Vale a pena aderir ao IVAucher?
Desde ontem (dia 1 de junho) que todo o IVA que gastar em restaurantes, alojamento e cultura durante os meses de verão, vai poder ser devolvido nos últimos 3 meses do ano em compras dos mesmo setores.
Mais logo, no Jornal da Noite, na SIC, o Contas-poupança vai explicar-lhe com detalhe como vai funcionar o IVAucher.
É uma medida do governo para estimular o consumo nas 3 das áreas mais afetadas pela pandemia da Covid-19. São 200 milhões de euros que vão ficar no bolso dos portugueses para voltar a gastar mais tarde. Mas há várias condições que tem de preencher. Não é tudo automático.
Mesmo assim acredito que com esta medida, muitas pessoas vão passar a pedir fatura com número de contribuinte porque já estamos a falar de valores relevantes.
Se já conhece o Contas-poupança sabe que é contra os princípios financeiros saudáveis gastar sem necessidade só para “poupar”. O que vejo nesta medida é a oportunidade para (gastando o que gastaria de qualquer maneira) suportar gastos “grátis” lá mais para a frente em gastos que teria de qualquer maneira.
Obviamente não é esse o objetivo do governo, mas para usar bem esta oportunidade temos de a conhecer para obtermos os objetivos que pretendemos.
A minha intenção é aproveitar esta medida do IVAucher para almoçar de “graça” na cantina da SIC durante quase um mês inteiro. Ou pagar-me 3 faturas de eletricidade ou para me “pagar” metade do seguro automóvel.
Vou dar-lhe vários exemplos de contas possíveis e vamos ver na prática quanto dinheiro é que vai “ganhar” em cada fatura que pedir com número de contribuinte.
Só para lhe dar um exemplo, numa fatura de um almoço que custou 52,80 €, o cliente vai acumular um IVA de 6,68 €. É muito? É pouco?
Acumular o IVA é fácil. A partir de setembro é que as coisas se complicam um bocadinho. Para gastar o saldo que tem, é preciso aderir ao IVAucher. Tem várias maneiras de o fazer e tem de saber escolher os locais onde vai poder gastar esse saldo.
Vamos a contas. Imagine que acumulou 100 euros de IVA durante o verão. Se em outubro for ao cinema e os bilhetes custarem 20 euros, saem 10 euros da sua conta do IVAucher e os outros 10 euros da sua conta bancária. Basicamente, vai ter um desconto de metade em cada compra que fizer nos tais 3 setores.
Não perca a reportagem mais logo no Jornal da Noite.
Quarta-feira é dia de Contas-poupança!
Espero por si mais logo. Se não puder ver em direto, não se esqueça de andar com a box para trás quando chegar a casa porque assim conta para as audiências. Para si não é importante, mas para nós é :).
Até já.
Boa tarde,
Vou de férias aos Açores, no próximo mês de Julho, a despesa que efetuar na restauração nos Açores também vai aparecer no IVAucher?
Obrigado pela atenção prestada,
Olá. Que eu saiba os Açores ainda são Portugal 😉
Olá. Não se esqueçam que o IVA na RAA é de 18% e não de 23%.
Muito boa tarde Sr. Pedro. Antes de mais agradeço o tudo que tem feito por nós portugueses, relativamente à nossa vida financeira.
Relativamente a esta medida, e apesar de não concordar muito com ela (pois se o governo quisesse mesmo ajudar teria reduzido o IVA destas atividades diretamente, o que me leva a crer que se trata de mera propaganda política), e uma vez que foi adotada, tenho alguma dúvidas:
1 – O IVA remanescente não gasto no final do ano será adicionado às deduções à coleta específica de cada atividade?
2 – Será que compensará mais não fazer o abate do IVA e juntar o mesmo à dedução anterior?
Obrigado
Olá. Sim, se não usar passa a dedução dos 15%. Eu gosto mais de ter 100% na minha mão do que 15% na mão do estado. Mas se gastar os 100% mal gastos mais vale os 15% :).