ELETRICIDADE | Com os novos preços de Julho qual é a empresa mais barata?

Escrito por Pedro Andersson

07.07.23

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3 min de leitura

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Qual é a empresa mais barata de eletricidade?

No dia 1 de Julho o mercado da eletricidade em Portugal deu uma grande cambalhota e temos de parar um pouco para olhar à volta e tomar decisões.

Passada esta primeira semana, e usando o simulador da ERSE, já é possível tirar algumas conclusões para fazer escolhas inteligentes e continuarmos a poupar, como temos feito ao longo dos últimos meses. Os “grandes” já divulgaram os novos preços e há algumas conclusões interessantes.

O indexado continua a ser o mais barato

Tendo em conta os valores da eletricidade no mercado grossista na primeira semana de Julho, o indexado continua a ser o melhor preço apesar da subida muito grande das Tarifas de Acesso à Rede (TAR) decididas pela ERSE.

Há apenas uma exceção que é o tarifário Godenergy/ACP mas que exige que seja sócio do ACP, pagando uma quota mensal de 4,5 €. Pode compensar a partir do consumo de 150 kWh mensais. Faça as suas contas. Há cerca de 250 mil sócios do ACP em Portugal, logo eu diria a estas pessoas que podem ter acesso ao melhor tarifário de todos atualmente. Só pagam mais de eletricidade se quiserem.

Se não quiserem assumir esse compromisso, o indexado continua a ter o melhor preço no período entre 1 e 8 de Julho.

Como vai ver no gráfico seguinte, feito com base no simulador da ERSE, a sua nova bitola para preço “normal” para o kWh de eletricidade é a marca dos 13 cêntimos/kWh. Se na sua fatura aparecer um valor maior do que este está a desperdiçar dinheiro.

O tarifário ACP da Goldenergy fica a 8,36 cêntimos, que passa a ser o melhor de todos. Tem o indexado a rondar os 12 e várias opções “fixas” a 13 cêntimos fixos sem qualquer condição. Na opção sem condições, ainda compensa (por um triz) continuar no indexado.

Como pode ver a seguir, há várias empresas mais baratas do que a SU Eletricidade (Todas as indexadas, a Goldenergy, Iberdrola e a Endesa). Por estranho que pareça, a EDP é das mais caras de todas e a que tem mais clientes. Desceu os preços da energia, mas mesmo assim continua muito acima do mercado regulado e das outras que mencionei.

Já têm dados em cima da mesa para tomarem decisões inteligentes. Se estão no indexado, mudem só quando tiverem um kWh mais barato noutra empresa. Até lá, por muito que estejam a pagar, é menos do que pagariam noutro lado. Faça as suas contas. Se não quiser andar a fazer contas tem pelo menos 4 opções para escolher. Aí deve entrar em consideração o preço da Potências contratada e outros descontos que lhe interessem.

Para encontrar as empresas que têm tarifários mais baratos use o simulador da ERSE ou pesquise no google “tarifários eletricidade”, contacte as empresas e compare o preço do kWh que está a pagar com os preços que lhe oferecerem. São elas que tratam da passagem da sua empresa atual para a nova. Não tem de fazer nada. Não tenho ligação a nenhuma empresa. Você escolhe a que quiser.

Se quiser poupar, tem de estar atento e ser uma pessoa informada. E agir com rapidez assim que encontrar mais barato. É assim que se poupa!


 

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82 Comentários

  1. EC

    Ola Pedro quria mencionar o meu caso que por incuria, assim lhe posso chamar, so mudei para o indexado em abril e dei conta do erro quando em vez de uma fatura da edp em maio de 140€ recebo uma da Luzboa de 17€…
    Bem ja passou…!
    Neste momento mantenho me no indexado mas agora muito mais atento e disponivel para a mudanca!
    Obrigado a Si por isso!

    Responder
      • rossana Rocha

        Tendo painéis fotovoltaicos sabe onde é que nos pagam mais se vendermos energia?
        Obrigada

        Responder
      • Mario Gomes de Jesus

        Olá Sr. Pedro, segui as suas notas, sobre a Energia, eletricidade mais barata, pena que tenha sido tarde, só em Junho mas notei a diferença, de momento vou ficar no indexado, mas como diz vou estar mais atento, muito obrigado…

        Responder
    • Marco Lopes

      Se pagava 140 (ainda mais do que eu) então vai poupar bastante se aderir à Goldenergy + ACP!

      Tarifário Goldenergy ACP: https://descontoluz.acp.pt

      As minhas contas para um consumo de 300KWh mensais:

      – Mensalidade base do ACP são 4,5 euros/mes = 54 euro/ano

      – Tarifa energia sócio ACP = 0,0836 x 300KWh/mensais x 12 = 300 euros/ano

      – Tarifa indexado para 1/Jul = 0,13 x 300KWh/mensais x 12 = 468 euros/ano

      Poupança anual sócio ACP = 168 euros! (mesmo deduzindo a anuidade de sócio, é uma poupança de +100 euritos, e com as vantagens do ACP)

      A Goldenergy tem ainda uma campanha de amigo: https://amigo.goldenergy.pt

      Responder
      • Miguel

        @Marco Lopes

        Atenção, as vantagens do plano ACP cuja mensalidade é 4.5 EUR não são quase nenhumas pois não passa efetivamente de um plano de descontos em atos médicos e pouco mais. O único plano ACP de jeito é o que tem mensalidade de 9 EUR. Não obstante, é óbvio que há poupança no preço da energia no tarifário da GoldEnergy/ACP para consumos de 150, 170 e por aí em diante, pelo menos por enquanto.
        Apenas fiz este reparo dado que andam por aí a falar muito bem do plano ACP dos 4.5 EUR mas em termos de Automóvel esse plano não faz qualquer sentido. Mesmo o desconto de 16 cents no combustível é irrisório dado o elevado preço base dos combustíveis BP.

        Responder
        • Paulo Pinheiro

          É óbvio que traz vantagens ZERO para a maioria, mas o desconto na eletricidade vale a pena. Nós consuminos sempre por volta de 500 KWh/mês, algo por culpa do VE. E como fazemos ~70% do consumo em vazio, os menos de 5 cts/KWh da Gold+ACP valem bem os €4.5 de mensalidade. Agora cada um faça as suas contas.

          Responder
      • Pedro

        Ja agora por curiosisade para aqueles que aderiram ao plano Goldenergy+ACP, quanto cobram pela potencia 6.9KVa?
        É que no meu caso, enquanto fui cliente da Goldenergy, cobravam 0, 57 diarios. Há cerca de 2 meses, mudei para a Luzboa e pago 0,229, o que me leva a concluir que a vantagem que venha a ter pelos 0,04 por kwh de diferença, diluem-se pelo valor que nos cobram pelo termo de potencia…
        E isto parece ser transversal a muitos fornecedores de energia…

        Responder
    • Alfredo Guimarães

      Compensa mudar para a Luzboa? Isto não é ratoeira?

      Responder
      • Pedro Andersson

        Ola Alfredo. Não é ratoeira, mas agora já vai tarde… vai poupar, mas muito menos.

        Responder
  2. AC

    Boa noite, tenho contrato na Repsol, mas indexado, este mês a factura atrasou e ainda não veio. No seu gráfico o tarifário da Repsol não é indexado, correcto? Obrigada

    Responder
      • rossana Rocha

        Boa noite. Sou nova nestas andanças e só descobri isto em Junho. Aguardei por Julho para ver a evolução dos preços.
        Pelo que percebi o tarifário goldenergy+acp é o mais favorável neste momento mesmo em relação ao indexado. Correto?
        Goldenergy+acp é um tarifário fixo certo?
        Obrigada

        Responder
        • Miguel

          Correcto. O tarifário que refere é fixo.

          Responder
    • VITOR BARBOSA

      Alguém tem experiência com a EZU?
      O tarifário é atraente, mas nem sequer aparece no simulador da ERSE….

      Responder
      • Vítor Barbosa

        Nem de propósito….acabo de fazer uma simulação na ERSE, e a EZU já consta….mas foi agora á noite que passou a constar…

        Responder
        • Afonso Vicente

          Mudei há dois meses da Iberdrola para a Luzboa indexado, a redução do valor a pagar foi enorme, no entanto a empresa nunca me mandou uma factura ou qualquer cópia do contrato feito online, nem número de cliente para poder criar uma conta no site. Resumindo, só tive dois débitos directos na minha conta bancária, e esta foi a única interacção até agora com a Luzboa, já que não atendem chamadas telefónicas ou respondem a e-mail. Nos sites de reclamações há muita gente com o mesmo problema, portanto, seria importante clarificar a forma como esta empresa se relaciona com os seus clientes.

          Responder
          • Pedro Andersson

            Olá. Nesse caso deve avaliar sair para outra empresa. Basta contratar outra 🙂

          • João Carvalho

            A mim aconteceu o mesmo , só que realmente as facturas vieram, só que estavam na pasta Spam.

          • Paulo

            Verifique na pasta de spam do seu email…

          • Filipe

            Infelizmente pelo menos acontece com o Gmail os primeiros emails enviados pela Luzboa vão todos para à pasta Spam. Enquanto não se for à pasta Spam e se indicar que o remetente é de confiança nunca se receberá nada na caixa de entrada como um email normal.

          • PauloS

            Estava a acontecer-me a mesma coisa, até que me lembrei de ir ver a pasta spam do correio e lá estavam as faturas. Tive que criar uma regra e dizer que luzboa não era spam/publicidade.

          • Rogerio Serrao

            Quando liguei para luzboa, atenderam e tiveram até bastante paciência para me explicar a fórmula de cálculo do preço facturado.

      • Pedro Gomes

        Caros,
        A Endesa anda a oferecer um valor de 0,12€/kwh, acresce depois um desconto de 14% no valor total da fatura.
        Poderá ser uma alternativa aos indexados, caso continuem a subir.

        Responder
        • Pedro Gomes

          Só ainda não me falaram do valor da potência contratada!!!

          Responder
  3. Manuel

    «Por estranho que pareça, a EDP é das mais caras de todas e a que tem mais clientes. »

    Não é estranho de todo, a EDP joga imenso com a iliteracia da vasta maioria da população.

    Responder
    • angelo

      É óbvio. Por consequência para que baixar? Se é a mais cara e mesmo assim é a que tem mais clientes….

      Responder
      • Paulo Pinheiro

        Já mudei do indexado para a Gold+ACP. No meu caso os consumos rondam os 500 kWh mensais, 350 dos quais em vazio (carregar o VE contribui bastante); com o kWh a menos de 5 cts em vazio, não foi escolha difícil… É verdade que a modalidade de sócio mais barata é basicamente inútil, mas compensa pelo preço de electricidade a que dá acesso.

        Responder
        • L Matias

          Fiz exactamente o mesmo pois o meus consumos seguem um padrão semelhante (VE em consumos nocturnos)… E como tenho mais contador em meu nome a quota do ACP distribui-se pelos dois contratos…

          Responder
  4. Filipe

    Eu mudei da Luzboa para a Goldenergy ainda contactei a EZU que pertence ao grupo da Alves Bandeira foram muito atenciosos e simpáticos mesmo com o cartão da Alves Bandeira que me dá direito a todas as 4° a um desconto de 0.12€ por litro o gasóleo extreme deles é muito bom. Para já não fizeram qualquer desconto. Pendi para o lado da Goldenergy porque não cobram o Mibel apesar do termo fixo ser mais caro que na EZU, estou com o tarifário a 12.99€ KW/H. Para já estou assim. Mas mal a EZU tenha campanhas ou algo parecido mudo.

    Responder
  5. Maria Teixeira

    Porque não aparece a SU, que é a única no mercado regularizado?

    Responder
  6. QUE

    Boa tarde Pedro;
    Agradeço todos os conselhos partilhados, são, sem duvida alguma, extremamente úteis para conseguirmos poupar algum dinheiro a cada mês que passa.
    Por razões profissionais, ultimamente tenho andado um pouco distraído e mais desatento nos seus podcasts. No entanto, mudei recentemente o tarifário de eletricidade para o mercado indexado da LUZBOA. A opção neste comercializador foi apenas porque no dia da simulação era aquela empresa que apresentava as melhores condições. Fiquei realmente surpreso na primeira fatura neste tipo de mercado, tive uma redução de despesa de cerca de 80%. Hoje fiz nova simulação na ERSE e a LUZBOA não é de todo a que apresenta melhores preços. Em primeiro lugar surge a goldenergy + cartao ACP e logo a seguir a “coopernico base”. A diferença do valor anual apresentado pela simulação são cerca de 65 euros. A minha questão é a seguinte: vale a pena mudar novamente de empresa quando ainda recentemente fiz uma mudança e visto que este tipo de mercado é muito volátil?
    Obrigado

    Responder
    • Pedro Andersson

      Ola. Tem a resposta no artigo que está a comentar 🙂

      Responder
  7. Xavier Carvalho

    Olá boa tarde,
    Sei que a ERSE aumentou as TAR, mas não consegui descobrir quanto, em particular qual o impacto que isso terá na fórmula da LuzBoa:
    Em particular, a LuzBoa usa uma fórmula de cálculo do preço por kWh que é diferente em Abril e em Maio, sendo que não descobri qualquer informação relativamente ao que irá acontecer agora (depois de Maio).
    Será que me escapou alguma informação ?
    Por exemplo, como é o Pedro chegou ao valor indicativo de 12-13 cêntimos por kWh no mercado indexado ?
    Usando a última fórmula publicada pela LuzBoa e com o preço de mercado de Junho (94.31€, a subir – já agora, sobe no verão ? Porquê ? ), o valor dá 0.0282 €/kWh; o simulador da ERSE acaba de dar 0,1150 €/kWh (sendo presumivelmente uma média de vários meses anteriores) .
    Gostaria de perceber se é possível perceber qual o impacto que a subida das TAR tem no termo -0.09580 que aparece na fórmula da LuzBoa como “Acesso a Redes”.
    Muito obrigado

    Muito obrigado

    Responder
    • Pedro Andersson

      Ola. Passou de -9,580 para -1,2. Foi uma decisão administrativa da Erse.

      Responder
      • Xavier Carvalho

        Caro Pedro,
        Muitíssimo obrigado.

        Responder
  8. Bruno

    O cartão de sócio do ACP não é bem inútil. Têm desconto no combustível da BP, parece que não mas são uns cêntimos que poupa a cada abastecimento…

    Responder
    • L Matias

      Veja bem os preços porque a BP é dos comercializadores mais caros.
      Os descontos nada querem dizer. O que conta é o preço que pagamos no fim…

      Responder
  9. Messias Pires

    Bom dia.
    Tenho o meu contrato de fornecimento de eletricidade com a EDP. Há cerca de um ano coloquei através da EDP á qual estou a pagar mensalmente painéis solares de produção de energia. Também gostaria de mudar de fornecedor mas não consigo saber se o posso fazer estando a pagar os painéis. A questão é saber se mais alguém está nesta minha situação e o que posso fazer. Obrigado

    Responder
      • Joao Martins

        Também gostaria de saber resposta a esta pergunta.

        Responder
    • Messias Pires

      Bom dia.
      Após algum tempo de espera e no contato com a EDP informaram o seguinte: Posso continuar com a dívida e a pagar mensalmente só a prestação dos painéis. Teria que mensalmente cerca do dia 19 pedir uma referência bancária para fazer o pagamento porque o débito direto desapareceria e não fariam um novo. Ficaria sem acesso gratuito á aplicação EDP Ready ou teria que pagar 1,99 € por ela por mês.
      Outra solução será pagar a dívida na totalidade.

      Responder
  10. Afonso

    Boa tarde Pedro
    A Repsol anda a oferecer tarifários a clientes que já têm o seu cartão de pontos.
    A mim foi oferecido um um valor de 0,091344 pelo kwh como preço base mas aderindo a alguns serviços adicionais mais básicos como débito direto, obtinha um desconto de 5% adicional o que perfaz um valor de 0,086777 pelo kwh.

    No meu entender  0,086777 pelo kwh da Repsol é um dos tarifários mais competitivos do mercado nacional, já fez algum estudo mais profundo a este tarifário da Repsol ? 

    Responder
    • Pedro Andersson

      Ola. Ja confirmei com eles e essas campanhas foram interrompidas.

      Responder
      • Afonso Henrique da Silva Tomás

        Obrigado Pedro
        Eles (Repsol) iam voltar a entrar em contacto no dia 17 deste mês, a ver se ainda vou a tempo.
        Boas poupanças

        Responder
  11. Filipe

    A ERSE leva a fatia maior do mercado. Deixaram as empresas sem margem de manobra para campanhas e o cliente final é o último da cadeia. Temos todos de agradecer os impostos que temos na electricidade e idem idem ” “!😃

    Responder
  12. Marco

    Estou na LuzBoa desde meados de Maio e ainda não recebi qualquer fatura e não respondem a chamadas/emails – isto é normal? Alguém tem essa experiencia?

    Responder
      • Marco

        Foi a resposta deles, não tenho nada no spam, nem as faturas recebo e estão a debitar-me sem saber o que estou a pagar.

        Responder
  13. Vasco

    Potência de 4,6kVA horário:simples Empresa Luzboa

    1ª factura, Período de Faturação: 28-04-2023 a 02-06-2023, ficou por 15,25€ por 239Kw. Diferença para o regulado, de acordo com a factura de 35€.

    2ª factura, Período de Faturação: 03-06-2023 a 02-07-2023, ficou por 23€ por 334Kw. Diferença para o regulado, de acordo com a factura de 38€.

    Uma poupança muito significativa, que ainda compensa e muito.
    Na endesa, sei que a última factura de 30 dias foi de 67€ por 339Kw. Uma poupança de 44€! (face à 2ª factura da Luzboa)

    De acordo com a fatura da endesa com eles ao longo do tempo que estive lá poupei 25€, aqui na luzboa já ultrapassou e bem esse valor.
    Façam as contas!
    Há 2 semanas ligaram da endesa e perguntei quanto ficava os 239Kw e ficavam por 25€+impostos, recusei de imediato!
    Muito obrigado Pedro.
    Continuação de óptimo trabalho

    Responder
  14. Daniela

    Olá Pedro.
    Antes de mais agradeço o seu contributo às finanças cá de casa!
    Vi com atenção a simulação que fez e percebi que o valor do termo de energia e da potência contrata que insere no site da ERSE não contempla os seus descontos adicionais da endesa, da qual sou também cliente.
    Parece-me que no meu caso específico estes descontos adicionais podem fazer a diferença. São eles: * Desconto Fatura Digital (27,87 € x 7,00%) + Desconto Debito Direto (27,87 € x 7,00%).
    Estarei a pensar bem?
    Obrigada!

    Responder
    • Pedro Andersson

      Ola. Essas contas sim podem fazer toda a diferença. Mas só cada pessoa pode avaliar. No meu caso a poupança com os codigos amigo ((tenho 40) é brutal, para alem do desconto de 14%.

      Responder
      • Jaime Pinto

        Peço desculpa pela pergunta mas como “convenceu” tantos amigos a mudar para a endesa?? 🙂

        Responder
        • Pedro Andersson

          Ola Jaime. É uma história muito engraçada e até de certa forma emotiva para mim. Como sabe ajudo sempre que posso com as dicas que encontro que podem ser uteis para outros. Um de voces, depois de ter lido um artigo que escrevi onde disse que eu era cliente da Endesa, mandou-me uma mensagem privada a pedir o meu codigo amigo porque me queria “oferecer” um café todos os meses (o tal 1 euro de desconto) como forma de agradecimento, já que ele ia fazer contrato com aquela empresa. Depois, o codigo comecou a espalhar-se pela internet e os amigos começaram a “chover” :). Ja tive 60, agora são menos de 50. Nao conheço nenhuma dessas pessoas mas agradeço muito a simpatia e o facto de nao pagar eletricidade há 2 anos. Com o aumento do tarifário devo começar a pagar alguma coisa, mas é uma história que nunca esquecerei. Nunca pedi publicamente que usem o meu codigo e nao permito que outros o facam nesta página para nao desvirtuar o objetivo. Como vê nao tive de convencer ninguém:). É espetacular! Muito obrigado aos meus “amigos”. Mas saem quando quiserem… Basta encontrarem um preço melhor.

          Responder
    • JRJordao

      O simulador da ERSE utiliza os preços Endesa já com os 14% de desconto (tarifa e-luz): 0,1293€/kWh
      Senão seriam 0,1503€/kWh e a Endesa ficava ao nível da SU (regulado).
      O que obviamente compensa ao Pedro é o desconto de 40€+IVA por “amigos”.

      Responder
  15. VÍTOR BARBOSA

    Pedro Andersson:

    Bom dia.
    O MIBEL está há muito tempo a zero.
    Na sua opinião qual a probabilidade de voltar a ter um valor positivo?

    Obrigado

    Responder
  16. João

    A eletricidade mais barata é através de um painel solar com uma autocaravana e baterias de descarga lenta. Ou então como os consumidores da empresa “posti”.

    Responder
  17. Nuno Coelho

    Boa tarde
    Atualmente sou cliente mercado indexado.
    Esta semana recebi contacto Endesa a “oferecerem” 100 euros de descontos para voltar à Endesa…mas com precos que nada se assemelham aos que vi na sua fatura.
    Ja fui cliente Endesa Luz e Gas e nem de perto vi valores como os que partilhou e tenho consumos médios ano entre 9000 a 10000kw.
    O que mais me chamou à atenção neste video, e peço que nos esclareça, foi o seu preço Endesa de abril (0.0659€ com 6% de desconto).
    Pergunto…onde e como negociou esse preço (tarifa simples).
    Desde ja agradeço os esclarecimentos que vier a prestar.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Estava a pagar 0,14 e eles baixaram sem eu pedir para esse valor. Fizeram isso a milhares de clientes, nao apenas a mim. Deve ter sido por medo de sairem para o indexado.

      Responder
  18. Nuno Coelho

    Obrigado pelo esclarecimento.
    Lamentável a postura da Endesa (pelo menos comigo).
    Quando verifiquei que haviam preços para novos clientes (ja em 2023) contactei a linha de apoio ao cliente e a unica solução que me deram para poder ter um preço melhor seria ser um novo cliente (teria que sair e voltar), mas nunca a preços como o que vi na sua fatura.
    Depois disso…so me restou sair para a Goldenergy…e agora para o indexado Repsol (instalei Fotovoltaico e vendo o excedente nas mesmas condições preço).
    Foi a forma que encontrei nesta fase para mitigar risco de subida de preços (se comprar mais caro tambem vendo mais caro).
    Endesa nunca mais.
    E mais recentemente a propria Goldenergy teve comportamento incorreto ao baixar as tarifas…so ajustam precos dos clientes se estes ligarem a reclamar e a pedir para ser revisto. Quem for cliente Goldenergy que confirme.
    Acho esta forma de tratar clientes vergonhosa…nao se está a premiar os clientes que estão fidelizados…so se preocupam com novos contas.

    Responder
    • PauloS

      Infelizmente a postura de determinadas empresas, para não dizer da maioria funciona da maneira que referiu. Não premeiam um cliente fidelizado a uma marca, a uma companhia e tanto dinheiro que é gasto em publicidade a dizer que o cliente é o mais importante e blablabla. Isto não se passa apenas com as empresas de energia, nas telecomunicações o filme é o mesmo, com a agravante de se rescindirem contratos para se tornar a voltar à mesma por um preço mais baixo. Parece que andamos todos a negociar tapetes e camelos, mas para isto não era preciso tanta regulação e tantas regras.

      Responder
  19. Carlos Lima

    Hoje, fui contactado por uma pessoa da Endesa para me convencer a retornar a este operador, depois de eu ter mudado para o mercado indexado (Luzboa), em Março deste ano. E fi-lo para mim e para o condomínio onde habito, do qual sou administrador. Eu considero-me um consumidor e cidadão atento e bem preparado para as ratoeiras que a cidadania e o mundo do consumo nos colocam à frente. Contudo, reconheço que, tal como ninguém, eu não sei de tudo, nem de todos os truques. Pelo que estou sempre atento e receptivo a conhecer alguma opção que eu sinta que pode ser interessante. Eu referi à pessoa em questão que estava bem informado, que estava consciente dos prós e contras do mercado indexado e que me actualizava uma vez por mês, através do simulador da ERSE e do site do Contas Poupança, que publica regularmente o “top” de preços de energia, de forma muito simples de entender. Então, o senhor apontou baterias ao mercado indexado, dizendo várias coisas interessantes: que começa a haver empresas “manhosas” nesse mercado (a expressão é minha, mas é para traduzir facilmente o que ele me disse por outras palavras); que conhece casos de pessoas que foram confrontadas com facturas de milhares de euros de electricidade no mercado indexado; que o simulador da ERSE é enganoso, pois a entidade apresenta, no final da simulação, uma informação que a descarta de responsabilidades em caso de simulações baseadas em dados errados; e, por fim, que o Pedro Anderson, ele próprio, é cliente da Endesa e não do mercado indexado. Eu respondi ao senhor que desconheço o contrato que o Pedro Anderson tem com a Endesa, nem tal me diz respeito, mas convidei-o a apresentar-me uma proposta que me convença, com argumentos sólidos, e eu mudo na hora seguinte, quer o meu contrato quer o do condomínio. Em relação ao simulador da ERSE, confirmei que, de facto, no final da simulação é apresentado o alerta que ele me indicou e isto foi o ponto que mais me preocupou. Sendo a ERSE quem é, não pode deixar margem para dúvidas ou enganos que depois possam resultar em surpresas desagradáveis. Estamos “apenas e só” a falar de informação prestada pelo regulador e não uma qualquer opinião ou cálculo apresentado por um amigo, ou até pelo Pedro Anderson. No meu ponto de vista, carece de a ERSE esclarecer esta situação. Se eu não posso ter confiança a 100% no simulador da ERSE, simplesmente vou deixar de o usar. Porém, qual é a alternativa para nos ajudar a ter a certeza de qual é a melhor opção comercial para nós, num dado momento? Já agora, e se o Pedro Anderson quiser, que partilhe mais uma dica: como é que conseguiu ter na Endesa um contrato com melhores preços que os que estão actualmente no mercado indexado.

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    • Miguel

      Caro Carlos o Sr. Pedro desde sempre explicou porque não estava no indexado. Tem 40 amigos (desconto código amigo) e a Endesa contactou milhares de clientes e baixou-lhes o preço com medo que eles mudassem para o indexado… Se lhe apresentarem um preço bom volte para a Endesa. Eu já tive uma oferta de outro operador, era boa, mas mesmo assim prefiro o indexado, pelo menos até fim do ano…

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  20. Carlos Lima

    Só para acrescentar ao meu comentário anterior que fiz agora uma simulação no simulador da ERSE e o preço apresentado para a potência contratada da Luzboa é 0,1897€/dia, quando o preço na minha última factura, de há menos de um mês, é de 0,0494€/dia (obviamente que na simulação indiquei a potência que tenho actualmente, que é de 3,45 kVa). Ou seja, o preço unitário apresentado na simulação é quase 4 vezes mais do que o que eu pago actualmente. E isto pode ser suficiente para ordenar erradamente a opção mais barata. Isto dá para desconfiar que, realmente, o senhor da Endesa pode estar certo, pelo menos neste ponto.

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  21. Óscar

    Caro Carlos,
    Em princípio esse valor que colocou de 0,0494€/dia deveria ser de 0,0493€/dia dado que no primeiro semestre a Luzboa estava a cobrar 0,1391€/dia na potência e a TAR era de 0,0898€/dia. Logo 0,1391 – 0,0898 = 0,0493. Basicamente esse valor mencionado é sem TAR. Certamente deve encontrar na fatura uma parcela adicional com a TAR.
    O valor de 0,1897€/dia já inclui TAR que baixou ligeirissimamente para 0,0897€/dia. Assim 0,1897-0,0897= 0,1000€/dia é o preço atual sem TAR.
    Resumindo, o simulador da ERSE está correto. Na prática houve um aumento de 0,0506€/dia na sua potência motivado pela atualização que a Luzboa fez aos seus tarifários e por um efeito mínimo da atualização da TAR.
    Para mais detalhes a comparar tarifários de momento, aconselho este vídeo onde é explicado o funcionamento de uma ferramenta que pode ajudar: https://youtu.be/99VFpcxQXQI

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  22. Alexandre Clemente

    Boas
    Chegando a conta da luzboa, subiu 583% face á fatura anterior e sorte que o €/kwh entrou com a média do valor da segunda metade do mês e a primeira metade deste mês( fatura 13/06 a 12/07) que deu +- 0,07€. Contas no excel com este novo e bastante aumentado Tar e com a OMIE a 102€/Mwh dá mesmo praticamente 0,12€/kwh.
    Agora que estava a ficar habituado a pagar 0 a 0,04€, a Erse na sua grande sabedoria decide mudar o TAR fazendo com que o €/kwh triplique.
    Revendo outra vez outras ofertas nos mercados, se a OMIE também não decidir subir bastante, parece ainda compensar estar no indexado.
    Alguém faz ideia quando poderá ser revisto este valor da Tar, pois não estava á espera desta grande subida.

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  23. Armando Rodrigues

    Parece-me que neste momento o mercado mais barato sem variáveis (Menor oferta do comercializador) já não é a LUZBOA,
    aqui no meu simulador dá os seguintes valores:
    Potência contratada: 0,2994 €/dia
    Energia: 0,1709 €/kWh
    Será que esta simulação não está correcta?

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    • Rui Carvalho

      Se o consumo for reduzido, a potência contratada pode ser o fator determinante, por isso essa simulação pode estar correta. Mas existem sempre resultados que não aparecem no simulador. Por exemplo na CBPower tem esse mesmos preços mas com devolução de 2% em cashback.

      Responder
  24. Armando Rodrigues

    Parece-me que neste momento o mercado mais barato sem variáveis (Menor oferta do comercializador) já não é a LUZBOA,
    aqui no meu simulador dá os seguintes valores:
    Potência contratada: 0,1167 €/dia
    Energia: 0,1372 €/kWh
    EZU
    Será que esta simulação não está correcta?

    Responder
  25. Cátia

    Fiz a simulação e no meu caso dá-me como mais barata a Nabalia (nunca ouvi falar) mas pelo que li não é indexado. No entanto, os valores são para quem fizer contrato de fidelização. Se assim o fizer, não poderei alterar de fornecedor durante o prazo do contrato certo?

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  26. AJ

    A adesão à ACP tem algum período mínimo para ser sócio? Facilmente se cancela o contrato? Obg

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  27. Ricardo Castelo Branco

    Boa noite Pedro, espero que esteja tudo bem.
    Eu mudei faz dois meses , para o indexado da Repsol , e arrependo-me porque a Repsol é tristemente “ladrona”, passo a explicar.
    Primeiro colocou-me no tarifário não indexado, dei pelo erro mal recebi o contrato, pedi alteração, no dia 18/05 para o indexado, foi dado como resolvido e alterado e confirmado por mim no portal do cliente, qual é o meu espanto que não só a factura do ciclo de faturação de Junho veio com os valores do tarifário não indexado, como também o referente a Julho e já com o agravamento, não só reclamei atempadamente e várias vezes a de Junho como estou a reclamar a de Julho e vou obviamente desistir da REPSOL por motivos óbvios , a pergunta que faço é :
    É fácil fazer queixa na ERSE de uma companhia de eletricidade?

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    • Pedro Andersson

      Olá. é. Basta ir ao livro de reclamações eletronico. Faz isso agora em 3 minutos…

      Responder
      • Ricardo Castelo Branco

        Obrigado pelo esclarecimento Pedro,
        Vou procurar no site d ERSE então esse livro eletrónico

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  28. Sérgio Santos

    Depois do aumento das tarifas por parte da ERSE, a fatura no indexado da Repsol dobrou e com menos consumo.
    Os reguladores nacionais estão muito preocupados com a perda de clientes da EDP.
    É uma vergonha. Não tenham medo, mudem. Para acabar de vez o monopólio e baixarem os preços.
    Um obrigado ao Pedro Andersson pelos constantes alertas.

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