(VÍDEO) BLACK FRIDAY | Como aproveitar boas promoções e com segurança nas compras online

Escrito por Pedro Andersson

26.11.20

}
6 min de leitura

Publicidade

Cuidado com promoções “menos boas”

Já estamos em plena semana Black Friday. E a black Friday propriamente dita é já amanhã (27 de Novembro). É um dia em que as empresas costumam oferecer descontos aparentemente imperdíveis. Este ano, com a pandemia, vai ser uma Black Friday muito diferente, mais virada para as compras online.

Em primeiro lugar quero agradecer ao milhão e duzentas mil pessoas que viram a reportagem de ontem do Contas-poupança, no Jornal da Noite na SIC (tem o link para o vídeo no final deste artigo). É um número muito apreciável de pessoas tendo em conta que estava a dar o futebol num canal da concorrência.

Em todo o caso, se não viu, pode ver ou rever agora. Tem aqui todos os detalhes.

O que são os Marketplaces

Não é uma novidade de hoje nem de ontem, mas nos últimos meses têm crescido bastante as compras nos chamados marketplaces (traduzindo é “mercados” ), Ou seja, são uma espécie de centros comerciais online. Basicamente, no mesmo sítio encontra não só os produtos de uma loja mas tem também dezenas ou centenas de outras lojas.

Por exemplo, se for à FNAC online vai encontrar um marketplace com muito mais do que tecnologia. Tem equipamentos para bebés, jogos e brinquedos, material de desporto, bricolage, jardim, papelaria e por aí fora. De outras lojas que não a FNAC.

O mesmo na Worten, com beleza, saúde e bebé, e muitos produtos para animais de estimação.

Tem também o Dott.pt onde pode também encontrar tudo o que já falámos e ainda produtos de supermercado, relógios e jóias e muito mais.

O KuantoKusta também tem um Marketplace, mas enquanto a maior parte dos outros Marketplace não vende os produtos da concorência direta, aqui pode encontrar o mesmo produto e os respectivos preços nas várias lojas em Portugal. Claro que, mesmo assim, não são TODAS as lojas em Portugal. Se quiser encontrar mesmo o preço mais baixo para um produto pode até está numa página no estrangeiro ou num loja muito pouco conhecida em Portugal.

Nos marketplace, os preços são os mesmos das lojas online ditas oficiais, mas acaba por ser uma nova forma de comprar. Em vez de ir à página de internet de cada uma das lojas que lhe interessa, fica tudo no mesmo carrinho e pode aproveitar as promoções de todos. E com uma vantagem adicional, no caso do KuantoKusta. Se a compra não correr como esperava, o KuantoKusta devolve-lhe o dinheiro. É quase como comprar com um seguro contra todos os riscos.

Pode ser uma vantagem para quem tem medo de fazer compras grandes online ou não sabe se uma loja é de confiança ou não. É importante referir que nos outros marketplaces o dinheiro também é devolvido, mas é o comerciante que decide devolver ou não. Aqui, é uma entidade independente que fica com o dinheiro retido até que a compra seja concluída sem problemas.

Um alerta. O preço mais baixo no marketplace do KuantoKusta não é o melhor preço de todos. Até pode pode encontrar mais barato – mesmo dentro do KuantoKusta, mas fora do Marketplace – mas sem a tal garantia de devolução rápida e simples se alguma coisa correr mal.

A garantia da compra com Paypal

Mais uma dica, e esta vale para qualquer compra que faça online. Sempre que fizer compras usando a plataforma de pagamento Paypal também funciona da mesma maneira. Se não ficar satisfeito, eles devolvem-lhe o dinheiro. Se não perceber como isto funciona pergunte a alguém conhecido que já tenha feito compras assim. Já não é uma coisa complicada. Para já leia todas as condições que ele têm na página deles.

Dicas para fazer sempre boas compras

Vamos então às dicas para fazer boas compras na Black Friday ou em qualquer outro dia do ano.

A Deco tem há vários anos uma ferramenta de comparação de preços em que pode ver o preço de cada produto dia a dia nos últimos 3 meses. Sempre que tiver uma dúvida vai ao google e escreve “comparar preços deco”. Copia o link do produto que quer comprar ou pesquisa pelo nome do produto e pela loja e fica logo a saber se o desconto é bom ou não. Ao clicar no gráfico, através de um semáforo vê imediatamente se está realmente a poupar.

No caso do KuantoKusta para além de ter um alerta de preços que o informa sempre que baixar o preço do produto que quer comprar, tem agora também dois selos: o “Imperdível” e o “Bom nogócio”.

Em primeiro lugar decida exatamente o que quer ou precisa comprar, não faça compras por impulso. Se não precisa comprar nada e só vai á procura de promoções não vai ter nenhum desconto, só um prejuízo de 100%.

Veja quanto custa o equipamento que precisa MESMO em dias normais. Tome nota dos preços em lojas diferentes. E estabeleça quanto dinheiro quer e pode gastar nestas alturas do ano.

Veja também os prazos de entrega e o preço dos portes. Às vezes com portes sai mais caro do que comprar numa loja perto de si.

Em resumo, nestas alturas do ano todos somos bombardeados por promoções e descontos. Não se deixe levar por percentagens. Faça sempre as contas ao preço final. É o único preço que realmente interessa. Se não encontrar o que procura a um preço realmente bom, lembre-se que ninguém o obriga a comprar agora. Use os comparadores de preços para ter a certeza de que está mesmo a fazer uma boa compra. E não se esqueça de comprar online com todos os cuidados. Há bons begócios na internet mas também há muitas burlas e falsas promoções.

Posto isto, aproveite a Black Friday, mas só se encontrar o que quer e precisa a um preço realmente extraordinário. Se não encontrar, há mais dias no ano. Certo? Ninguém corre atrás de si. Não tem de ir atrás da multidão só porque sim.

Pode ver ou rever a reportagem desta semana aqui:

https://sicnoticias.pt/programas/contaspoupanca/2020-11-25-Black-Friday—nao-seja-enganado-com-falsas-promocoes


Acompanhe-nos AQUI

NOVO LIVRO “CONTAS-POUPANÇA” – Dezenas de dicas para poupar muito mais e fazer crescer o seu dinheiro em 2020. Estes 3 livros vão ajudá-lo a vencer qualquer crise financeira na sua vida. É só clicar AQUI ou nas fotos dos livros.

Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

CRIPTOMOEDAS | Estou a ganhar ou a perder dinheiro? (Mês #26 – Fevereiro 2024)

O meu investimento em Criptomoedas - Balanço de Fevereiro de 2024 Cá estou eu para fazer mais um balanço do meu "investimento" em criptomoedas. Tenho algum dinheiro em Ethereum, que comprei através da plataforma Binance. Quero antes de mais relembrar que está em ampla...

Prémio Salarial | Formulário para fazer pedido já está disponível

Jovens têm até 31 de Maio para fazer o pedido de devolução de propinas, mas tempo de espera é elevado Contas-poupança | Inês de Almeida Fernandes No final do ano passado, o Governo anunciou uma medida que previa a devolução de propinas aos jovens que tivessem entrado...

EURIBOR HOJE | Taxas descem a três meses, mas sobem a seis e 12 meses

Euribor desce a três meses, mas sobe nos prazos de seis e 12 meses Contas-poupança | Inês de Almeida Fernandes Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um...

COMBUSTÍVEIS | Preços na próxima semana (26 de fevereiro a 03 de março)

Preços dos combustíveis na semana que vem A informação dos preços dos combustíveis é baseada nos cálculos que têm em conta a cotação nos mercados internacionais e outros fatores considerados na formação do preço dos combustíveis em Portugal. São dados que recolho...

EURIBOR HOJE | Taxas descem a três e seis meses, mas sobem a 12

Euribor Contas-poupança | Inês de Almeida Fernandes Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um...

Cheque + Digital | A Lista das entidades que têm cursos de formação digital “grátis” (até 750 €)

A lista das entidades certificadas elegíveis para o apoio dos 750 € Antes que comecem a chover as críticas, relembro que coloquei "grátis" entre aspas porque vai ter de pagar primeiro o curso, ou cursos, do seu próprio bolso, mas depois esse dinheiro é devolvido pelo...

Painel solar fotovoltaico – Balanço Janeiro de 2024 (Mês #86)

Balanço de Janeiro de 2024 Janeiro foi um mês anormalmente baixo. No que diz respeito à produção de eletricidade, os primeiros meses do ano já são de recuperação e de aumento progressivo até atingir novamente o pico no Verão. Enfim, houve apenas uma maior sucessão de...

PODCAST | #216 – Vamos a contas | Quase não fiz descontos para a Segurança Social, qual vai ser a minha reforma?

Esta ouvinte do podcast (que quer ficar anónima) tem apenas 29 anos de descontos para a Segurança Social. Trabalha muito e recebe o seu salário, mas os "patrões" recusam-se a fazer descontos para a Segurança Social. Ela tem 64 anos e está muito preocupada com a...

Arrendamento | Rendas acessíveis alargadas a quem tem rendimentos mais altos

Limite de rendimentos máximos anuais para aceder a apoios ao arrendamento foi alargado para abranger mais cidadãos O valor máximo de rendimento anual para aceder ao Programa de Apoio ao Arrendamento foi aumentado, de acordo com uma portaria publicada em Diário da...

EURIBOR | Taxas sobem a três e 12 meses, mas baixam a seis

Euribor subiram hoje a três e 12 meses, mas recuaram no prazo de seis meses Contas-poupança | Inês de Almeida Fernandes Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham...

Publicidade

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Artigos relacionados

1 Comentário

Trackbacks/Pingbacks

  1. Fibonacci and price promotions - Bruno Mota Portfolio - […] They’ve made a press release describing it: https://contaspoupanca.pt/2020/11/26/video-black-friday-como-aproveitar-boas-promocoes-e-com-seguran… […]

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.