Aceito os termos e condições.

Email Marketing by E-goi

IRS automático vai passar a abranger recibos verdes este ano

Escrito por Pedro Andersson

18.02.21

}
4 min de leitura

IRS automático vai passar a abranger recibos verdes

É uma grande novidade. O Conselho de Ministros aprovou hoje o alargamento da declaração de IRS automática aos profissionais liberais que estejam inscritos na Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) para o exercício de uma atividade de prestação de serviços.

“O universo de contribuintes é alargado aos inscritos na base de dados da Autoridade Tributária para o exercício, exclusivamente, de uma atividade de prestação de serviços prevista na tabela de atividades aprovada pela portaria a que se refere o artigo 151.º Código do IRS”, refere o comunicado do Conselho de Ministros, assinalando que o automatismo não vai, no entanto, incluir os que estão inscritos na categoria de “Outros prestadores de serviços”, onde se inclui o alojamento local.

Desta forma os trabalhadores independentes começam também a ser abrangidos pelo IRS automático, o que acontece pela primeira vez, sendo que, refere o mesmo comunicado, para beneficiarem deste automatismo terão de estar no regime simplificado e de emitirem através do Portal das Finanças as faturas, faturas-recibo e recibos no Sistema de Recibos Eletrónicos.

A tabela de atividades prevista na portaria para que remete o artigo 151.º contempla psicólogos, arquitetos, engenheiros, artistas de teatro, atores músicos, psicólogos e sociólogos, sacerdotes, médicos e dentistas, solicitadores, advogados, professores, contabilistas ou veterinários, entre muitas outras.

Em declarações à Lusa, o secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, precisou que este alargamento do IRS automático vai aplicar-se já este ano quando, entre 1 de abril e 30 de junho, os contribuintes começarem a entregar a declaração anual dos rendimentos auferidos em 2020.

De fora do IRS automático ficam os contribuintes inscritos junto da AT na categoria de “Outros prestadores de serviços”, onde se incluem por exemplo, o alojamento local, canalizadores ou técnicos de reparação de eletrodomésticos.

O IRS automático fez a sua estreia em 2017 para os contribuintes sem dependentes a cargo que, em 2016, tiveram apenas rendimentos das categorias A (trabalho por conta de outrem) e H (pensões, com exceção de pensões de alimentos) obtidos em Portugal.

Quem pode ter IRS Automático

Em 2018, este automatismo foi alargado às famílias com filhos e com benefícios fiscais resultantes de donativos comunicados à Autoridade Tributária e Aduaneira através de uma declaração oficial, no caso a Modelo 25. Já em 2019, esta declaração automática passou a estar disponível para quem tem aplicações em PPR.

Este ano é dado mais um passo, com o mecanismo a ser alargado aos recibos verdes, ou seja, a pessoas inscritas naquelas tipologias de prestação de serviços e que auferem rendimentos da categoria B.

A par deste alargamento gradual, António Mendonça Mendes salienta a necessidade de se potenciar mais a utilização do IRS automático junto dos contribuintes que em anos anteriores já estavam por ele abrangidos. Ainda sem a inclusão dos recibos verdes (com exceção dos que estão na categoria dos “Outros prestadores de serviços”), o IRS automático já abrange cerca de 3,2 milhões de declarações.

Os dados relativos à campanha do ano passado revelam, porém, que são ainda poucos os que aproveitam este automatismo, com as declarações automáticas a totalizarem 1.676.408.

IRS | Fisco lança app e-fatura oficial para consultar e validar faturas pendentes

Cuidado com o IRS Automático

Aproveito para alertar que deve ter sempre MUITO CUIDADO com o IRS Automático. A menos que o seu IRS seja mesmo super simples e não tenha muitas deduções pode perder muitas dezenas ou até centenas de euros de deduções se aceitar “de cruz” as contas do computador da AT. É que ele vai buscar tudo, tenha erros ou não. Deve sempre confirmar que está lá contabilizadas TODAS as suas despesas e do seu agregado familiar. Isso ainda pode ser complexo para alguns.

Conheço muitas pessoas que abrem a aplicação do IRS Automático, vêem que têm dinheiro a receber e nem sequer pensam mais no assunto. Aceitam e pronto. Se tivessem cabeça, em vez de receberem 300 euros, poderiam receber 600 ou 1.000 euros.

Encare o IRS como um trabalho extra. Duas ou 3 horas dedicadas ao assunto podem valer-lhe umas centenas de euros que ficam no seu bolso. Não acha que vale a pena o esforço?

Tem sempre a opção de entregar o IRS a um contabilista. Gasta 20 ou 30 euros mas tem a certeza de que vai buscar tudo aquilo a que tem direito. Avalie.


Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

Como poupar centenas de euros quando fizer a escritura da sua casa

Quanto custa fazer uma Escritura? (SIM! OS SOLICITADORES também fazem DOCUMENTOS PARTICULARES AUTENTICADOS). E por vezes mais baratos que todos e com igual competência. Obrigado a todos os solicitadores que estão a criticar (e bem) o facto de eu não ter dito que os...

CRECHES | Creche gratuita para todas as crianças de famílias até ao 2º escalão de rendimentos

Creche gratuita para todas as crianças de famílias até ao 2º escalão de rendimentos A creche passa a ser gratuita para todas as crianças de famílias até ao segundo escalão de rendimentos a partir de quarta-feira e com efeitos a 1 de setembro, segundo portaria hoje...

PODCAST | #72 – Como posso evitar os aumentos da eletricidade?

Prepare-se para aumentos na sua fatura de eletricidade. No mercado regulado, já aumentaram duas vezes este ano e a 1 de Janeiro provavelmente vai aumentar outra vez. E algumas empresas no mercado liberalizado também já estão a avisar que vão aumentar e em janeiro...

ANÁLISE | Mês #8 – Como estão a correr os meus investimentos nos robôs financeiros?

Como estão os meus investimentos "automáticos"? Ao longo destes últimos 3 anos, comecei a investir parte das minhas poupanças. Tenho recebido muitas perguntas sobre como começar a investir. Estes artigos sobre investimentos "automáticos" têm por objetivo mostrar que...

PODCAST | #71 – O que tem de fazer para gastar o saldo do IVAucher?

Acumulei saldo no IVAucher. E agora? No episódio #67 expliquei-lhe como devia fazer para acumular dinheiro no IVAucher para gastar no fim do ano. Agora essa fase já acabou e já tem ideia do saldo que vai poder gastar. Mas como é que isso se faz? Tenho de me inscrever...

COMBUSTÍVEIS | Preços na próxima semana (20 a 26 de setembro)

Preços dos combustíveis na semana que vem A informação dos preços dos combustíveis é baseada nos cálculos que têm em conta a cotação nos mercados internacionais e outros fatores que são considerados na formação do preço dos combustíveis em Portugal. São dados que...

VÍDEO | O que tem de fazer para gastar o saldo que acumulou no IVAucher?

Como gasto o saldo que acumulei no IVAucher? Antes de mais, muito obrigado por ter visto a reportagem do Contas-poupança, ontem no Jornal da Noite na SIC. Apesar de estar a dar a "bola" na concorrência, 1 em cada 5 portugueses (1 milhão de pessoas) que estavam a ver...

ELETRICIDADE | Preço da eletricidade no mercado regulado volta a aumentar 3% em outubro

Eletricidade no mercado regulado volta a aumentar 3% em outubro Já vos tinha avisado que os preços da eletricidade vão aumentar e não é pouco. Em Julho já tinham aumentado 3%. Cá está a confirmação e não vai parar por aqui. Preparem-se. ERSE aumenta preço do kWh no...

Como vai ser feito o reembolso do IVAucher daqui a duas semanas?

O que têm de fazer consumidores e comerciantes para usar o saldo do IVAucher? Durante os meses do verão acumulou no IVAucher todo o IVA que gastou em restaurantes, hotéis e cultura. A partir do mês que vem (1 de outubro) pode começar a gastá-lo. Na reportagem desta...

IRS | Prazo para contribuintes pedirem para pagar IRS em prestações termina hoje

Atenção ao prazo para pedir para pagar IRS em prestações Os contribuintes que não pagaram até 31 de agosto o IRS relativo aos rendimentos auferidos em 2020 têm até hoje para fazerem um pedido e pagamento em prestações, podendo faze-lo de forma simplificada no Portal...

Publicidade

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Publicidade

Artigos relacionados

5 Comentários

  1. Leticia Matthioli Mateus

    Onde se declaram os Donativos?

    Responder
  2. Silvia Semedo

    Adoro o novo site!! Está perfeito.

    Obrigado pelos seus artigos já me esclareceram imensas dúvidas.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Fico contente com o seu comentário. Obrigado. Fizemos um esforço para melhorar :). Aceito críticas construtivas. É difícil acertar em tudo à primeira.

      Responder
  3. Sandra Rosa

    Boa noite vi hoje, 3/03/2021 na sic que informa acerca de como deduzir despesas médicas, tratamentos etc. a minha dúvida perde-se ao facto de ter uma dúvida: tendo um filho com diabetes poderá ser aplicada a alteração das linhas mencionadas ou só se aplica a deficiência?

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Tem de ter um atestado de incapacidade multiuso com pelo menos 60%>

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.