ÚLTIMA HORA | Já pode mudar para o mercado regulado do gás

Escrito por Pedro Andersson

06.09.22

}
4 min de leitura

Publicidade

Já pode mudar para o mercado regulado do gás a partir desta quarta-feira

Foi publicado esta noite (terça-feira, dia 6 de Setembro) o Decreto-lei que permite que já possa mudar o seu contrato de gás para o mercado regulado. 

Tem aqui o documento na íntegra:

https://dre.pt/dre/detalhe/decreto-lei/57-b-2022-200734336

Como o Decreto-lei diz que entra em vigor no dia seguinte à publicação, isso quer dizer que hoje (quarta-feira, dia 7) já pode dirigir-se a uma loja dos 12 comercializadores de último recurso e pedir para mudar para o mercado regulado.

Para já, vai ter de o fazer pessoalmente. Para fazer o pedido online pode ter de esperar até 45 dias a partir de hoje. Foi o prazo dado para adaptarem os sites para fazer tudo digitalmente.

Se tem o seu contrato em empresas que vão aumentar bastante os preços do gás (para já, a EDP e a GALP, mas outras se seguirão) mude rapidamente para o mercado regulado para se proteger desses aumentos. Neste caso não espere por 1 de Outubro. Faça isso já! 

Quais são as 12 empresas onde pode fazer o pedido?

Em cada zona geográfica existe um comercializador de último recurso (CUR) que garante o fornecimento de gás natural aos consumidores no mercado regulado.

Se for hoje (quarta-feira) a uma das seguintes lojas, muito provavelmente os funcionários ainda não saberão o que fazer. Tenha um pouco de paciência. Se está a ler este artigo, provavelmente já saberá mais do que eles nesta altura. Calma. Tem até ao fim do mês para fazer a transição sem perder dinheiro. Não deixe é para depois de dia 1 de outubro, quando começará a ter efeito o novo tarifário das empresas do mercado livre.

As 12 empresas são estas (cada uma tem a sua região):

Beiragás – Companhia de Gás das Beiras, S.A.

Telefone: 808 508 808

Site | Contacto eletrónico

Dianagás – Sociedade Distribuidora de Gás Natural de Évora, S.A.

Telefone: 808 500 010

Site | Contacto eletrónico

Duriensegás – Sociedade Distribuidora de Gás Natural do Douro, S.A.

Telefone: 808 508 800

Site | Contacto eletrónico

EDP Gás Serviço Universal, S.A.

Rua Ofélia Diogo da Costa, 115

4100-085 PORTO

Telefone: 808 273 333

Site | Contacto eletrónico

Lisboagás Comercialização, S.A.

Telefone: 808 506 009

Site | Contacto eletrónico

Lusitaniagás Comercialização, S.A.

Telefone: 808 502 324

Site | Contacto eletrónico

Medigás – Sociedade Distribuidora de Gás Natural do Algarve, S.A.

Telefone: 808 500 010

Site | Contacto eletrónico

Paxgás – Sociedade Distribuidora de Gás Natural de Beja, S.A.

Telefone: 808 500 010

Site | Contacto eletrónico

Setgás Comercialização, S.A.

Telefone: 808 272 020

Site | Contacto eletrónico

Sonorgás – Sociedade de Gás do Norte, S.A.

Rua 31 de Agosto, n.º 12

5000 – 305 VILA REAL

Telefone: 808 203 027

Site | Contacto eletrónico

Tagusgás – Empresa de Gás do Vale do Tejo, S.A.

Rua Conde da Ribeira Grande, Lote 2

Zona Industrial

2001-902 SANTARÉM

Telefone: 808 505 152

Site | Contacto eletrónico

Transgás, S.A.

Rua Tomás da Fonseca, Torre C, 6.º Andar

1600-209 LISBOA

 

A minha sugestão é que ligue antes de ir à loja. Nos primeiros dias vai ser provavelmente uma confusão.

Quanto tenho de pagar para mudar?

NADA! Como diz o Decreto-lei, “Os clientes finais com consumos anuais inferiores ou iguais a 10 000 m3, tendo o direito de aderir às formas de contratação oferecidas no mercado, podem optar, sem quaisquer ónus ou encargos, por ser fornecidos por comercializador de último recurso”.

E tenho de fazer uma inspeção ao gás antes de mudar?

NÃO! 

“A mudança de comercializador efetuada nos termos do n.º 1 não está sujeita a inspeção extraordinária, não sendo exigível a apresentação da declaração de inspeção mencionada na referida norma.”

Para já, vai ter de ir presencialmente a uma loja de uma destas 12 empresas (veja qual é a sua), mas elas têm 45 dias para criar plataformas de contratação online.

“Os comercializadores de último recurso devem disponibilizar, no prazo máximo de 45 dias a partir da entrada em vigor do presente decreto-lei, propostas ao público de fornecimento de gás aos clientes finais referidos no n.º 1 que permitam, sem entraves administrativos, a contratação através dos seus sítios na Internet.”

“Qualquer família pode dirigir-se a uma loja imediatamente a seguir ao momento em que está publicado o decreto-lei. Se quiser aguardar pela possibilidade de o fazer eletronicamente pode fazê-lo”, disse Duarte Cordeiro, durante a conferência de imprensa conjunta para detalhar o pacote de medidas para apoio aos rendimentos das famílias para atenuar os efeitos da inflação.

A medida que permite a transição para o mercado regulado tem um universo potencial de 1,3 milhões de beneficiários.

No mercado regulado do gás, está previsto um aumento de 3,9% em outubro, mas mesmo assim ficará mais barato do que na EDP e na GALP. Trate disso se já sabe que vai sofrer grandes aumentos. Atenção que ha´empresas no mercado livre que ainda mantêm bons preços e bons descontos. Faça bem as contas antes de mudar.


Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

FRAUDE | Fisco alerta para e-mails falsos sobre reembolsos

Autoridade Tributária lançou mensagem de alerta aos contribuintes A Autoridade Tributária (AT), emitiu uma nova mensagem de alerta, disponível para consulta no Portal das Finanças, em que avisa os contribuintes de que está a ser enviado a diversas pessoas um e-mail...

VÍDEO | Use o englobamento no IRS e pode ganhar centenas de euros

Pode ganhar centenas de euros se usar o englobamento no IRS Se tem depósitos a prazo, Certificados de Aforro, casas arrendadas, investimentos ou pensão de alimentos, uma cruz no IRS pode aumentar o seu reembolso do IRS em várias centenas de euros. A reportagem do...

Quantos feriados e pontes ainda pode aproveitar em 2024?

Saiba que feriados ainda pode aproveitar até ao fim do ano Se ainda não marcou férias do trabalho em 2024, ou se ainda tem dias para usufruir, pode dar-lhe jeito saber que feriados e possíveis pontes tem pela frente. Os feriados nacionais são 13, sendo que o primeiro...

Os meus fundos de investimento – Balanço #81 (Março de 2024)

Fundos de investimento - Balanço mensal (Março de 2024) Há quase 1 ano que não fazia este balanço. Este "esquecimento" deu-se em parte há minha falta de tempo e também porque o último ano e meio foi muito maui para quem investiu (foi um período de grandes...

EURIBOR HOJE | Taxas sobem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

PODCAST | #226 – Vamos a Contas | Como posso deixar de pagar comissões bancárias?

Uma jovem acaba de fazer 26 anos e já foi informada de que vai passar a pagar comissões de manutenção de conta e outras anuidades de cartões. Acabou o que era bom (até aos 26 anos os bancos isentam as várias comissões). Ela perguntou-me que alternativas tem para nunca...

EURIBOR HOJE | Taxas sobem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

COMBUSTÍVEIS | Qual é o preço justo esta semana? (25 a 31 de março)

Qual deveria ser o preço justo? A ERSE faz semanalmente as contas para o consumidor saber qual é o preço "justo" dos combustíveis face ao preço das matérias-primas e transportes de combustível. Esse preço "justo" já inclui uma margem de lucro de cerca de 10% para as...

Worldcoin | Recolha de fotos da íris suspensa por 90 dias pela Comissão de Proteção de Dados

Comissão de Proteção de Dados suspende recolha de dados da íris pela Worldcoin A Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) decidiu suspender, por 90 dias, a recolha de dados biométricos da íris e rosto realizada pela Worldcoin Foundation, para salvaguardar o...

PODCAST | #225 – Qual é a melhor altura para resgatar um PPR?

Esta pergunta é um "clássico". Dois milhões de portugueses têm PPR (Plano Poupança Reforma) mas são poucos que sabem - mesmo - porque os têm e para que servem. Quando fazemos um PPR como investimento - para fazer crescer o nosso dinheiro - a grande dúvida é: como é...

Publicidade

Artigos relacionados

103 Comentários

  1. Marco Lopes

    Apenas uma nota para dizer que grande parte dessas empresas está a violar a lei que obriga a que as empresas de serviços essenciais disponibilizem um número de apoio TOTALMENTE GRATUITO ou em alternativa um número da rede FIXA ou MÓVEL!

    Já informei a ASAE de todas essas violações, e a mesma tem multado muitas empresas devido à falta de comprimento da lei. Resta saber se as multas compensam a continuidade da prevaricação, e como ficam os consumidores lesados por contactar linhas de apoio pagas…

    Responder
    • Armando Simões

      Muitíssimo obrigado por este verdadeiro serviço público.

      Responder
      • Andreia Ribeiro

        Bom dia. Sou da cidade de Guimarães, do distrito de Braga. Consegue indicar-me qual a empresa que faz esta localização, que então me pode prestar este serviço? Que empresa devo contactar para esta região? Obrigada e desculpe se estou a ser ignorante. Parabéns pelo seu excelente trabalho.

        Responder
        • Marco

          Em Estremoz mercado de gaz l, qual é a empresa?

          Responder
          • Manuel

            Só há mesmo uma comercializadora por região/concelho?
            Estive a ver e a Galp CUR tem várias pelo país, mas não no distrito de Braga
            https://www.galp.com/pt/pt/cur/gasnatural/Contacte-nos
            Um mapa como este mas para todo o país é que dava jeito

        • Andreia Ribeiro

          Boa noite. Será que me pode ajudar? Qual a empresa a que me devo dirigir, visto que resido em Guimarães, distrito de Braga. Por favor, ajudem-me. Quero mudar o mais rápido possível. Obrigada.

          Responder
          • Luisa silva

            Boa tarde qual a empresa de gas nometcado regulado em Vila do conde

          • ANA RIBEIRO

            Boa tarde. Resido em Sintra e o nosso prédio tem gás propano canalizado fornecido pela Digal. Não sei qual a empresa em alternativa à Digal.
            Obrigada pela disponibilidade.
            Cumprimentos
            Ana Ribeiro

          • Filipe S.

            Já foi falado aqui. distrito do Porto, Viana do Castelo e braga: https://www.edpgassu.pt/.

          • José Machado

            O meu contrato com a EDP termina em 1 de Setembro. Recebi carta a informar que posso cancelar, sem penalização, em outubro, será dá temp para ancelar e contratar no regulado sem interrupção do fornecimento do gás?

        • Sónia

          Boa tarde Pedro, obrigado pela partilha.
          Sou EDP universal luz + gás, vila nova de gaia.
          Acha benéfico mudar?
          Grata

          Responder
      • Luisa silva

        Boa tarde qual a empresa de gas nometcado regulado em Vila do conde

        Responder
    • Fausto Amado

      E em Leiria para mudar para o mercado regulado, o meu fornecedor é a EDP, onde me devo dirigir?

      Responder
      • Nisa Crespo

        Lusitaniagás

        Responder
    • Fernando Alves

      Boa tarde o meu serviço é na EDP gás universal, fico a poupar se mudar para o gás natural regulado.?
      Sou de Guimarães, qual é a empresa que me aconselha?

      Responder
  2. Jorge

    E para quem tem contrato com a Endesa? Onde se deve dirigir?

    Responder
  3. Joao

    Tem uma pessoa do alto minho que se dirigir ao Porto? Vai gastar em gasoleo, portagens e parques de estacionamento mais que o aumento de 1 ano….

    Responder
    • FAUSTO AMADO

      E em Leiria, onde me devo dirigir? Para mudar para o mercado regulado

      Responder
    • Sofia Macedo

      Bom dia,quem tem gás propano canalizado também pode mudar para o mercado regulado?

      Responder
    • Brigida esteves

      Fui edp a semana passada e quase que me obrigaram a pedir a inspeçao do gas,dizendo que era obrigatorio e eu cai que nem um patinho e por cima me obrigaram a subscrever um pack para pagar a referida inspeçao…isto e legal?nao posso anular este pack?grata pela atencao.

      Responder
  4. Miguel Pereira Rodrigues

    0 meu gás é Propano canalizado, da Galp, como posso mudar

    Responder
  5. Paulo Santos

    Eu tenho uma anuidade no contrato falta ainda 8 meses para renovação, como tenho um consumo inferior 10000 posso mudar para o mercado regulado?
    Muito obrigado

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. O que quer dizer com anuidade? Fidelizou-se porquê? Tem a certeza?

      Responder
      • Paulo Santos

        Já estou no mercado livre 5 anos, no inicio do contrato estava escrito 12 meses com renovação automática,a minha pergunta é posso sair faltado ainda 8 meses da última renovação?

        Responder
      • José

        Bom dia.
        O meu fornecedor é a EDP Comercial. Para mudar, contato a EDP ou a empresa fornecedora da minha área e eles agilizam o processo?
        Obrigado

        Responder
        • Nisa Crespo

          Contacta a CUR da sua região e eles tratam de todo o processo de mudança do contrato de gás natural (não precisa fazer nada na EDP)

          Responder
      • José

        Boa tarde, se me poder esclarecer, agradecia. Vê-se muita informação sobre gás natural que vai aumentar apartir 01/10/2022, mas sobre gás propano CANALIZADO, não se vê nada. Pois quem tem gás Propano canalizado o que vai acontecer? Quem tem Propano canalizado é impossivel mudar para Natural canalizado(isto tem haver com determinadas zonas no país que são abastecidas por propano) O gás propano canalizado também vai aumentar? Também se pode mudar para os CUR?
        Cumprimentos, muito obrigado.*

        Responder
    • Paulo Giron

      Qual seria o preço do KWh no mercado regulado? Gostaria de saber se será menor que a Gold Energy+ACP

      Responder
  6. José

    E quem tem contratos de permanência com a atual prestadora de serviço, terá que “aguentar” até ao final do mesmo?

    Responder
    • Anderson

      Bom dia,
      Ainda não tenho o gás natural instalado.
      Posso fazer contrato diretamente no mercado regulado?

      Responder
  7. heras

    Quando fiz a instalação do gás, a instalação ficou mais barata mas obrigou-me a uma fidelização de 2 anos. Ainda só passou 1 ano, posso mudar sem penalizações?

    Responder
  8. Cátia

    Olá Pedro Anderson. Qual a empresa com foco na zona do Barreiro? Não consegui perceber pela lista. Obrigada antes de mais!

    Responder
    • André

      SETGÁS
      Mas não está fácil entrar em contacto, enquanto não houver o formulário online para facilitar o processo vai ser complicado.
      Esperemos que o formulário seja disponibilizado antes do dia 1 de Outubro para se evitar as novas tarifas.

      Responder
  9. Antonio

    No caso da Grande Lisboa serão servidos pelos CUR de Lisboa ?

    Responder
  10. Albertina Ferreira

    Olá bom dia , tenho luz e gás na EDP Comercial.Ao mudar o gaz para a tarifa regular como posso mudar também a luz ?
    Obrigada

    Responder
  11. Cláudio Pereira

    Na EDP SU ainda não é possível realizar a Adesão ao mercado regulado pois, segundo eles, ainda estão a analisar o Decreto de Lei.
    Em 07/09/2022 às 10h:25m

    Responder
    • André

      Tenho ideia de que a SU apenas comercializa Eletricidade. Gás mercado regulado terá de ser uma das 12 empresas presentes no artigo acima.

      Responder
  12. Ana Videira

    Quando há aumentos de preços, comunicados pelas empresas, o consumidor tem direito a cessar contracto caso não concorde com as alterações propostas. Agora é boa altura para trocar para o mercado regulado. Esperemos que não demorem a disponibilizar a adesão via eletrónica já que presencialmente vai ser uma confusão. Grata mais uma vez pela vossa partilha de informação.

    Responder
  13. Sérgio Mira

    E quem tem gás canalizado propano canalizado?

    Responder
  14. Leonor Barroso

    Bom dia. Vivo em Guimarães. Pesquisei os sites das empresas que indicou e percebi que há zonas do país que podem não estar cobertas. Neste link é divulgado um mapa com os comercializadores e existem várias zonas do Minho, Trás-os-Montes e Alentejo sem cobertura. O que sabe sobre isto?
    https://www.galp.com/pt/pt/cur/gasnatural/Contacte-nos

    Obrigada pelo excelente trabalho que desenvolve.

    Responder
    • Filipe S.

      Penso que será a EDP Gas SU: https://www.edpgassu.pt/index.php?id=238?

      “A EDP Gás Serviço Universal é uma empresa detida a 100% pela EDP – Energias de Portugal, S.A. e é a comercializadora de último recurso retalhista para a zona de concessão da REN Portgás Distribuição, sendo responsável pelo fornecimento de gás natural no mercado regulado.”

      Responder
  15. Joana

    Bom dia Pedro!

    Muito obrigada por estas actualizações!

    Pelas minhas minhas contas, na EDP pagava 0.0597€/ Kwh (com 5% desconto no gás por ter eletricidade + gás). Com a actualização agora ficarei a pagar 0.199912€ / kWh (mantendo os 5% de desconto). No mercado regulado será 0.055€ / kWh. Penso que não há duvidas em relação á mudança certo?
    Irei ficar sem o desconto 2% na eletricidade (por deixar de ter eletricidade + gás) mas pelas minhas contas é irrelevante em comparação com o aumento do gás.

    Responder
      • Joana

        Obrigada! Vou mudar a eletricidade também já que vou “perder” o desconto 🙂

        Responder
      • Cristina Mateus

        Boa tarde,

        Tenho electricidade e gás na Goldenergy. Já vi que a electricidade, mudando para o mercado regulado, nao será mau mas em relação ao gás, devo mudar?
        Obrigada e cumprimentos

        Responder
        • Pedro Andersson

          Olá. Quanto paga agora e quanto iria pagar por kWh?

          Responder
    • Paula Saraiva

      Não se consegue aceder ao registo digital na Lisboa gás CUR para dar as leituras pois quem veio da EDP comercial como eu, para a Lisboa gás, não tem o número de fornecimento que eles pedem, pois ainda não tivemos nenhuma fatura e o número não é o CUI e sim um número menor que não se encontra em lado algum.
      Como resolver isto?
      Por telefone ninguém atende e é a pagar ainda por cima.

      Responder
  16. Artur Manuel Jacinto Domingues dos Santos

    Bom dia caro Pedro Andersson

    Tenho a EDP como fornecedor de eletricidade/gás no mercado liberalizado e tentei hoje por telefone passar o fornecimento de gás para o mercado regulado tendo sido surpreendentemente informado que a EDP não tem mercado regulado!!!
    Pode por favor comentar? Que me sugere?
    Antecipadamente grato
    Artur Domingues dos Santos
    Porto

    Responder
    • Nisa Crespo

      Tem de contactar diretamente o Comercializadores de Último Recurso (CUR) da sua região para mudar o seu contrato de gás para o mercado regulado (estes é que tratam de toda a mudança do contrato de gás e não precisa fazer nada na EDP).

      Responder
      • Artur Manuel Jacinto Domingues dos Santos

        Obrigado pela resposta mas de acordo com a V/indicação acima, como resido no Porto o CUR da minha área é a EDP Gás Universal SA! Ou seja preciso mesmo de tratar coma EDP. Estou confuso e preciso da V/ajuda. Obrigado

        Responder
        • Andreia

          Tem que contratar com a EDP Gas Universal – que é o CUR da zona, tem de encontrar o contacto deles 808 273 333

          Responder
          • Artur Manuel Jacinto Domingues dos Santos

            Obrigado Andreia.
            Já telefonei, esperei, esperei e acabei por ativar a opção 1, ser contactado por eles deixando-lhes o meu número de telemóvel. A informação deles é que seria contatado nas “próximas 48 horas úteis”. Enviei também email para edpgas.mail€edp.pt mas, até agora não tive qualquer informação. Vou deslocar-me à loja conforme sua indicação.

  17. Emilia Morais

    Tenho Gaz natural e electricidade na Galp . Como posso saber se beneficio e quanto pela mudança para o mercado regulado?

    Responder
  18. Mafalda Machado

    Bom dia,

    Quem tem gás canalizado mas não natural (propano canalizado) também pode mudar para o mercado regulado?

    Se não há alguma medida de proteção ao aumento do preço?

    Obrigado

    Responder
  19. Cláudia

    Bom dia!
    Onde posso consultar os preços que serão praticados no mercado regulado? Tenho contrato Gás + Luz com a Endesa e preciso fazer contas.
    Conseguem ajudar-me?

    Obrigada

    Responder
    • Ricardo Pina

      Só para informar que fiz hoje a alteração do contrato numa das lojas de CUR da minha zona. Não existiu nenhum entrave, só solicitaram a última fatura e comprovativo de IBAN.

      Responder
  20. Silvina

    Boa Tarde.
    Tenho contrato com a ENDESA para Luz e Gás. O que devo fazer para ficar a pagar menos? tendo em conta o mercado livre e o regulado.
    Podem ajudar?
    Obrigado

    Responder
  21. LUIS LOPES DOS SANTOS

    Tenho Gás Propano da Galp Energia. Será que também posso mudar para o mercado regulado?
    Antecipadamente grato por uma resposta.

    Responder
  22. Pedro Cruz

    Boa tarde,

    Sou de Viana do Castelo, pela lista de links que enviou, não existe nenhuma empresa referente ao Distrito de Viana. A qual me devo dirigir?

    Responder
  23. Maria

    Boa noite.
    Obrigada Pedro por toda a ajuda e informações que dá aos portugueses!

    Tenho dois contratos de eletricidade e gás com a EDP (um em Lisboa e outro em Aveiro). Hoje liguei para a Lisboagás e Lusitaniagás (os CUR que comercializam nas minhas zonas) e aderi ao mercado regulado por telefone!
    Demoraram a atender (cerca de 1h) mas depois em 10 minutos mudei os meus 2 contratos do gás da EDP para o CUR mercado regulado! Tudo por telefone.

    Obrigada e um bem haja pelo seu excelente trabalho!

    Responder
  24. ERIKA PEREIRA

    Olá Pedro bom dia !
    Aqui na zona onde vivo em Odivelas – Lisboa o nosso gaz e propano canalizado ??? Vejo q em todas as notícias so falam do gás natural !!! Minha fornecedora e Galp ! Enfim estou mega confusa com isso tudo ! Minha conta só tem aumentado mês a mês !!! Tb estou incluída nesta nova modalidade ??? Me ajude !!!!!

    Responder
  25. Wanderson Silveira

    Ainda possuo contrato de gás.
    Estou de mudança, e irei fazer um contrato de gas natural, na semana que vem.
    Sabe me informar se consigo fazer o contrato direto no mercado regulado?

    Fui informado que para a eletricidade, tenho q ter no mínimo uma fatura para depois alterar.

    Obrigado.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Creio que pode. Basta ligar e perguntar:)

      Responder
  26. António Monte

    Bom dia,
    Várias pessoas já colocaram a questão, mas não respondeu.
    E é:
    Esta medida abrange os consumidores de gás propano canalizado (Em Oeiras é esse o gás fornecido).
    Agradeço a sua ajuda.

    Responder
  27. vicenteaugusto alves ausina Ausina

    É possivel saber o preço por Kw no mercado regular , já com o aumento de 3,9%

    Responder
    • Joana

      Informo que é possível fazer a mudança telefonicamente através do 210418238 (Lusitânia gás – zona de Aveiro). Demoram a atender mas em 10 min fica resolvido, dizem que dentro de 15 dias será efetuada a mudança ( que é o que se pretende, final de Setembro e antes do início de Outubro) .
      Cumprimentos

      Responder
      • Carlota

        Olá! Acabei agora de efectuar a mudança por telefone, mas fiquei com uma dúvida (que esqueci de esclarecer): posteriormente, receberemos o contracto para assinar? Obrigada.

        Responder
  28. vicenteaugusto alves ausina Ausina

    Já com o aumento de 3,9% sera possivel saber o preço no mercado regulado por Kw.

    Responder
  29. João

    Ola boa tarde. Antes de mais agradecer toda a ajuda.
    Estou com alguma dificuldade sobre este tema. Como é que sei que já estou no mercado regulado ou não? Sou cliente EDP eletricidade + gás natural. Nas faturas refere que na eletricidade sou mercado livre mas no gás não refere nada. Na inspeção do gás refere que a distribuidora é a SETGAS que é a CUR da zona (Almada). Isto quer dizer que estou no mercado regulado?

    Responder
  30. Lídia Gonçalves

    Contactei um balcão da edp para mudar para o gás regulado mas disseram que eu não podia, mas não sabia dizer o porquê, a sra que me atendeu sugeriu a endesa que tinha uns preços melhores. Será que não posso mudar porque temho o 1º escalão?

    Responder
  31. Marco Lopes

    Já é possível efectuar a passagem (sem necessidade de deslocação às lojas) para o mercado regulado na EDP UNIVERSAL… acabei de receber o seguinte email:

    No seguimento do seu contacto, informamos que para dar início ao processo de contratação na EDP Gás Serviço Universal (comercializador de mercado regulado nos distritos de Porto, Braga e Viana do Castelo), serão necessários os seguintes documentos:

    – Formulário de contratação que deverá ser devidamente preenchido, assinado e devolvido por esta mesma via;
    – Fatura/Contrato de Fornecimento do atual comercializador (menos de 3 meses) ou Caderneta Predial/Contrato de Arrendamento que comprove que é o titular do local de consumo.

    Para mais informações também pode consultar o website da ERSE https://www.erse.pt/media/bndpnmdw/ersexplica_como-mudar-para-o-mercado-regulado-do-g%C3%A1s-natural.pdf e EDP Gás Serviço Universal https://www.edpgassu.pt/index.php?id=456

    Com os nossos melhores cumprimentos,

    EDP Gás Serviço Universal, S.A.

    Responder
  32. Ana Correia

    Boa noite
    À semelhança de outras pessoas que colocaram a questão, pergunto se quem tem gás propano canalizado também pode fazer essa transição. Não encontro informação nesse sentido.
    Agradeço a vossa atenção e peço que quem disponha desta informação a partilhe.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá Ana. Já verificou qual é a empresa do regulado do seu bairro? Basta ligar-lhes e perguntar se fazem a ligação a sua casa. Sendo uma instalação inicial, talvez peçam o certificado. Nas só a Ana pode saber se o seu prédio tem ligação à rede da empresa da qual quer ser cliente..m

      Responder
  33. CA

    Sou da zona de Santarém, e o CUR é a Tagusgas, mas atenderem o telefone nada. Dão música.
    Assim ao dia 1 difícilmente terei mudado do livre para o regulado.

    Responder
  34. Pedro Rocha

    Bom dia,
    Tentei-me registar no site:
    http://gn.galpenergia.com/BalcaoDigitalGNCurr/Novo_Acesso.aspx

    Mas fala de um numero de fornecimento que deve ter no máximo 7 digitos. Ou seja não é o CUI nem nada que se pareça. Clickando no ? diz que consta na fatura atual em outras informações. No meu caso é ENDESA (só gás natural) e nas outras informações não tem nada dessa informação. Liguei para a endesa e só conhecem o CUI.
    É impossível ligar para a Lisboa gas, nem antendem o telefone.
    Alguém consegue ajudar para fazer esta transição online? Não tenho hipótese de ir a uma loja, e como tem de ser o titular nem sequer posso pedir a um familiar.
    Triste país este, uma coisa que devia ser tão simples é um verdadeiro quebra cabeças …

    Responder
    • Vítor Castro

      Tenho exactamente o mesmo problema. Não consigo perceber o que é o tal malfadado Nº de Fornecimento.

      Responder
      • Tiago

        Também estou com o mesmo problema.

        Responder
  35. Odete

    Boa tarde,
    Estou a tentar fazer o pedido de mudança de gás da Galp para mercado regulado, em online. Deparo-me com uma barreira porque pedem o número do fornecimento (7 dígitos) e na minha fatura (é de eletricidade e gás), só encontro o número de contrato e não aceita. Alguém me pode ajudar? De eletricidade já fiz e não tive dificuldade.

    Responder
  36. ANA LUÍSA LOPES

    Olá, bom dia,

    Vivo numa zona onde não passa o gás natural, mas usufruo do gás canalizado da GASCAN.
    Pergunto se estas mudanças podem ser abrangidas para este tipo de gás?

    Desde já grata por todas as atenções.

    Responder
  37. Miguel Silva

    Boa tarde,
    Tenho uma questão relativamente à contratação no mercado regulado, se alguém tiver a amabilidade de me responder.
    Fiz o pedido formal de troca para o mercado regulado ao abrigo do novo decreto lei, via e-mail, com a EDP Gás Universal no dia 12 de Setembro. Até hoje nem uma única comunicação sobre o estado do processo. Telefonei para o atendimento e dizem que está a aguardar processamento e não podem fazer nada.
    Estamos a falar de 46 dias seguidos (33 dias úteis) sem qualquer justificação por parte da CUR.
    Alguém em situação semelhante?
    Independentemente da avalanche de pedidos a CUR tem de dar resposta atempada e os prazos são para cumprir. Existe alguma compensação para estes casos? No site da ERSE não encontrei nada…

    Responder
    • André Pinto

      Estou na mesma situação. Pedi a adesão ao mercado regulado no dia 27/09. Até hoje não recebi nenhuma comunicação. Já passaram várias semanas. O seu caso está resolvido?

      Responder
      • Miguel Silva

        O processo de mudança deve estar em curso porque hoje recebi a fatura de rescisão de contrato da EDP Comercial.
        Chamo a atenção para que verifiquem a leitura do contador que aparece na fatura de rescisão. No meu caso tinha “só” cerca de 5m3 a mais (!) à data indicada e a preços já atualizados.

        Responder
  38. Luís Santos

    existe algo semelhante para o gás propano canalizado na área de sintra?

    Responder
  39. Rogério Castro de Seixas

    Bom dia ! O Sr Pedro Andersson tem acaso conhecimento de que o Municipio de Cascais, certamente o seu Presidente Carreiras, deu ordem à Lisboa Gás para debitar 15,81 euros como taxa de utilizaçao de subsolo no Municipio de Cascais , nas facturas a partir de 1 de janeiro do corrente ano?
    Cumprimentos

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.