Investimentos

Vamos a contas: Devo investir mais num PPR ou nos meus dois ETF? (A pergunta do Diogo)

O Diogo tem 34 anos e tem 1 PPR e 2 ETF. Ao ouvir um episódio anterior, percebeu que a fiscalidade à saída dos PPR é muito mais vantajosa do que a dos ETF. E ficou com uma dúvida: habitualmente, ele coloca o mínimo no PPR para obter o máximo da dedução fiscal, e coloca o máximo que pode nos ETF. Será que devia fazer o contrário e investir mais no PPR e menos nos ETF, por causa do benefício fiscal à saída (só paga 8% em vez de 28%)?

Vamos a contas: Devo investir mais num PPR ou nos meus dois ETF? (A pergunta do Diogo)
SIC Notícias

Mas se o Diogo colocar o máximo no PPR e depois precisar do dinheiro, esse dinheiro não fica preso até à idade da reforma? Há vários equívocos e medos que as pessoas têm em relação aos PPR e aos ETF.

Respondo às perguntas do Diogo no episódio desta semana.

*****

Para além do episódio principal às segundas-feiras, às quartas-feiras respondo às vossas perguntas em áudio.  

ENVIE A SUA PERGUNTA EM ÁUDIO (gravada) PELO WHATSAPP 927753737

Aproveite a minha boleia financeira (gravo em áudio uma “conversa” no carro enquanto faço as minhas viagens e faço de conta que você vai ali ao meu lado) e veja como pode aumentar-se a si próprio. São uma espécie de programas de rádio para escutar enquanto faz outras coisas. Subscreva o podcast na plataforma em que estiver a ouvir para ser avisado sempre que houver um episódio novo. Não estranhe ouvir o motor do carro, buzinadelas e o pisca-pisca. Faz parte da viagem.

Aprenda a gerir melhor o seu dinheiro

Para além de ouvir o episódio nas plataformas habituais

pode ouvir diretamente aqui:

Disponível online, livrarias e supermercados.