Livro de Reclamações Eletrónico – Hospitais e Centros de Saúde

Escrito por Pedro Andersson

25.10.17

}
1 min de leitura

Publicidade

Livro de Reclamações da Saúde

Depois da reportagem desta semana do Contas-poupança sobre o Livro de Reclamações Eletrónico, vários espectadores contactaram-me perguntando onde podiam reclamar online dos serviços de Saúde.

Confesso que nem sabia desta página que menciono abaixo. Só a encontrei porque fiquei com curiosidade em saber se existia. Fui ao Google e pesquisei “Reclamações Saúde” e encontrei uma página que não sei se tem o mesmo valor legal do Livro de Reclamações em papel que existe nos Hospitais e Centros de Saúde, mas pertence à ERS (Entidade Reguladora da Saúde). Em papel existe desde 1996 em cada um dos locais. É só pedi-lo e preencher à mão com uma caneta.

A página online de Reclamações de Serviços de Saúde (Hospitais públicos e Centros de Saúde) está AQUI.

Nesta página não só pode reclamar como também pode elogiar. E mesmo que não resolva o seu problema, o facto é que todos os anos é feito um relatório sobre as queixas apresentadas nesta página. Quanto mais não seja por isto, já pode pressionar as autoridades a fazerem qualquer coisa (ou não).

Portanto, já sabe, se tem uma reclamação na área da Saúde em instituições públicas neste site pelo menos pode fazer reclamar ou – na pior das hipóteses – desabafar. Alguém vai ter de ler. Mas não sei se esta queixa substitui completamente a queixa em papel. Em caso de dúvida, faz nos dois.

 

Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

Autoridade Tributária volta a alertar para e-mails fraudulentos

Contribuintes recebem e-mails falsos sobre "divergências" no IRS A Autoridade Tributária (AT) voltou a alertar os contribuintes para a circulação de um e-mail falso que indica "divergências" na declaração de IRS. Outras mensagens fraudulentas que parecem ter sido...

EURIBOR HOJE | Taxas descem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

PODCAST | #234 – Vamos a contas | Devo investir o meu Fundo de Emergência?

Um ouvinte do podcast começou a pôr as suas contas em ordem e já tem completo o seu fundo de emergência. Mas custa-lhe ver o dinheiro parado sem render nada. A pergunta dele é se não seria inteligente pegar nesse dinheiro e investi-lo. Esta é uma pergunta muito comum....

TOP 10 dos COMBUSTÍVEIS | Quem subiu e quem desceu (semana 22 a 28 abril)

Qual a marca de combustíveis mais barata esta semana? Enquanto consumidor, um dos meus maiores desafios é encontrar uma fórmula eficaz para poupar nos combustíveis. É difícil porque os preços mudam todas as semanas (ou várias vezes por semana), cada posto faz os seus...

COMBUSTÍVEIS | Qual é o preço justo esta semana? (22 a 28 de abril)

Qual deveria ser o preço justo? A ERSE faz semanalmente as contas para o consumidor saber qual é o preço "justo" dos combustíveis face ao preço das matérias-primas e transportes de combustível. Esse preço "justo" já inclui uma margem de lucro de cerca de 10% para as...

COMBUSTÍVEIS | Qual a marca mais barata esta semana?

Qual a marca de combustíveis mais barata esta semana? Há anos que ando para fazer este comparativo. Hoje foi o dia. Enquanto consumidor, um dos meus maiores desafios é encontrar uma fórmula eficaz para poupar nos combustíveis. É difícil porque os preços mudam todas as...

EURIBOR HOJE | Taxas descem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

EURIBOR HOJE | Taxas descem a três meses e sobem a seis e 12

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

PODCAST | #233 – Quanto é que vou poupar com os novos escalões do IRS?

Conheça a nova tabela dos escalões do IRS O Conselho de Ministros da passada sexta-feira decidiu reduzir as taxas de todos os escalões de rendimento até ao 8.º escalão. Só o 9.º escalão (quem ganha mais de 81 mil euros por ano) fica de fora. Quanto é que isso vai...

Acrescente uma linha no IRS e receba mais 10% de dedução em educação (Interior e ilhas)

SABIA QUE se vive no interior do país (ou ilhas) tem mais 10% de dedução nas suas despesas de Educação? Isto é muito importante para TODAS as famílias com filhos na escola, nos distritos do interior e nos Açores e na Madeira. Eu não sabia disto. Quando menos...

Publicidade

Artigos relacionados

12 Comentários

  1. cesar silva

    a reclamação nesta página tem o mesmo valor legal. Todos os processos (online e papel) são tratados na mesma base de dados de forma centralizada.

    Responder
  2. Celso

    Sr Pedro, as reclamações, pelo menos só posso falar na àrea da saúde, se bem me lembro são recebidas pelo ministerio da saúde e pelo hospital em questão. São analisadas, e os intervenientes do qual a reclamação indica, são abordados e questionados pela chefia. Excepto se não houver nenhum nome a apontar. Mas ainda assim, são averiguadas. Penso que em relação à resposta, já nao me recordo bem, mas há obrigatoriedade a responder e só não existe resposta à reclamação caso não haja meio de contactar a pessoa que reclama. Isto no local onde trabalhei. Ja não trabalho nessa área há ja alguns anos e já nao me recordo bem, mas penso que seja assim.
    Cumprimentos

    Responder
  3. Maria do ceu Matos

    Boa noite, gostaria de saber se desta forma o valor legal será o mesmo do que reclamar no livro amarelo do centro médico.

    Necessito de fazer uma reclamação com urgência.

    Grata pela atenção

    M Ceu Matos

    Responder
  4. Beatriz Mendes

    Estou aqui infelizmente a fazer esta queixa, pois não posso ser operada sem fazer uma ressonância magnética e está bastante atrasado e irá me prejudicar futuramente quando as aulas começarem isto não tem jeito nenhum !!

    Responder
  5. filipe

    A página dá erro 404 not found

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Pesquise no Google livro de reclamações eletronico

      Responder
  6. AGonçalves

    – Livros de Reclamações da Saúde estão inactivos ou dão erro 404!
    – Centro de Saúde dos Olivais-Norte e USF associadas não passam atestados médicos para efeitos de renovação de carta de condução – é alimentar o circuito das escolas de condução que têm médico que por cerca de 30,00 euros passam um atestado + o custo da renovação da carta!

    Responder
  7. Albertino Chan Rodrigues Neto

    No início do mês de Setembro, desloquei-me â USF, no 3º Piso do edifício da ARS- VISEU, para solicitar medicamentos para uma pessoa de família impossibilitada de se deslocar, cujo nome é Maria Zilda Rodrigues de Almeida. A Srª que me atendeu, disse-me que na 4ª feira já estariam disponíveis. Dei-lhe o número do telemóvel do meu sobrinho, filha da beneficiária cujo número é 961975246, acontece que, 15 dias depois ainda não tinham enviado a receita para o telemóvel????. Tendo-se deslocado o filho para saber da receita, perdendo tempo de trabalho. Foi-lhe dito que a mesma não tinha sido enviada????. Isto revela falta de competência, irresponsabilidade e brio profissional. Felizmente, o mal não era de morrer por falta dos medicamentos mas se fosse e necessitasse deles para sobreviver, bem que morria. Porque esta atitude irresponsável por parte de quem a praticou, teve custos com a perda de tempo de trabalho e custos de combustível, exijo ser ressarcido desses prejuízos. Por outro lado a pessoa que praticou tal atitude tão irresponsável deve-se retractar e ser chamada à responsabilidade para que atitudes destas não aconteçam com mais ninguém.

    Albertino Chan Neto

    Responder
  8. Ana Marinho

    Quero fazer uma reclamação mas a página dá erro 404 página não encontrada e a página da DGS também. O livro de reclamações físico também não dão para evitar contágios. Como reclamamos?

    Responder
  9. Sónia Pereira

    A página já não existe. E segundo a minha pesquisa, nem está, nem outra. Enfim, é o que temos.

    Responder
  10. Anastácio José Martins Lopes

    Quanto mais tempo um cidadão português Deficiente terá de ser impedido de aceder às sessões de Fisioterapia de que tem necessidade pelo facto de o seu Centro de saúde não lhe disponibilizar a credencial de que necessita nem o informar do que deve fazer para tomar uma dose da vacina do tétano?

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.