Contas de Serviços Mínimos Bancários – Perguntas e Respostas
Deve ter medo? Claro que não. São contas absolutamente normais, mas sem “luxos” como a Conta-ordenado, por exemplo. O que é a conta-ordenado? Já explico mais à frente. Há pessoas que pensam que é uma conta onde se recebe o ordenado. E que nas Contas de Serviços Mínimos não pode receber o ordenado. Nada disso. É para tirar esse tipo de dúvidas que o Contas-poupança existe. Há uma falta de informação imensa entre os clientes bancários em Portugal. Aos poucos vamos lá.
Não precisa mudar de banco para pedir que a SUA conta passe a ser uma Conta de Serviços Mínimos Bancários (CSMB). Pede um impresso no seu banco, preenche, entrega e já está. Nem tem de dar explicações nenhumas, OK?
Só tem de preencher um requisito: Só pode ter essa conta à ordem em Portugal (pode ter contas no estrangeiro). Esta informação pode ser muito útil para emigrantes portugueses por todo o mundo. NÃO PRECISAM PAGAR COMISSÕES DE MANUTENÇÃO DE CONTA EM PORTUGAL. Avisem-nos, OK?
Só pagam 4,35 € (em 2019) por ter a conta aberta e o multibanco é grátis. No caso da CGD é TUDO GRÁTIS (nem os 4 euros paga).
Tenho publicado vários artigos sobre isto nos últimos 3 ou 4 anos e continuo a perceber que os bancos não informam sobre estas contas e dão informações erradas a quem faz perguntas porque se as pessoas fizerem esta alteração eles perdem muito dinheiro (o seu dinheiro) e é um direito seu.
As dúvidas mais comuns
Mas antes das dúvidas leiam este relato que é típico. Chegam-me às dezenas:
António Jesus – Olá Pedro! Graças à tua informação, consegui mudar a minha conta para “serviços mínimos bancários”, quando pela primeira vez, depois de mais de 40 anos cliente do Santander, vi no meu extrato de Julho um “saque” de quase 13 euros de “manutenção de conta”! Fui ao banco reclamar sobre este “saque”, onde a gestora me disse que era obrigatório para todos os clientes e não havia nada a fazer, sem referir em momento algum a opção dos serviços mínimos! Foi então que eu a “lembrei” que havia esta opção, ela riu um pouco e confirmou, tendo então mudado a conta, já que eu cumpria todos os requisitos desde que encerrei meu estabelecimento comercial e as várias contas, ficando apenas com uma. O condenável no comportamento deles, é ocultarem esta informação às pessoas, só confirmando essa opção quando se dão conta que a pessoa está informada! Assim, graças à tua informação, acabou-se no que a mim diz respeito, o saque dos 13 euros sob pretexto da “manutenção da minha conta”. Muito obrigado! 👍
As respostas
Ana Filipa Ainda hoje perguntei no BPI se podia mudar para CSMB, visto ter o crédito habitação lá, e disseram que não era possível em qualquer banco ter CSMB com o crédito habitação…
R: Claro que pode alterar a sua conta à ordem para CSMB mesmo tendo lá o seu Crédito à Habitação. O único critério é só ter essa conta à ordem. E continua a ser uma conta à ordem. Continua tudo normal. Recebe lá dinheiro e sai de lá dinheiro. Estão a meter-lhe medo. PEÇA O LIVRO DE RECLAMAÇÕES!
Marisa Barrosinha Se tivermos uma conta a prazo é possível ter uma conta à ordem com serviços mínimos?
R: Claro que pode ter uma conta a prazo, até pode ter dezenas. O único critério é só ter UMA conta à ORDEM e não a prazo. Pode continuar a ter os serviços que quiser. Mas obviamente vai ter de pagar as comissões de cada serviço adicional que pretender, como acontece agora. Em relação a isso não muda nada.
Teresa Mary Barriga Eu já li mas não entendi. Pode-se ter uma conta serviços mínimos e outra conta à ordem? Eu tenho conta à ordem na CGD, será que posso deixar de pagar comissão?
R: Atenção. Pedir para transformar a sua atual conta à ordem em CSMB NÃO É abrir uma outra conta noutro banco. A sua única conta atual à ordem é que passa a ter outro nome e deixa de ter funcionalidades que as outras podem ter como por exemplo ser Conta-ordenado (Já explico o que é, para quem nunca teve).
Mina Andrade Tenho conta à ordem mas tenho o empréstimo da minha casa. Será que posso pedir também ? Obrigado
R: Claro que sim. Não é nenhum impedimento.
Teresa Mary Barriga Olá, se alguém escolher abrir uma conta de SM, não pode ter conta ordenado, foi o que li. Então, como recebe o ordenado? Obgd.
R: Vamos lá então à explicação da Conta-ordenado. Conta-ordenado é aquele tipo de conta ou serviço que lhe adianta um ordenado sem o ter recebido ainda. Ou seja, no mesmo mês pode gastar dois ordenados, pagando juros, obviamente. E quando cair na conta o ordenado do mês seguinte o banco vai logo buscá-lo. Pode ajudá-lo num mês difícil, mas este tipo de contas são um perigo para quem não sabe usar o dinheiro de forma inteligente. Não faz falta nenhuma a quem sabe gerir bem o dinheiro. Nas CSMB pode (e deve) receber o seu ordenado todos os meses. Não vamos criar uma confusão onde ela não existe.
Ana F. Eu transformei a minha conta em serviços mínimos da semana passada. Tenho praticamente tudo o que tinha na Caixa S. Só tem 2 desvantagens para o meu caso:
1 – O novo cartão de débito pode não funcionar nos terminais multibanco de algumas lojas, se estes forem estrangeiros (como na Primark, por exemplo. Tenho que ir a uma caixa multibanco levantar dinheiro antes).
2 – Não posso ter cartões de crédito, como o cartão Universo ou o cartão Fnac.
R: Esta mensagem da Ana F. foi provavelmente baseada nas informações ERRADAS que lhe deram no banco. NÃO É ASSIM. O cartão multibanco pode ser usado em qualquer loja em Portugal e agora também no estrangeiro. Antes, de facto, não podia usar no estrangeiro. Agora já pode. E pode SIM, usar os cartões do tipo Universo e FNAC e JUMBO e tudo e tudo e tudo. PODE!
Eu estou virado hoje para as maiúsculas porque me irrita (desculpem) que estejam a dar tantas informações erradas às pessoas. Estão a tratar-nos como se fôssemos burros e ignorantes. Não deixem.
Ana Gomes Ferreira Não posso ter cartões com crédito porque isso é o mesmo que ter abertas contas noutros lados.
R: Pode ter os Cartões de Crédito que entender. Ter um cartão de Crédito não é ter uma conta à ordem. Esse é o único requisito. Obviamente vai ter de pagar os cartões de crédito à parte, como já acontece agora. Pode ter 1.000 cartões de crédito associados à sua conta de serviços mínimos bancários.
Vanessa Dias de Oliveira Quem tem crédito à habitação pode optar por esta conta sem perder “as regalias” das taxas de juros?
R: Este ponto é importante. Claro que pode. Mas tem de ver primeiro se tem algum desconto no spread associado à sua conta à ordem atual. Por exemplo, pode ter um benefício no spread por ter conta-ordenado (a tal que mencionei acima). Se acabar com a conta-ordenado podem aumentar-lhe o spread. Basta perguntar ao seu gestor de conta se isso acontece ou não. Também costumam pedir a domiciliação de ordenado e o pagamento da água, luz, etc. Tudo isso continua na CSMB. A conta-ordenado é que não é permitida.
Jose Fernandes Tenho um PPR anexado à conta. Mesmo assim posso alterar para serviços mínimos?
R: Claro que sim. Um PPR não é uma conta à ordem.
Rui Pires Lourenço Bom dia, li e reli a vossa preciosa informação que desde já agradeço. Ao converter a minha conta BPI numa conta SMB perderei o acesso ao banco pela net e pela app no smartphone? Pessoalmente uso muito o acesso ao banco pela internet.
R: Continua tudo igual. E com menos comissões.
Ah! E pode, sim, ter Via Verde. Antes não podia, agora já pode.
Aproveito para dizer que o processo é totalmente reversível. Ou seja, se por algum motivo sentir que fez mal em ter pedido para ter uma CSMB (até hoje não conheci ninguém), é só pedir para voltar tudo como estava antes. Terá, claro, de pagar as novas anuidades do cartão multibanco e as comissões de manutenção de conta que pagava antes.
Estas foram as perguntas que mais vezes me fizeram sobre o assunto. Espero ter ajudado.
Aqui abaixo tem alguns dos muitos artigos que já escrevi sobre o assunto. Em todo o caso, só mude se estiver convencido de que é bom para si. Faça lá no banco todas as perguntas que entender até não ter nenhuma dúvida. Mas se lhe disserem que não pode por isto e por aquilo, atenção: o ÚNICO critério que conta é só ter aquela conta à ordem em Portugal. Com a excepção de poder ser contitular de idosos e incapacitados. Tudo o resto, peça para lhe colocarem por escrito o artigo na lei a dizer que não podem por isto ou aquilo. Vai ver que ninguém se atreve.
Artigos sobre as Contas de Serviços Mínimos
As novidades mais recentes do Banco de Portugal sobre as CSMB (11 Agosto 2018)
A explicação sobre como funcionam as Contas de Serviços Mínimos Bancários (12 Maio 2018)
Como baixar/anular as comissões da CGD (25 Julho 2017)
Vídeo – Como fugir das comissões bancárias (8 Março 2017)
Acompanhe-nos AQUI
Registe-se AQUI para receber a Newsletter do Contas-poupança. Assim não perde nenhuma dica.
Se quiser um resumo muito claro e prático das dicas que demos nestes anos todos, pode adquirir o livro “Contas-poupança”. Escrevi-o com esse propósito.
É só clicar AQUI abaixo.