Aceito os termos e condições.

Email Marketing by E-goi

Afinal como é que vai funcionar o IVAucher?

Escrito por Pedro Andersson

02.06.21

}
2 min de leitura

Vale a pena aderir ao IVAucher?

Desde ontem (dia 1 de junho) que todo o IVA que gastar em restaurantes, alojamento e cultura durante os meses de verão, vai poder ser devolvido nos últimos 3 meses do ano em compras dos mesmo setores.

Mais logo, no Jornal da Noite, na SIC, o Contas-poupança vai explicar-lhe com detalhe como vai funcionar o IVAucher.

É uma medida do governo para estimular o consumo nas 3 das áreas mais afetadas pela pandemia da Covid-19. São 200 milhões de euros que vão ficar no bolso dos portugueses para voltar a gastar mais tarde. Mas há várias condições que tem de preencher. Não é tudo automático.

Mesmo assim acredito que com esta medida, muitas pessoas vão passar a pedir fatura com número de contribuinte porque já estamos a falar de valores relevantes.

Se já conhece o Contas-poupança sabe que é contra os princípios financeiros saudáveis gastar sem necessidade só para “poupar”. O que vejo nesta medida é a oportunidade para (gastando o que gastaria de qualquer maneira) suportar gastos “grátis” lá mais para a frente em gastos que teria de qualquer maneira.

Obviamente não é esse o objetivo do governo, mas para usar bem esta oportunidade temos de a conhecer para obtermos os objetivos que pretendemos.

A minha intenção é aproveitar esta medida do IVAucher para almoçar de “graça” na cantina da SIC durante quase um mês inteiro. Ou pagar-me 3 faturas de eletricidade ou para me “pagar” metade do seguro automóvel.

Vou dar-lhe vários exemplos de contas possíveis e vamos ver na prática quanto dinheiro é que vai “ganhar” em cada fatura que pedir com número de contribuinte.

Só para lhe dar um exemplo, numa fatura de um almoço que custou 52,80 €, o cliente vai acumular um IVA de 6,68 €. É muito? É pouco?

Acumular o IVA é fácil. A partir de setembro é que as coisas se complicam um bocadinho. Para gastar o saldo que tem, é preciso aderir ao IVAucher. Tem várias maneiras de o fazer e tem de saber escolher os locais onde vai poder gastar esse saldo.

Vamos a contas. Imagine que acumulou 100 euros de IVA durante o verão. Se em outubro for ao cinema e os bilhetes custarem 20 euros, saem 10 euros da sua conta do IVAucher e os outros 10 euros da sua conta bancária. Basicamente, vai ter um desconto de metade em cada compra que fizer nos tais 3 setores.

Não perca a reportagem mais logo no Jornal da Noite.
Quarta-feira é dia de Contas-poupança!
Espero por si mais logo. Se não puder ver em direto, não se esqueça de andar com a box para trás quando chegar a casa porque assim conta para as audiências. Para si não é importante, mas para nós é :).
Até já.

Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

IRS | Coimas perdoadas para quem entregou o IRS fora de prazo

Contribuintes que entregaram IRS até 26 de julho podem ter dispensa de coima Os contribuintes que entregaram a declaração de IRS entre 1 e 26 de julho e que foram multados por este atraso podem beneficiar de dispensa de coima, devendo, para tal, apresentar defesa no...

COMBUSTÍVEIS | Preços na próxima semana (27 de setembro a 3 de outubro)

Preços dos combustíveis na semana que vem A informação dos preços dos combustíveis é baseada nos cálculos que têm em conta a cotação nos mercados internacionais e outros fatores que são considerados na formação do preço dos combustíveis em Portugal. São dados que...

Contribuintes com atividade aberta podem validar faturas para IVAucher até hoje

"Recibos verdes" podem validar faturas para IVAucher até hoje Os contribuintes com atividade aberta têm até esta sexta-feira para validar, no Portal das Finanças ou na aplicação, as suas faturas elegíveis para o programa IVAucher, cujo saldo pode ser utilizado a...

VÍDEO | Como pode poupar centenas de euros ao fazer a escritura da casa

Como pode poupar centenas de euros ao fazer a Escritura da casa Fazer a escritura de uma casa é sempre um momento marcante na nossa vida. Mas poucos dão importância ao preço que estão a pagar pelo documento. Na reportagem desta semana do Contas-poupança, no Jornal da...

Como poupar centenas de euros quando fizer a escritura da sua casa

Quanto custa fazer uma Escritura? (SIM! OS SOLICITADORES também fazem DOCUMENTOS PARTICULARES AUTENTICADOS). E por vezes mais baratos que todos e com igual competência. Obrigado a todos os solicitadores que estão a criticar (e bem) o facto de eu não ter dito que os...

CRECHES | Creche gratuita para todas as crianças de famílias até ao 2º escalão de rendimentos

Creche gratuita para todas as crianças de famílias até ao 2º escalão de rendimentos A creche passa a ser gratuita para todas as crianças de famílias até ao segundo escalão de rendimentos a partir de quarta-feira e com efeitos a 1 de setembro, segundo portaria hoje...

PODCAST | #72 – Como posso evitar os aumentos da eletricidade?

Prepare-se para aumentos na sua fatura de eletricidade. No mercado regulado, já aumentaram duas vezes este ano e a 1 de Janeiro provavelmente vai aumentar outra vez. E algumas empresas no mercado liberalizado também já estão a avisar que vão aumentar e em janeiro...

ANÁLISE | Mês #8 – Como estão a correr os meus investimentos nos robôs financeiros?

Como estão os meus investimentos "automáticos"? Ao longo destes últimos 3 anos, comecei a investir parte das minhas poupanças. Tenho recebido muitas perguntas sobre como começar a investir. Estes artigos sobre investimentos "automáticos" têm por objetivo mostrar que...

PODCAST | #71 – O que tem de fazer para gastar o saldo do IVAucher?

Acumulei saldo no IVAucher. E agora? No episódio #67 expliquei-lhe como devia fazer para acumular dinheiro no IVAucher para gastar no fim do ano. Agora essa fase já acabou e já tem ideia do saldo que vai poder gastar. Mas como é que isso se faz? Tenho de me inscrever...

COMBUSTÍVEIS | Preços na próxima semana (20 a 26 de setembro)

Preços dos combustíveis na semana que vem A informação dos preços dos combustíveis é baseada nos cálculos que têm em conta a cotação nos mercados internacionais e outros fatores que são considerados na formação do preço dos combustíveis em Portugal. São dados que...

Publicidade

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Publicidade

Artigos relacionados

5 Comentários

  1. CRISTÓVÃO CRUZ

    Boa tarde,

    Vou de férias aos Açores, no próximo mês de Julho, a despesa que efetuar na restauração nos Açores também vai aparecer no IVAucher?

    Obrigado pela atenção prestada,

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Que eu saiba os Açores ainda são Portugal 😉

      Responder
      • Micaela Oliveira Castelo Branco Medeiros

        Olá. Não se esqueçam que o IVA na RAA é de 18% e não de 23%.

        Responder
  2. Patrick Pereira

    Muito boa tarde Sr. Pedro. Antes de mais agradeço o tudo que tem feito por nós portugueses, relativamente à nossa vida financeira.
    Relativamente a esta medida, e apesar de não concordar muito com ela (pois se o governo quisesse mesmo ajudar teria reduzido o IVA destas atividades diretamente, o que me leva a crer que se trata de mera propaganda política), e uma vez que foi adotada, tenho alguma dúvidas:
    1 – O IVA remanescente não gasto no final do ano será adicionado às deduções à coleta específica de cada atividade?
    2 – Será que compensará mais não fazer o abate do IVA e juntar o mesmo à dedução anterior?

    Obrigado

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Sim, se não usar passa a dedução dos 15%. Eu gosto mais de ter 100% na minha mão do que 15% na mão do estado. Mas se gastar os 100% mal gastos mais vale os 15% :).

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.