Livro de Reclamações Eletrónico – Hospitais e Centros de Saúde

Livro de Reclamações da Saúde

Depois da reportagem desta semana do Contas-poupança sobre o Livro de Reclamações Eletrónico, vários espectadores contactaram-me perguntando onde podiam reclamar online dos serviços de Saúde.

Confesso que nem sabia desta página que menciono abaixo. Só a encontrei porque fiquei com curiosidade em saber se existia. Fui ao Google e pesquisei “Reclamações Saúde” e encontrei uma página que não sei se tem o mesmo valor legal do Livro de Reclamações em papel que existe nos Hospitais e Centros de Saúde, mas pertence à ERS (Entidade Reguladora da Saúde). Em papel existe desde 1996 em cada um dos locais. É só pedi-lo e preencher à mão com uma caneta.

A página online de Reclamações de Serviços de Saúde (Hospitais públicos e Centros de Saúde) está AQUI.

Nesta página não só pode reclamar como também pode elogiar. E mesmo que não resolva o seu problema, o facto é que todos os anos é feito um relatório sobre as queixas apresentadas nesta página. Quanto mais não seja por isto, já pode pressionar as autoridades a fazerem qualquer coisa (ou não).

Portanto, já sabe, se tem uma reclamação na área da Saúde em instituições públicas neste site pelo menos pode fazer reclamar ou – na pior das hipóteses – desabafar. Alguém vai ter de ler. Mas não sei se esta queixa substitui completamente a queixa em papel. Em caso de dúvida, faz nos dois.

 


4 comentários em “Livro de Reclamações Eletrónico – Hospitais e Centros de Saúde

  1. Maria do ceu Matos Reply

    Boa noite, gostaria de saber se desta forma o valor legal será o mesmo do que reclamar no livro amarelo do centro médico.

    Necessito de fazer uma reclamação com urgência.

    Grata pela atenção

    M Ceu Matos

  2. Celso Reply

    Sr Pedro, as reclamações, pelo menos só posso falar na àrea da saúde, se bem me lembro são recebidas pelo ministerio da saúde e pelo hospital em questão. São analisadas, e os intervenientes do qual a reclamação indica, são abordados e questionados pela chefia. Excepto se não houver nenhum nome a apontar. Mas ainda assim, são averiguadas. Penso que em relação à resposta, já nao me recordo bem, mas há obrigatoriedade a responder e só não existe resposta à reclamação caso não haja meio de contactar a pessoa que reclama. Isto no local onde trabalhei. Ja não trabalho nessa área há ja alguns anos e já nao me recordo bem, mas penso que seja assim.
    Cumprimentos

  3. cesar silva Reply

    a reclamação nesta página tem o mesmo valor legal. Todos os processos (online e papel) são tratados na mesma base de dados de forma centralizada.

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