo da renovação da carta!

    Responder
  7. Albertino Chan Rodrigues Neto

    No início do mês de Setembro, desloquei-me â USF, no 3º Piso do edifício da ARS- VISEU, para solicitar medicamentos para uma pessoa de família impossibilitada de se deslocar, cujo nome é Maria Zilda Rodrigues de Almeida. A Srª que me atendeu, disse-me que na 4ª feira já estariam disponíveis. Dei-lhe o número do telemóvel do meu sobrinho, filha da beneficiária cujo número é 961975246, acontece que, 15 dias depois ainda não tinham enviado a receita para o telemóvel????. Tendo-se deslocado o filho para saber da receita, perdendo tempo de trabalho. Foi-lhe dito que a mesma não tinha sido enviada????. Isto revela falta de competência, irresponsabilidade e brio profissional. Felizmente, o mal não era de morrer por falta dos medicamentos mas se fosse e necessitasse deles para sobreviver, bem que morria. Porque esta atitude irresponsável por parte de quem a praticou, teve custos com a perda de tempo de trabalho e custos de combustível, exijo ser ressarcido desses prejuízos. Por outro lado a pessoa que praticou tal atitude tão irresponsável deve-se retractar e ser chamada à responsabilidade para que atitudes destas não aconteçam com mais ninguém.

    Albertino Chan Neto

    Responder
  8. Ana Marinho

    Quero fazer uma reclamação mas a página dá erro 404 página não encontrada e a página da DGS também. O livro de reclamações físico também não dão para evitar contágios. Como reclamamos?

    Responder
  9. Sónia Pereira

    A página já não existe. E segundo a minha pesquisa, nem está, nem outra. Enfim, é o que temos.

    Responder
  10. Anastácio José Martins Lopes

    Quanto mais tempo um cidadão português Deficiente terá de ser impedido de aceder às sessões de Fisioterapia de que tem necessidade pelo facto de o seu Centro de saúde não lhe disponibilizar a credencial de que necessita nem o informar do que deve fazer para tomar uma dose da vacina do tétano?

    Responder

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