PODCAST | #176 – Cuidado com o seu aumento de salário em Julho – É uma ilusão?

Escrito por Pedro Andersson

10.07.23

}
2 min de leitura

Publicidade

Vai receber mais dinheiro a partir de julho, mas…

O Governo mudou – a partir de Julho – a fórmula de cálculo da retenção na fonte de IRS dos nossos salários. Isso quer dizer que o seu salário líquido vai aumentar, mas será que isso representa um aumento salarial?

Se pensar que foi aumentado, deve perceber que é uma ilusão fiscal. Tudo o que receber a mais agora nestes 6 meses até ao fim do ano é dinheiro que depois não vai receber no reembolso do IRS.

Neste episódio, explico-lhe o que está em causa e como pode evitar surpresas no ano que vem e, eventualmente, até ganhar dinheiro com esta situação.

Aproveite a minha boleia para melhorar a sua vida financeira e partilhe este podcast com os seus amigos.

O que é um podcast?

Aproveite a minha boleia financeira (gravo em áudio uma “conversa” no carro enquanto faço as minhas viagens e faço de conta que você vai ali ao meu lado) e veja como pode aumentar-se a si próprio. São uma espécie de programas de rádio para escutar enquanto faz outras coisas. Subscreva o podcast na plataforma em que estiver a ouvir para ser avisado sempre que houver um episódio novo. Não estranhe ouvir o motor do carro, buzinadelas e o pisca-pisca. Faz parte da viagem.

Aprenda a gerir melhor o seu dinheiro

Tem a seguir os links para o Spotify, Soundcloud e iTunes. Para quem não percebe nada disto, deve ir à loja de aplicações do seu telemóvel e instalar gratuitamente a app “Spotify” ou “iTunes” ou outra que dê para ouvir Podcasts. No caso do SoundCloud basta clicar e começa logo a ouvir.

 

Boa viagem e boas poupanças!

Subscreva o Podcast e partilhe-o com os seus amigos ou familiares que se queixam de ter pouco dinheiro e muitas despesas.


Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

PODCAST | #236 – Vamos a contas | Posso pedir o meu salário em duodécimos?

O Bruno pediu à entidade patronal para receber o salário em duodécimos em vez de receber o subsídio de Férias e de Natal. E pergunta se é uma boa estratégia investir esse dinheiro a mais para o fazer crescer ao longo dos meses. Assim, vai receber o mesmo valor que os...

TOP 10 dos COMBUSTÍVEIS | Quem subiu e quem desceu (semana 29 de abril a 5 de maio)

Qual a marca de combustíveis mais barata esta semana? Como sabem, a previsão dada na sexta-feira passado foi de uma descida de 2 cêntimos no gasóleo e 2 cêntimos na gasolina. Será que as várias marcas seguiram essa tendência ou adotaram outras estratégias. Bem, ao...

COMBUSTÍVEIS | Qual é o preço justo esta semana? (29 de abril a 5 de maio)

Qual deveria ser o preço justo? A ERSE faz semanalmente as contas para o consumidor saber qual é o preço "justo" dos combustíveis face ao preço das matérias-primas e transportes de combustível. Esse preço "justo" já inclui uma margem de lucro de cerca de 10% para as...

EURIBOR | A sua prestação é revista em maio? Saiba se vai pagar mais ou menos

Créditos indexados à Euribor a 12 meses têm primeira descida na prestação desde janeiro de 2022 A prestação da casa vai ficar mais barata para os créditos à habitação indexados às Euribor a três, seis e 12 meses. No caso das prestações ligadas à Euribor a três meses,...

EURIBOR HOJE | Taxas descem a 3 e 6 meses e sobem a 12

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

PODCAST | #235 – Poupar na eletricidade: qual é o melhor tarifário para mim?

Poupar na eletricidade O mercado da eletricidade está em constante ebulição. Se ficar parado a ver os comboios passar, pode estar a perder excelentes oportunidades de poupança. Há pessoas que me mandam mensagens a dizer que estão a poupar centenas de euros por ano por...

PodTEXT Vamos a contas | Devo investir o meu Fundo de Emergência?

O podcast de sempre, agora mais inclusivo! Como a literacia financeira é um aspeto fundamental para a boa gestão das finanças pessoais, os podcasts do Contas-poupança tornam-se agora mais inclusivos e passarão a ser publicados também em texto, nomeadamente para...

EURIBOR HOJE | Taxas sobem a 3 e 6 meses e descem a 12

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

COMBUSTÍVEIS | Preços na próxima semana (29 de abril a 5 de maio)

Preços dos combustíveis na semana que vem A informação dos preços dos combustíveis é baseada nos cálculos que têm em conta a cotação nos mercados internacionais e outros fatores considerados na formação do preço dos combustíveis em Portugal. São dados que recolho...

PodTEXT | Quanto é que vou poupar com os novos escalões do IRS?

O podcast de sempre, agora mais inclusivo! Como a literacia financeira é um aspeto fundamental para a boa gestão das finanças pessoais, os podcasts do Contas-poupança tornam-se agora mais inclusivos e passarão a ser publicados também em texto, nomeadamente para...

Publicidade

Artigos relacionados

22 Comentários

  1. Marco Lopes

    Claro que é uma ilusão! Uma autêntica falácia que não serve os interesses de ninguém, excepto servir de fachada para enganar uma parte da população que ouve noticias e fica com a ideia que o rendimento vai aumentar!

    Se o governo tivesse ficado quieto… ao invés disso, perdeu semanas a estudar este sistema, que obriga a uma adaptação do software de processamento de salários, com a única finalidade de deitar areia para os olhos dos portugueses, como já vem sendo habitual ao longo de muitos anos…

    Responder
    • Atento

      A maioria dos portugueses são assim: se se faz é porque faz se não se fizer critica-se igualmente. É o que dá a iliteracia financeira.

      Saberá que a partir deste ano o estado será obrigado a pagar os juros da importância que este retida ao longo do ano pelo diferencial pelo valor mensal retido a mais no IRS ?
      Por mim,é uma boa medida o estado não se servir do meu dinheiro ao longo do ano. Se considerarmos os milhões de contribuintes lusos a quem isto acontecia…

      Responder
  2. Fernando Oliveira

    É mais uma parte do malabarismo do Costa
    A enganar os portugueses é com ele .
    Sou do partido dele mas não gosto dele como governante.

    Responder
  3. Carlota Porto

    Como podemos solicitar a taxa anterior é mesmo isso que vou fazer à entidade que me paga. Como há uns anos não não recebo nem pago terei que pagar quando da entrega do IRS em 2034 referente a 2023.
    Carlota Porto

    Responder
  4. Sergio

    Questão de que não domina estas coisas.

    O IRS que muitos de nós recebemos (e que nos sabe muito bem), não é apenas o resultado do IRS que pagamos a mais durante todo 1 ano, e que nos é “devolvido” por direito?

    Responder
      • Nuno

        É cada comentário tonto. Agora preferem descontar a mais para o governo ajudar a gerir as contas. Se querem ter dinheiro para o ano, juntem no. Cada um… 🤦

        Responder
    • manuela

      E sou de opinião que nos deviam devolver esse dinheiro com juros! Acho um roubo descarado estas retenções a troco de nada.

      Responder
      • Pedro Andersson

        Ola manuela. Mas nao preferebvice ficar com o dinheiro, colocar em certificados de aforro ou iutro deposito a prazo que rende mais do que qualquer juro da AT? Nao percebo…

        Responder
  5. João Carvalho

    Boa tarde a todos.

    Há anos que ouço dizer (especial comunicação social, Deco, etc) que os governos (a respeito do IRS) que era um abuso cobrar a mais, porque se serviam do dinheiro descontado a mais e durante 1 ano e não pagavam juros aquando da devolução e que isso era uma pouca vergonha, injustiça, etc, porque esse dinheiro fazia falta aos Portugueses na sua vida quotidiana.
    Agora que vão deixar esse método já é para enganar o povo…
    Cumprimentos

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá Joao. como digo no podcast o ideal é nunca pagar nem receber :). O reembolso é sempre a confirmação de que as contas nao foram bem feitas a nosso favor no ano anterior.

      Responder
      • João Ribeiro Carvalho

        Olá Pedro.
        Concordo!

        Responder
    • Isabel Alves

      É verdade. Anda muita gente a enganar o próximo e muitas vezes não é o governo. É tão fácil manipular as pessoas.

      Responder
  6. João Gonçalves

    Bom dia, ou percebi mal ou há aqui um falso problema. Quanto mais descontamos mais recebemos de volta mas, sem juros. Quando vou às compras preciso de as pagar na totalidade, não uma parte agora e o resto em Junho do próximo ano – a menina do supermercado não aceita esse tipo de pagamento – logo, eu quero ter o meu dinheiro todo agora em vez de fazer uma espécie de poupança que não rende nada e confiada nas mãos do Fisco (até arrepia pensar nisso).

    Responder
    • Pedro Andersson

      Pois. O “falso problema” é que milhares de pessoas habituaram-se a receber o reembolso e quando não o receberem vão sentir-se defraudadas sem razão. É uma questão de literacia financeira…

      Responder
  7. Susana

    Olá Pedro
    Posso reforçar os certificados de aforro que tenho com estes pseudo aumentos?
    Neste momento tenho certificados de aforro e posso adicionar valores nestes certificados ou tenho de fazer novos certificados? Ou seja, e possível adicionar valores aos certificados de aforro existentes?

    Obrigada pelo esclarecimento.
    Susana

    Responder
    • Pedro Andersson

      Ola. Nao. Tem de fazer novos. Bastam 10 euros para fazer novos.

      Responder
      • Ana Caetano

        Boa tarde, Pedro

        Tentei, em diversos simuladores, entender quanto vou receber a mais a partir de julho, mas não consegui!
        Fiquei curiosa. E desde já agradeço-lhe este podcast porque, só agora, é que entendi que não é aumento salarial nenhum. O reembolso do IRS aproveito sempre para guardar e pagar IMI; IUC, seguros… por isso tenho de me acautelar.

        Eu vou seguir o seu conselho, mas não é estranho estar a fazer subscrições de 5 ou 10 €, mensalmente, em Certificados de Aforro ? Eu tenho uma conta aforro, desde janeiro ou fevereiro, e abri 2 subscrições desde então.

        Fiquei a pensar no que devo fazer com esse dinheiro a mais, a partir de julho e daqui por diante!

        Responder
        • Pedro Andersson

          Ola! Estranho é perder dinheiro sem necessidade… 🙂

          Responder
        • Pedro Andersson

          Ate pode fazer essas subscrições de 10 euros online. Ninguém tem nada a ver com isso…

          Responder
      • Rui Carvalho

        Boa tarde Pedro

        Sou Pai de uma menina com incapacidade superior a 65% e com a alteração das tabelas de IRS em Julho passei a receber menos (valor líquido). Está situação já tinha sido identificado pela DECO, e existem algumas notícias que o ministro das Finanças ia ter atenção estes casos. Tem alguma informação? No passado já efectuou programas em que ajudou famílias com crianças nesta condição.

        Pode ajudar a clarificar a situação?

        Muito obrigado
        Rui Carvalho

        Responder
        • Pedro Andersson

          Ola Rui. Gostaria muito, Mas aguardo a “solução” das Finanças. Assim que souber digo.

          Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.