Casa

Apanhei um Uber… e o motorista “ganhou” 4.797 euros

Apresento-vos o José Silva. É condutor de Uber. O meu carro (um GOLF IV que tem 22 anos e está aí para as curvas) foi pintado todo de uma ponta à outra e ficou pronto hoje. Chamei um Uber para o ir buscar à oficina.

Apanhei um Uber… e o motorista “ganhou” 4.797 euros

Uma viagem que deu lucro…

Apresento-vos o José Silva. É condutor de Uber. O meu carro (um GOLF IV que tem 22 anos e está aí para as curvas) foi pintado todo de uma ponta à outra e ficou pronto hoje. Chamei um Uber para o ir buscar à oficina. Assim que entro no Uber, o condutor fez a pergunta que para mim já é habitual “A sua voz não me é estranha, eu conheço-o, mas não sei de onde…”.

-Talvez seja da SIC, respondi.

– Isso, você é senhor do Contas-poupança. Eu sigo-o nas redes sociais e sigo quase todas as suas dicas. Obrigado. Já poupei muito dinheiro com as suas reportagens.

E começou a descrever as poupanças que já teve com o Contas-poupança. Mas havia uma que não conseguiu. A do Vale Eficiência. Ele tem tarifa social de energia e quando viu a reportagem correu para o computador e começou a preencher os formulários. Mas desistiu passado um bocado porque aquelas burocracias eram demasiado complexas para ele. O filho também não o conseguiu ajudar. Confessou-me que desistiu. Mas os 3 Vales Eficiência iriam dar muito jeito para mudar as janelas do quarto do filho porque entra muito frio em casa dele e no Inverno os ventos que vêm da Serra de Sintra são um problema. Seja como for, desistiu e já nem pensava no assunto.

Se não sabe o que são os Vale Eficiência tem aqui a reportagem sobre o assunto. São quase 5 mil euros de “graça” para quem tem tarifa social de energia fazer obras em casa. Não tem de adiantar dinheiro. É só entregar ao senhor das obras os cheques que o Fundo ambiental lhe entregar.

VÍDEO | Quem e como se pode candidatar ao Vale Eficiência? (3.900 €+IVA)

Prazo para pedir os Vales Eficiência acaba em Outubro

O José Silva até pensava que o prazo já tinha acabado. Não! Ainda tem alguns meses para pedir. Mas o problema do pedido mantinha-se.

Expliquei-lhe que basta ir a uma junta de freguesia (que tenham facilitadores administrativos credenciados) com a fatura da eletricidade e o cartão de cidadão e a senha do Portal das finanças e eles ajudam a fazer o pedido e é logo aprovado.

Tem aqui a lista das juntas de freguesia com este serviço.

Vi com ele a lista e descobrimos que a junta de freguesia onde ele mora presta esse serviço. Caso a sua junta não tenha, pode contactar outra. Talvez até possam fazer a sua candidatura por e-mail e pelo telefone. Veja isso.

Quem já fez a candidatura, fica a saber que está tudo muito atrasado. Veja este artigo:

Foi convidado a cancelar a candidatura ao Vale Eficiência? O que deve fazer?

Em resumo, se o José Silva, depois do turno, for à junta de freguesia com a fatura da luz, vai conseguir (porque preenche todos os requisitos e não se trata de nenhum sorteio) quase 5 mil euros em obras, como mudar as janelas, painéis solares, ar condicionado, aquecimento de águas sanitárias, etc. Se tudo correr bem, será a viagem de UBER neste século que mais lucro lhe deu :).

José, fico à espera de novidades.

Veja se tem direito ou algum familiar ou conhecido seu.

Tem também aqui um podcast onde explico a importância de pedir este apoio. É muito importante.

PODCAST | #193 – Como receber quase 5.000 euros de graça para fazer obras em casa (Vale Eficiência II)

Disponível online, livrarias e supermercados.