Tudo fechado. Governo decide encerrar todas as escolas a partir de sexta-feira
O Governo vai decidir hoje, em Conselho de Ministros, o encerramento de todos os estabelecimentos de ensino, do Básico ao Superior, com efeitos a partir de sexta-feira. A notícia foi confirmada à agência LUSA por uma fonte do executivo.
“A informação que o Governo recebeu na quarta-feira, após reunião com epidemiologistas, foi considerada muito relevante e determinante para a decisão, tendo em conta o crescimento da variante britânica do novo coronavírus em Portugal”, salientou a mesma fonte.
Com esta medida, o objetivo principal do Governo, “é isolar todo o sistema escolar”, já que, “não havendo aulas, evita-se que as pessoas sejam forçadas a sair de casa”.
Os pormenores das medidas de agravamento do confinamento geral serão comunicados hoje (quinta-feira) no final da reunião do Conselho de Ministros.
Na quarta-feira à noite, numa mensagem que publicou nas redes sociais, o primeiro-ministro referiu que o Governo vai analisar na quinta-feira as informações sobre a “alarmante progressão” da epidemia em Portugal, designadamente o crescimento da variante britânica do novo coronavírus, e “decidirá em conformidade” para “salvar vidas”.
“Reuniremos o Conselho de Ministros, analisaremos todas estas informações e decidiremos em conformidade, com a certeza de que a nossa prioridade é salvar vidas e controlar a pandemia” escreveu António Costa.
Na sua mensagem, o líder do executivo referiu que, logo que chegou de Bruxelas, onde esteve com agenda no âmbito da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, reuniu-se “de emergência com os ministros de Estado e da Presidência, da Saúde, da Educação e da Ciência e do Ensino Superior”.
Também esta noite, em entrevista à RTP, a ministra da Saúde, Marta Temido, admitiu que o Governo poderá agravar já na quinta-feira as medidas de combate à covid-19, estando em cima da mesa o encerramento das escolas.
Na terça-feira, durante o debate sobre política geral na Assembleia da República, António Costa admitiu a possibilidade de se proceder a um encerramento de escolas caso fique demonstrado que a variante inglesa do novo coronavírus, que é mais contagiosa, se está a tornar dominante nos estabelecimentos de ensino.
O líder do executivo advertiu que, “se esta semana se souber, por exemplo, que a estirpe inglesa se tornou dominante no país, então, muito provavelmente, terão mesmo de fechar as escolas”.
(Fim da notícia da LUSA)
Pessoalmente, já decidi enquanto Encarregado de Educação, que o meu filho mais velho esta quinta-feira já não irá às aulas. Faltará e assumo totalmente a responsabilidade. Já o tinha decidido e informado a Diretora de Turma ao início da noite. Claro que nem todos os pais poderão tomar esta decisão por razões económicas e o meu mais velho já é autónomo e não precisa dos pais em casa. Mas, em conselho familiar, tomámos essa decisão ontem. Já em Março muitos pais decidiram antes do Governo.
Há situações em que tem de ser (quando está na nossa mão decidir).
Como vão ser as aulas? E até quando ficam fechadas? Fala-se até ao Carnaval. Veremos o que o Governo anuncia amanhã.
















