Medida para ajudar jovens a comprar casa vai avançar
Há cerca de três semanas, o Governo aprovou em Conselho de Ministros diversas medidas para facilitar a compra de habitação aos jovens até aos 35 anos. Entre elas, além da garantia pública de até 15% do valor do imóvel, constava também a isenção de IMT e Imposto de Selo na compra da primeira habitação permanente própria, mas as medidas tinham ainda de ser aprovadas no Parlamento.
A votação aconteceu na quarta-feira, dia 12 de junho, dia em que a isenção de IMT e Imposto de Selo para os jovens até aos 35 anos, na compra da sua primeira habitação, foi oficialmente aprovada para os imóveis com valor até aos 316 772 euros. Para casas de maior valor haverá isenção na parcela até 316 772 euros, sendo pagos os impostos devidos na parcela entre os 316.772 euros e os 633.453 euros. Para imóveis que superem este patamar, os impostos serão pagos na totalidade.
De recordar que os jovens até aos 35 anos podem beneficiar da isenção destes impostos na compra da sua primeira casa independentemente dos seus rendimentos, segundo disse a ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes, depois do Conselho de Ministros em que o Governo aprovou a medida, em maio.
Subscreva a Newsletter “Contas-poupança”, para não perder nenhuma dica
Subscrever
*Ao subscrever, a informação partilhada será usada de acordo com os nossos Termos e Condições e a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies