Demorou 3 anos a ficar inteligente. E o seu?
Os contadores “inteligentes”, quando estiverem todos a funcionar a 100%, vão ser muito úteis para os consumidores. Pelo menos, é a minha convicção atual. Tenho-o instalado desde 2018, quando montei o meu painel solar fotovoltaico. Tem aqui o balanço mais recente. Não pedi nada, mas vieram logo substituí-lo.
Escrevo este artigo porque acabo de receber um e-mail da e-Redes a infomar-me que (finalmente) o meu contador está ligado à rede intermédia que permite ter acesso ao controlo remoto do equipamento, à potência máxima atingida no mês anterior e às contagens de 15 em 15 minutos. Para mim estas informações valem ouro (embora já as tivesse antes, mas com aparelhos privados que tive de adquirir, para saber ao segundo quanto a minha casa está a gastar). Mas para 99% dos portugueses, o que vos mostrar a seguir é já um salto de gigante.
Em primeiro lugar, para ter acesso a esta informação, tem de se registar gratuitamente na página da e-redes (antiga EDP Distribuição). Não interessa qual é a sua empresa fornecedora de energia. A e-redes é completamente independente de todas elas e a única coisa que faz (nesta relação contratual) é enviar as contagens (quando envia e são recebidas) as contagens no dia que está definido.
Fazer login na e-redes
Deve registar-se com o seu NIF e cria uma password. Reforço a ideia de que esta conta não tem nada a ver com a sua fornecedora de energia (isso é outra coisa). Aqui é só para controlar o que diz o seu contador de eletricidade, para depois confirmar se a sua empresa está a receber os dados corretos ou se vai ter de se “chatear”.
Dar consentimento
A algumas pessoas faz muita confusão a partilha de dados, mas convenhamos que neste caso eu quero mesmo que haja partilha de dados. Ou seja, eu quero mesmo que a e-redes partilhe os dados da contagem e a potência contratada e os restantes dados para que a minha fatura seja o mais exata possível. Por isso, consenti.
As informações sobre o meu contrato na e-redes
Ao entrar com o meu login, tenho acesso a todos os dados que o meu contador disponibiliza. Por exemplo, percebi (já o sabia, porque andei numa guerra de meses para que a data do envio do contador para a e-redes fosse na mesma data da faturação da minha empresa de eletricidade) que o meu contador inteligente manda a contagem sempre a dia 17 de cada mês.
Porque é importante que veja em que data o seu contador inteligente manda a contagem para a sua empresa? Porque imagine que a e-redes faz a contagem no dia 1 e a sua empresa fecha a faturação a dia 30. Terá sempre 29 dias de estimativas, o que é ridículo. Por isso, solicitei que a data da contagem passasse a ser no dia em fechava a faturação da minha fornecedora. Mandei e-mail a pedir isso quer à minha empresa, quer à e-redes. Depois de muitas respostas negativas a empurrar para o outro, lá consegui.
O seu contador diz-lhe qual é a potência contratada ideal para si
A potência contratada ideal para si
Este é um dos pontos mais importantes para mim. Basta você fazer login na e-redes e fica logo a saber, onde quer que esteja, qual foi o pico máximo de consumo em cada mês. Ou seja, fica a saber o patamar de potência contratada ideal para si. Veja o meu exemplo.
Eu tenho uma potência contratada de 4.6 kVA, portanto, olhando para este quadro da e-redes, eu estou abaixo do que devia. Será assim? No meu caso não. Se levasse em conta estes valores, deveria subir para 5.75 kVA. Acontece que, como expliquei na reportagem (tem o link acima), os contadores têm uma pequena tolerância de alguns segundos (eu contei 15) antes do quadro disparar. Ou seja, estes picos registados foram durante pouquíssimos segundos (porque não me lembro do meu quadro ter ido abaixo este ano). Vou manter os 4.6 kVA.
Mas uma pessoa que tivesse uma potência contratada de 6.9 ou ou 10.35 estaria com uma potência contratada (PC) claramente exagerada e poderia poupar muito dinheiro ao fim do ano. No meu caso, bastaria agora ligar para a minha empresa e pedir para baixar a PC e até fariam isso remotamente sem ter de vir cá alguém.
Os dados diários de consumo
Se está a pensar comprar um painel solar fotovoltaico, estes gráficos da e-redes são fundamentais.
Consegue saber quanto gasta a sua casa quando não está ninguém em casa e quando está habitada. Assim, evita comprar painéis acima do que vai consumir. Neste gráfico abaixo percebo que neste agosto quando não estive em casa, a minha casa nunca ultrapassou ou 250 W de consumo máximo. Logo, um painel de 250 W chega para mim.
Mas se durante as horas de sol, o meu consumo fosse de 2.000 W como pode ver no gráfico, em alguns dias em que estivémos todos em casa, 4 até poderiam ser uma boa opção. Estes dados são muito valiosos para fazer escolhas inteligentes e acertadas sobre os seus consumos elétricos.
Também pode exportar os dados para uma folha Excel e fica a saber o seu consumo em blocos de 15 minutos. Isso permite-lhe saber por exemplo se tem equipamentos a gastar mais do que o normal e a que horas ligam e desligam e quanto consomem. Isto é particularmente importante quando suspeita que estão a cobrar-lhe demais de eletricidade e que tem o contador avariado. Este “detetive” de crimes elétricos pode ajudá-lo a encontrar o eletrodoméstico “criminoso” ou a perceber se há mesmo avaria no contador.
Em Portugal, há 6,2 milhões de clientes em BTN (Baixa Tensão Normal), ou seja, são clientes domésticos como você e eu. Destes todos, 3,5 milhões já têm os novos contadores inteligentes instalados. Mas destes, só 2,6 milhões já estão a dar as contagens automaticamente à e-Redes para que esta a envie para a respectiva empresa de eletricidade. E ainda destes 2,6 milhões, só 60% já dão outro nível de informação mais detalhada que pode vir a ser útil para os consumidores. Este foi o ponto da situação que me foi dado pela e-Redes (antiga EDP Distribuição). Eu pertencia a este último grupo. Agora já tenho acesso a estas informações muito importantes.
Faça login na sua página pessoal na e-redes e tente descobrir o máximo que puder sobre o seu consumo para depois fazer escolhas inteligentes.
No meu caso tive de esperar 3 anos. Talvez você tenha mais sorte. Mas quando receber o e-mail da e-redes a dizer que tem mais serviços disponíveis no seu contador, agora já sabe do que se trata.


















