Apoios sociais

Como simular a sua reforma em poucos segundos: Guia prático [Vídeo]

Como simular a sua reforma em poucos segundos: Guia prático [Vídeo]
Kinga Krzeminska

Quem se reformar nos próximos anos deve esperar uma reforma muito mais baixa do que o salário atual. Mas quanto vai receber exatamente? Na reportagem desta semana do "Contas-poupança", mostramos-lhe como pode usar simulador de reforma da Segurança Social- em poucos segundos - na página da Segurança Social Direta, para calcular a reforma online.

Saiba quanto vai receber quando se reformar

Os cenários mais pessimistas dizem que quem se reformar em 2050 muito provavelmente vai ter uma reforma menos de metade do que o último salário e esta informação devia deixar-nos a todos muito preocupados. Nesta reportagem mostramos, passo a passo, como pode utilizar a página da Segurança Social Direta para fazer a simulação - com os seus dados reais - de qual será a sua reforma quando chegar à altura de deixar o mercado de trabalho.

Esta simulação só se aplica a quem faz descontos para a Segurança Social e não para outros organismos como a Caixa Geral de Aposentações (tem aqui o simulador da CGA). Antes que façam algumas críticas (que fazem todo o sentido) quero sublinhar que não pretendo mostrar todas as situações (que são imensas) como quem trabalhou na Função pública e no privado com descontos diferentes em anos diferentes, quem trabalhou no estrangeiro e outras circunstâncias.

O meu objetivo é alertá-lo para a necessidade de começar a poupar e a investir para a sua reforma. Se não o fizer, e se só contar com a sua eventual reforma, terá um final de vida muito limitado financeiramente. Deverá ter numa poupança, em investimentos ou património o equivalente à redução da sua reforma mensal (face à sua vida atual) vezes 20 anos, para ir retirando mensalmente a diferença para manter a sua qualidade de vida.

Disponível online, livrarias e supermercados.