O prazo para comunicar à Autoridade Tributária (AT) alterações ao agregado familiar ou despesas de estudantes deslocados no interior termina esta segunda-feira, dia 17.
A confirmação das informações relativas ao agregado familiar é relevante para os contribuintes que, até 31 de dezembro de 2024, viram os seus agregados mudar, quer por nascimentos, falecimentos, divórcios, casamentos, etc.
Caso a informação não seja atualizada até hoje, o prazo limite, a AT vai utilizar os dados pessoais e familiares que constam da declaração do ano passado.
Esta segunda-feira é também o prazo máximo para comunicar as despesas de educação de dependentes que estejam deslocados a estudar no interior do país ou nas regiões autónomas. Este passo é importante, uma vez que a comunicação destas despesas impacta o cálculo final do imposto a pagar.
De recordar que os gastos relativos a despesas com estudantes deslocados no interior ou regiões autónomas são majorados em 10% até ao limite global de mil euros.
O mesmo acontece com as despesas com rendas de casa de quem tenha mudado a sua residência permanente para o interior do país. Também nesta situação é possível deduzir um valor mais alto, até um limite de mil euros.
Por fim, esta segunda-feira é também o último dia para os estudantes que ainda sejam considerados dependentes para efeitos fiscais, mas que tenham tido algum rendimento de trabalho dependente ou a recibo verde, entregarem o comprovativo de frequência de estabelecimento de ensino.
Recorde os restantes prazos do calendário fiscal para o IRS 2025.















