O seu contador diz-lhe qual é a potência contratada ideal para si

Escrito por Pedro Andersson

21.03.22

}
5 min de leitura

Publicidade

Veja no seu contador qual é a potência contratada ideal para si

Esta dica serve apenas para quem já tem os chamados contadores “inteligentes”, e mesmo assim não é para todos. Em alguns casos é preciso estar a carregar num botão verde (no meu caso) até esse valor aparecer no visor do contador.

Numa altura em que a eletricidade está caríssima, é mais uma forma óbvia de poupança.

Sei que funciona, porque tenho recebido muitas mensagens de pessoas que já têm acesso a estes dados no contador deles e com eles conseguem decidir manter ou baixar a potência contratada. Como sabem, é uma das formas de poupar na eletricidade: não pagar mais do que a potência que de facto usa.

O que é a potência contratada?

De uma forma muito simples, é o valor que está disposto a pagar para ligar vários aparelhos elétricos ao mesmo tempo sem o quadro “ir abaixo”. Com 5 euros por mês, praticamente qualquer família contrata 3.45 kVa, ou seja, pode ligar aparelhos (estou a simplificar) até que consumam simultaneamente 3.450 W. Feitas as contas, se tiver o forno ligado a gastar 1.000 W, e se ligar o secador de cabelo que gasta 2.000 W, já está a gastar nesses instantes 3.000 W. Se ligar o microondas, mesmo que seja por alguns segundos, e isso representar um pico de mais 1.000 W já vai atingir o acumulado de 4 mil Watts, ou seja, o quadro dispara.

É por uma questão de conforto (ou ignorância) que muitas famílias optam por ter 4.6 kVa ou 6.9 ou 10.35 kVa. Quanto mais alta for a potência contratada, mais paga por mês, naturalmente. Mesmo que não consuma nenhuma eletricidade.

O que os contadores dizem

A “novidade” (que já tem anos) é que os novos contadores inteligentes (alguns) dizem minuto a minuto qual foi a potência máxima que a sua casa gastou nos últimos 30 dias. Basta perder um minuto (literalmente) a olhar para o seu contador e fica logo a saber se está a pagar a mais na sua fatura ou não.

Tem um folheto da E-redes que aconselho todos a lerem. Está AQUI: E_REDES_FOLHETO_INSTALACAO_EMI. Basicamente ensina onde pode descobrir esse valor “mágico”.

Tem aqui a legenda para os valores que estão sempre em “rodízio” no seu contador.

O valor que lhe interessa é o que tem por baixo a legenda “1.6.10” que representa a Potência Máxima atingida nos últimos 30 dias.

Neste vídeo tem os meus números a correr, mas como repararão quando devia chegar a este valor “salta” para o princípio. Não aparece automaticamente. No meu caso, teria de carregar no botão verde várias vezes até chegar ao código 1.6.10. Se por exemplo aparecesse 4.5 kWA quereria dizer que nos últimos 30 dias nunca gastei mais do que isso de potência contratada. Podia calmamente baixar a potência para  4.6 kVA.

Como tenho um aparelho ligado ao contador há anos que me dá esses valores, não me faz diferença ir espreitar o contador. Mas para muitos de vocês pode ser uma novidade. É uma informação muito útil. Veja se aparece no seu. Esta informação é mesmo muito importante para pagar apenas o que deve pagar de potência contratada, e não mais.

Se o valor máximo atingido for muito inferior à Potência contratada que têm, estará mais do que na hora de ligarem para a vossa empresa fornecedora de eletricidade para pedirem para baixar um ou dois escalões (ou os que estiverem a mais).

Note que estes valores que vai ver serão absolutamente rigorosos. Não se trata de tentar adivinhar qual será a potência mais adequada para si. É mesmo a potência ideal para si. Só deve ter em conta que deverá ter o patamar imediatamente a seguir ao valor que lhe der o contador. Estou, claro, a partir do princípio de que vai ver isto num mês em que usou ao máximo todos os aparelhos que costuma usar. Tem de ser um mês representativo.

Portanto, se já é dos que foram contemplados com os contadores inteligentes, aproveite para ver se tem lá esta informação que é preciosa para si. Se tiver uma potência contratada exagerada, vai poder poupar muitos euros por ano. Repito: é o valor do contador que tem por baixo a legenda “1.6.10”.

Se estiver a pagar 3 euros a mais todos os meses, estamos a falar de mais 36 euros por ano que ficam no seu bolso. São 75 litros de leite, de acordo com a moeda oficial do Contas-poupança. Veja lá isso.



Acompanhe-nos AQUI

NOVO LIVRO “CONTAS-POUPANÇA” – Dezenas de dicas para poupar muito mais e fazer crescer o seu dinheiro em 2020. Estes 3 livros vão ajudá-lo a vencer qualquer crise financeira na sua vida. É só clicar AQUI ou nas fotos dos livros.

Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

EURIBOR HOJE | Taxas descem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

PODCAST | #231 – Como vai usar de forma (mais) inteligente o seu reembolso do IRS?

Como posso rentabilizar o reembolso do IRS Milhares de famílias contam com o reembolso do IRS como fonte de rendimento extra todos os anos. Quase como se fosse um décimo quinto mês. Mas, como é um dinheiro que aparentemente não nos sai do esforço diário, é visto quase...

PPR | Quanto estou a ganhar (ou a perder) com os meus PPR (Março de 2024)

Vale a pena fazer um PPR como investimento? (Mês #41) Em Março atingi o máximo de valorização histórica com o conjunto dos meus 10 PPR.  A minha "história" com Planos Poupança Reforma como forma de investimento tem cerca de 3 anos. Comecei em finais de 2020, e durante...

PodTEXT Vamos a Contas | Onde invisto 100€ todos os meses para os meus filhos?

O podcast de sempre, agora mais inclusivo! Como a literacia financeira é um aspeto fundamental para a boa gestão das finanças pessoais, os podcasts do Contas-poupança tornam-se agora mais inclusivos e passarão a ser publicados também em texto, nomeadamente para...

EURIBOR HOJE | Taxas sobem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

COMBUSTÍVEIS | Preços na próxima semana (15 a 21 de abril)

Preços dos combustíveis na semana que vem A informação dos preços dos combustíveis é baseada nos cálculos que têm em conta a cotação nos mercados internacionais e outros fatores considerados na formação do preço dos combustíveis em Portugal. São dados que recolho...

PodTEXT | 5 sinais de alerta de que as suas finanças não estão bem

O podcast de sempre, agora mais inclusivo! Como a literacia financeira é um aspeto fundamental para a boa gestão das finanças pessoais, os podcasts do Contas-poupança tornam-se agora mais inclusivos e passarão a ser publicados também em texto, nomeadamente para...

Quer fazer um Workshop gratuito de finanças pessoais? (Inscrições abertas)

Aprenda finanças pessoais gratuitamente Estão abertas as inscrições para a próxima edição do Finanças para Todos, da universidade NOVA SBE. O curso tanto pode online, como presencial (em Carcavelos) ou na área metropolitana do Porto. O curso terá lugar entre Outubro...

EURIBOR HOJE | Taxas descem a três meses, mas sobem a seis e 12

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

VÍDEO | Como está a educação financeira nas escolas em Portugal? (Um bom exemplo)

Um bom exemplo de educação financeira nas escolas em Portugal Portugal está nos últimos lugares da Europa em literacia financeira. Isso quer dizer que, para além de ganharmos pouco, ainda por cima temos muita dificuldade em gerir bem o pouco dinheiro que temos. A...

Publicidade

Artigos relacionados

27 Comentários

  1. Pedro B

    Excelente dica. Será que existe forma de “forçar” a troca por contador inteligente? Obrigado

    Responder
      • Gilberto Lima

        Bons dias
        Hoje verifiquei o meu contador menciona 2.86
        Basta simplesmente ligar para o fornecedor da energia e pedir para passar para os 4.6 kW ou é necessário preencher algum documento extra?

        Responder
      • Carlos Pereira

        Olá Pedro,
        Li num dos seus interessantes artigos que tem um aparelho ligado ao seu contador que lhe dá informação da potência que a sua casa está a gastar. Pode-me informar sff que tipo de aparelho é e como funciona?
        Obrigado.

        Responder
  2. Nuno

    Boa tarde Pedro! Excelente dica, deixo só a nota que ao alterar a potência muitas empresas atualizam o tarifário e fica a pagar os preços atuais e não o preço contratado.
    Sendo o preço atual de certeza mais caro do que o preço contratado (basta que tenha feito o contrato há uns meses) pode acabar por não compensar a alteração.
    Mas sem dúvida algo a ter em conta quando os preços estabilizarem.
    Continue o excelente trabalho.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Alterar a potência contratada não altera o seu preçário… Se isso acontecesse seria grave.

      Responder
      • Manuela Silva

        Olá Pedro! Qual é o aparelho que diz que tem ligado ao contador que lhe dá os valores,e onde posso adquirir? Obrigado bem haja !

        Responder
  3. Nuno

    Olá Pedro.

    Na Endesa quando faz um pedido de alteração da potência no site recebe a mensagem:

    “Pedido de Alteração ao Contrato
    Recordamos que ao submeter uma modificação contratual o seu Plano será atualizado. Poderá consultar todas as condições e preços do nossos Planos aqui.”

    Se for ao site o valor do plano novo a pagar por 3.45 kVA é superior ao valor que pago atualmente por 4.6 kVA.

    Se souber alguma forma de alterar a potência sem alterar o plano pf avise.

    Obrigado.

    Responder
  4. Ruben

    Boa tarde.
    Caro Pedro, tenho potência contratada de 6.9kw e nos últimos dias o máximo que aparece na opção 1.6.10 é de 3.72kw. Valerá a pena fazer a alteração? Compensará a alteração a nível monetário no final do mês?

    Responder
  5. Jorge Magalhães

    Olá Pedro,

    Essa informação não poderá também ser consultada no site da E-Redes em Balcão Digital/Os meus locais/Consumos e potências/Histórico de Consumos e depois na parte de baixo da folha em Potência máxima tomada mensal?

    Responder
    • Pedro Andersson

      Sim, mas para muitos é mais fácil abrir a porta do contador e ver 🙂

      Responder
      • Rui

        No site da E-Redes em Balcão Digital/Os meus locais/Consumos e potências/Histórico de Consumos é possivel confirmar a potência máxima tomada mensal de verão e inverno e assim ter uma visão anual e perceber se devemos aumentar nos meses frios (uso aquecedores eletricos) e rezudir nos meses quentes.
        Boa dica como sempre

        Responder
  6. Isabel

    Boa tarde,
    No meu contador, aparece 2,4, e tenho contratado, 5,75 KVA, o que quer dizer que posso baixar ate, 3,45.
    Obrigada pela dica.

    Responder
  7. Andreia Palma

    Olá Pedro! Tenho potência 3.45 e o quadro costuma ir abaixo sempre que me entusiasmo e ligo várias máquinas ao mesmo tempo 🙂 contudo, o contador indica 2.9 nesse código da potência máxima atingida… isso não é estranho? parece que nem os 3.45 tenho… que deverei fazer?

    Responder
    • Pedro Andersson

      No seu caso talvez aumentar para 4.6 :). Ou então aceita ligar menos !Aquinas e manter os 3.45…

      Responder
      • Sara Francisco

        Boa noite, mas se a D. Andreia Palma diz que o código 1.6.10 apresenta 2.9, os 3.45 não deveriam ser suficientes mesmo ligando vários aparelhos? Obrigada, Cumprimentos

        Responder
  8. Antonio

    Boa tarde
    Tenho 3 painéis Foto voltaicos é uma potência contratada de 3,45 KVA. A app do ready diz-me que a potência máxima medida foi de 4,40KVA. Ora o quadro não disparou. Agora pq vou carregar um VE plug in que vai consumir 2,4KWA/Hora deverei pedir aumento de potência? E se sim para que valor deverei solicitar ? Obrigado e continuação de bom trabalho.

    Responder
  9. Adelina Vilela

    Boa noite
    Tenho uma potência de electricidade de 6,9. Já quis baixar a potência mas disseram que não podia porque tinha luz trifásica. Esta informação será correta?

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Sim. Está correto. É uma questão técnica.

      Responder
  10. Rogerio Seixas

    Obrigado pela chamada de atenção . Vou contactar o fornecedor. Espero que o facto de ter corrente trifásica não seja impeditivo. Cumprimentos.

    Responder
  11. Ricardo Silva

    Viva Pedro, uma coisa que não vejo aqui referida no artigo está relacionado com o tipo de contador. A informação apresentada mantém-se independentemente de ser um contador monofásico ou trifásico? Pergunto pois a minha situação é a seguinte: tenho um contador trifásico com uma potência máxima de 6.9 kVA e o contador indica-me que o máximo de potência que tenho atingido é de ~3.5. Ou seja, poderia contratar um serviço com menor potência?

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Lamento não conseguir responder à sua pergunta. Algum eletricista por aqui que possa ajudar?

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.