Bancos

Taxas Euribor a seis meses já estão abaixo dos 3%

Depois de terem estado acima dos 4% entre setembro e dezembro do ano passado, as taxas Euribor a seis meses têm vindo a descer lenta e gradualmente desde o início de 2024. Na segunda-feira atingiram o valor mais baixo registado desde 30 de janeiro, fixando-se abaixo dos 3%.

Taxas Euribor a seis meses já estão abaixo dos 3%

As Taxas Euribor voltaram a descer esta terça-feira em todos os prazos, tendo no prazo de seis meses ficado abaixo dos 3% pelo segundo dia consecutivo, depois de o Banco Central Europeu (BCE) ter cortado as taxas de juro na passada quinta-feira.

Ao dia de hoje, a Euribor a seis meses fixou-se nos 2,954%, ao passo que a 12 meses chegou aos 2,622%. Por outro lado, as taxas a três meses mantêm-se ainda acima dos 3%, atingindo os 3,098% esta terça-feira.

No início do ano, a taxa Euribor a seis meses tornou-se a mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação com taxa variável.

Depois de já ter estado acima dos 4% entre 14 de setembro e 1 de dezembro de 2023, baixou para 2,972% na segunda-feira, o valor mais baixo que tinha tido desde 30 de janeiro do ano passado.

Taxas Euribor podem já estar a 2% no Verão de 2025

Como é possível observar de seguida no gráfico da Chatam Financial, a previsão é que no verão do ano que vem as Euribor já estejam na casa dos 2%.

Se somar um spread, por exemplo, de 0,8% dará um total de 2,8% de taxa de juro do crédito à habitação. Esta conta é importante para decidir se avança já ou não para uma taxa mista a 2 anos e com que valores.

No gráfico seguinte tem a indicação de como está a correr a descida da Euribor, que apesar de lenta, tem acontecido de forma gradual.

Disponível online, livrarias e supermercados.