EURIBOR – Novo mínimo histórico a 6 meses (outra vez)

Escrito por Pedro Andersson

31.01.18

}
2 min de leitura

Publicidade

Euribor hoje

Taxas Euribor renovam mínimos históricos a 6 meses e mantêm-se a 3, 9 e 12 meses.

Euribor 3 meses 

A Euribor a três meses manteve-se hoje em -0,328%.

Euribor 6 meses 

A taxa Euribor a seis meses, a mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação atingiu hoje -0,279%. NOVO MÍNIMO HISTÓRICO.

Euribor 9 meses 

A nove meses, a Euribor foi hoje fixada em -0,222%.

Euribor 12 meses 

No prazo de 12 meses, a taxa Euribor manteve-se nos -0,191%.

As Euribor são fixadas diariamente pela média das taxas às quais um conjunto de 57 bancos da zona euro está disposto a emprestar dinheiro entre si no mercado interbancário.

 

Para que servem estes dados?

Quando pedimos um empréstimo ao banco para comprar casa, na maior parte dos contratos ficou definido que todos os meses pagamos de juro o spread (lucro do banco) + Euribor (o juro a que os bancos emprestam uns aos outros). Ora, desde 2015 que a Euribor entrou em valores negativos. É o pesadelo dos bancos portugueses.

Exemplo: Quem tem um spread de 0,5 (por exemplo com euribor a 6 meses), só paga 0,5-0,275 (ou o valor do dia/mês/média da EURIBOR correspondente)=0,225%.
E sempre que desce mais uma milésima, é menos que paga na prestação e menos que o banco ganha. Mas foi o que ambos assinaram.

O banco devia estar a pagar a sua casa?

Agora imagine o caso de alguém que tem um spread de 0,3 com Euribor a 3 meses. O que acontece é que a Euribor negativa já é maior do que o spread. Ou seja, pelas regras da matemática, o banco devia estar a pagar a sua casa.
Mas o que os bancos estão a fazer (é o meu caso) é quando o valor chega ao zero, pára. Neste momento só estou a amortizar a casa e a pagar zero de juros relativamente ao spread.

Pode ver AQUI a reportagem que fiz sobre o assunto. Se tiverem alguma dica sobre este tema, digam.

Fiz uma breve sondagem no grupo de Facebook “Contas-poupança – As suas dúvidas” e percebi que havia interesse em que regularmente indicasse aqui a evolução da Euribor. As alterações são diárias mas fá-lo-ei apenas quando achar que se justifique. Mas o importante é andarem em cima das contas que fazem a vossa prestação da casa. E saberem quando a maré virar. Sim, porque a Euribor não vai continuar assim muito tempo. Sem querer estar a dar conselhos, não seria má ideia por dinheiro de lado para amortizar a casa, antes que a prestação suba. Assim, quando a Euribor subir, podem baixar a prestação amortizando a casa com o dinheiro que colocaram a render. Façam contas.

REGISTE-SE NO GRUPO “Contas-poupança – As suas dúvidas”.

Se quiser mais dicas, pode adquirir o livro “Contas-poupança” . É só clicar AQUI abaixo. Pode oferecer, se quiser dar uma prenda útil a alguém :).

Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

PPR | Quanto estou a ganhar (ou a perder) com os meus PPR (Abril de 2024)

Vale a pena fazer um PPR como investimento? (Mês #42) Depois de ter atingido o máximo de valorização em março, com uma rentabilidade média de 9,5% com os meus 10 PPR, em Abril, essa média baixou para 8%. A minha "história" com Planos Poupança Reforma como forma de...

AT não cobra valores de IRS inferiores a 25 euros nem reembolsa menos de 10 euros

Há valores abaixo dos quais o fisco não cobra ou reembolsa IRS A Autoridade Tributária (AT), explicou recentemente quais são os montantes mínimos de cobrança e de reembolso para os diferentes impostos, uma vez que os valores não são todos iguais. Trata-se de...

PODCAST | #236 – Vamos a contas | Posso pedir o meu salário em duodécimos?

O Bruno pediu à entidade patronal para receber o salário em duodécimos em vez de receber o subsídio de Férias e de Natal. E pergunta se é uma boa estratégia investir esse dinheiro a mais para o fazer crescer ao longo dos meses. Assim, vai receber o mesmo valor que os...

TOP 10 dos COMBUSTÍVEIS | Quem subiu e quem desceu (semana 29 de abril a 5 de maio)

Qual a marca de combustíveis mais barata esta semana? Como sabem, a previsão dada na sexta-feira passado foi de uma descida de 2 cêntimos no gasóleo e 2 cêntimos na gasolina. Será que as várias marcas seguiram essa tendência ou adotaram outras estratégias. Bem, ao...

COMBUSTÍVEIS | Qual é o preço justo esta semana? (29 de abril a 5 de maio)

Qual deveria ser o preço justo? A ERSE faz semanalmente as contas para o consumidor saber qual é o preço "justo" dos combustíveis face ao preço das matérias-primas e transportes de combustível. Esse preço "justo" já inclui uma margem de lucro de cerca de 10% para as...

EURIBOR | A sua prestação é revista em maio? Saiba se vai pagar mais ou menos

Créditos indexados à Euribor a 12 meses têm primeira descida na prestação desde janeiro de 2022 A prestação da casa vai ficar mais barata para os créditos à habitação indexados às Euribor a três, seis e 12 meses. No caso das prestações ligadas à Euribor a três meses,...

EURIBOR HOJE | Taxas descem a 3 e 6 meses e sobem a 12

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

PODCAST | #235 – Poupar na eletricidade: qual é o melhor tarifário para mim?

Poupar na eletricidade O mercado da eletricidade está em constante ebulição. Se ficar parado a ver os comboios passar, pode estar a perder excelentes oportunidades de poupança. Há pessoas que me mandam mensagens a dizer que estão a poupar centenas de euros por ano por...

PodTEXT Vamos a contas | Devo investir o meu Fundo de Emergência?

O podcast de sempre, agora mais inclusivo! Como a literacia financeira é um aspeto fundamental para a boa gestão das finanças pessoais, os podcasts do Contas-poupança tornam-se agora mais inclusivos e passarão a ser publicados também em texto, nomeadamente para...

EURIBOR HOJE | Taxas sobem a 3 e 6 meses e descem a 12

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

Publicidade

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Artigos relacionados

4 Comentários

  1. Micael

    Bom dia Caro Pedro Andersson,

    Costumo de visualizar o seu programa, assim como todos as noticias que envia para as redes sociais, acho que está a fazer um excelente trabalho ao informar todos os Portugueses de vantagens e desvantagens de determinados produtos ou serviços e por esse motivo desde já agradeço 😉 A minha questão prende-se com o facto de possivelmente num curto/médio prazo irei contrair um crédito a habitação, qual das Euribor é mais vantajosa 3,6,9 ou 12? Actualmente todos os bancos onde fui pedir uma simulação fazem sempre a Euribor a 12 meses, essa não será eventualmente aquela que no futuro irá subir mais? Qual o máximo histórico registado nesta Euribor?

    Responder
    • Pedro Andersson

      O máximo foi 5%. Veja o programa de hoje a noite. É importantíssimo.

      Responder
  2. Fernando

    A longo prazo tende a ser completamente indiferente a taxa. Tudo depende da altura em que foi contraído o empréstimo, de qualquer forma estaremos sempre a falar numa diferença pouco significativa e que pode tender para qualquer um dos lados.

    A taxa a 12 meses pode ser a que se mantenha mais tempo a valores máximos mas por outro lado também é a que ira demorar mais tempo a lá chegar. Tem que se pensar na taxa a 12 meses como uma média com mais consistência … não se assiste a variações tao brutas.

    Será vantajosa essa taxa enquanto as taxas forem começando a subir, será desvantajosa quando as taxas começarem a descer e essa demore mais tempo a acompanhar!

    Responder
  3. Pedro Liberato

    Bom dia!
    Sou um acompanhante assíduo do programa, assim como do site.
    Neste campo do credito habitação e das taxas de juro, eu optei por taxa fixa a 30 anos (na altura 1.47), ficando no total com 2.72 (T. Fixa 1.47 + Spread 1.25).
    Pareceu-me vantajoso tendo em conta a longevidade do crédito. Optando por algo mais caro “actualmente”, mas estável.
    Bem sei que cada cabeça sua sentença, mas pareceu-me bastante adequando em aproveitar neste momento, visto que também estão baixas. E tendo em conta a importância do crédito habitação nas nossas vidas.
    Sinto que seria mais fácil optar pela Euribor neste momento, mas procurei ser mais ” cuidadoso”.
    São sempre opções.
    Cumprimentos

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.