Eletricidade

Já pode mudar ONLINE o seu contrato de gás para o mercado regulado

Já pode mudar online para o gás regulado (GALP CUR e EDP Gás Serviço Universal) Desde 1 de Outubro que os clientes de gás da EDP e da GALP estão a pagar o dobro ou o triplo por cada kWh que consomem, talvez até sem se aperceberem da fatura que aí vem. Como expliquei AQUI, […]

Já pode mudar ONLINE o seu contrato de gás para o mercado regulado

Já pode mudar online para o gás regulado (GALP CUR e EDP Gás Serviço Universal)

Desde 1 de Outubro que os clientes de gás da EDP e da GALP estão a pagar o dobro ou o triplo por cada kWh que consomem, talvez até sem se aperceberem da fatura que aí vem.

Como expliquei AQUI, até há poucos dias para mudar para o mercado regulado (o mais barato de todos) era preciso ir presencialmente a uma das 12 empresas (cada área tem a sua) ou tinha de estar horas à espera que atendessem o telefone.

Neste momento, quero alertá-lo de que quer a EDP Gás Serviço Universal, quer a GALP CUR (ambas do mercado regulado) já têm disponível os formulários online para fazer a transferência de forma imediata e  fácil.

EDP Gás Serviço Universal:

https://contratosedpgassu.com/h/MxdWZK6gpo

GALP CUR:

https://www.galp.com/pt/pt/cur/gasnatural/Contrata%C3%A7%C3%A3o/Realizar-Contrato

A mudança de contrato ainda vai demorar cerca de 3 semanas. Portanto, mesmo assim não vai escapar a parte dos aumentos. Seja como for, está a fazer o que deve fazer para proteger as suas finanças pessoais.

Se é cliente da Iberdrola e da Goldenergy, confirme quando entram em vigor os novos aumentos para sair (se lhe compensar) para o mercado regulado. A Endesa já avisou que até 31 de dezembro não vai mexer nos preços.

EDP Serviço Universal foi a primeira a ter o formulário online pronto

Recordo-lhe que o Governo deu 45 dias para todas as 12 empresas do mercado regulado do gás terem uma plataforma online para fazer a mudança do contrato de gás do mercado livre para o mercado regulado.

Se não sabe do que estou a falar leia este artigo AQUI. Basicamente, o que deve entender é que os atuais clientes de gás (não é da eletricidade) da EDP e da GALP estão a sofrer aumentos gigantes desde 1 de outubro. Eles são obrigados por lei a avisar um mês antes e isso aconteceu.

Portanto, se é cliente destas duas empresas e quer evitar duplicar ou triplicar a sua fatura do gás em outubro, deve mudar imediatamente para o mercado regulado. Para saber qual é a sua empresa veja o artigo com o link que coloquei logo no início.

A (boa) notícia é que quem está no norte do país e cuja empresa do mercado regulado é a EDP Serviço Universal, já não precisa estar horas ao telefone nem em filas de espera na loja deles no Porto. Basta seguir este link:

https://www.edpgassu.pt/

Cá em baixo clica em “Contratação no mercado regulado” e segue os passos. E já está. Só tem de aguardar. Não precisa rescindir com a sua empresa anterior. Eles tratam de tudo.

Este formulário vai permitir-lhe poupar muito tempo.

Atenção a um detalhe. Há empresas com o mesmo nome. Por exemplo, a EDP Comercial é a EDP com o gás caro, e a EDP Gás Serviço Universal é a que tem o gás mais barato (no mercado regulado). São empresas diferentes.

O mesmo com a GALP. Tem a GALP cara e as GALP do mercado regulado são as que dizem Gás Natural CUR, mas têm o mesmo símbolo. Atenção ao mudar.

Para além da EDP Gás Serviço Universal e da GALP CUR, as restantes empresas, que eu saiba, ainda não têm o formulário online pronto.

Aguardemos. Ainda estão dentro do prazo. Se quiser mudar para uma das outras empresas CUR (Comercializadoras de Ùltimo Recurso) ainda vai ter de ir para as filas, esperar que atendam o telefone, ou que vejam e respondam ao seu e-mail.

Não fique é parado à espera da fatura do final de outubro, porque se não fizer nada vai apanhar um susto. Depois não diga que não avisámos.


Disponível online, livrarias e supermercados.