VÍDEO – Como não ser enganado por falsas promoções na Black Friday


… Ou em qualquer outro dia

Está a chegar mais uma Black Friday. Na próxima sexta-feira, muitas empresas vão teoricamente oferecer descontos imperdíveis. É uma tradição que começou nos Estados Unidos e que chegou a Portugal e tudo indica que veio para ficar. Na reportagem desta semana do Contas-poupança damos-lhe algumas dicas para não ser enganado com falsas promoções.
É verdade que há descontos e mais descontos que parecem ser fantásticos. Alguns são, outros não.
É difícil imaginar que no meio da confusão que por vezes surge haja cabeça fria para fazer compras verdadeiramente inteligentes e com poupanças reais face aos outros dias do ano.

Dicas para fazer compras inteligentes

A primeira pergunta que tem de fazer sempre antes de comprar o que quer que seja, é muito simples: Preciso mesmo disto ou estou só a comprar porque está barato?
Se não precisa do produto que vai comprar há uma palavra para isso: Disparate!
Por outras palavras, se poupar 100 euros num telemóvel que custa 300, mas não precisa realmente dele, não está a poupar 100, está a ter um prejuízo de 200 euros sem necessidade nenhuma.
Mas se chegar à conclusão de que precisa mesmo dele, então está na altura de começar já planear a sua compra. Ver quanto custa em todas as lojas que encontrar. Comprar na primeira loja em que entrar é quase sempre um mau negócio.

A ferramenta da DECO

A DECO tem uma ferramenta na internet que é muito útil para descobrir se uma promoção é verdadeira ou não. Basta pesquisar no Google “comparar preços deco” e descobre-a logo. Se estiver a ver os produtos online no computador é só fazer copy/paste do link do produto na loja. Se estiver em frente ao produto com o telemóvel na mão, pode escrever o nome da loja e o modelo do produto. Em qualquer dos casos e fica logo a saber, num sistema de semáforos, se a compra é boa ou não.
Ao clicar no gráfico, vê os preços dia a dia nos últimos 3 meses. Como se alguém fosse lá tirar uma fotografia todos os dias ao preço do produto que lhe interessa. Há resultados surpreendentes, quer no bom, quer no mau sentido.

A app e o site KuantoKusta

Se gosta de aplicações para telemóvel tem também o clássico comparador KuantoKusta que este ano tem uma novidade. Para qualquer produto que lhe interesse, pode neste instante, encontrá-lo na base de dados do comparador e criar um alerta de preço. Antes recebia esse alerta por e-mail. Agora escolhe o preço que está disposto a pagar e a aplicação manda-lhe uma mensagem através do telemóvel a dizer que loja está a fazer essa promoção nesse momento.
Pode até acontecer ir a caminho de uma loja e receber o aviso de que há outra mais barata e ser vantajoso voltar para trás. Também pode fazer isto no computador e receber o alerta no telemóvel. Isto funciona em qualquer dia do ano daqui para a frente. Sempre que quiser um produto específico, diz quanto está disposto a dar por ele e recebe a mensagem quando isso acontecer. É SUPER ÚTIL.

As regras das devoluções

Não se esqueça de que se comprar online tem sempre 14 dias para devolver sem dar qualquer explicação. Se comprar numa loja física só pode devolver se o comerciante for simpático. Não o pode obrigar.
E não se esqueça também de que a lei das promoções mudou. Agora o desconto tem de ser sobre o valor mais baixo nos últimos 3 meses, exceto se foi numa outra promoção. Assim, o comerciante já não pode aumentar os preços na véspera para dar um desconto maior. Se der com alguma situação assim, é só pedir o livro de reclamações. A multa pode chegar aos 30 mil euros.
Em resumo, sim é possível encontrar preços muito bons durante a Black Friday e em dias semelhantes ao longo de todo o ano. Só tem é de decidir antes o que quer, saber os preços normais e comparar com a concorrência antes de comprar. Dicas simples que o podem ajudar a evitar compras por impulso, a evitar sentir-se enganado e a fazer compras realmente inteligentes.
Neste link tem a reportagem em vídeo com vários casos práticos.



Acompanhe-nos AQUI

NOVO LIVRO “CONTAS-POUPANÇA” 34 dicas para poupar muito mais e fazer crescer o seu dinheiro em 2019. É um livro que se paga a ele próprio apenas com uma dica. Se quiser conhecer também as dicas que demos nos primeiros 5 anos de programa, pode adquirir o livro “Contas-poupança I”. É só clicar AQUI ou nas fotos dos livros.

Registe-se AQUI para receber a Newsletter do Contas-poupança.

(Todas as dicas da semana num só e-mail).



Acompanhe-nos AQUI

NOVO LIVRO “CONTAS-POUPANÇA” 34 dicas para poupar muito mais e fazer crescer o seu dinheiro em 2018. É um livro que se paga a ele próprio apenas com uma dica.


Um comentário em “VÍDEO – Como não ser enganado por falsas promoções na Black Friday

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *