Esteja atento à poupança no mercado indexado de eletricidade
Por muito estranho que lhe pareça, em Janeiro a eletricidade esteve quase de “graça” no mercado indexado de eletricidade. No momento em que estiver a ouvir este episódio do podcast a situação pode ser diferente, mas quero que perceba como funcionam os tarifários indexados de eletricidade.
Há meses em que a eletricidade pode estar a preços muito, muito baixos e ganhar para um ano inteiro. Por outro lado, tem de estar atento porque de um mês para o outro a situação pode mudar. Isto porque paga a eletricidade ao preço a que as empresas o compram mais uma pequena margem para a empresa que lhe fornece a energia.
Conheça como funcionam estes tarifários. Se estiver disposto a estar atento todos os meses ao preço da eletricidade “lá fora”, pode ter poupanças brutais.
Neste episódio, explico-lhe quais são as condições e o que tem de fazer para ganhar dinheiro com o seu dinheiro.
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Aproveite a minha boleia financeira (gravo em áudio uma “conversa” no carro enquanto faço as minhas viagens e faço de conta que você vai ali ao meu lado) e veja como pode aumentar-se a si próprio. São uma espécie de programas de rádio para escutar enquanto faz outras coisas. Subscreva o podcast na plataforma em que estiver a ouvir para ser avisado sempre que houver um episódio novo. Não estranhe ouvir o motor do carro, buzinadelas e o pisca-pisca. Faz parte da viagem.
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Boa viagem e boas poupanças!
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Caro Pedro, atenção ao desconto na endesa obtido com os amigos… não é enquando for cliente! Basta mudar o ponto de entrega (porque mudou de morada, por exemplo) e lá se vai o trabalho todo! Já li relatos de clientes e a endesa simplesmente cortou os descontos…
Ola. Obrigado, Marco. Nao me lembro de ter lido isso nas regras. Desconhecia essas situações.
Confirmo. O desconto está associado ao contrato (CPE), não ao cliente (NIF). Nova morada, novo contrato, de volta a 0 “amigos”.
Muito feio, diga-se…
Meses… anos de trabalho, desperdiçados, apenas porque o cliente “mudou de morada” embora queira e possa continuar na endesa!…
Sobre o tema do mercado indexado, podem partilhar aqui a evolução do mercado, bem como a melhor altura para entrar ou sair dos tarifários indexados, para que ninguém seja apanhado de surpresa! https://www.forumfinancas.pt/topic/10897-qual-a-melhor-escolha-no-mercado-liberalizado-luz-e-g%C3%A1s/?page=3#comment-237089
Temos de nos ajudar uns aos outros enquando não há uma forma prática de consultar os preços finais do mercado indexado.
Não esquecer que a ERSE faz uma revisão TRIMESTRAL do custo de acesso às redes, e se neste momento está negativo, em Abril poderá não estar tão convidativo!
Olá Marco eu nao entendo nada dessa cena de electricidade estou na EDP em Chaves e só lhes digo que é horrivel faturas altíssimas moro num T1 somos um casal de reformados com reformas 285+325€/mês e a EDP apresenta-me faturas de 219€ para pagar e gaturas mensais de 68€ 58€. Fiz queixa para a ERSE porque não podemos pagar faturas tão altas a pagar 220 de renda do T1 água luz gás medicamentos alimentação é muito complicado. Passamos muitas dificuldades sou possuidor do MULTIUSOS com incapacidade 69% mas sem nenhuma compensação da Seg.Socialnem aumento da teforma desde o ano de 2000 que comecei com 200€ em 23 anos aumentaram 85€. Reclamo mas nada é feito com 83 não sei mais o que fazer. Um abraço António Borges.
Caro Antonio. Fiquei sensibilizado com a sua situação. Quero ajudá-lo. Pode dar-me o seu contacto telefónico para info.contaspoupanca@gmail.com. obrigado. Pedro Andersson
Olá Pedro!
Muito obrigada pelas dicas, mas acima de tudo, por ações como esta. Espero sinceramente que consiga ajudar este casal mas, porque como eles há muitos, caso consiga, queira por favor compartilhar o que fez e como, pois nós poderemos ajudar outros também!
Mais uma vez muito obrigada pelo serviço público que presta aos portugueses e desejo-lhe muito sucesso!
Qual vos parece ser, nesta altura, a melhor oferta? Fui contactado pela REPSOL. É uma boa alternativa?
Daqui a 3 meses haverá outro ajuste nas tarifas de acesso para evitar estas distorções no mercado retalhista. Quando as tarifas foram desenhadas para 2023, o preço de referência para o mercado grossista é de 223,42 €/MWh, muito acima da média dos preços da pool de janeiro.. Aproveitem agora, pois com o diferimento temporal (onde são reconhecidos juros às atividades reguladas), esses ganhos referidos poderão ser comidos.
Boa tarde, Partilho uma experiência negativa com a Luzboa:
Solicitei mudança do tarifário de Normal para Bi-Horário o que fez com que a Luzboa alterasse a data de início de contrato, que era de 19-01-2023 para 11-02-2023.
Tenho uma fatura deles com consumos de 19 a 31 de janeiro, provando que já era cliente nessas datas.
Entretanto recebi uma fatura do meu anterior comercializador, tendo agora um valor em dívida de 19 de janeiro a 10 de fevereiro, consequência da alteração do contrato sem o meu consentimento/conhecimento.
Não sou responsável por alguma alteração que tenham indicado à E-REDES, depois de 19 de janeiro.
Ainda não recebi qualquer resposta após ter enviado vários emails e até vários contatos telefónicos.
Pretendo que sejam honestos e assumam todos os atos relacionados com esta tamanha confusão.
Para já, fiz reclamação do Livro de Reclamações Eletrónico e Portal da Queixa.
Confusão… também não estou a gostar do processo de mudança… primeiro, obrigam a uma “confirmação” por SMS (não li o email onde enviaram o contrato, e nem sonhava com tal exigência). Com isto, lá se foram 15 dias.
Vou ficar atento agora à DATA de inicio do contrato…
Entretanto ainda tenho de confirmar se a mudança da EDP Comercial para a EDP SU foi bem processada, uma vez que recebi uma série de facturas com os últimos períodos de facturação na EDP Comercial
Exponha o seu caso aqui para conhecimento dos outros clientes da LuzBoa! https://www.forumfinancas.pt/topic/10897-qual-a-melhor-escolha-no-mercado-liberalizado-luz-e-g%C3%A1s/?page=3#comment-237089
Atenção que os preços indexados já estão a subir e rondam agora os 0,15€/kw. Também não se sabe muito bem como vai evoluir o Mibel e até quando dura. Eu aderi recentemente a Repsol com o plano Leve Mais bi-horário mas estou atento e se o mibel acabar em Maio provavelmente vou trocar outra vez de companhia! Não há fidelizacao por isso o melhor é estar atento e ir mudando sempre que haja alguma operadora com melhores condições!
@Manuel, o valor médio do OMIE para fevereiro 2023 fixou-se em 134,23 €/MWh.
Este valor do OMIE, com a respetivas formulas de cálculo e das TAR em -0,0958 €/kWh, corresponde a aproximadamente 0,07144 €/kWh na Luzboa e 0,07467 €/kWh na Coopérnico.
Longe dos 0,15€/kWh que referiu.
Boa tarde Tiago. Já mudei para a luz boa spot, mas sinceramente ainda não percebi se esse valor negativo que entra na fórmula é variável, e se é como o sabemos? Obg Isa
Pedro Anderson, muito grata pelas orientações e conselhos. Bem haja
Estimado Pedro, começo por lhe agradecer tantos bons conselhos que já ouvi. Para mim que sou uma leiga em contas e legislação, o seu programa tem sido muito importante. Ontem vi mais este relacionado com a fatura da habitação, mas o que mais me está a afetar é o pagamento do meu carro, que desde janeiro do ano passado, começou em 243€ e já vai em 277€! Também é possível fazer transferência de crédito, como acontece com o crédito à habitação? Obrigada mais uma vez.
Bom dia
No dia 22 de fevereiro fiz a alteração do titular de contrato da EDP comercial por óbito do meu pai há 4 anos.
Não fui informada que seria um novo contrato. Não tenho acesso à conta, nada, desde então. O custo da eletricidade aumenta
exponencialmente, tal como o gás. Este mês já vamos para 205 € de ambas. Vivo com a minha mãe. Já não sei o que fazer. Acresce que a pessoa que passa a ser titular tem uma incapacidade de 98 %, com Certificado Multiusos, a minha mãe. Não terá direito a tarifa social ? Eles fazem o cruzamento com IRS, para ter acesso ao mesmo? Pedro, se me poder ajudar agradecia. Os custos aumentam. A minha mãe está dependente para tudo! E o dinheiro vai-se . Obrigada.
Bom dia
Espero que alguém me consiga responder.
Troquei recentemente para a LuzBoa com tarifa indexada.
Uso HomeAssistant e consigo saber o meu consumo de eletricidade, consigo também ter o preço do OMIE atualizado à hora.
Gostava de conseguir calcular quando é que realmente me está a custar a eletricidade ao dia, mas não entendo nada da fórmula de cálculo do kWh.
Ou seja, o que precisava era que alguém me simplificasse a fórmula, sabendo que a tarifa da LuzBoa está a -0,0958 €/kWh e (por exemplo, hoje) o OMIE está a 0,1327 €/kWh. Quando é que me ficará realmente o custo do kWh ao dia de hoje.
Obrigado
Boa tarde.
Antes de mais os meus parabéns por toda esta partilha de informações úteis para o nosso dia a dia! Sou ouvinte assíduo dos seus podcasts 🙂
Fiz uma recente mudança para a Repsol (tarifa indexada – Plano Leve Sem Mais) porque os preços publicados no OMIE assim o justificavam.
Qual o meu espanto quando após já ter o contracto activo, a fórmula de cálculo evidenciada no contrato não pode ser aplicada no meu caso, uma vez que tenho um contador recente mas ainda não se encontra activo na rede Inteligente da E-Redes para envio automático de leituras.
Resumindo a grande vantagem do mercado indexado que seria controlar os consumos conforme os preços hora a hora não se aplica no meu caso, pois a Repsol afirma que devido ao não envio automático das leituras que apenas irão usar a média do mercado Indexado. Pergunto eu como conseguiram activar um contrato baseado numa fórmula de cálculo que afinal o equipamento não lhes permite fazer?
Alguém tem conhecimento de casos idênticos?
Não entendo nada, vivo com a minha filha, sustento a casa sozinha e muito difícil, nunca pago menos de 130€ por mês de 2 pessoas, ja apresentei várias reclamações á ERSE e até hoje nada, se não pagar cortam a luz e não sei o que fazer mais, têm sido muito muito difícil esta situação. Vivemos apenas para pagar contas e sobreviver, muitas vezes pergunto-me se vale a pena .
Olá. Ja mudou de empresa?