Vale a pena usar o IVAucher?
Na semana passada fiz uma reportagem sobre como vai funcionar o IVAucher. Pensei que o assunto tinha ficado bem explicado, mas pelas dúvidas que me chegaram, parece que ainda subsistem muitas questões. Vou aproveitar para brevemente esclarecer as 3 dúvidas principais.
Tenho de instalar já a aplicação?
1) Nestes 3 meses (junho, julho e agosto) não tem de instalar nenhuma aplicação, nem inscrever-se em lado nenhum. Para acumular os 100% do IVA que gastar em restaurantes, alojamento e cultura, a única coisa que tem de fazer nestes 3 meses é PEDIR FATURA COM NÚMERO DE CONTRIBUINTE. Em todos os estabelecimentos (adiram ou não no futuro ao IVAucher) e pode pagar como quiser, em dinheiro, com cartão ou digitalmente como com o MBway.
Onde aparece o valor que já acumulei?
2) O valor acumulado vai aparecer no seu e-fatura (na página na internet ou na aplicação e-fatura para telemóvel). Mas é normal que não apareça já o valor nestes primeiros dias, e talvez nem neste primeiro mês. Porquê? Porque as empresas só têm de enviar para as Finanças todas as faturas que emitiram, no mês seguinte. Portanto, só em julho é que vai lá aparecer o montante total do IVA acumulado em junho. O mesmo para julho e igualmente para agosto (só aparecerá em setembro). Não estranhe.
No caso da foto acima, a fatura tinha QR code. Com a aplicçaão e-fatura, basta apontar para o QR code e aparece tudo automaticamnete preenchido e o valor do IVAucher aparece imediatamente. Mais tarde, quando o comerciante mandar as faturas para as Finanças, a AT remove a duplicada. Por isso não haverá nenhuma confusão.
Como e onde vai usar o saldo?
3) Depois de acumular o IVA durante estes 3 meses, pode gastar esse saldo em 50% de cada futura compra nos mesmos setores entre outubro e dezembro. Aí sim, vai ter de instalar a app “IVAucher” que entretanto vai ficar disponível. E só vai poder gastar esse saldo (metade de cada compra) nos estabelecimentos que aderirem também ao IVAucher. Terão um autocolante na porta.
Mas então será que vale a pena o esforço de pedir fatura com número de contribuinte? A minha pergunta é mais ao contrário: O que é que perde se o fizer?
Eu já peço de tudo, portanto, tudo o que vier é lucro. Basta-me que uma empresa onde faço gastos regulares adira para poder gastar aí todo o meu saldo. Não preciso que Portugal inteiro adira. E mesmo que não consiga gastar o saldo todo, o que não gastar vai para os 15% de dedução do IVA no IRS, como tem acontecido todos os anos.
Como vê, não é preciso complicar. Como alguém comentou no blogue www.contaspoupança.pt, se não fazem é porque não fazem, se fazem é porque fazem… Se não concorda com a medida é simples: não tem de fazer nada.
Eu conto ganhar cerca de 100 euros ou mais com esta medida este ano, fazendo apenas o que já faço há vários anos. Avalie.
















