
ERSE propõe aumento de 1% na tarifa regulada de eletricidade a partir de janeiro
A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) acaba de apresentar uma proposta de aumento no preço da eletricidade para as famílias em mercado regulado de 1% a partir de 1 de janeiro de 2026.
Segundo o regulador do setor energético, a subida agora proposta traduz-se num acréscimo entre 0,20 e 0,37 euros na fatura mensal, já com taxas e impostos.
“Este acréscimo é inferior à variação prevista para o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC), o que representa uma redução em termos reais”, destaca a ERSE.
O mercado regulado abrangia, no final de agosto, mais de 820 mil clientes domésticos, segundo dados da entidade reguladora.
No mercado livre, que somava 5,7 milhões de clientes no final de agosto, os preços de venda a clientes finais variam entre comercializadores e dependem da oferta contratualizada pelo cliente. Tem aqui os valores que estão a ser praticados este mês de outubro.
O preço final da fatura de fornecimento de energia, quer no mercado regulado quer no mercado livre, inclui o valor das tarifas de acesso às redes, reguladas pela ERSE, que refletem a utilização das infraestruturas elétricas.
No mercado liberalizado, a variação do preço final depende também da componente de energia adquirida por cada comercializador nos mercados grossistas, acrescida da respetiva margem de comercialização.
Os clientes com tarifa social, quer no mercado regulado quer no mercado livre, continuarão a beneficiar de um desconto de 33,8%, "calculado por referência aos preços de venda a clientes finais do mercado regulado", lembra a ERSE.
A proposta segue agora para parecer do Conselho Tarifário, até 15 de novembro, cabendo à ERSE tomar a decisão final até 15 de dezembro.
Para já, fique com esta informação: se for aprovada esta proposta, o preço do kWh deve ficar em cerca de 16,7 cêntimos. Recordo que tem empresas no mercado livre a fazer menos de 14 cêntimos. Estar no mercado regulado neste momento não compensa e deve piorar em 2026.