IRS automático vai passar a abranger recibos verdes este ano

Escrito por Pedro Andersson

18.02.21

}
4 min de leitura

Publicidade

IRS automático vai passar a abranger recibos verdes

É uma grande novidade. O Conselho de Ministros aprovou hoje o alargamento da declaração de IRS automática aos profissionais liberais que estejam inscritos na Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) para o exercício de uma atividade de prestação de serviços.

“O universo de contribuintes é alargado aos inscritos na base de dados da Autoridade Tributária para o exercício, exclusivamente, de uma atividade de prestação de serviços prevista na tabela de atividades aprovada pela portaria a que se refere o artigo 151.º Código do IRS”, refere o comunicado do Conselho de Ministros, assinalando que o automatismo não vai, no entanto, incluir os que estão inscritos na categoria de “Outros prestadores de serviços”, onde se inclui o alojamento local.

Desta forma os trabalhadores independentes começam também a ser abrangidos pelo IRS automático, o que acontece pela primeira vez, sendo que, refere o mesmo comunicado, para beneficiarem deste automatismo terão de estar no regime simplificado e de emitirem através do Portal das Finanças as faturas, faturas-recibo e recibos no Sistema de Recibos Eletrónicos.

A tabela de atividades prevista na portaria para que remete o artigo 151.º contempla psicólogos, arquitetos, engenheiros, artistas de teatro, atores músicos, psicólogos e sociólogos, sacerdotes, médicos e dentistas, solicitadores, advogados, professores, contabilistas ou veterinários, entre muitas outras.

Em declarações à Lusa, o secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, precisou que este alargamento do IRS automático vai aplicar-se já este ano quando, entre 1 de abril e 30 de junho, os contribuintes começarem a entregar a declaração anual dos rendimentos auferidos em 2020.

De fora do IRS automático ficam os contribuintes inscritos junto da AT na categoria de “Outros prestadores de serviços”, onde se incluem por exemplo, o alojamento local, canalizadores ou técnicos de reparação de eletrodomésticos.

O IRS automático fez a sua estreia em 2017 para os contribuintes sem dependentes a cargo que, em 2016, tiveram apenas rendimentos das categorias A (trabalho por conta de outrem) e H (pensões, com exceção de pensões de alimentos) obtidos em Portugal.

Quem pode ter IRS Automático

Em 2018, este automatismo foi alargado às famílias com filhos e com benefícios fiscais resultantes de donativos comunicados à Autoridade Tributária e Aduaneira através de uma declaração oficial, no caso a Modelo 25. Já em 2019, esta declaração automática passou a estar disponível para quem tem aplicações em PPR.

Este ano é dado mais um passo, com o mecanismo a ser alargado aos recibos verdes, ou seja, a pessoas inscritas naquelas tipologias de prestação de serviços e que auferem rendimentos da categoria B.

A par deste alargamento gradual, António Mendonça Mendes salienta a necessidade de se potenciar mais a utilização do IRS automático junto dos contribuintes que em anos anteriores já estavam por ele abrangidos. Ainda sem a inclusão dos recibos verdes (com exceção dos que estão na categoria dos “Outros prestadores de serviços”), o IRS automático já abrange cerca de 3,2 milhões de declarações.

Os dados relativos à campanha do ano passado revelam, porém, que são ainda poucos os que aproveitam este automatismo, com as declarações automáticas a totalizarem 1.676.408.

IRS | Fisco lança app e-fatura oficial para consultar e validar faturas pendentes

Cuidado com o IRS Automático

Aproveito para alertar que deve ter sempre MUITO CUIDADO com o IRS Automático. A menos que o seu IRS seja mesmo super simples e não tenha muitas deduções pode perder muitas dezenas ou até centenas de euros de deduções se aceitar “de cruz” as contas do computador da AT. É que ele vai buscar tudo, tenha erros ou não. Deve sempre confirmar que está lá contabilizadas TODAS as suas despesas e do seu agregado familiar. Isso ainda pode ser complexo para alguns.

Conheço muitas pessoas que abrem a aplicação do IRS Automático, vêem que têm dinheiro a receber e nem sequer pensam mais no assunto. Aceitam e pronto. Se tivessem cabeça, em vez de receberem 300 euros, poderiam receber 600 ou 1.000 euros.

Encare o IRS como um trabalho extra. Duas ou 3 horas dedicadas ao assunto podem valer-lhe umas centenas de euros que ficam no seu bolso. Não acha que vale a pena o esforço?

Tem sempre a opção de entregar o IRS a um contabilista. Gasta 20 ou 30 euros mas tem a certeza de que vai buscar tudo aquilo a que tem direito. Avalie.


Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

PPR | Quanto estou a ganhar (ou a perder) com os meus PPR (Abril de 2024)

Vale a pena fazer um PPR como investimento? (Mês #42) Depois de ter atingido o máximo de valorização em março, com uma rentabilidade média de 9,5% com os meus 10 PPR, em Abril, essa média baixou para 8%. A minha "história" com Planos Poupança Reforma como forma de...

AT não cobra valores de IRS inferiores a 25 euros nem reembolsa menos de 10 euros

Há valores abaixo dos quais o fisco não cobra ou reembolsa IRS A Autoridade Tributária (AT), explicou recentemente quais são os montantes mínimos de cobrança e de reembolso para os diferentes impostos, uma vez que os valores não são todos iguais. Trata-se de...

PODCAST | #236 – Vamos a contas | Posso pedir o meu salário em duodécimos?

O Bruno pediu à entidade patronal para receber o salário em duodécimos em vez de receber o subsídio de Férias e de Natal. E pergunta se é uma boa estratégia investir esse dinheiro a mais para o fazer crescer ao longo dos meses. Assim, vai receber o mesmo valor que os...

TOP 10 dos COMBUSTÍVEIS | Quem subiu e quem desceu (semana 29 de abril a 5 de maio)

Qual a marca de combustíveis mais barata esta semana? Como sabem, a previsão dada na sexta-feira passado foi de uma descida de 2 cêntimos no gasóleo e 2 cêntimos na gasolina. Será que as várias marcas seguiram essa tendência ou adotaram outras estratégias. Bem, ao...

COMBUSTÍVEIS | Qual é o preço justo esta semana? (29 de abril a 5 de maio)

Qual deveria ser o preço justo? A ERSE faz semanalmente as contas para o consumidor saber qual é o preço "justo" dos combustíveis face ao preço das matérias-primas e transportes de combustível. Esse preço "justo" já inclui uma margem de lucro de cerca de 10% para as...

EURIBOR | A sua prestação é revista em maio? Saiba se vai pagar mais ou menos

Créditos indexados à Euribor a 12 meses têm primeira descida na prestação desde janeiro de 2022 A prestação da casa vai ficar mais barata para os créditos à habitação indexados às Euribor a três, seis e 12 meses. No caso das prestações ligadas à Euribor a três meses,...

EURIBOR HOJE | Taxas descem a 3 e 6 meses e sobem a 12

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

PODCAST | #235 – Poupar na eletricidade: qual é o melhor tarifário para mim?

Poupar na eletricidade O mercado da eletricidade está em constante ebulição. Se ficar parado a ver os comboios passar, pode estar a perder excelentes oportunidades de poupança. Há pessoas que me mandam mensagens a dizer que estão a poupar centenas de euros por ano por...

PodTEXT Vamos a contas | Devo investir o meu Fundo de Emergência?

O podcast de sempre, agora mais inclusivo! Como a literacia financeira é um aspeto fundamental para a boa gestão das finanças pessoais, os podcasts do Contas-poupança tornam-se agora mais inclusivos e passarão a ser publicados também em texto, nomeadamente para...

EURIBOR HOJE | Taxas sobem a 3 e 6 meses e descem a 12

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

Publicidade

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Artigos relacionados

5 Comentários

  1. Leticia Matthioli Mateus

    Onde se declaram os Donativos?

    Responder
  2. Silvia Semedo

    Adoro o novo site!! Está perfeito.

    Obrigado pelos seus artigos já me esclareceram imensas dúvidas.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Fico contente com o seu comentário. Obrigado. Fizemos um esforço para melhorar :). Aceito críticas construtivas. É difícil acertar em tudo à primeira.

      Responder
  3. Sandra Rosa

    Boa noite vi hoje, 3/03/2021 na sic que informa acerca de como deduzir despesas médicas, tratamentos etc. a minha dúvida perde-se ao facto de ter uma dúvida: tendo um filho com diabetes poderá ser aplicada a alteração das linhas mencionadas ou só se aplica a deficiência?

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Tem de ter um atestado de incapacidade multiuso com pelo menos 60%>

      Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. Contribuintes têm até hoje às 00h00 para validar as faturas no e-Fatura - […] IRS automático vai passar a abranger recibos verdes este ano […]

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.