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ELETRICIDADE | Como voltei a baixar a minha fatura da luz com (mais) um telefonema

Escrito por Pedro Andersson

19.08.20

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7 min de leitura

Cada vez pago menos de eletricidade

Suponho que esta frase o surpreendeu, certo? O normal é as pessoas queixarem-se de que estão sempre a pagar cada vez mais na fatura da luz. Há muito tempo que descobri a razão dessa situação: é que a maior parte das pessoas não faz rigorosamente nada para baixar a conta de eletricidade telefonando para as empresas. Este ano é a terceira vez que renegoceio o meu contrato de eletricidade. Sempre para ficar a pagar menos, como é óbvio.

Acabei há poucos minutos de baixar outra vez os meus preços da eletricidade e do gás. E sem mudar de empresa. Já lhe dou os pormenores e os preços que tenho agora.

Talvez ainde se lembrem deste artigo, escrito em Fevereiro, em que expliquei que com um telefonema poupei 60 euros.

Dizia nesse artigo que passados os 6 meses da oferta dos 60 euros iria novamente fazer contas. Ora nem de propósito, a minha atual empresa (a Endesa) está a fazer uma promoção de 14% em vez de 12% de desconto sobre os preços deles (nunca decida a pensar em percentagens sem saber qual é o preço base).

Este mês é a última vez que vou receber os tais 10 euros de desconto na fatura, por isso coloquei os pés aos caminho (vá, os dedos ao telefone).

NOTA: Isto não é publicidade a nada. Tal como em todos os artigos que escrevo, é apenas e unicamente a minha experiência enquanto consumidor. Falo de empresas e marcas sem nenhum problema porque acho que só assim a informação é útil e prática para você poder comparar com o seu caso. Cada um faz o que quiser com esta informação. Nenhum artigo é pago por ninguém.

Liguei para eles e imediatamente aumentaram o meu desconto de de 12 para 14%. Sem nenhuma contrapartida. A minha surpresa foi que entretanto o preço base deles baixou e eu não sabia. Baixou de 0,166823 € /kWh para 0,1610 €. Portanto, vou poupar duas vezes: maior percentagem e sobre um valor mais baixo. Feitas as contas vou ficar a pagar 0,1380 € /kWh, ou seja, com IVA vou pagar exatamente 0,17 € por cada 1.000 W que consumir. É o valor mais baixo que me lembro de pagar nos últimos anos.

E a concorrência?

Como faço sempre, peguei no melhor preço que consegui e fui à concorrência ver se me faziam melhor. Pesquisei rapidamente na Iberdrola e na Goldenergy. Ainda fui espreitar a EDP Comercial, mas era mais cara de caras. Podia ter pesquisado mais, mas nesta meia-hora foi o que fiz.

Na IBERDROLA, os preços até eram interessantes (oferecia 15% de desconto sobre o preço deles), mas apenas com uma pergunta percebi que para subir dos 13% para os 15% tinha de aderir a um “seguro de assistência elétrica” que me custaria 7,26 € por mês (ofereciam os primeiros 2 meses). Só nesse seguro iria perder a totalidade do que iria poupar e ainda ficava a perder financeiramente. Se usasse o seguro poderia compensar porque oferecem 3 horas de mão de obra nas reparações. Mas como tenho o seguro de assistência ao lar no meu seguro multirriscos/recheio seria redundante. Portanto, não era opção para mim.

Liguei para a Goldenergy. Era quem tinha o melhor preço há 6 meses, caso a Endesa não me tivesse feito a tal proposta dos 60 euros.

Como pode ver nesta publicidade, é muito interessante ver o número redondo dos 20% de desconto na luz, mas o asterisco diz que é só sobre a potência contratada. Ou seja, é um valor ridículo de desconto, embora o valor do kWh seja bom mesmo sem qualquer desconto.

Facto curioso: como disse que tinha preços melhores na Endesa, o senhor do call center da Goldenergy ofereceu-me logo um preço AINDA melhor do que me tinha dito inicialmente. Cá está o poder negocial dos consumidores. Nunca fique pela primeira proposta. Fazia-me um desconto de 12% sobre o kWh e portanto ficava a 0,1385 € /kWh. Muito bom, mas 5 milésimas acima do que vou pagar na Endesa. Logo, vou mudar para quê? A potência contratada seria um pouco mais barata do que a que vou ter, mas aqui começam a entrar outros critérios que são cada vez mais importantes.

Os planos amigos e afins

A experiência tem-me mostrado que às vezes são mais relevantes os descontos “à volta” do que os preços em si da eletricidade e da potência contratada. Neste caso específico, sem ter feito nada, alguns simpáticos leitores do blogue pediram o meu “código amigo”, isto é, ao fazerem também um contrato e dando este código eles têm um desconto de 1 € todos os meses (e eu também). Neste momento já tenho 50 “amigos”, o que quer dizer que anualmente (enquanto eles forem clientes da empresa e eu também) tenho no mínimo mais 600 euros de desconto na luz todos os anos. É como ter uma fatura “Aniversário” todos os meses com a vantagem de que me vou embora sempre que quiser sem perder nada (não tenho de estar à espera 11 meses a pagar mais do que o normal para ter esse desconto).

Nunca divulguei no blogue o meu código amigo porque não quero que pense que me estou a aproveitar da situação privilegiada. O que vos posso dizer é que enquanto consumidor este tipo de promoções já é uma ferramenta de poupança importante para mim. Se quiserem saber qual é o meu “código amigo” vão ter de ter o trabalho de pesquisar no google “código amigo endesa pedro andersson” e vão encontrar algumas pessoas simpáticas que o andam a partilhar nos comentários do blogue, ou pergunte-me por mensagem privada. Naturalmente que não vou dizer que não :). Mas se porventura quiserem aderir a esta empresa específica usem naturalmente um código amigo qualquer. Há imensos na internet, e aqui no blogue também, de pessoas que já perceberam que podem poupar mais por aí do que a comparar preços de tarifários. Atenção que não estou a promover nem a dizer bem nem mal desta ou de outras empresas. Você tem de fazer as contas por si. A mim compensa-me esta situação enquanto consumidor.

Sem estes códigos “amigos” têm empresas no mercado que podem fazer preços ainda melhores do que estes. Veja ao detalhe os tarifários das empresas de eletricidade mais pequenas e menos conhecidas. Vai ter algumas surpresas agradáveis em termos de preços. No meu caso, como já tenho estas poupanças relevantes “paralelas” já não estão no meu campeonato.

O que quero dizer é que independentemente destas poupanças, sempre que encontrar melhor, mudo. Não estou preso a nenhuma empresa em nenhum sector de atividade. O “segredo” é estar sempre com o radar ligado e não ter medo de mudar para mais barato com os mesmos serviços ou melhores.

Acumulo 4 descontos na eletricidade

Atualmente, mantendo exatamente os mesmos gastos de eletricidade (já com tudo LED e com tomadas com interruptor) poupo:

  • Com as ofertas de aberturas de contratos (em 2020 foram 60 euros)
  • Com a renegociação constante várias vezes por ano do preço do kWh e da potência contratada (6 € /mês = 72 €/ano)
  • Com o “Código amigo” (50 €/mês = 600 €/ano)
  • Com o meu painel solar (7 € /mês = 84 € /ano)

No total são mais de 700 € por ano que ficam no meu bolso para gastar/poupar/investir como eu quiser simplesmente porque ando atento à minha fatura de eletricidade e faço umas contas e uns telefonemas ao longo do ano. São os seguros dos meus dois carros de “graça” pagos pela Endesa. Pense nisso. Há quanto tempo não tenta baixar a sua fatura da luz?



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142 Comentários

  1. JV

    Mais do que as batatas ou o leite, é potencialmente mais uma forma de abater ao crédito habitação, que irá dar mais um “desconto” no valor dos juros. É poupança em cima de poupança

    Responder
    • Pedro Andersson

      Claro. Mas nesse caso sugiro antes que o invista. Provavelmente ganhará mais na altura de amortizar a “sério”.

      Responder
      • Vitor Ferreira

        Pedro e há mais uma forma de poupar na factura da electricidade, ou melhor, de ganhar dinheiro, é vender o seu excedente de energia à rede. Tem de se coletar mas assim não o ofereçe e sempre ganha mais um pouco fica a dica

        Responder
    • Paulo F.

      Li com atenção o seu artigo.
      Neste momento tenho 4 painéis. Estão a produzir 3,20€ por dia onde em média gasto 1,90€.
      Pretendo vender o excedente, mas deparei-me até ao momento com muitas restrições por parte da EDP e foi precisamente a Endesa que se mostrou disponível para comprar e aceder a este “amigo”.
      As minhas dúvidas neste momento são muitas.
      Fui informado que compram, mas nunca mais pagam e….
      A EDP através de um mau negócio para eles, já me trocou o contador de borla.
      Estou á procura da melhor solução.
      Tive a sorte de encontrar uma empresa excedente que me colocou material de primeira e não muito “lixo” que está a ser oferecido no mercado.

      Responder
  2. Luís R. Gonçalves

    Caro Pedro,

    Antes de mais, parabéns pelo seu excelente trabalho.
    No que diz respeito aos prestadores de energia, creio que nunca o vi mencionar a GALP.
    Por ter cartao Continente, tenho 8% de desconto (quer na energia eléctrica como no gás) sobre o termo fixo e termo variável. Recebo tb desconto de 14 cêntimos por litro. Em ambos os casos, acumula em cartão. Só aqui estamos a falar de valores consideraveis.
    Por exemplo, numa factura de 80€, acumulo em cartão 6€. Mais o desconto em combustível. Só o desconto em combustível, torna o gasóleo simples da GALP no combustível mais barato do mercado (sem considerar campanhas das gasolineiras). 14 centimos por litro, num depósito de 40 litros (estou a atirar por baixo) acumula em cartão mais 5,60€.
    E pago 0,1587€/kWh e 0,2618€/dia. No caso do gás, pago 0,0591 €/kWh e 0,1046€/dia. Ou seja, estes valores, tendo em conta a ultima avaliação que fiz à concorrência, são bastante competitivos.
    Mesmo com as ofertas da concorrência, nada bate estes preços e o somatório dos valores acumulados em cartão.
    Qual a sua opinião?
    Obrigado. E continuação de um bom trabalho.

    Cumprimentos,

    Luís R. Gonçalves

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Já fui cliente da Galp. Tenho 4 cartões do continente para gerir. Nunca abasteco na Galp. Vou ao jumbo. Nesta fase da minha vida enquanto consumidor estou a dar preferência a tudo o que não envolva cartões e talões que me obrigam a ir a um sítio. Assim fico livre para gastar só onde quiser. É uma opção minha. As suas contas são boas. Mas fui cliente da Galp numa altura em que tiveram graves problemas de faturação (não recebi faturas durante 9 meses apesar de os contactar todos os meses). Confesso que fiquei traumatizado. Talvez um dia volte :). De resto não tenho nada contra a Galp energia. O seu comentário foi importante. Obrigado.

      Responder
      • Luís R. Gonçalves

        Pedro,

        Esqueça essa questão dos cartões e talões… Aparece tudo, de forma automática, na app do Cartão Continente. Funciona muito bem!!! 😉

        Quanto a essa experiência passada (e traumatizante), não tenho conhecimento e nem passei pela mesma. Sinceramente, não tenho nada a dizer de negativo do serviço prestado pela GALP.

        E corrijo o facto do desconto na tarifa fixa, como na variável… Não é 8%, mas sim 10%.

        Não o mencionei, mas a minha potência contratada é de 4,6 e no caso do gás, estou no 3º escalão.

        Cumprimentos,

        LRG

        Responder
        • Vitor Ferreira

          Bom dia, antes de ser cliente endesa era galp e tinha 14% de desconto em cartão. Mudei para a endesa e a minha factura fico mais barata mesmo com esse desconto. Vc esta a esquecer que o preço base por ser mais alto ainda acresce IVA, e como é à %, vc paga mais de IVA pelo menos consumo e imposto inerentes à factura com a galp do que com a endesa. Para além disso vc fica com 10% de desconto se comprar 30 ou 25€ em compras. Só são mais 4%. Nem sempre a galp tem o melhor desconto! E a oferta de 60 para nós clientes é mais uma vantagem 😉. O plano amigo outra 😉

          Responder
      • miguel

        Também já fui cliente GALP, nessa altura tinha 10 cent. desconto por litro, como o meu carro andava a GPL e a bomba de GPL mais económica na zona até era da GALP… juntei o último ao agradável, na altura o GPL custava 55 cent. o litro. Partilho comentario, pois comigo também aconteceu. Fornecia mensalmente as contagens à GALP e só mesmo reparei depois, que nunca as mesmas foram aceites para facturação. Acumulei 6 meses de inverno em estimativa, o que deu um acerto na contagem de mais de 1000 euros.

        Responder
    • Luís Fonseca

      Olá Luís, fiz também as contas e aderi há dias ao tarifário da galp (imagino que nas mesmas condições, uma vez que os preços que pago de potência e energia são iguais).

      Contudo, não deixei de reparar que mencionou que tem 8% de desconto… O contrato que fiz tem 10%, tanto na energia como no gás (não sei se está relacionado com o débito directo e factura electrónica aos quais aderi).

      De qualquer maneira, fica a mensagem, pode ser que consiga negociar esses 2% 😉

      Responder
      • Luís R. Gonçalves

        Luís Fonseca,

        Obrigado pelo seu reparo!! Na realidade, tenho 10% de desconto. Inicialmente, tinha 8%, mas com o surgimento da campanha dos 10%, actualizaram-me. O mesmo aconteceu com o desconto no combustível. Quando fiz o contrato era de 12 cts/litro. Mas também o actualizaram com a nova campanha.

        Na realidade, com estes descontos todos (já era cliente do Continente e possuidor do Cartão Continente), e com preços base que por si só são bastante competitivos, não vejo nenhuma outra empresa “tradicional” a bater os valores da GALP.

        Cumprimentos.

        LRG

        Responder
        • Ana Sousa

          Na Goldenergy tenho 12% de desconto, é um desconto superior ao da GALP.
          E, como já referi, é uma empresa portuguesa que aposta nas energias renováveis.

          Responder
          • Luis R. Gonçalves

            Ana,

            Acabo de consultar o site da Goldenergy. E não podemos ver somente os descontos… Há que ver os preços base de partida (tarifários) e todos os descontos associados.

            Para uma potência de 4,6, consumo de 200 Kwh (mês), para 30 dias de facturação a diferença é de 35,32 € (Goldenergy) Vs 35,64 € (Galp). Já com os respectivos descontos de 12% Vs 10%. Mesmo que seja por 0,32 €.

            Efectivamente, a Goldenergy é mais barata… Mas, na factura da GALP acresce um desconto de 14 cts/litro. Imaginemos que consumimos 40 litros por mês (que no meu caso é uma valor baixo)… No caso da GALP, acumula mais 5,60 €.

            Alias, com o desconto de 14cts/litro, não existe gasolineira alguma que, sem desconto algum, consiga bater o preço final da Galp com este desconto.

            Agora pode dizer que tal obriga-a a ser cliente do Continente e dos postos GALP. Verdade. Eu já era cliente. E mesmo que não fosse, fazia por o ser porque os descontos totais são imbatíveis relativamente às empresas “tradicionais”.

            Cumprimentos.

            LRG

          • Ana Sousa

            Não sei o motivo mas não aparece o reply no post do LUIS R. GONÇALVES por isso respondo aqui.
            Eu não abasteço na GALP mas sim na BP com o desconto do Pingo doce que é de 25% do valor da fatura se gerirmos bem o abastecimento. Abasteço 40€ e pago 30€ porque tenho 10€ no cartão. Por isso não me compensa a Galp. Também ja tive problemas com a Galp a nível de faturação que foram muito aborrecidos de resolver.
            É como disse, fiz simulações em varios sites como a ERSE e fiz as contas todas numa folha de Excell. Só não fiz a simulação Na Goldenergy do produto ACP+ Gold porque não pretendo ter a obrigatoriedade de pagar a cota ACP mas uma pessoa que conheço garantiu-me que compensava…opções.

    • Liliana

      Partilho da situação do Luís, tenho um tarifário Galp com um desconto que até já nem está disponível para adesão, e com o desconto em cartão Continente, continua a compensar face a uma fatura com desconto noutro fornecedor. O facto de o tarifário ter deixado de estar disponível mas eu ainda o ter faz-me acreditar que é mesmo bom 🙂 (à semelhança dum tarifário da antiga TMN que era um dos Mimos, que tive até mudar de operadora).

      Responder
  3. Joao

    Pedro para esse valor de kw qual é a potência que tem contratada?

    Responder
  4. Diana Guerra

    Boa tarde Pedro,

    Muito obrigada pelo seu trabalho que sigo há anos. Também já mudei várias vezes de comercializador, sempre em busca de melhor preço.

    Da mesma maneira, fui cliente da galp e tive o mesmo problema de faturação (durante 3 meses, salvo erro). O ano passado voltei a fazer contrato com eles e correu tudo bem.

    Troquei há poucos meses para a Muon, que fiquei a conhecer graças à sua reportagem sobre a app payper.
    Até agora tem corrido tudo bem e estou bastante satisfeita com o preço:
    Energia – 0,127500 €
    Potência – 5,75 kVA – 0,262500 €

    Além do mais, penso que além da questão da poupança que fazemos, o facto de procurarmos um melhor preço obriga as empresas a fazer alguma (ainda que pouca) concorrência, porque não faz sentido pagarmos o que pagamos em Portugal de energia, tendo em conta os nossos rendimentos médios.

    Responder
  5. Eduardo Manuel Duarte Mingote D Mingote

    Muito Boa Tarde Pedro…
    Aconselho a rever a fatura de abril, visto a endesa ter aumentado os preços a partir de 1 de maio.
    “De acordo com a evolução dos mercados energéticos comunicamos-lhe que os preços do seu contrato de luz serão atualizados a partir do dia 01/05/20 para 0,2605€/dia, 0,196502€/KWh Fora de Vazio e 0,112792€/KWh Vazio” antes pagava 0,252€/dia 0.188247€ fora de vazio e 0.094198€ em vazio, tudo isto numa altura que o preço da energia no mercado ibérico ate ficou mais barato, dará que pensar…

    Responder
  6. Joao

    Pedro … aconselho a verificar os valores da cashback power : https://www.cashback-power.pt/tarifarios.html

    O preço por kW é muito mais baixo que os que tem actualmente … A este valor terá de adicionar o valor de fee gestão mensal de acordo com a potência contratada o que irá lhe compensar… para fazer uma nova reavaliação dos valores que paga actualmente. Claro que não estou a considerar a quantidade *amigos* que poderá acumular e aí poderá vir a conseguir melhores valores em termos de poupança!!!

    Responder
  7. Rui Silva

    Boa tarde, liguei agora mesmo e também consegui descontos significativos. Em Abril a Endesa tinha-me aplicado aumentos brutais no Vazio 25% no Vazio e 12% no Cheio/FVazio. Também tive aumentos no Gás.
    Na altura reclamei e não fizeram nada….
    Bem haja Pedro muito obrigado.

    Responder
  8. Pedro Silva

    Quanto ao código na Endesa que confere 1 eur de poupança por cada amigo , eu também já usufruo desse desconto porque tenho 3 amigos ,ou seja 3 eur de desconto mensal .
    Sei que teoricamente não há limite para o numero de amigos que cada um de nós poderá ter . Mas o bom senso parece-me dizer que se uma pessoa tiver muitos amigos , isso poderá levar a Endesa a diminuir ou até mesmo a cancelar o desconto de amigo . Pelo que sugiro que , se o Sr Pedro Andersson autorizar , poderíamos compartilhar alguns códigos de amigo , e cada um de nós ter o bom senso de parar nos 10 amigos . Penso que mais do que isso poderia ser perigoso para todos . Entretanto não me parece que com essa partilha prejudiquemos a Endesa ou a concorrência , e também não me parece ser nenhuma mentira , pois na verdade quem partilha um comentário acerca de poupança é nosso amigo e um amigo merece ter no mínimo 1 eur de desconto mensal !

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Em privado podem fazer isso se quiserem. Mas não quero que o blogue ou o Facebook se transformem num grupo de códigos. Basta que criem um ou até já há acho eu.

      Responder
    • Armando

      Boa tarde, Não me parece que a Endesa acabe com o “desconto amigo”, aliás penso mesmo que será algo a manter, se quiserem manter e até aumentar a sua quota de mercado, porque a nível de preço puro, existem várias ofertas com preços mais baixos.
      Cumprimentos
      Armando Gonçalves

      Responder
  9. Vitor Madeira

    Portanto, ao pensar em fazer este tipo de negociações, torna-se necessário saber:
    – Preço por KW/h;
    – Potência contratada.
    E o quê mais?

    (é que assim fiquei com curiosidade para pensar em fazer semelhante, mas receio que não esteja munido de todos os dados essenciais…)
    Obrigado.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Basta isso e não aceitar seguros que não quer.

      Responder
    • Joao

      E saber que tipo de descontos adicionais possa ter como factura grátis ao fim do ano ou outros …

      Responder
  10. Fernando Silva

    Boa tarde,

    Graças a este post voltei a rever o meu tarifário atual com a Gold Energy.

    Após contacto com eles, foi-me sugerido atualizar o meu tarifário atual para o “Cliente +”. De facto, iria ter uma redução face ao meu atual. No entanto, comparando com o Endesa “Tarifário-e” que tem 14% (quer no termo fixo, quer no kwh) acabava por ser desfavorável. No serviço de Gás a Endesa destacava-se bastante. Assim sendo, aproveitei a campanha e ainda recebi voucher de 50€ para gastar no Pingo Doce. Além disto ainda usei o código de amigo do Sr. Pedro e obtive um desconto mensal de 1€ na fatura.

    Electricidade: Termo Fixo: 0.3263€ / Kwh: 0.1392€
    Gás: 0.1336€ / Kwh: 0.0479€

    Quando tiver o meu código de amigo partilho se alguém quiser ajudar a descer a fatura também (a minha e a vossa).

    Bem haja,
    Obrigado.

    Responder
    • Pedro Andersson

      E se encontrar melhor daqui a 3 meses, volta fazer o mesmo :). É isso mesmo.

      Responder
  11. catarina carvalho

    Boa tarde.
    Acabo de contactar a Endesa, da qual sou cliente desde 2017 e o que me foi dito é que já beneficio dos 14%. No entanto estou desde Fevereiro deste ano a pagar 0.166823 (6.9 potência). Disseram-me para aguardar a próxima fatura e se continuar igual voltar a contactar. Estranho, no mínimo! Desde quando mudou o desconto de 12 para os 14% e o preço deles baixou?

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Baixei hoje. Terá reflexo na próxima fatura.

      Responder
    • João marques

      Eu na EDPCOMERCIAL estou a pagar 0,1511€/Kwh. Não me compensa..

      Responder
  12. Ines Pires

    Boa tarde,

    Se alguém quiser utilizar o meu código amigo da Endesa está à vontade, 1€ de desconto na fatura de eletricidade todos os meses!

    Código: 307982360

    Obrigada!

    Responder
  13. Maria Carvalho

    Vou tentar renegociar ja amanha
    Obrigado pela informaçao. Foi atraves do contas poupança que ja poupei mais de 40 € em 3 meses.
    Aqui fica o meu código 308294351.

    Responder
  14. Joao Lima

    Sempre estive na EDP SU e fiz as contas :

    273 kwh X 0.17 € ( o valor que vai pagar) = € 46.41

    O que eu pago actualmente pelos mesmos 273 kwh consumidos € 47.56
    Ou seja : € 1.16 de poupança mensal (€ 13.92 / ano )

    Ter de negociar o contrato trimestralmente e perder 4 horas todos os anos para ganhar € 13.92 ?

    Desculpe mas algumas das suas dicas de poupanca começam a tocar no ridiculo ..

    Responder
    • Jota

      Parabens por gostar de pagar mais… Até parece que não leu nada, não leu a parte dos restantes descontos? Mas ainda bem que há quem goste de pagar mais à EDP.

      Responder
    • Armando

      João Lima, em relação ao Pedro Andersson paga mais 7,15 € mensais, mas tudo bem não quer andar com códigos amigo, então vá para a Luzboa, eu pago 41,47 por esses mesmos 273 kwh, ou seja menos 6,09 € mensais X 12= 73,08 € anuais. Já valerá a pensa? Eu acho que sim. Cumprimentos,

      Responder
  15. luisa

    É importante aderir com código de alguém que não deixe a Endesa, caso contrário deixaram beneficiar do 1€ de desconto. como aconteceu-me a mim numa primeira adesão.
    Mas na minha segunda adesão descobri esta página que foi criada em Dezembro de 2018 com um código que se mantém activo hoje e que se manterá para sempre segundo a informação da página:

    https://www.facebook.com/Endesa-plano-amigo-387624155344786/

    Responder
  16. Raquel

    Que bom Pedro! Sou cliente há bastante tempo e nao tenho nenhum “amigo”. Se alguém quiser o meu código, esteja à vontade para o utilizar. Não vou deixar a Endesa . O código é 308250931

    Responder
    • Ana Queirós

      A questão que tenho a colocar é como posso inserir um código amigo sendo já cliente á algum tempo.

      Cumprimentos.
      Ana Queirós

      Responder
      • Raquel

        Se já é cliente não dá para inserir o código amigo. Isso é apenas para novas adesões. Quando telefona para aderir à Endesa diz que quer aderir com o código “plano amigo” 308250931.

        Responder
  17. Joao Granada

    A ENDESA é um embuste. Não é ético um mediático especialista em poupanças como o sr. Andersson deixar-se “subornar” facilmente com sucessivas ofertas por parte da ENDESA. Tenham cuidado porque em maio deste ano a ENDESA aumentou-me o KW/H de vazio em 25 % e o de cheia em 10 %. Telefonei, reclamei e não tive direito a nenhuma oferta. Mudei para a LUZBOA e na última leitura há um erro que provoca o aumento da fatura em mais 100 euros. Alertei de imediato a ENDESA e o meu novo fornecedor do erro e, não obstante, a ENDESA não se coibiu de mandar aquela que seria a última fatura para débito direto – que entretanto eu já havia suspendido por suspeitar da idoneidade dessa empresa.

    Responder
    • Hugo Vasques Lopes

      Olá Pedro, eu tenho a Ylce e consigo pagar só 0,012 por Kw…vá lá espreitar.

      Abraço

      Responder
        • Anonimo

          A Coopernico tem atualmente o valor de 0.1299 por kw/h e 0.2069/dia potência 4.6.

          Responder
          • Rui Silva

            Até 30/9/2020 está em vigor o tarifário promocional. Qual é a tarifa depois?

          • Rui Silva

            Até 30/9/2020 está em vigor o tarifário promocional. Depois passa para 0,1499!

          • Anonimo

            Em correção ao meu comentario, o valor é só até 30 de Outubro. Depois passa a ser com o valor do tarifario base da coopernico. O Rui Silva já respondeu e bem. Interpretei mal o que li e para tirar a duvida, questionei a Coopérnico que me confirmou.

      • Rui Silva

        Atenção é só até ao fim deste ano a campanha “Todos Juntos” por causa da pandemia, e não são 0,012 € mas sim 0,1269 € por Kw/h.
        Depois passa para 0,1384 €, se não aumentarem a tarifa…
        Mas sim é um forte concorrente da Endesa, foi o meu anterior operador até 2017!

        Responder
      • Vitor Madeira

        Também sou cliente YLCE desde 2016 e neste momento estou a pagar 0,1539 por kW/h sem tarifa bi-horária e com potência contratada de 6,6 kVA.

        Parece-me que a opção da GolEnerrgy será a mais sensata, pois não tenho “pachorra” para andar aos telefonemas com choradinhos a ver se me dão ou não descontos…

        Isto é das coisas que mais me custa nesta sociedade dita “evoluída” -> recebes descontos se souberes ser “chorão”…

        Já com a chatice das empresas de telemóveis / internet / TV é a mesma coisa.
        Não há paciência.

        Responder
        • Ana Sousa

          Vitor, fiz hoje vários telefonemas para escolher o fornecedor. Oa valores que me apresentaram foram: na ENDESA a tarifa simpes (não bi-horária) é de 0,1392 e na Goldenergy é de 0,1299. Eu estou na Goldenergy e estou muito satisfeita com o serviço.
          Espero ter ajudado. Nestas coisas gosto de ouvir os outros e de partilhar o que sei.

          Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. O blogue é resultado das minhas experiências pessoais enquanto consumidor. É tão claro e honesto quanto consigo. No dia em que me sentir enganado não fico nem mais um dia seja em que empresa for. Não é para fazerem o que eu faço. É para cada um comparar com o que tem. Fico super contente por receber comentários de pessoas que têm melhores preços do que eu. Excelente! Quero é que as pessoas comparem. E que se mexam. Só isso. Não são “subornos”. É o mercado a funcionar…

      Responder
    • Armando

      João Granada, aquilo que se passou consigo e não vou duvidar que aconteceu na realidade, tem sido objecto de muitas queixas por parte dos consumidores e não é um problema exclusivo da Endesa, é geral e todos nós já tivemos casos iguais ou muito parecidos. Relativamente ao seu comentário em relação ao Pedro Andersson, penso que é injusto e tem mais origem numa certa azia do João para com a Endesa, do que propriamente com a forma de atuação do Pedro, que sempre se tem revelado de uma ética sem par e que tão útil tem sido a todos nós. Eu mudei recentemente da Endesa para a Luzboa e é um processo simples, mas que, mesmo assim, pode trazer alguns problemas em relação a períodos de contagem em duplicado. Estamos sujeitos a estes problemas, mas temos que acreditar que todos os intervenientes estão a agir de boa fé. Cumprimentos,

      Responder
  18. Pedro Marques

    Olá, boa noite.
    Não será este o melhor local para esta pergunta, mas cá vai.
    Há alguma publicação sobre tarifários de telemóveis?
    Os preços praticados pelas nossas operadoras são cada vez mais inflacionados, com muitos minutos e praticamente sem dados móveis, que é o que nós hoje em dia mais gastamos.
    Depois ainda temos tarifários, WTF, Yorn e Moche, mas só fazem a quem é novo. Enfim.
    Deixo a pergunta em forma de dica no caso de não haver nenhum artigo sobre isso.
    Cumprimentos
    Obrigado

    Responder
  19. Miguel Cruz

    Boa tarde Pedro Marques,
    Passe por este fórum https://forum.zwame.pt/forums/outros-telemoveis-e-tablets.135/ depois é só escolher a rede e o tarifário pretendido, posso-lhe dizer que estou desde maio 2019 sem pagar tarifário móvel, é tudo uma questão de negociar, aproveitar as promoções e não ter fidelização, no geral um pouco como o nosso estimado Pedro Andersson vai partilhando connosco as suas poupanças.
    Se não estou errado, penso que já foi mencionado aqui ou no programa “contas poupança” uma situação semelhante.
    Se for caso disso este blog também é excelente para negociar as propostas de tv cabo.

    Cumprimentos

    Responder
  20. Ana Sousa

    Ola a todos.
    Parabéns a este excelente blog que nos apresenta imensas ideias de poupança tão necessárias nos tempos que correm.
    Pergunto ao Pedro se há algum tipo de fidelização relativamente aos fornecedores de electricidade/gás ou se podemos mudar quando queremos.
    Partilho a minha experiência. Sou cliente Goldenergy, primeiro de gás e há um ano também de electricidade. Cansei-me de pagar imenso à EDP sem necessidade.
    A Endesa tem uma boa proposta mas na tarifa bi-horária a Gold consegue ainda melhor. Também gosto de incluir na minha escolha a questão de se tratar de uma empresa portuguesa pois acredito que devemos ajudar a economia portuguesa.

    Responder
  21. Carlos Almeida

    E isso é barato Pedro?
    Na EDP do mercado regulado (agora SU Eletricidade), o valor é de 0,1486 €/kWh.

    A Endesa é uma trapalhice!
    Cometi o erro de aderir há uns anos e quando mudei de casa apresentaram-me uma conta com mais 16€ do que estava na leitura do aparelho.
    Demoraram mais de um ano a devolverem-me o meu dinheiro e com constantes trocas de emails (dezenas) e telefonemas para efectuarem o reparo.
    Por isso, não me atrevo a voltar a ser cliente deles!

    Responder
  22. Armando

    Boa tarde, Não me parece que a Endesa acabe com o “desconto amigo”, aliás penso mesmo que será algo a manter, se quiserem manter e até aumentar a sua quota de mercado, porque a nível de preço puro, existem várias ofertas com preços mais baixos.
    Cumprimentos
    Armando Gonçalves

    Responder
  23. Catarina Silva Carvalho

    Boa tarde.
    Acabei por ligar uma 2a vez à Endesa porque não tinha ficado convencida no meu último telefonema.
    Agora sim, fiz alteração do contrato.
    O problema maior da Endesa é nos recursos humanos, que não tem capacidade, por falta de conhecimento, formação e outros, de dar resposta, informação e aconselhamento correto aos consumidores.
    No meu caso não há nenhuma outra empresa que forneça mais barato.
    A goldenergy…. possivelmente, mas já fui cliente e em 2017 tive muitos problemas na faturação tendo até recorrido à justiça. Experiência a não repetir pelo menos enquanto me lembrar.

    Responder
  24. Armando

    Boa tarde a todos,
    Mais uma vez o Pedro esteve muito bem, mas como de costume existe sempre quem não compreenda qual o objectivo primário destes post’s. Na minha opinião, este é um dos temas mais apaixonantes , mas também dos mais difíceis em se tirar conclusões. Já utilizei quase todas as plataformas disponíveis para fazer simulações acerca da melhor fornecedora de energia e posso dizer que praticamente cada uma delas me dava um resultado diferente. Decidi então fazer numa folha de excel :), várias simulações e para o meu caso particular 6,9 potência e um consumo médio de 300 KWH mensais na tarifa simples, conclui que não existem escolhas acertadas que se possam aplicar a todos os consumidores. Em primeiro lugar, o consumo varia de consumidor para consumidor, existem imensas tarifas e depois para além disso existem alguns descontos. De qualquer forma e volto a repetir, para o meu caso particular, cheguei à conclusão que Muon Top e Luzboa seriam as melhores opções e que me parece interessante a cashback-power embora, confesso, que não me debrucei muito bem sobre os seus tarifários. Eu próprio era cliente da Endesa e passei agora para a Luzboa (tem electricidade indexada aos preços do mercado ibérico OMIE) e infelizmente tem subido muito nestes meses mas mesmo assim pago o KWH a 0,1235 € mais IVA (em Maio era a 0,1079 €. Em jeito de conclusão, o tarifário do Pedro é óptimo, mas a sua fatura mensal só bate a minha (com as devidas diferenças do valor da potência que não é igual) porque tem 6 amigos, senão…………. Devo aqui acrescentar que tenho um meu conhecido cliente Endesa que tem 22 euros de desconto amigo. Como vêem cada caso é um caso.
    Cumprimentos e boas negociações.
    Armando Gonçalves

    Responder
    • Ana Sousa

      Concordo… existe sempre quem não compreenda qual o objectivo primário destes post’s que são para nos ajudar nas nossas escolhas, como uma conversa entre amigos que partilham as suas experiências, o que é extremamente útil pois da partilha surgem as opções fundamentadas.
      Se não fosse este post não me lembrava de renegociar a minha fatura.
      Obrigada Pedro e continue o bom trabalho…por nós.

      Responder
  25. Pedro Vasconcelos

    Caro Pedro, a Payper devia ser util na comparação dos diferentes operadores e tarifários, no entanto deixam muito a desejar por não considerarem tarifários como os bi-horários e desprezarem os descontos sociais que já temos nas nossas facturas que carregamos na aplicação.
    Acho que seria muito importante esta aplicação funcionar devidamente, poupava muito tempo e dinheiro a todos nós.
    Cumprimentos e continue com o óptimo serviço público.

    Responder
  26. Dora Garcia

    Bom dia!

    Também sou cliente Endesa, mas, até hoje, nem tinha dado importância ao plano amigo…
    Deixo o meu código 301571066.
    Cumps

    Responder
    • Guilherme Reis

      Boa tarde Dora,
      Utilizei o seu código na minha nova adesão à Endesa.
      Obrigada!

      Responder
    • Guilherme Reis

      Boa tarde Dora,
      Utilizei hoje o seu código amigo na minha nova adesão à Endesa.
      Obrigada!

      Responder
      • Dora

        Obrigada!

        Responder
  27. Nuno

    Olá!

    Também nunca liguei ao plano amigo…
    O meu código: 301572160. Estejam à vontade. Sou cliente há já alguns anos e estou muito satisfeito.
    🙂

    Responder
  28. Nuno Costa

    Bom artigo, vou tentar renegociar o meu amanhã, obrigado!

    deixo o meu código de amigo: 308017633

    Responder
  29. Rui Silva

    Boa tarde caro Pedro. Depois de renegociar o seu contrato, recebeu ou vai receber a confirmação por email ou carta?
    Eu renegociei o meu contrato por telefone, leram-me o novo contrato com os tais 14% de desconto (deve ser válido legalmente) e disseram que me enviariam por escrito … estou a achar estranho estar a demorar tanto, já la vão alguns dias e nada.
    Abraço e obrigado

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. As vezes demora semanas e em alguns casos nunca chega. Confirmo na fatura se está tudo ok.

      Responder
      • Rui Silva

        Ok vou estar atento. Muito obrigado mais uma vez.

        Responder
  30. André

    Já saí da EDP há uns anos.
    Fui para a Ylce, posteriormente para a Endesa e finalmente estou na Muon.
    Em todas totalmente satisfeito, durante o periodo em que estive em cada uma delas (Excepto EDP claro).
    Durante cada uma delas estive sempre a pagar o mais barato na altura. Cada vez pago menos, pois mudo sempre para a mais barata. A erse tem simulador online muito bom para simular cada caso.

    Responder
    • Maria

      André: podia partilhar o link desse site sff?

      Responder
        • Maria

          Uau! Adorei. Desconhecia totalmente este site. Obrigada pela dica 🙂 sempre a aprender

          Responder
          • André

            Praticamente todos os meses após receber a fatura, faço aí a simulação, quando o meu preço sair do cima da listagem que aparece, mudo imediatamente.

  31. Nuno Costa

    Viva,

    Liguei e sem grande dificuldade consegui renegociar e já terei o novo desconto na próxima fatura.

    Entretanto quem quiser usufruir do desconto de amigo deixo aqui o meu código: 308017633

    Responder
    • Armando

      E para que número ligou Nuno Costa?
      Obrigado

      Responder
      • Nuno Costa

        Viva,
        para o 215 85 69 00

        Responder
        • Armando

          Obrigado.

          Responder
    • Tiago

      Bom dia. Obrigado pela dica! Negociei hoje e verei refletido o valor da nova tarifa já na próxima fatura 🙂
      Aproveito para deixar o meu Código Plano Amigo para usufruirem de 1€ de desconto adicional na fatura Endesa, para sempre: 307949249

      Responder
  32. Rui Monteiro

    Sou cliente da ENDESA, . partilho o meu código Plano Amigo 300688288 para os interessados.

    Responder
  33. Rui Monteiro

    Partilhe código Plano Amigo 300688288.

    Responder
  34. Maria

    Codigo vitalicio!

    Quer aderir à Endesa?
    Utilize o meu codigo e podera beneficiar de 1€ de desconto na sua fatura de eletricidade todos os meses. Quantos mais amigos, mais poupa. Importante aderir com codigo de cliente que nao deixe a Endesa, caso contrario deixaram beneficiar do 1€ de desconto.

    Por isso faÇam a adesao com codigo alguém que se mantenha na Endesa.

    Codigo: 308250931

    Podem entrar em contacto via mensagem privada.

    Responder
  35. Cristina

    Boa tarde,
    Para quem quiser usufruir do desconto de amigo deixo aqui o meu código Plano Amigo: 306278049

    Responder
  36. Raquel

    Boa tarde sr. Pedro.

    Permita-me que faca uma pergunta: como consegue obter o “desconto boas vindas” de 5€ que está na sua fatura?
    Sou cliente Endesa e nunca tive esse desconto na fatura 🙁

    Responder
      • Raquel

        Pedro: ameaçou sair e agora tem desconto de 5€ todos os meses?

        Responder
        • Pedro Andersson

          Não. Durante 6 meses. 5 na luz e 5 no gás. 60 euros no total. Veja o artigo antes deste sobre o tema.

          Responder
  37. Rui Silva

    Boa tarde, não ganho nada com o negocio, mas o mercado realmente está ao rubro e isso quer dizer que é uma boa altura para renegociar. Em pouco tempo é a 2ª vez que sou contactado, da outra vez pela Goldenergy.
    Fui contactado há pouco pela Iberdrola, com a oferta de 14% de desconto e os valores quase que se aproximavam de Endesa também com 14% de desconto. Não continuei a conversa, porque além do preço dos KWs/h do meu Bi-horário serem um pouco acima, também os termos fixos da Luz e do Gás, eram superiores e com diferença de alguns cêntimos por dia.
    Na Endesa ainda temos – 1€ por amigo… o meu código amigo é: 306454041 se quiserem podem dar na Endesa.
    Tirem as vossas conclusões.

    Responder
  38. TMS

    Boa noite,
    Para quem quiser usufruir do desconto deixo aqui o código Plano Amigo: 303652195
    🙂

    Responder
  39. luisa albuquerque

    Sr. Pedro Andersson
    muitos parabens pelo blog e trabalho que faz

    uma questão, por ter renovado o contracto, logo é um novo contracto, não perde os 6 amigos e o desconto associado?

    cumprimentos

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Fiz essa pergunta e garantiram-me que não. Até ao momento mantive.se os perder, reclamo.

      Responder
  40. antonio nobre

    PEDRO ANDERSSON. Boa noite
    Gostava de saber se quem fez um contrato com EDP com instalação de paineis, comprados à própria EDP, se eles podem colocar algum obstáculo, com uma eventual mudança para outra empresa com preços mais baixos e que diligências posso fazer para obter mais informação?

    Responder
  41. Dora

    Obrigada eu

    Responder
  42. Sara Neves

    Bom dia,
    aderi a endesa a semana passada e realmente os preços sao melhores.

    o meu código amigo é o 308680944 se alguém quiser 🙂

    Responder
  43. Fernando Silva

    Boa tarde Sr Pedro
    No momento da minha mudança para a Endesa utilizei o seu código de amigo que encontrei na Internet. No entanto, estou a verificar na minha área de cliente e não me aparece o seu nome na lista de amigos. Você ainda é cliente Endesa? Se sim, e assumindo que registaram o código de amigo que referi, deveria estar listado.

    Obrigado desde já,

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Sim mantenho. É o 303757426. Usou esse? Abraço

      Responder
      • José Costa

        Bom dia!
        Ao estilo “Favores em Cadeia” aqui está o meu Código Plano Amigo (Endesa): 308 723 562.
        Abraços.

        Responder
  44. Fernando Silva

    O meu código de amigo está em vigor: 308634187

    Responder
    • Raquel

      Bom dia. Por favor se alguém quiser aderir à Endesa utilize o codigo plano amigo 308250931 para obter o desconto de 1€ na fatura de eletricidade

      Responder
  45. Raquel

    Deixo aqui o meu codigo plano amigo 308250931 para obterem o desconto de 1€ na fatura de eletricidade obrigada

    Responder
  46. Raquel

    Deixo aqui o meu codigo plano amigo 308250931 para obterem o desconto de 1€ na fatura de eletricidade obrigada

    Responder
  47. Marco Cabrita

    Olá Pedro, segui as suas dicas e avaliei como melhor tarifário para o meu consumo a Endesa, e ainda por cada amigo recomendado que contratar com a Endesa, poupam os dois 1€ por mês, deixo aqui o meu codigo plano amigo 306342081 para obterem o desconto de 1€ na fatura de eletricidade, obrigada

    Responder
  48. Raul Martins

    Na adesão à Endesa, use o meu CÓDIGO PLANO AMIGO 308647386 e beneficie de 1€ de desconto na fatura TODOS OS MESES.
    Obrigado a todos que usarem 🙂

    Responder
  49. Raquel

    Bom dia. Por favor se alguém quiser aderir à Endesa utilize o codigo plano amigo 308250931 para obter o desconto de 1€ na fatura de eletricidade. Não pretendo sair da endesa

    Responder
    • Edgar Durão

      Não desista Raquel! Levou mais dois euros de desconto por mes 🙂

      Responder
      • Raquel

        Obrigada Edgar . Não desisto nunca de poupar. Pode ter a certeza. No poupar é que está o ganho 🙂

        Responder
  50. Carlos Silva

    Código Plano amigo: 307957144
    Se quer poupar junto comigo, já sabe coloque o meu codigo e já agora vou pedir que coloque os códigos dos nossos colegas que por aqui também o fazem, e POUPAREMOS JUNTOS, muito obrigado 😉

    Amigo recomenda amigo e poupam os dois. Poupe 12€/ano para sempre por cada amigo que convide para Endesa, enquanto permanecerem connosco. Quantos mais amigos, mais poupa!

    https://endesa.pt/particulares/hub-vantagens/plano-amigo.html

    Responder
  51. Luísa Albuquerque

    CÓDIGO VÁLIDO DESDE 2017

    Não é meu. Mas encontrei este código de um senhor que inclusive disponibiliza o seu número telemóvel pessoal e email.

    Podem verificar toda a informação na página Facebook

    https://m.facebook.com/?_rdr#!/Endesa-plano-amigo-387624155344786/

    Este código não é meu. Mas acho de louvar a iniciativa deste senhor. Transparente e é um cliente muito antigo da endesa

    Código 302565361

    Responder
  52. FreeAtMind

    Aqui tem o meu plano amigo Endesa: 301834792
    Quem quiser usar, pois estou mesmo para continuar sempre na Endesa.
    Acumula com todas as campanha em vigor, basta dizer ao aderir que foi recomendado pelo cliente: 301834792
    Um muito obrigado a quem aderir com o meu código.
    https://www.endesa.pt/particulares/hub-vantagens/plano-amigo

    Responder
  53. Tiago

    Podem utilizar o meu código endesa e ganhar 1 € de desconto por mes, so colocando o seguinte codigo na hora da contratação :308773586

    Responder
  54. António Silva

    Boa tarde,

    Adira à Endesa e utilize meu código do Plano Amigo – 300809506, para usufruir de 1€ de desconto todos os meses.
    Sou cliente da Endesa há mais de 4 anos e continuarei a ser.

    Agradeço desde já a quem utilizar o meu código do Plano Amigo – 300809506

    Cumprimentos

    Responder
  55. Paulo Gonçalves

    Agora é a minha vez de partilhar o meu código amigo:
    308708156

    A minha escolha recaiu na tarifa e-luz, com potência contratada de 4.6 kVA, com o método de pagamento Débito Bancário SEPA e modo de envio Eletrónico.

    Sintam-se à vontade para usar e abusar do código. 🙂

    Responder
  56. José Cerqueira

    Partilho aqui o meu Código Plano Amigo da ENDESA a quem interessar: 308 723 562.

    Responder
  57. Raquel

    Bom dia. Por favor se alguém quiser aderir à Endesa utilize o codigo plano amigo 308250931 para obter o desconto de 1€ na fatura de eletricidade. Não pretendo sair da endesa

    Responder
  58. Diana

    308634730

    Responder
  59. Milena Martins

    Partilho aqui o meu Código Plano Amigo da ENDESA a quem interessar: 308949340

    Responder
  60. Paula

    Agora é a melhor altura para aderir à Endesa com a tarifa aniversário; daqui a um ano não pagam a fatura de um mês de todo este aquecimento que se gasta no Inverno!

    Estão também a oferecer 30€ + 30€ (eletricidade + gás) até ao final do ano por isso é aproveitar.

    Usando o meu código amigo conseguimos ambos ainda mais 1€ de desconto todos os meses: 309023360

    Aproveitem a altura que é a melhor do ano todo!

    Responder
  61. Johnny Reis

    Boa tarde,
    Para quem quiser usufruir do desconto de amigo, em novos contratos ENDESA, 12€ por ano, deixo aqui o meu código Plano Amigo: 309051207

    Responder
  62. André

    Bom ano!

    Usem o meu código amigo para aderir à Endesa e poupamos ambos 1€ por mês!

    309023360

    Felicidades e saúde.

    Responder
  63. Edgar Durão

    Código Plano Amigo: 308863364

    Quem quiser aproveitar, pf. faça favor. Não vou mudar, pelo que ganhamos os dois 🙂

    Responder
  64. Pedro

    (Endesa) Para quem quiser usar e usufruir de 1€ de desconto por mês, fica aqui o meu Código Amigo: 308788869

    Responder
  65. Pedro Andersson

    Olá a todos. Após vários meses de comentários onde deixaram dezenas de “códigos amigo”, considero que devo fechar agora esse tipo de comentários porque a partir de um certo momento já começam a ser ruído em vez de informação. Já têm muito por onde escolher. Manterei o que já estão. Como afirmei no artigo, eu próprio tenho um código amigo que darei mas apenas a quem me perguntar. Mas em comentários aos artigos sobre eletricidade agora porei um ponto final aos próximos que surgirem. Não é censura nem nada disso. É só porque dificulda a leitura de comentários mais relevantes para quem procura outro tipo de informação. Acho que compreendem. Podem (e devem) partilhar nas vossas páginas e nas outras formas que encontrarem. No blogue encerrei aqui. Muito obrigado a todos.

    Responder
  66. Pedro

    Olá!

    Pedro Anderson, o seu código de amigo Endesa continua ativo?

    Alguém já aderiu à Tarifa Simples da Endesa com código de amigo?

    Iniciei uma adesão à Tarifa Simples da Endesa através do portal Poupa Energia da ADENE, que segundo a Endesa refere no seu site é a única forma de aderir à referida. No seguimento da pré-adesão fui contactado pela Endesa para formalizar a referida contratação, contudo, quando pretendia indicar usar o código amigo (do Pedro Anderson) a operadora referiu que não é possível usar o código amigo nas adesões que tenham sido submetidas através do Poupa Energia.

    Ora, se no site da Endesa está explicito que a campanha Código Amigo é extensível a todas as tarifas e que a adesão à Tarifa Simples só está disponível para contratação através do site Poupa Energia, não posso concordar com tal postura da Endesa, pelo que suspendia a adesão até que tenha informação mais concreta relativamente a esta situação.

    Se alguém poder ajudar com alguma informação relevante, agradeço.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá Pedro. Tem a certeza que quer dizer tarifa simples? Não está a referir-se ao preço do mercado regulado? São coisas diferentes…

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        • Pedro Andersson

          Desconhecia essa situação. Acho que o Pedro tem toda a razão em reclamar. Há uma informação incoerente e contraditória da parte deles. Eu faria queixa no livro de reclamações eletrónico. Contudo creio que o resultado será eles corrigirem a informação no site e não ceder à sua pretensão. É que essa tarifa parece-me à primeira vista muito boa. Se conseguisse juntar o plano amigo será excelente. Mas só estou a fazer contas de cabeça. Não analisei ao detalhe. O meu plano amigo continua ativo. Ainda esta semana aderiram mais 2, a quem agradeço. Este mês a minha fatura de eletricidade foi de 8 euros :).

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          • Nuno Ricardo

            Olá Pedro,

            Eu aderi recentemente à Endesa e estava a planear usar vários códigos de amigo, pelo menos tinha ficado com a impressão que era possível porque o Pedro disse ter vários, porém não só não consegui adicionar mais do que um, como também não me deixam alterá-lo, porqu entretanto o amigo encontrou uma oferta melhor e deixou a Endesa.
            Ou seja, se eu pretender usar um novo código de amigo, terei que rescindir e voltar a contratar o mesmo serviço… e só poderei usar um código…

          • Pedro Andersson

            Olá. Sim. Correto. Cada pessoa só tem um. O que disse é que tinha vários códigos disponíveis de pessoas diferentes nos comentários. Entretanto fechei esses comentários porque já estavam a ser “ruído”. Os que lá estão já chegam para milhares de pessoas… Eu também tenho um mas só dou a que me pedir diretamente.

    • Manuel

      Bom dia,

      Não sei se responde à sua questão, mas eu aderi à Endesa através de um protocolo com a empresa onde trabalho, e não foi possível adicionar código amigo.

      Claro que as condições eram bem melhores que o 1€ do código amigo por isso compensou-me, mas é um exemplo de uma tarifa nas condições que referiu.

      Cumprimentos.

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  67. Carina Leitão

    Boa tarde Pedro, algumas pessoas indicam que quando há problemas técnicos a as outras empresas (que não a EDP) acabam por ter mais dificuldades na resolução dos mesmos, confesso que é basicamente esse o meu receio, será infundado? Obrigada e continuação do excelente trabalho feito

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    • Pedro Andersson

      Olá. Quando a problemas quem resolve é a e-redes e não a EDP. O que lhe pergunto é: quando foi a última vez que precisou que a EDP lhe resolvesse um problema elétrico? Eu sou cliente de eletricidade há 30 anos em várias empresas e nunca precisei de chamar ninguém. Se precisasse e não resolvessem fazia logo queixa na ERSE. Tem de avaliar por si 🙂

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