Aceito os termos e condições.

Email Marketing by E-goi

ELETRICIDADE | A lista das 10 empresas mais baratas este mês (Agosto de 2022)

Escrito por Pedro Andersson

15.08.22

}
7 min de leitura

A Lista das 10 empresas mais baratas

Resumo da situação do mercado da eletricidade em Portugal em Agosto:

  1. A Endesa voltou a ter o preço mais barato do mercado, depois da Goldenergy ter ocupado esse lugar durante vários meses,
  2. A eletricidade no mercado regulado continua no segundo lugar da tabela. É uma boa opção para quem está em dúvida sobre as empresas do mercado livre.
  3. Pela primeira vez, a REPSOL apareceu-me no TOP 10 das empresas mais baratas no mercado da eletricidade (está em 6º lugar).
  4. A eletricidade continua a baixar no mercado grossista (OMIE), embora continue acima dos valores normais do mercado. Ainda não é uma opção a considerar.

A partir do 5º lugar do TOP 10 os preços da eletricidade são altíssimos. Esteja atento à sua fatura para ver os preços do kWh que lá tem e também da potência contratada.

Recordo que esta lista é dos preços mais baixos para NOVOS clientes e não para os clientes atuais (se você fez um contrato com preços melhores, mantenha-os). E os preços que menciono neste artigo são preços sem qualquer desconto em talões, códigos amigo, hipermercados e gasolineiras. Essas contas podem fazer toda a diferença.

Veja os preços na sua fatura e compare com os que lhe vou mostrar a seguir. Sempre que encontrar mais barato, e confiar, mude!

– “Qual é a empresa de eletridade mais barata?”

Uma das perguntas que mais vezes me fazem é: “Qual é a empresa de eletricidade mais barata?”. Respondo sempre que a resposta não é fácil porque depende muitos dos seus gastos, potência contratada, tarifa simples ou bi-horária e descontos adicionais que possa ter.

Mas como compreendo que precise de pelo menos um ponto de referência, passei a fazer todos os meses um TOP 10 das empresas mais baratas em Portugal, usando os meus critérios e pelos quais só eu me responsabilizo.

Quero que compreenda que pode poupar bastante todos os anos, se estiver sempre atento e for cliente da empresa que lhe fornecer a eletricidade mais barata a cada momento. Não lhe estou a dizer para mudar de fornecedor todos os meses, mas sempre que descobrir uma empresa onde a poupança pode ser substancial, porque é que há-de pagar mais caro se pode ter o mesmo mais barato? 

Os preços da eletricidade na produção (OMIE) continuam a baixar. Apesar disso, mantêm-se bastante altos, como podem ver no gráfico abaixo. Atenção que todos os valores referidos são sem IVA. A linha azul é o mercado regulado.

Esta é a evolução do ranking ao longo dos últimos 6 meses. Como poderá reparar, a Endesa e a Goldenergy continuam a concorrer com o mercado regulado (SU Eletricidade). A MEO Energia também tem um bom preço do kWh, mas o valor da Potência Contratada é uma brutalidade. Só há neste momento 4 empresas com o preço do kWh abaixo dos 15 cêntimos (+IVA).

O Top 10 das empresas de eletricidade mais baratas 

Decidi ajudar os que têm mais dificuldade em interpretar estes dados fazendo uma lista (ranking) mensal dos 10 melhores preços que as várias empresas estão a praticar em cada mês.

Estes artigos mensais não são um conselho para mudar para nenhuma empresa. A informação que lhe estou a dar é COMPLETAMENTE ISENTA e baseia-se nos preços que estão no simulador da ERSE, escolhendo a opção “Menor preço”.

Sempre que uma empresa muda um preço é obrigada por lei a avisar a ERSE (porque é o regulador), para ela atualizar o simulador. Portanto, dados mais rigorosos e atualizados não há (a menos que as empresas tenham falhado o compromisso ou a ERSE não tenha atualizado a base de dados no tempo devido). Estes preços que vai ver são para novos contratos e não os que provavelmente tem na sua fatura.

Na lista, por exemplo, pode verificar que a empresa X (que é a sua) tem o primeiro, segundo ou terceiro preço mais barato e pensar que está bem, mas estar a pagar muito mais atualmente (porque você nunca mais se mexeu e negociou e todos os anos os tarifários mudam) do que o preço que a sua própria empresa está a fazer para novos clientes, ou o contrário.

Os critérios do Top 10

Para fazer as contas, usei a minha potência contratada (4.6 kVA) e tarifa simples. Se quiser saber quais são os preços da tarifa bi-horária ou de outras potências contratadas vai ter de pesquisar por si, seguindo os mesmos passos.

Para os gráficos só uso o preço do kWh (não levo em conta o preço da potência contratada) porque considero que embora influenciem o preço final da fatura, a grande poupança está no kWh para quem gasta mais do que 200 kWh por mês.

É o meu critério, não tem de concordar com ele. Decidi assim porque se tivesse de acrescentar a potência contratada ia complicar tanto as contas que as análises se tornariam incompreensíveis. E eu quero que percebam o que é mais importante.

Por outro lado, no ranking Top 10, a potência contratada está incluída nas contas da ERSE. Simulo 300 kWh/mês e o simulador da ERSE dá-me estes resultados que vai ver. Farei isto no início de cada mês e o resultado que der é o que partilho aqui.

Naturalmente, a sua situação será certamente diferente da minha, e um dia depois de publicar estes valores, qualquer empresa pode mudar os seus tarifários ou fazer promoções novas, ou terminar as que tinham. Portanto, deverá sempre confirmar os preços e condições com cada empresa antes de mudar seja para qual for.

O TOP 10 não leva em conta descontos promocionais ou preços condicionados (ser sócio de um clube, aderir a um seguro, etc.). É o preço mais baixo possível de todos os tarifários de cada empresa e ponto final.

As empresas mais baratas em Agosto de 2022

De acordo com os preços apresentados pelas empresas e registadas na base de dados da ERSE – as que têm os preços mais baixos (kWh + potência contratada) – são estas no dia em que fiz a análise (15 de Agosto).

Na prática, verá que muitas delas têm o mesmo preço (com uma diferença de centésimas). Isto quer dizer que por vezes entre os primeiros 4 mais baratos as diferenças são praticamente ridículas. Nesses casos deve ponderar escolher aquela em que confia mais ou acredita que tem o melhor serviço.

A RETER:

  • A Endesa é a única empresa mais barata do que o mercado regulado (SU Eletricidade).

  • A REPSOL é uma empresa nova no mercado que deve considerar.

  • O preço da eletricidade no mercado grossista continua a baixar.

No gráfico abaixo coloquei apenas as marcas principais (o anterior quase não tem leitura). Veja como eles vão alterando os preços ao longo dos meses sem nós nos apercebermos. Atenção que este é só o gráfico com o preço do kWh, não leva em conta a potência contratada.

Espero que esta informação seja útil – todos os meses – para que perceba se está a poupar ou a perder dinheiro com a sua fatura da eletricidade. E para perceber quantas vezes as diversas empresas mudam os preços ao longo do ano e se é para cima ou para baixo.

No fundo, é um pouco como os preços dos combustíveis. Esses mudam todas as semanas, na eletricidade é todos os meses, ou de dois em dois ou de 6 em 6. Mas tem de estar atento. Depois se muda ode empresa ou não, é consigo. Continue atento à sua fatura. Compare sempre o preço do kWh e da potência contratada que tem na sua fatura, com os que mostro aqui neste artigo mensal. Se encontrar mais barato, mude!


Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

COMBUSTÍVEIS | Preços na próxima semana (3 de outubro a 9 de outubro)

Preços dos combustíveis na semana que vem A informação dos preços dos combustíveis é baseada nos cálculos que têm em conta a cotação nos mercados internacionais e outros fatores que são considerados na formação do preço dos combustíveis em Portugal. São dados que...

PODCAST ESPECIAL | #131 – O que tenho de fazer para receber o apoio dos 125 euros do Estado?

O QUE TENHO DE FAZER PARA GARANTIR QUE RECEBO OS APOIOS DO ESTADO PARA COMBATER A INFLAÇÃO? Será que tenho de registar o meu IBAN para receber os 125 euros do Estado em outubro? A resposta é sim e não, depende se vai receber os 125 euros através das Finanças ou da...

Já pode mudar ONLINE o seu contrato de gás para a EDP do mercado regulado

EDP Serviço Universal é a primeira a ter o formulário online pronto Recordo-lhe que o Governo deu 45 dias para todas as 12 empresas do mercado regulado do gás terem uma plataforma online para fazer a mudança do contrato de gás do mercado livre para o mercado regulado....

VÍDEO | Como vão ser pagos os apoios do Estado em Outubro para ajudar a combater a inflação?

Como vão ser pagos os apoios do Estado em Outubro para ajudar a combater a inflação? Embora não seja nenhuma fortuna, os 125 euros por pessoa e os 50 euros por filho, e a meia pensão adiantada para os reformados e pensionistas, vão ser uma boa ajuda para pagar algumas...

APOIOS DO ESTADO | Tenho de registar o meu IBAN para receber os 125 euros do Estado?

Tenho de registar o meu IBAN para receber os 125 € do Estado em outubro? A resposta é sim e não, depende se vai receber os 125 euros através das Finanças ou da Segurança Social. Para ajudar a combater a inflação, o governo vai oferecer 125 euros a cada cidadão e mais...

PODCAST | #130 – Qual é o primeiro passo para vencer a inflação?

Como faço para superar a INFLAÇÃO? Muitas pessoas olham para os preços altíssimos e sentem-se perdidas porque acham que não há outra solução a não ser aceitar os preços cada vez mais altos e esperar pelos apoios do Estado ou por aumentos salariais que compensem o...

COMBUSTÍVEIS | Preços na próxima semana (26 de setembro a 2 de outubro)

Preços dos combustíveis na semana que vem A informação dos preços dos combustíveis é baseada nos cálculos que têm em conta a cotação nos mercados internacionais e outros fatores que são considerados na formação do preço dos combustíveis em Portugal. São dados que...

VÍDEO | Como faço para mudar o gás para o mercado regulado?

Como se faz para mudar para o mercado regulado do gás? Se é cliente de gás natural da EDP ou da GALP, a sua fatura vai disparar a partir de outubro. As outras empresas do mercado livre ainda estão à espera para ver o que acontece, mas deve estar atento porque a...

GÁS | Como é que sei se estou no mercado regulado e se vale a pena mudar?

O que é isso do "mercado regulado"? A partir de 1 de outubro, algumas empresas (não são todas) vão aumentar o preço do gás natural quase para o dobro ou o triplo. A melhor opção para fugir a esses aumentos é mudar o gás para o mercado regulado. Vou explicar-lhe mais...

GÁS | A lista das 10 empresas mais baratas (Setembro de 2022)

GÁS | As 10 empresas mais baratas este mês Sim, vem aí um autêntico tsunami nos preços do gás natural para quem é cliente da EDP e da GALP. Se é o seu caso, aconselho-o fortemente a mudar o mais depressa possível para o mercado regulado (presencialmente, por e-mail ou...

Publicidade

Publicidade

Artigos relacionados

9 Comentários

  1. Manuel

    Boa tarde Pedro,

    Eu gosto de ver as contas até ao limite, por isso vou deixar aqui o cálculo real para 30 dias e 300 kWh, usando os valores fornecidos:

    Empresa kWh Potência Total
    Endesa 0.145 0.2943 65.37577
    SU 0.1542 0.2163 65.73597
    Goldenergy 0.1465 0 65.84842
    MEO 0.1408 0.457 69.901
    GALP 0.2284 0.217 91.8802
    Repsol 0.2291 0.2205 92.25575
    EDP 0.2377 0.2272 95.53018
    Nossa energia 0.194 0.6537 95.88563
    Iberdrola 0.1461 0.3283 67.01757
    Usenergy 0.265 0.2664 106.58626

    Responder
    • Manuel

      Perdoem-me a formatação mas estou no telemóvel – férias de Agosto 🙂

      De notar que a fórmula para o cálculo inclui o valor de 300 kWh e de 30 dias, e inclui também a taxa audiovisual (2.85€), a taxa da DGEG (0.07€) e o Imposto especial de energia (0.001€/kWh, isto é, 0.30€). À Taxa audiovisual e aos primeiros 100 kWh incidem ainda 6% de IVA, e 23% ao remanescente.

      Assim, fica:

      Valor = (2.85 + 100 x PkWh) X 1.06 + (0.07 + 0.30 + 200 x PkWh + 30 x Pdia) x 1.23

      Aproveito para referir que sou da Endesa, por isso se houver quem quiser o código (1.23€ de desconto mensal real), por favor avise.

      Responder
      • Manuel

        Correcção… Os primeiros 100 kWh são taxados a 13% e não 23%…

        Nova fórmula e nova tabela:

        Valor = 2.85 x 1.06 + 100 x PkWh x 1.13 + (0.07 + 0.30 + 200 x PkWh + 30 x Pdia) x 1.23

        Empresa kWh Potência Total
        Endesa 0.145 0.2943 66.39077
        SU 0.1542 0.2163 66.81537
        Goldenergy 0.1465 0 66.87392
        MEO 0.1408 0.457 70.8866
        GALP 0.2284 0.217 93.479
        Repsol 0.2291 0.2205 93.85945
        EDP 0.2377 0.2272 97.19408
        Nossa energia 0.194 0.6537 97.24363
        Iberdrola 0.1461 0.3283 68.04027
        Usenergy 0.265 0.2664 108.44126

        Responder
      • Joni

        Polémicas às parte, sou cliente da Endesa há dois anos e, até ao momento, sou um cliente satisfeito. Como já tenho alguns amigos no plano Amigo da Endesa, é mais uma ajuda extra para baixar o valor da fatura.
        Deixo o meu código amigo, para quem afetar uma nova adesão, possa usufruir de um desconto de 1€ todos os meses: 308522125.
        Mais uma vez, obrigado Pedro pelo excelente serviço público prestado, quer através deste blogue, quer através do seu podcast.

        Responder
  2. Miguel

    Qual é a contrapartida de estar no mercado regulado? Não temos um comercializador? E então? Qual é o senão?

    Responder
  3. Pedro Sousa

    ATENÇÃO!!! a ERSE impediu os comercializadores de refletirem o preço do mecanismo ibérico em contratos feitos antes de 26 de abril deste ano, mas os que fizeram depois de 26 de abril irão, provavelmente, pagar este valor, mesmo sem o contrato estar indexado ao mercado spot. Se alguém foi surpreendido com o aumento da sua fatura fora do normal, verifique se esse aumento deve-se ao mecanismo ibérico, se for mude para o mercado regular, que não tem esse aumento do mecanismo ibérico ou procure outros fornecedores que prometam, por escrito, não incluir o valor do mecanismo ibérico.
    Também deixo aqui uma nota, os preços apresentados pelo Pedro, referem-se a uma potência de 4,6kVA, quem tem 3,45kVA o valor da potência é mais barata.

    Responder
  4. Miguel

    Eu sou da Endesa e estou satisfeito com os preços praticados.
    Tendo em conta que fala-se no aumento do preço da eletricidade, até ao momento, beneficiei de duas reduções.
    Em Abril tive uma redução no preço do kWh para 0,1199 € e em Julho voltaram a baixar para 0,0840 €. A potência (3,45 kVA) manteve-se em 0,1739 €.

    Responder
  5. Antonio Aires

    Bom dia
    Caro Pedro, tenho contrato com a EDP Comercial mas gostaria de mudar para o REGULADO.
    Posso fazê-lo em qualquer altura sem prejuízo de penalizações?
    Tem algum contacto que possamos usar para o REGULADO.
    Muito obrigado
    Antonio Aires

    Responder
  6. Filipe L

    Caro Pedro Anderson

    Já teve algum relato de leituras incorrectas de consumo via site da E-Redes ?

    Tenho 2 habitações fechadas, quadro desligado, e o site da e-redes reporta consumos.

    Uns em ciclos horários aleatórios, outros em ciclos pré-formatados.
    Da para verificar no excel que começa em certas horas/dia semana.

    A E-Redes da ultima vez que fiz queixa simplesmente apagou os dados – mas eu tenho os ficheiros excel do mês – e diz que não existe erros.

    Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. The list of the 10 cheapest companies (August 2022) - […] Every month I make this TOP 10 of the cheapest gas companies in Portugal. I started doing it at…
  2. GÁS | A lista das 10 empresas mais baratas (Agosto de 2022) - […] Todos os meses faço este TOP 10 das empresas de gás mais baratas em Portugal. Comecei a fazê-lo a…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.