Quanto tempo duram as lâmpadas LED?
Boa pergunta! Durante muito tempo tive esta dúvida. Agora estão mais baratas do que há alguns anos, mas lembro-me de que na altura a minha questão era se compensava pagar muito mais por elas pelo tempo que elas duravam.
Respondendo à pergunta deste artigo, as suas não sei, mas as minhas sei. Cada uma delas. Sempre que substituo uma, faço questão de escrever a data em que ela entra em funções cá em casa. Quando se funde, ou perde a intensidade e tenho de a substituir, ao retirá-la, sei sempre se ela durou o que era suposto durar ou se devo acionar a garantia e recebo uma nova gratuitamente. Hoje aconteceu novamente.
Esta dica não é nenhuma novidade. Faço isto desde 2012.
Como faço para ter lâmpadas grátis desde 2012 usando a garantia
Hoje tive de substituir uma das lâmpadas LED da minha sala. Ao retirá-la, verifiquei com satisfação, que estava a fazer o seu trabalho desde abril de 2017. Durou, portanto, mais de 6 anos. Cumpriu bem a sua missão.
Aproveito para relembrar (espero que sejam espécies raras) que se ainda tem algum foco ou lâmpada de halogéneo na sua casa, está a deitar dinheiro à rua de forma absurda. Mude tudo rapidamente para LED.
Tenho, ao longo dos anos, experimentado todo o tipo de lâmpadas LED e procuro sempre a mais luminosa, com a temperatura de cor que quero para cada divisão da casa ao preço mais barato.
Hoje descobri o foco LED GU10 (com os dois “parafusos” achatados nas pontas) mais potente (10 W) que encontrei até agora. Tem 920 lúmen (diz a caixa), ou seja, tem uma luz bastante forte, que é o que pretendo. A maioria das que encontro à venda têm uma luz muito fraca, embora gastem de facto quase nada. Já a instalei e estou satisfeito.
A garantia é de quanto tempo?
Estas lâmpadas têm escrito que a garantia é de 2 anos, mas quero relembrá-lo que atualmente as garantias dos bens móveis passou, por uma diretiva europeia, para 3 anos.
Nos primeiros 2 anos, presume-se que o defeito é de fabrico e não tem de provar nada ao acionar a garantia. Se já for no terceiro ano, o consumidor é obrigado a provar que o defeito já existia no momento da compra. No caso das lâmpadas é impossível (digo eu) fazer prova disso.
O que vos posso dizer é que, até hoje, sempre que voltei à loja antes de 2 anos com a lâmpada fundida, trouxe uma nova gratuitamente. E como eu sei que foi antes dos dois anos? Porque escrevo sempre a data do dia em que a comecei a utilizar e fotografo a fatura.
Só faz isto se quiser. Eu acho piada a controlar estas coisas.
5 passos simples que vão mudar a sua vida
Finalmente, um livro que ensina tudo o que a Escola, o Estado e as famílias não ensinam sobre Dinheiro. Em apenas 5 passos, tem o caminho com a estratégia mais eficaz para criar riqueza com o seu salário, e não com o salário dos outros ou com o que gostava de ter.
Link para reservar já o livro que vai mudar a sua vida financeira:
As lâmpadas de Led são reparáveis. Há vídeos a ensinar a reparação.
Olá. Compreendo. Mas porque vou reparar se estiverem na garantia?
Eu para manter ao corrente das garantias utilizo uma aplicação que se chama “keep warranty”.
Guardo a faturinha.
Em grandes superfícies, levo a velha e trago a nova.
A poucos meses, fundiu-se uma lâmpada, mas desta vez era duma superfície chinesa, não me trocaram, relembrei que tem garantia e que são obrigados a trocar, mas foi em vão, pedi o livro de reclamações.
Até hoje nada.
Podia sempre chamar as autoridades para esse caso. No entanto, material elétrico nessa lojas económicas é gato por lebre, ou melhor, rato por lebre. São de pior qualidade e mais caras do que as linhas económicas das grandes superfícies.
Boa tarde,
Pode indicar onde conseguimos comprar essa lampada?
Ola. Leds iluminação, Amadora