Investimentos

Certificados de Aforro continuam a perder rentabilidade em maio

A rentabilidade dos Certificados de Aforro vai cair novamente em maior depois de este mês a média da Euribor a três meses se ter fixado em 2,216%, abaixo da taxa de juro base máxima de 2,5% definida para a Série F.

Certificados de Aforro continuam a perder rentabilidade em maio

Os Certificados de Aforro vão render menos em maio depois da média da Euribor a três meses, utilizada para calcular as taxas de juro deste produto financeiro, se ter fixado em 2,216% este mês.

Foi no final de março que o a média da Euribor a três meses ficou abaixo dos 2,5% pela primeira vez em dois anos, já não tendo os aforristas recebido a taxa de juro base máxima de 2,5% ao longo do mês de abril.

Assim sendo, a quebra pelo segundo mês consecutivo não é surpreendente e já era até esperada há alguns meses, considerando a tendência de descida mais expressiva das Euribor, de uma forma geral, desde junho do ano passado.

No caso específico da Euribor a três meses, a descida começou a tornar-se mais evidente desde o início do ano, pelo que era expectável que a Série F deixasse de render a taxa de juro base de 2,5%.

De referir que 2,5% é a percentagem de juros que qualquer cidadão que subscreva a Série F receberia enquanto a Euribor a três meses se mantivesse acima dos 2,5%. Contudo, o valor total de juros recebidos pode variar consoante os prémios de permanência.

Ainda assim, isto não significa que os aforristas devam desistir dos Certificados de Aforro ou retirar dinheiro que lá tenham investido. Apesar das quebras, este continuará a ser um dos produtos mais vantajosos com capital garantido.

Quem tenha Certificados de Aforro subscritos há mais tempo começa a ter direito a prémios de permanência que a partir do segundo ano de subscrição, por exemplo, já valem 0,25%, que acresce à taxa de juro base.

Isto é, ainda que a taxa de juro base esteja abaixo dos 2,5%, pode ser de alguma forma compensada pelos prémios de permanência. No entanto, há sempre o risco de perder dinheiro para a inflação, pelo que investimento noutro tipo de produtos financeiros que rendam mais é aconselhado.

Disponível online, livrarias e supermercados.