Eletricidade

GÁS | A lista das 10 empresas mais baratas (Agosto de 2022)

GÁS | As 10 empresas mais baratas este mês Atrasei até ao último dia do mês de Agosto a publicação deste artigo com o TOP 10 das empresas de gás mais baratas, porque queria dar-vos mais informação sobre o tsunami que vem aí com os aumentos anunciados pela EDP, pela GALP e por outras. Por […]

GÁS | A lista das 10 empresas mais baratas (Agosto de 2022)

GÁS | As 10 empresas mais baratas este mês

Atrasei até ao último dia do mês de Agosto a publicação deste artigo com o TOP 10 das empresas de gás mais baratas, porque queria dar-vos mais informação sobre o tsunami que vem aí com os aumentos anunciados pela EDP, pela GALP e por outras. Por outro lado, já sabemos que há uma solução, que é mudar para o mercado regulado do gás a partir de 1 de Outubro. Já vos vou dizer o que sei até ao momento, que é pouco.

Ponto 1: Sim, têm razão para ficar preocupados. O aumento anunciado pela EDP é de quase 200%! Quer dizer que se não fizerem nada, a vossa fatura do gás vai triplicar e o frio vem aí. Conheço pessoas que pagam 200 euros de gás por causa do aquecimento e que, se não saírem da EDP, vão passar a pagar 600 euros de gás por mês. Assim, meus amigos, não há orçamento que aguente.

Ponto 2: Há empresas que oferecem descontos por terem luz e gás e que não vão aumentar os preços ou que vão aumentar pouco. Há situações específicas em que ainda vai compensar continuarem nessas empresas ou mudarem  para essas antes de irem a correr para o regulado. É fazer as contas, como dizia o outro.

Ponto 3: Se não sabe fazer as contas e tudo isto é uma complicação para si, não hesite e MUDE PARA O REGULADO assim que souber como fazer. E como é que se faz isso? AINDA NÃO SABEMOS.

Estou a escrever em maiúsculas para que não stressem. Calma! Falta aprovar a lei, depois falta ouvir a ERSE, depois falta ouvir os comercializadores, e só depois é que os consumidores receberão informações sobre como transferir o seu contrato para o mercado regulado. Posso, contudo, já dizer-vos que vos calhará uma de 12 empresas espalhadas pelo país. Em Lisboa será a Lisboa Gás, noutras regiões será a Transgás, Lusitânia Gás, Beira Gás, Tagus Gás, EDP Gás, Diana Gás, etc.

Suponho que haverá – tal como na eletricidade – uma página onde colocará o seu código postal e preencherá os seus dados que constam na sua fatura de gás mais recente, preenche a solicitar um novo contrato e já está. Essa nova empresa, desta lista de 12, é que tratará de tudo. Não terá de fazer mais nada.

Ponto 4: Prevejo uma enxurrada de pedidos de passagem para o mercado regulado logo no primeiro dia em que isso seja possível. E prevejo também uma lista enorme de dúvidas de pessoas que ficarão sem saber o que fazer e como o fazer. Pelo meu lado, se quiser ter a amabilidade de acompanhar o blogue, tentarei responder a todas essas dúvidas assim que souber e puder. Mas quero que olhe bem JÁ para o preço do seu kWh na sua fatura, que compare com o TOP 10 deste mês e do próximo, para saber se está “bem” ou “mal”, com a consciência de que se está na EDP ou na GALP é praticamente certo que para poupar (muito) dinheiro deve mudar o mais depressa possível para o mercado regulado.

Basicamente, o que lhe estou a dizer é que deve estar atento às notícias (e aqui ao blogue) durante o mês de setembro e o que tiver de fazer que o faça o mais depressa possível no início de outubro. Se deixar passar uma semana ou 15 dias, quando fizer a mudança do contrato, um terço ou metade do mês ainda será com os preços medonhos que estão previstos. É daqueles casos em que a preguiça lhe sairá muito cara. Mexa-se! Se não souber fazer, não descanse enquanto não encontrar quem o ajude a fazer a mudança.

Feitos estes avisos, que espero que sejam úteis, vamos aos preços do gás em Agosto.

As novidades de Agosto no gás

A GoldEnergy foi a única empresa do top 10 que baixou o preço em vez de aumentar. Todas as outras ou mantiveram ou aumentaram os preços.

Todos os meses faço este TOP 10 das empresas de gás mais baratas em Portugal. Comecei a fazê-lo a pedido de muitos de vocês, depois de terem visto que estava a fazer um comparativo mensalmente com os preços da eletricidade.

O que eu previ no mês passado aconteceu: os preços do gás vão mesmo aumentar bastante por causa da guerra na Ucrânia. Era incomportável para as empresas comprarem gás mais caro do que o que estão a vender.

Devo alertar-vos que embora os dados que vos apresento sejam rigorosos (a fonte é a ERSE), o gás tem muito mais variantes do que a eletricidade. Por exemplo, os preços dependem do vosso código postal. E há empresas que disponibilizam gás na sua cidade ou bairro e outras que não. E tem vários preços conforme o escalão de consumo (o meu é o 2º). Portanto, se aceitar os meus critérios (este Top 10 é o resultado da pesquisa que faço no simulador da ERSE com os meus dados pessoais), pode usá-los como referência, mas vai ter sempre de os confirmar com os seus dados específicos. Os resultados podem ser muito diferentes.

O meu objetivo com este comparativo é que vá olhando para a sua fatura do gás (tal como faz com a eletricidade) e que perceba se está na altura de mudar de empresa ou se continua a estar bem.

Não tenho nenhuma relação com nenhuma empresa e publico os resultados que me dá o simulador da ERSE, sejam eles quais forem. Espero que esta informação seja útil para si todos os meses.

Os critérios do meu Top 10

Para fazer as contas, usei o escalão 2 e um código postal da região da Grande Lisboa. Coloquei um consumo mensal estimado de 300 kWh de gás e no simulador, coloquei como critério único “Menor oferta do comercializador”.

Gás | O Gráfico

A principal conclusão que retiro em Agosto é que só a GoldEnergy baixou o preço para novos contratos. Todos os outros mantiveram ou aumentaram os preços do gás. Não sei até quando. Estou curioso é com o gráfico de Outubro. Aí vai ser o descalabro.

A linha azul (o preço mais baixo de todos) é a tarifa regulada que a ERSE sublinha que não pode ser subscrita em contratos novos. Só a partir de Outubro. E mesmo esta vai subir 3,9%.

Gás | O Top 10

Assim, tendo em conta todas as condicionantes atrás referidas, o ranking das 10 empresas fornecedoras de gás mais baratas (para novos contratos) no dia em que fiz a pesquisa (30 de agosto de 2022) é este (os preços não incluem IVA):

Como pode ver na evolução mês a mês no quadro abaixo, a GoldEnergy substituiu a EDP Comercial e os outros ficaram na mesmas posições no podium apesar de alguns acertos na casa das centésimas.

Recordo que estes valores não levam em conta descontos adicionais, nem promoções, nem “códigos amigo”. Ou seja, é você que tem de ver se há melhores alternativas no mercado que compensem ter um tarifário mais caro, mas que no fim de cada mês saia a ganhar devido a essas ofertas condicionadas. Em alguns casos vale a pena pagar mais o kWh mas no final ter um desconto líquido maior. Mas o que conta realmente é quanto é que sai da sua conta bancária a cada mês. Faça as suas contas.


Disponível online, livrarias e supermercados.