Eletricidade

Obrigado e a resposta a algumas dúvidas sobre a app da eletricidade

Obrigado! Obrigado por terem visto o Contas-poupança, ontem no Jornal da Noite na SIC. Mais uma vez foi o programa mais visto na televisão portuguesa nos minutos em que foi emitido. Um em cada 4 portugueses que estavam a ver televisão (25%) viram a reportagem sobre como uma aplicação para telemóvel analisa as vossas faturas […]

Obrigado e a resposta a algumas dúvidas sobre a app da eletricidade

Obrigado!

Obrigado por terem visto o Contas-poupança, ontem no Jornal da Noite na SIC. Mais uma vez foi o programa mais visto na televisão portuguesa nos minutos em que foi emitido. Um em cada 4 portugueses que estavam a ver televisão (25%) viram a reportagem sobre como uma aplicação para telemóvel analisa as vossas faturas de eletricidade automaticamente e vos dá o resultado “matemático” sobre qual é a empresa mais barata no vosso caso específico.

As dúvidas

“Não funciona…”

Muitas pessoas estão a comentar que a app “Payper” não funciona, que dá erros e que afinal não analisa nada e que é uma perda de tempo. Já tenho alguma experiência ao longo destes anos e aviso sempre as empresas ou instituições que, sempre que falamos delas, é uma tal “enchurrada” de acessos que normalmente a página vai abaixo e os serviçores não aguentam. Foi o caso. Receberam tantas faturas para analisar que ainda vai demorar várias horas até recuperarem o fôlego.
Caso mantenham o interesse em testar a app sugiro que voltem a fazer tudo do início mas daqui a alguns dias, quando estiver tudo mais calmo. Se não mudaram de empresa de eletricidade nos últimos 5 anos não é agora que vão ter uma pressa imensa em conhecer os resultados desta análise, certo?

“Isto é publicidade”

Caros amigos, se seguem o Contas-poupança (desde 2011) sabem que falo de produtos, bens e serviços sempre que entender que isso é útil para os cidadãos. Sei que é polémico e que me presto a críticas. Tudo bem, sei o risco que corro. a intenção é sempre ajudar, mesmo que possa ser mal interpretado.

No Contas-poupança falamos de tudo o que possa ser útil e prático, mesmo que sejam serviços pagos, mas se for gratuito (como é o caso) ainda melhor. Só usa e testa a aplicação quem quiser. Há mais simuladores de tarifários na internet, alguns oficiais como o da ERSE. Escolham o que acharem melhor.

“Tenho tarifa social. Também dá?”

Sim. Basta que coloque na app uma fatura onde tenha o preço do kWh e da potência contratada. O resultado, se tudo correr bem, será a dizer que NENHUMA empresa tem um tarifário melhor do que o seu. Caso isso aconteça deve ficar preocupado.

“Tenho conta certa. Como faço para simular?”

De facto é um problema, porque não está lá o valor do kWh e da potência contratada. Perguntei aos senhores da Payper e explicaram-me que dá. Basta que façam upload da fatura em que a empresa faz o acerto, ao fim dos 12 meses. Essa tem o valor do kWh e da potêncoia contratada. Tem de ser especificamente essa fatura. As outras não dão para simular porque não têm dados suficientes.

“Estas app só servem para recolher dados para venderem a outros…”

Na mensagem em que aceita as condições está bem explícito que os dados só são usados para efeitos de simulação e que não serão passados a terceiros. Caso façam uma coisa dessas – para utilizar a expressão deles – “é a morte do artista”. Seria o fim da aplicação porque as pessoas perderiam a confiança neles e teriam processos gigantescos à perna.

Neste momento, espero que ninguém tenha ilusões, a menos que seja um eremita, há dezenas de empresas que sabem TUDO sobre si. Basta ir a um consultório médico, ao preencher a ficha está a dar-lhes tudo e mais alguma coisa e assina a dizer que concorda. O mesmo num seguro, num veterinário, num cartão de fidelização de um supermercado, num cartão de crédito, num banco, em qualquer loja de bairro em que preenche os seus contactos, telemóvel e e-mail, a morada e o NIF e está tudo nas mãos de centenas de pessoas. E concordou.

Caso algumas dessas empresas viole esse compromisso estão a cometer um crime.

Portanto, ao enviar as suas faturas está a ceder-lhes os dados que constam nela. De outra forma não seria possível analisarem as suas faturas. É um equilíbrio difícil este, entre a privacidade e a comodidade. Só você pode decidir se aceita ou não as condições.

Naturalmente, só posso respeitar quem acha que não deve usar estas aplicações. No meu caso, partilho esta informação porque estou convencido de que é útil para quem precisa de alguma ajuda para decidir se compensa ou não mudar de empresa de eletricidade. A decisão é sempre sua.

“Mas não analisa os descontos em cartão ou nas gasolineiras”

Certo. A app Payper não faz isso. Se esses descontos são importantes para si, deve usar outros simuladores ou fazer as contas à mão. Em todo o caso, pelo menos fica a saber qual seria a empresa mais barata sem esses descontos. Depois é só comparar com o que consegue com esses cupões ou talões e fazer a conta. Nada se perde. Só garante que tem de facto a melhor poupança possível.



Disponível online, livrarias e supermercados.