O que tem de fazer em Fevereiro para aumentar o reembolso do IRS?

Escrito por Pedro Andersson

14.02.24

}
5 min de leitura

Publicidade

Atenção aos prazos

Estamos quase a chegar à altura de voltar a entregar o IRS. Abril ainda parece longe, mas para aumentar o seu reembolso do IRS, há coisas que deve fazer nas próximas semanas, como explicámos na reportagem do Contas-poupança da semana passada.

Para muitos, o IRS continua a ser um bicho de 7 cabeças, mas há pequenos passos que podem significar uma diferença de dezenas ou até centenas de euros no reembolso do IRS. 

O tem de fazer nos próximos dias

A entrega do IRS só começa a 1 de Abril. Então, porque é que estamos a falar disto quando ainda faltam 2 meses? Porque se quiser que corra tudo bem, da forma mais simples possível e não ser prejudicado de nenhuma forma, há prazos que deve cumprir. Alguns deles acabam já no dia 15 de fevereiro (amanhã).

Atualize o seu agregado familiar

O primeiro passo é atualizar o seu agregado familiar. Se é igual ao que tinha a 31 de dezembro de 2022 não precisa fazer nada. Se a sua família mudou até ao passado dia 31 de dezembro de 2023, então é melhor prestar atenção a esta informação.

Basta ir ao seu Portal das finanças, escreve no motor de busca “agregado familiar”, clica em “consultar” e se estiver tudo bem, não precisa fazer nada. Se precisar alterar, clica em comunicar e segue os passos.

Mesmo que se esqueça de fazer isto, pode sempre alterar tudo em Abril, mas tem de recusar o IRS Automático e preencher tudo manualmente. 

Atenção porque há uma exceção. Se tiver guarda partilhada de filhos, tem mesmo de fazer essa alteração agora até 15 de Fevereiro. Caso contrário, um dos dois pais vai ser prejudicado e não há nada a fazer.

Tem filhos a estudar no interior ou ilhas?

Há um alerta importante também para quem tem filhos a estudar no interior do país ou nas regiões autónomas. Tem até 15 de fevereiro para comunicar isso no Portal das Finanças. Se não o fizer, pode perder o direito a ter um desconto adicional no IRS. Estamos a falar de mais 400 euros de dedução.

Basta ir novamente ao Portal das Finanças e escrever no motor de busca “estudante deslocado” e registar o contrato de arrendamento. Tem de fazer isto todos os anos.

Mudou-se para o interior do país?

É também até 15 de fevereiro que quem saiu dos centros urbanos e paga renda de casa no interior do país deve comunicar o número do contrato para aumentar a dedução com essas rendas. Pesquise no motor de busca “transferência de residência permanente para território do interior”.

E se um senhorio fez um contrato de arrendamento de longa duração, é também até 15 de fevereiro que deve comunicar isso às finanças para pagar menos IRS.

Verifique o e-fatura até 26 de fevereiro

Agora vamos ao mais trabalhoso: o e-fatura. Tem até 26 de fevereiro para validar todas as faturas pendentes. 

Não tem nada a perder por pedir fatura com número de contribuinte. Pode ir buscar 750 euros em deduções em vez de apenas os 500 das despesas gerais. 

Basta validar as faturas de restaurantes, hotéis, cabeleireiros, veterinários, passes mensais, oficinas, ginásios, e mais alguns setores. Dão direito a mais 250 euros, para além dos 500 das Despesas Gerais familiares.

E faça isso rápido porque se deixar para o último dia, o sistema não só vai bloquear, como pode não ter tempo para validar todas.

Não se esqueça de que pode fazer tudo isto na aplicação para telemóvel “e-fatura”. Pode validar tudo enquanto bebe um café. Valide as faturas de todos os elementos do agregado, mesmo das crianças e bebés.

Passa recibos verdes?

Mas o problema é mais grave se passar recibos verdes e não ligar nada ao e-fatura. Todas as faturas ficam pendentes à espera de que diga se são despesas pessoais ou profissionais. E se ganhar mais de 27 mil euros por ano e não colocar as despesas como profissionais pode estar a perder muito dinheiro porque não atinge os 25% de despesas. São poucos os que sabem isto… Pode perder milhares de euros em deduções.

Há despesas que só aparecem em Março

Mais um alerta. Quando for validar as faturas pendentes no e-fatura não fique preocupado se não encontrar faturas de educação ou recibos de renda. É normal. Só vão aparecer a 15 de março, numa página à parte.

O seu reembolso vai descer em 2024

Por último, uma má notícia.  Prepare-se porque este ano, o seu reembolso do IRS provavelmente vai ser muito menor do que no ano passado. Será normal, porque a retenção na fonte do IRS foi inferior em 2023. Recebeu mais dinheiro líquido todos os meses, logo há menos dinheiro para devolver este ano. E a tendência será essa nos próximos anos. A intenção é acabar com os reembolsos do IRS.

É por isso que é tão importante pedir fatura com número de contribuinte de tudo: para poder descontar no imposto a pagar agora quando entregar o IRS em Abril. Quanto mais faturas tiver, menos imposto tem de pagar e maior será o reembolso, se tiver direito a ele.

É verdade que pode não gostar de ir ao Portal das finanças e perder tempo com estas burocracias, mas se não o fizer pode estar a prejudicar-se e muito.

Perder meia hora a atualizar os seus dados e a verificar as suas faturas pendentes, pode aumentar bastante o seu reembolso do IRS. Mas tem de fazer isso agora. Se não sabe como fazer, peça ajuda. Não é tão complicado como parece.

Pode ver ou rever AQUI a reportagem em vídeo do Contas-poupança:

 


GANHAR DINHEIRO – O livro que ensina tudo o que a escola não ensina

Em apenas 5 passos, tem o caminho com a estratégia mais eficaz para criar riqueza com o seu salário.

https://bit.ly/GanharDinheiro_ComoCriarRiquezaComUmSalárioNormal


OS OUTROS 4 LIVROS (Já os leu?)

Contas-poupança – Como superar a inflação e ganhar com a crise

Contas-poupança – Vença a crise com inteligência

Contas-poupança – Poupe ainda mais, Invista melhor

Contas-poupança – Viva melhor com o mesmo dinheiro

Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

Acrescente uma linha no IRS e receba mais 10% de dedução em educação (Interior e ilhas)

SABIA QUE se vive no interior do país (ou ilhas) tem mais 10% de dedução nas suas despesas de Educação? Isto é muito importante para TODAS as famílias com filhos na escola, nos distritos do interior e nos Açores e na Madeira. Eu não sabia disto. Quando menos...

PodTEXT Vamos a contas | Fiz retenção na fonte, mas tenho de pagar IRS. Porquê?

O podcast de sempre, agora mais inclusivo! Como a literacia financeira é um aspeto fundamental para a boa gestão das finanças pessoais, os podcasts do Contas-poupança tornam-se agora mais inclusivos e passarão a ser publicados também em texto, nomeadamente para...

O Governo vai baixar o IRS – O que muda no meu salário?

O meu salário vai subir quanto? O Governo aprovou hoje o famoso “alívio fiscal” de que tanto se tem falado nas últimas semanas. Vou tentar traduzir para “dinheirês” o que acaba de ser decidido. Conheça a nova tabela dos escalões do IRS O Conselho de Ministros desta...

EURIBOR HOJE | Taxas descem a três meses e sobem a seis e 12

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

COMBUSTÍVEIS | Preços na próxima semana (22 a 28 de abril)

Preços dos combustíveis na semana que vem A informação dos preços dos combustíveis é baseada nos cálculos que têm em conta a cotação nos mercados internacionais e outros fatores considerados na formação do preço dos combustíveis em Portugal. São dados que recolho...

Se quiser investir é melhor um PPR ou um ETF? (Mês #31- Março 24)

PPR vs. ETF: Qual é melhor para investir a longo prazo? Nos últimos anos, com o aumento da literacia financeira (e aqui no Contas-poupança orgulhamo-nos de fazer paret desse percurso), milhares de portugueses descobriram que os PPR podiam servir para ganhar dinheiro e...

PodTEXT| Como vai usar de forma (mais) inteligente o seu reembolso do IRS?

O podcast de sempre, agora mais inclusivo! Como a literacia financeira é um aspeto fundamental para a boa gestão das finanças pessoais, os podcasts do Contas-poupança tornam-se agora mais inclusivos e passarão a ser publicados também em texto, nomeadamente para...

EURIBOR HOJE | Taxas sobem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

VÍDEO | Como funciona o IRS Jovem e quem tem direito?

Aproveita o IRS Jovem Os jovens que acabaram os estudos e começaram a trabalhar desde 2020, têm direito a descontos muito grandes no IRS. Na reportagem esta semana do Contas-poupança explicámos-lhe quem tem direito ao IRS Jovem e como funciona. Quem tem direito Se...

Portugal em 13º lugar entre 39 países na literacia financeira

Tendência para criar poupanças tem vindo a diminuir desde 2020 O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF) - composto por representantes do Banco de Portugal (BdP), da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) e pela Comissão do Mercado...

Publicidade

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Artigos relacionados

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.