ELETRICIDADE | Como voltei a baixar a minha fatura da luz com (mais) um telefonema




Cada vez pago menos de eletricidade

Suponho que esta frase o surpreendeu, certo? O normal é as pessoas queixarem-se de que estão sempre a pagar cada vez mais na fatura da luz. Há muito tempo que descobri a razão dessa situação: é que a maior parte das pessoas não faz rigorosamente nada para baixar a conta de eletricidade telefonando para as empresas. Este ano é a terceira vez que renegoceio o meu contrato de eletricidade. Sempre para ficar a pagar menos, como é óbvio.

Acabei há poucos minutos de baixar outra vez os meus preços da eletricidade e do gás. E sem mudar de empresa. Já lhe dou os pormenores e os preços que tenho agora.

Talvez ainde se lembrem deste artigo, escrito em Fevereiro, em que expliquei que com um telefonema poupei 60 euros.

Dizia nesse artigo que passados os 6 meses da oferta dos 60 euros iria novamente fazer contas. Ora nem de propósito, a minha atual empresa (a Endesa) está a fazer uma promoção de 14% em vez de 12% de desconto sobre os preços deles (nunca decida a pensar em percentagens sem saber qual é o preço base).

Este mês é a última vez que vou receber os tais 10 euros de desconto na fatura, por isso coloquei os pés aos caminho (vá, os dedos ao telefone).

NOTA: Isto não é publicidade a nada. Tal como em todos os artigos que escrevo, é apenas e unicamente a minha experiência enquanto consumidor. Falo de empresas e marcas sem nenhum problema porque acho que só assim a informação é útil e prática para você poder comparar com o seu caso. Cada um faz o que quiser com esta informação. Nenhum artigo é pago por ninguém.

Liguei para eles e imediatamente aumentaram o meu desconto de de 12 para 14%. Sem nenhuma contrapartida. A minha surpresa foi que entretanto o preço base deles baixou e eu não sabia. Baixou de 0,166823 € /kWh para 0,1610 €. Portanto, vou poupar duas vezes: maior percentagem e sobre um valor mais baixo. Feitas as contas vou ficar a pagar 0,1380 € /kWh, ou seja, com IVA vou pagar exatamente 0,17 € por cada 1.000 W que consumir. É o valor mais baixo que me lembro de pagar nos últimos anos.

E a concorrência?

Como faço sempre, peguei no melhor preço que consegui e fui à concorrência ver se me faziam melhor. Pesquisei rapidamente na Iberdrola e na Goldenergy. Ainda fui espreitar a EDP Comercial, mas era mais cara de caras. Podia ter pesquisado mais, mas nesta meia-hora foi o que fiz.

Na IBERDROLA, os preços até eram interessantes (oferecia 15% de desconto sobre o preço deles), mas apenas com uma pergunta percebi que para subir dos 13% para os 15% tinha de aderir a um “seguro de assistência elétrica” que me custaria 7,26 € por mês (ofereciam os primeiros 2 meses). Só nesse seguro iria perder a totalidade do que iria poupar e ainda ficava a perder financeiramente. Se usasse o seguro poderia compensar porque oferecem 3 horas de mão de obra nas reparações. Mas como tenho o seguro de assistência ao lar no meu seguro multirriscos/recheio seria redundante. Portanto, não era opção para mim.

Liguei para a Goldenergy. Era quem tinha o melhor preço há 6 meses, caso a Endesa não me tivesse feito a tal proposta dos 60 euros.

Como pode ver nesta publicidade, é muito interessante ver o número redondo dos 20% de desconto na luz, mas o asterisco diz que é só sobre a potência contratada. Ou seja, é um valor ridículo de desconto, embora o valor do kWh seja bom mesmo sem qualquer desconto.

Facto curioso: como disse que tinha preços melhores na Endesa, o senhor do call center da Goldenergy ofereceu-me logo um preço AINDA melhor do que me tinha dito inicialmente. Cá está o poder negocial dos consumidores. Nunca fique pela primeira proposta. Fazia-me um desconto de 12% sobre o kWh e portanto ficava a 0,1385 € /kWh. Muito bom, mas 5 milésimas acima do que vou pagar na Endesa. Logo, vou mudar para quê? A potência contratada seria um pouco mais barata do que a que vou ter, mas aqui começam a entrar outros critérios que são cada vez mais importantes.

Os planos amigos e afins

A experiência tem-me mostrado que às vezes são mais relevantes os descontos “à volta” do que os preços em si da eletricidade e da potência contratada. Neste caso específico, sem ter feito nada, alguns simpáticos leitores do blogue pediram o meu “código amigo”, isto é, ao fazerem também um contrato e dando este código eles têm um desconto de 1 € todos os meses (e eu também). Neste momento já tenho 6 “amigos”, o que quer dizer que anualmente (enquanto eles forem clientes da empresa e eu também) tenho no mínimo mais 72 euros de desconto na luz todos os anos. É o equivalente a uma fatura “Aniversário” com a vantagem de que me vou embora sempre que quiser sem perder nada (não tenho de estar à espera 11 meses a pagar mais do que o normal para ter esse desconto).

Nunca divulguei no blogue o meu código amigo porque tenho alguma vergonha, confesso. E já sei que se o fizesse seria criticado por várias pessoas. Que estava a aproveitar-me e tal… Enfim. O que vos posso dizer é que enquanto consumidor este tipo de promoções já é uma ferramenta de poupança importante para mim. Se quiserem saber qual é o meu “código amigo” vão ter de ter o trabalho de pesquisar no google “código amigo endesa pedro andersson” e vão encontrar algumas pessoas simpáticas que o andam a partilhar nos comentários do blogue, ou pergunte-me por mensagem privada. Naturalmente que não vou dizer que não :). Mas se porventura quiserem aderir a esta empresa específica usem naturalmente um código amigo qualquer. Há imensos na internet, e aqui no blogue também, de pessoas que já perceberam que podem poupar mais por aí do que a comparar preços de tarifários.

Sem estes códigos “amigos” têm empresas no mercado que podem fazer preços ainda melhores do que estes. Veja ao detalhe os tarifários das empresas de eletricidade mais pequenas e menos conhecidas. Vai ter algumas surpresas agradáveis em termos de preços. No meu caso, como já tenho estas poupanças relevantes “paralelas” já não estão no meu campeonato.

O que quero dizer é que independentemente destas poupanças, sempre que encontrar melhor mudo. Não estou preso a nenhuma empresa em nenhum sector de atividade. O “segredo” é estar sempre com o radar ligado e não ter medo de mudar para mais barato com os mesmos serviços ou melhores.

Acumulo 4 descontos na eletricidade

Atualmente, mantendo exatamente os mesmos gastos de eletricidade (já com tudo LED e com tomadas com interruptor) poupo:

  • Com as ofertas de aberturas de contratos (este ano foram 60 euros)
  • Com a renegociação constante várias vezes por ano do preço do kWh e da potência contratada (6 € /mês = 72 €/ano)
  • Com o “Código amigo” (6 €/mês = 72 €/ano)
  • Com o meu painel solar (7 € /mês = 84 € /ano)

No total são 288 € por ano que ficam no meu bolso para gastar/poupar/investir como eu quiser simplesmente porque ando atento à minha fatura de eletricidade e faço umas contas e uns telefonemas ao longo do ano. São 600 litros de leite, 570 kg de batatas ou 29 kg de camarão para fazer umas mariscadas. Pense nisso. Há quanto tempo não tenta baixar a sua fatura da luz?



Acompanhe-nos AQUI

NOVO LIVRO “CONTAS-POUPANÇA” 34 dicas para poupar muito mais e fazer crescer o seu dinheiro em 2019. É um livro que se paga a ele próprio apenas com uma dica. Se quiser conhecer também as dicas que demos nos primeiros 5 anos de programa, pode adquirir o livro “Contas-poupança I”. É só clicar AQUI ou nas fotos dos livros.

132 comentários em “ELETRICIDADE | Como voltei a baixar a minha fatura da luz com (mais) um telefonema

  1. Avatar
    Pedro Reply

    Olá!

    Pedro Anderson, o seu código de amigo Endesa continua ativo?

    Alguém já aderiu à Tarifa Simples da Endesa com código de amigo?

    Iniciei uma adesão à Tarifa Simples da Endesa através do portal Poupa Energia da ADENE, que segundo a Endesa refere no seu site é a única forma de aderir à referida. No seguimento da pré-adesão fui contactado pela Endesa para formalizar a referida contratação, contudo, quando pretendia indicar usar o código amigo (do Pedro Anderson) a operadora referiu que não é possível usar o código amigo nas adesões que tenham sido submetidas através do Poupa Energia.

    Ora, se no site da Endesa está explicito que a campanha Código Amigo é extensível a todas as tarifas e que a adesão à Tarifa Simples só está disponível para contratação através do site Poupa Energia, não posso concordar com tal postura da Endesa, pelo que suspendia a adesão até que tenha informação mais concreta relativamente a esta situação.

    Se alguém poder ajudar com alguma informação relevante, agradeço.

    • Pedro Andersson
      Pedro Andersson Post authorReply

      Olá Pedro. Tem a certeza que quer dizer tarifa simples? Não está a referir-se ao preço do mercado regulado? São coisas diferentes…

        • Pedro Andersson
          Pedro Andersson Post authorReply

          Desconhecia essa situação. Acho que o Pedro tem toda a razão em reclamar. Há uma informação incoerente e contraditória da parte deles. Eu faria queixa no livro de reclamações eletrónico. Contudo creio que o resultado será eles corrigirem a informação no site e não ceder à sua pretensão. É que essa tarifa parece-me à primeira vista muito boa. Se conseguisse juntar o plano amigo será excelente. Mas só estou a fazer contas de cabeça. Não analisei ao detalhe. O meu plano amigo continua ativo. Ainda esta semana aderiram mais 2, a quem agradeço. Este mês a minha fatura de eletricidade foi de 8 euros :).

  2. Pedro Andersson
    Pedro Andersson Post authorReply

    Olá a todos. Após vários meses de comentários onde deixaram dezenas de “códigos amigo”, considero que devo fechar agora esse tipo de comentários porque a partir de um certo momento já começam a ser ruído em vez de informação. Já têm muito por onde escolher. Manterei o que já estão. Como afirmei no artigo, eu próprio tenho um código amigo que darei mas apenas a quem me perguntar. Mas em comentários aos artigos sobre eletricidade agora porei um ponto final aos próximos que surgirem. Não é censura nem nada disso. É só porque dificulda a leitura de comentários mais relevantes para quem procura outro tipo de informação. Acho que compreendem. Podem (e devem) partilhar nas vossas páginas e nas outras formas que encontrarem. No blogue encerrei aqui. Muito obrigado a todos.

  3. Avatar
    Pedro Reply

    (Endesa) Para quem quiser usar e usufruir de 1€ de desconto por mês, fica aqui o meu Código Amigo: 308788869

  4. Avatar
    André Reply

    Bom ano!

    Usem o meu código amigo para aderir à Endesa e poupamos ambos 1€ por mês!

    309023360

    Felicidades e saúde.

  5. Avatar
    Johnny Reis Reply

    Boa tarde,
    Para quem quiser usufruir do desconto de amigo, em novos contratos ENDESA, 12€ por ano, deixo aqui o meu código Plano Amigo: 309051207

  6. Avatar
    Paula Reply

    Agora é a melhor altura para aderir à Endesa com a tarifa aniversário; daqui a um ano não pagam a fatura de um mês de todo este aquecimento que se gasta no Inverno!

    Estão também a oferecer 30€ + 30€ (eletricidade + gás) até ao final do ano por isso é aproveitar.

    Usando o meu código amigo conseguimos ambos ainda mais 1€ de desconto todos os meses: 309023360

    Aproveitem a altura que é a melhor do ano todo!

  7. Avatar
    Milena Martins Reply

    Partilho aqui o meu Código Plano Amigo da ENDESA a quem interessar: 308949340

  8. Avatar
    Raquel Reply

    Bom dia. Por favor se alguém quiser aderir à Endesa utilize o codigo plano amigo 308250931 para obter o desconto de 1€ na fatura de eletricidade. Não pretendo sair da endesa

  9. Avatar
    José Cerqueira Reply

    Partilho aqui o meu Código Plano Amigo da ENDESA a quem interessar: 308 723 562.

  10. Avatar
    Paulo Gonçalves Reply

    Agora é a minha vez de partilhar o meu código amigo:
    308708156

    A minha escolha recaiu na tarifa e-luz, com potência contratada de 4.6 kVA, com o método de pagamento Débito Bancário SEPA e modo de envio Eletrónico.

    Sintam-se à vontade para usar e abusar do código. 🙂

  11. Avatar
    António Silva Reply

    Boa tarde,

    Adira à Endesa e utilize meu código do Plano Amigo – 300809506, para usufruir de 1€ de desconto todos os meses.
    Sou cliente da Endesa há mais de 4 anos e continuarei a ser.

    Agradeço desde já a quem utilizar o meu código do Plano Amigo – 300809506

    Cumprimentos

  12. Avatar
    Tiago Reply

    Podem utilizar o meu código endesa e ganhar 1 € de desconto por mes, so colocando o seguinte codigo na hora da contratação :308773586

  13. Avatar
    Luísa Albuquerque Reply

    CÓDIGO VÁLIDO DESDE 2017

    Não é meu. Mas encontrei este código de um senhor que inclusive disponibiliza o seu número telemóvel pessoal e email.

    Podem verificar toda a informação na página Facebook

    https://m.facebook.com/?_rdr#!/Endesa-plano-amigo-387624155344786/

    Este código não é meu. Mas acho de louvar a iniciativa deste senhor. Transparente e é um cliente muito antigo da endesa

    Código 302565361

  14. Avatar
    Carlos Silva Reply

    Código Plano amigo: 307957144
    Se quer poupar junto comigo, já sabe coloque o meu codigo e já agora vou pedir que coloque os códigos dos nossos colegas que por aqui também o fazem, e POUPAREMOS JUNTOS, muito obrigado 😉

    Amigo recomenda amigo e poupam os dois. Poupe 12€/ano para sempre por cada amigo que convide para Endesa, enquanto permanecerem connosco. Quantos mais amigos, mais poupa!

    https://endesa.pt/particulares/hub-vantagens/plano-amigo.html

  15. Avatar
    Raquel Reply

    Bom dia. Por favor se alguém quiser aderir à Endesa utilize o codigo plano amigo 308250931 para obter o desconto de 1€ na fatura de eletricidade. Não pretendo sair da endesa

      • Avatar
        Raquel Reply

        Obrigada Edgar . Não desisto nunca de poupar. Pode ter a certeza. No poupar é que está o ganho 🙂

  16. Avatar
    Raul Martins Reply

    Na adesão à Endesa, use o meu CÓDIGO PLANO AMIGO 308647386 e beneficie de 1€ de desconto na fatura TODOS OS MESES.
    Obrigado a todos que usarem 🙂

  17. Avatar
    Marco Cabrita Reply

    Olá Pedro, segui as suas dicas e avaliei como melhor tarifário para o meu consumo a Endesa, e ainda por cada amigo recomendado que contratar com a Endesa, poupam os dois 1€ por mês, deixo aqui o meu codigo plano amigo 306342081 para obterem o desconto de 1€ na fatura de eletricidade, obrigada

  18. Avatar
    Raquel Reply

    Deixo aqui o meu codigo plano amigo 308250931 para obterem o desconto de 1€ na fatura de eletricidade obrigada

  19. Avatar
    Raquel Reply

    Deixo aqui o meu codigo plano amigo 308250931 para obterem o desconto de 1€ na fatura de eletricidade obrigada

    • Avatar
      Raquel Reply

      Bom dia. Por favor se alguém quiser aderir à Endesa utilize o codigo plano amigo 308250931 para obter o desconto de 1€ na fatura de eletricidade

  20. Avatar
    Fernando Silva Reply

    Boa tarde Sr Pedro
    No momento da minha mudança para a Endesa utilizei o seu código de amigo que encontrei na Internet. No entanto, estou a verificar na minha área de cliente e não me aparece o seu nome na lista de amigos. Você ainda é cliente Endesa? Se sim, e assumindo que registaram o código de amigo que referi, deveria estar listado.

    Obrigado desde já,

  21. Avatar
    Sara Neves Reply

    Bom dia,
    aderi a endesa a semana passada e realmente os preços sao melhores.

    o meu código amigo é o 308680944 se alguém quiser 🙂

  22. Avatar
    antonio nobre Reply

    PEDRO ANDERSSON. Boa noite
    Gostava de saber se quem fez um contrato com EDP com instalação de paineis, comprados à própria EDP, se eles podem colocar algum obstáculo, com uma eventual mudança para outra empresa com preços mais baixos e que diligências posso fazer para obter mais informação?

  23. Avatar
    luisa albuquerque Reply

    Sr. Pedro Andersson
    muitos parabens pelo blog e trabalho que faz

    uma questão, por ter renovado o contracto, logo é um novo contracto, não perde os 6 amigos e o desconto associado?

    cumprimentos

  24. Avatar
    TMS Reply

    Boa noite,
    Para quem quiser usufruir do desconto deixo aqui o código Plano Amigo: 303652195
    🙂

  25. Avatar
    Rui Silva Reply

    Boa tarde, não ganho nada com o negocio, mas o mercado realmente está ao rubro e isso quer dizer que é uma boa altura para renegociar. Em pouco tempo é a 2ª vez que sou contactado, da outra vez pela Goldenergy.
    Fui contactado há pouco pela Iberdrola, com a oferta de 14% de desconto e os valores quase que se aproximavam de Endesa também com 14% de desconto. Não continuei a conversa, porque além do preço dos KWs/h do meu Bi-horário serem um pouco acima, também os termos fixos da Luz e do Gás, eram superiores e com diferença de alguns cêntimos por dia.
    Na Endesa ainda temos – 1€ por amigo… o meu código amigo é: 306454041 se quiserem podem dar na Endesa.
    Tirem as vossas conclusões.

  26. Avatar
    Raquel Reply

    Boa tarde sr. Pedro.

    Permita-me que faca uma pergunta: como consegue obter o “desconto boas vindas” de 5€ que está na sua fatura?
    Sou cliente Endesa e nunca tive esse desconto na fatura 🙁

  27. Avatar
    Cristina Reply

    Boa tarde,
    Para quem quiser usufruir do desconto de amigo deixo aqui o meu código Plano Amigo: 306278049

  28. Avatar
    Maria Reply

    Codigo vitalicio!

    Quer aderir à Endesa?
    Utilize o meu codigo e podera beneficiar de 1€ de desconto na sua fatura de eletricidade todos os meses. Quantos mais amigos, mais poupa. Importante aderir com codigo de cliente que nao deixe a Endesa, caso contrario deixaram beneficiar do 1€ de desconto.

    Por isso faÇam a adesao com codigo alguém que se mantenha na Endesa.

    Codigo: 308250931

    Podem entrar em contacto via mensagem privada.

  29. Avatar
    Rui Monteiro Reply

    Sou cliente da ENDESA, . partilho o meu código Plano Amigo 300688288 para os interessados.

  30. Avatar
    Nuno Costa Reply

    Viva,

    Liguei e sem grande dificuldade consegui renegociar e já terei o novo desconto na próxima fatura.

    Entretanto quem quiser usufruir do desconto de amigo deixo aqui o meu código: 308017633

    • Avatar
      Tiago Reply

      Bom dia. Obrigado pela dica! Negociei hoje e verei refletido o valor da nova tarifa já na próxima fatura 🙂
      Aproveito para deixar o meu Código Plano Amigo para usufruirem de 1€ de desconto adicional na fatura Endesa, para sempre: 307949249

  31. Avatar
    André Reply

    Já saí da EDP há uns anos.
    Fui para a Ylce, posteriormente para a Endesa e finalmente estou na Muon.
    Em todas totalmente satisfeito, durante o periodo em que estive em cada uma delas (Excepto EDP claro).
    Durante cada uma delas estive sempre a pagar o mais barato na altura. Cada vez pago menos, pois mudo sempre para a mais barata. A erse tem simulador online muito bom para simular cada caso.

  32. Avatar
    Rui Silva Reply

    Boa tarde caro Pedro. Depois de renegociar o seu contrato, recebeu ou vai receber a confirmação por email ou carta?
    Eu renegociei o meu contrato por telefone, leram-me o novo contrato com os tais 14% de desconto (deve ser válido legalmente) e disseram que me enviariam por escrito … estou a achar estranho estar a demorar tanto, já la vão alguns dias e nada.
    Abraço e obrigado

  33. Avatar
    Nuno Costa Reply

    Bom artigo, vou tentar renegociar o meu amanhã, obrigado!

    deixo o meu código de amigo: 308017633

  34. Avatar
    Nuno Reply

    Olá!

    Também nunca liguei ao plano amigo…
    O meu código: 301572160. Estejam à vontade. Sou cliente há já alguns anos e estou muito satisfeito.
    🙂

  35. Avatar
    Dora Garcia Reply

    Bom dia!

    Também sou cliente Endesa, mas, até hoje, nem tinha dado importância ao plano amigo…
    Deixo o meu código 301571066.
    Cumps

  36. Avatar
    Pedro Vasconcelos Reply

    Caro Pedro, a Payper devia ser util na comparação dos diferentes operadores e tarifários, no entanto deixam muito a desejar por não considerarem tarifários como os bi-horários e desprezarem os descontos sociais que já temos nas nossas facturas que carregamos na aplicação.
    Acho que seria muito importante esta aplicação funcionar devidamente, poupava muito tempo e dinheiro a todos nós.
    Cumprimentos e continue com o óptimo serviço público.

  37. Avatar
    Armando Reply

    Boa tarde a todos,
    Mais uma vez o Pedro esteve muito bem, mas como de costume existe sempre quem não compreenda qual o objectivo primário destes post’s. Na minha opinião, este é um dos temas mais apaixonantes , mas também dos mais difíceis em se tirar conclusões. Já utilizei quase todas as plataformas disponíveis para fazer simulações acerca da melhor fornecedora de energia e posso dizer que praticamente cada uma delas me dava um resultado diferente. Decidi então fazer numa folha de excel :), várias simulações e para o meu caso particular 6,9 potência e um consumo médio de 300 KWH mensais na tarifa simples, conclui que não existem escolhas acertadas que se possam aplicar a todos os consumidores. Em primeiro lugar, o consumo varia de consumidor para consumidor, existem imensas tarifas e depois para além disso existem alguns descontos. De qualquer forma e volto a repetir, para o meu caso particular, cheguei à conclusão que Muon Top e Luzboa seriam as melhores opções e que me parece interessante a cashback-power embora, confesso, que não me debrucei muito bem sobre os seus tarifários. Eu próprio era cliente da Endesa e passei agora para a Luzboa (tem electricidade indexada aos preços do mercado ibérico OMIE) e infelizmente tem subido muito nestes meses mas mesmo assim pago o KWH a 0,1235 € mais IVA (em Maio era a 0,1079 €. Em jeito de conclusão, o tarifário do Pedro é óptimo, mas a sua fatura mensal só bate a minha (com as devidas diferenças do valor da potência que não é igual) porque tem 6 amigos, senão…………. Devo aqui acrescentar que tenho um meu conhecido cliente Endesa que tem 22 euros de desconto amigo. Como vêem cada caso é um caso.
    Cumprimentos e boas negociações.
    Armando Gonçalves

    • Avatar
      Ana Sousa Reply

      Concordo… existe sempre quem não compreenda qual o objectivo primário destes post’s que são para nos ajudar nas nossas escolhas, como uma conversa entre amigos que partilham as suas experiências, o que é extremamente útil pois da partilha surgem as opções fundamentadas.
      Se não fosse este post não me lembrava de renegociar a minha fatura.
      Obrigada Pedro e continue o bom trabalho…por nós.

  38. Avatar
    Catarina Silva Carvalho Reply

    Boa tarde.
    Acabei por ligar uma 2a vez à Endesa porque não tinha ficado convencida no meu último telefonema.
    Agora sim, fiz alteração do contrato.
    O problema maior da Endesa é nos recursos humanos, que não tem capacidade, por falta de conhecimento, formação e outros, de dar resposta, informação e aconselhamento correto aos consumidores.
    No meu caso não há nenhuma outra empresa que forneça mais barato.
    A goldenergy…. possivelmente, mas já fui cliente e em 2017 tive muitos problemas na faturação tendo até recorrido à justiça. Experiência a não repetir pelo menos enquanto me lembrar.

  39. Avatar
    Armando Reply

    Boa tarde, Não me parece que a Endesa acabe com o “desconto amigo”, aliás penso mesmo que será algo a manter, se quiserem manter e até aumentar a sua quota de mercado, porque a nível de preço puro, existem várias ofertas com preços mais baixos.
    Cumprimentos
    Armando Gonçalves

  40. Avatar
    Carlos Almeida Reply

    E isso é barato Pedro?
    Na EDP do mercado regulado (agora SU Eletricidade), o valor é de 0,1486 €/kWh.

    A Endesa é uma trapalhice!
    Cometi o erro de aderir há uns anos e quando mudei de casa apresentaram-me uma conta com mais 16€ do que estava na leitura do aparelho.
    Demoraram mais de um ano a devolverem-me o meu dinheiro e com constantes trocas de emails (dezenas) e telefonemas para efectuarem o reparo.
    Por isso, não me atrevo a voltar a ser cliente deles!

  41. Avatar
    Ana Sousa Reply

    Ola a todos.
    Parabéns a este excelente blog que nos apresenta imensas ideias de poupança tão necessárias nos tempos que correm.
    Pergunto ao Pedro se há algum tipo de fidelização relativamente aos fornecedores de electricidade/gás ou se podemos mudar quando queremos.
    Partilho a minha experiência. Sou cliente Goldenergy, primeiro de gás e há um ano também de electricidade. Cansei-me de pagar imenso à EDP sem necessidade.
    A Endesa tem uma boa proposta mas na tarifa bi-horária a Gold consegue ainda melhor. Também gosto de incluir na minha escolha a questão de se tratar de uma empresa portuguesa pois acredito que devemos ajudar a economia portuguesa.

  42. Avatar
    Miguel Cruz Reply

    Boa tarde Pedro Marques,
    Passe por este fórum https://forum.zwame.pt/forums/outros-telemoveis-e-tablets.135/ depois é só escolher a rede e o tarifário pretendido, posso-lhe dizer que estou desde maio 2019 sem pagar tarifário móvel, é tudo uma questão de negociar, aproveitar as promoções e não ter fidelização, no geral um pouco como o nosso estimado Pedro Andersson vai partilhando connosco as suas poupanças.
    Se não estou errado, penso que já foi mencionado aqui ou no programa “contas poupança” uma situação semelhante.
    Se for caso disso este blog também é excelente para negociar as propostas de tv cabo.

    Cumprimentos

  43. Avatar
    Pedro Marques Reply

    Olá, boa noite.
    Não será este o melhor local para esta pergunta, mas cá vai.
    Há alguma publicação sobre tarifários de telemóveis?
    Os preços praticados pelas nossas operadoras são cada vez mais inflacionados, com muitos minutos e praticamente sem dados móveis, que é o que nós hoje em dia mais gastamos.
    Depois ainda temos tarifários, WTF, Yorn e Moche, mas só fazem a quem é novo. Enfim.
    Deixo a pergunta em forma de dica no caso de não haver nenhum artigo sobre isso.
    Cumprimentos
    Obrigado

  44. Avatar
    Joao Granada Reply

    A ENDESA é um embuste. Não é ético um mediático especialista em poupanças como o sr. Andersson deixar-se “subornar” facilmente com sucessivas ofertas por parte da ENDESA. Tenham cuidado porque em maio deste ano a ENDESA aumentou-me o KW/H de vazio em 25 % e o de cheia em 10 %. Telefonei, reclamei e não tive direito a nenhuma oferta. Mudei para a LUZBOA e na última leitura há um erro que provoca o aumento da fatura em mais 100 euros. Alertei de imediato a ENDESA e o meu novo fornecedor do erro e, não obstante, a ENDESA não se coibiu de mandar aquela que seria a última fatura para débito direto – que entretanto eu já havia suspendido por suspeitar da idoneidade dessa empresa.

    • Avatar
      Hugo Vasques Lopes Reply

      Olá Pedro, eu tenho a Ylce e consigo pagar só 0,012 por Kw…vá lá espreitar.

      Abraço

        • Avatar
          Anonimo Reply

          A Coopernico tem atualmente o valor de 0.1299 por kw/h e 0.2069/dia potência 4.6.

          • Avatar
            Anonimo

            Em correção ao meu comentario, o valor é só até 30 de Outubro. Depois passa a ser com o valor do tarifario base da coopernico. O Rui Silva já respondeu e bem. Interpretei mal o que li e para tirar a duvida, questionei a Coopérnico que me confirmou.

      • Avatar
        Rui Silva Reply

        Atenção é só até ao fim deste ano a campanha “Todos Juntos” por causa da pandemia, e não são 0,012 € mas sim 0,1269 € por Kw/h.
        Depois passa para 0,1384 €, se não aumentarem a tarifa…
        Mas sim é um forte concorrente da Endesa, foi o meu anterior operador até 2017!

      • Avatar
        Vitor Madeira Reply

        Também sou cliente YLCE desde 2016 e neste momento estou a pagar 0,1539 por kW/h sem tarifa bi-horária e com potência contratada de 6,6 kVA.

        Parece-me que a opção da GolEnerrgy será a mais sensata, pois não tenho “pachorra” para andar aos telefonemas com choradinhos a ver se me dão ou não descontos…

        Isto é das coisas que mais me custa nesta sociedade dita “evoluída” -> recebes descontos se souberes ser “chorão”…

        Já com a chatice das empresas de telemóveis / internet / TV é a mesma coisa.
        Não há paciência.

        • Avatar
          Ana Sousa Reply

          Vitor, fiz hoje vários telefonemas para escolher o fornecedor. Oa valores que me apresentaram foram: na ENDESA a tarifa simpes (não bi-horária) é de 0,1392 e na Goldenergy é de 0,1299. Eu estou na Goldenergy e estou muito satisfeita com o serviço.
          Espero ter ajudado. Nestas coisas gosto de ouvir os outros e de partilhar o que sei.

    • Pedro Andersson
      Pedro Andersson Post authorReply

      Olá. O blogue é resultado das minhas experiências pessoais enquanto consumidor. É tão claro e honesto quanto consigo. No dia em que me sentir enganado não fico nem mais um dia seja em que empresa for. Não é para fazerem o que eu faço. É para cada um comparar com o que tem. Fico super contente por receber comentários de pessoas que têm melhores preços do que eu. Excelente! Quero é que as pessoas comparem. E que se mexam. Só isso. Não são “subornos”. É o mercado a funcionar…

    • Avatar
      Armando Reply

      João Granada, aquilo que se passou consigo e não vou duvidar que aconteceu na realidade, tem sido objecto de muitas queixas por parte dos consumidores e não é um problema exclusivo da Endesa, é geral e todos nós já tivemos casos iguais ou muito parecidos. Relativamente ao seu comentário em relação ao Pedro Andersson, penso que é injusto e tem mais origem numa certa azia do João para com a Endesa, do que propriamente com a forma de atuação do Pedro, que sempre se tem revelado de uma ética sem par e que tão útil tem sido a todos nós. Eu mudei recentemente da Endesa para a Luzboa e é um processo simples, mas que, mesmo assim, pode trazer alguns problemas em relação a períodos de contagem em duplicado. Estamos sujeitos a estes problemas, mas temos que acreditar que todos os intervenientes estão a agir de boa fé. Cumprimentos,

  45. Avatar
    Raquel Reply

    Que bom Pedro! Sou cliente há bastante tempo e nao tenho nenhum “amigo”. Se alguém quiser o meu código, esteja à vontade para o utilizar. Não vou deixar a Endesa . O código é 308250931

    • Avatar
      Ana Queirós Reply

      A questão que tenho a colocar é como posso inserir um código amigo sendo já cliente á algum tempo.

      Cumprimentos.
      Ana Queirós

      • Avatar
        Raquel Reply

        Se já é cliente não dá para inserir o código amigo. Isso é apenas para novas adesões. Quando telefona para aderir à Endesa diz que quer aderir com o código “plano amigo” 308250931.

  46. Avatar
    luisa Reply

    É importante aderir com código de alguém que não deixe a Endesa, caso contrário deixaram beneficiar do 1€ de desconto. como aconteceu-me a mim numa primeira adesão.
    Mas na minha segunda adesão descobri esta página que foi criada em Dezembro de 2018 com um código que se mantém activo hoje e que se manterá para sempre segundo a informação da página:

    https://www.facebook.com/Endesa-plano-amigo-387624155344786/

  47. Avatar
    Joao Lima Reply

    Sempre estive na EDP SU e fiz as contas :

    273 kwh X 0.17 € ( o valor que vai pagar) = € 46.41

    O que eu pago actualmente pelos mesmos 273 kwh consumidos € 47.56
    Ou seja : € 1.16 de poupança mensal (€ 13.92 / ano )

    Ter de negociar o contrato trimestralmente e perder 4 horas todos os anos para ganhar € 13.92 ?

    Desculpe mas algumas das suas dicas de poupanca começam a tocar no ridiculo ..

    • Avatar
      Jota Reply

      Parabens por gostar de pagar mais… Até parece que não leu nada, não leu a parte dos restantes descontos? Mas ainda bem que há quem goste de pagar mais à EDP.

    • Avatar
      Armando Reply

      João Lima, em relação ao Pedro Andersson paga mais 7,15 € mensais, mas tudo bem não quer andar com códigos amigo, então vá para a Luzboa, eu pago 41,47 por esses mesmos 273 kwh, ou seja menos 6,09 € mensais X 12= 73,08 € anuais. Já valerá a pensa? Eu acho que sim. Cumprimentos,

  48. Avatar
    Maria Carvalho Reply

    Vou tentar renegociar ja amanha
    Obrigado pela informaçao. Foi atraves do contas poupança que ja poupei mais de 40 € em 3 meses.
    Aqui fica o meu código 308294351.

  49. Avatar
    Ines Pires Reply

    Boa tarde,

    Se alguém quiser utilizar o meu código amigo da Endesa está à vontade, 1€ de desconto na fatura de eletricidade todos os meses!

    Código: 307982360

    Obrigada!

  50. Avatar
    catarina carvalho Reply

    Boa tarde.
    Acabo de contactar a Endesa, da qual sou cliente desde 2017 e o que me foi dito é que já beneficio dos 14%. No entanto estou desde Fevereiro deste ano a pagar 0.166823 (6.9 potência). Disseram-me para aguardar a próxima fatura e se continuar igual voltar a contactar. Estranho, no mínimo! Desde quando mudou o desconto de 12 para os 14% e o preço deles baixou?

  51. Avatar
    Fernando Silva Reply

    Boa tarde,

    Graças a este post voltei a rever o meu tarifário atual com a Gold Energy.

    Após contacto com eles, foi-me sugerido atualizar o meu tarifário atual para o “Cliente +”. De facto, iria ter uma redução face ao meu atual. No entanto, comparando com o Endesa “Tarifário-e” que tem 14% (quer no termo fixo, quer no kwh) acabava por ser desfavorável. No serviço de Gás a Endesa destacava-se bastante. Assim sendo, aproveitei a campanha e ainda recebi voucher de 50€ para gastar no Pingo Doce. Além disto ainda usei o código de amigo do Sr. Pedro e obtive um desconto mensal de 1€ na fatura.

    Electricidade: Termo Fixo: 0.3263€ / Kwh: 0.1392€
    Gás: 0.1336€ / Kwh: 0.0479€

    Quando tiver o meu código de amigo partilho se alguém quiser ajudar a descer a fatura também (a minha e a vossa).

    Bem haja,
    Obrigado.

  52. Avatar
    Vitor Madeira Reply

    Portanto, ao pensar em fazer este tipo de negociações, torna-se necessário saber:
    – Preço por KW/h;
    – Potência contratada.
    E o quê mais?

    (é que assim fiquei com curiosidade para pensar em fazer semelhante, mas receio que não esteja munido de todos os dados essenciais…)
    Obrigado.

  53. Avatar
    Pedro Silva Reply

    Quanto ao código na Endesa que confere 1 eur de poupança por cada amigo , eu também já usufruo desse desconto porque tenho 3 amigos ,ou seja 3 eur de desconto mensal .
    Sei que teoricamente não há limite para o numero de amigos que cada um de nós poderá ter . Mas o bom senso parece-me dizer que se uma pessoa tiver muitos amigos , isso poderá levar a Endesa a diminuir ou até mesmo a cancelar o desconto de amigo . Pelo que sugiro que , se o Sr Pedro Andersson autorizar , poderíamos compartilhar alguns códigos de amigo , e cada um de nós ter o bom senso de parar nos 10 amigos . Penso que mais do que isso poderia ser perigoso para todos . Entretanto não me parece que com essa partilha prejudiquemos a Endesa ou a concorrência , e também não me parece ser nenhuma mentira , pois na verdade quem partilha um comentário acerca de poupança é nosso amigo e um amigo merece ter no mínimo 1 eur de desconto mensal !

    • Pedro Andersson
      Pedro Andersson Post authorReply

      Olá. Em privado podem fazer isso se quiserem. Mas não quero que o blogue ou o Facebook se transformem num grupo de códigos. Basta que criem um ou até já há acho eu.

    • Avatar
      Armando Reply

      Boa tarde, Não me parece que a Endesa acabe com o “desconto amigo”, aliás penso mesmo que será algo a manter, se quiserem manter e até aumentar a sua quota de mercado, porque a nível de preço puro, existem várias ofertas com preços mais baixos.
      Cumprimentos
      Armando Gonçalves

  54. Avatar
    Rui Silva Reply

    Boa tarde, liguei agora mesmo e também consegui descontos significativos. Em Abril a Endesa tinha-me aplicado aumentos brutais no Vazio 25% no Vazio e 12% no Cheio/FVazio. Também tive aumentos no Gás.
    Na altura reclamei e não fizeram nada….
    Bem haja Pedro muito obrigado.

  55. Avatar
    Joao Reply

    Pedro … aconselho a verificar os valores da cashback power : https://www.cashback-power.pt/tarifarios.html

    O preço por kW é muito mais baixo que os que tem actualmente … A este valor terá de adicionar o valor de fee gestão mensal de acordo com a potência contratada o que irá lhe compensar… para fazer uma nova reavaliação dos valores que paga actualmente. Claro que não estou a considerar a quantidade *amigos* que poderá acumular e aí poderá vir a conseguir melhores valores em termos de poupança!!!

  56. Avatar
    Eduardo Manuel Duarte Mingote D Mingote Reply

    Muito Boa Tarde Pedro…
    Aconselho a rever a fatura de abril, visto a endesa ter aumentado os preços a partir de 1 de maio.
    “De acordo com a evolução dos mercados energéticos comunicamos-lhe que os preços do seu contrato de luz serão atualizados a partir do dia 01/05/20 para 0,2605€/dia, 0,196502€/KWh Fora de Vazio e 0,112792€/KWh Vazio” antes pagava 0,252€/dia 0.188247€ fora de vazio e 0.094198€ em vazio, tudo isto numa altura que o preço da energia no mercado ibérico ate ficou mais barato, dará que pensar…

  57. Avatar
    Diana Guerra Reply

    Boa tarde Pedro,

    Muito obrigada pelo seu trabalho que sigo há anos. Também já mudei várias vezes de comercializador, sempre em busca de melhor preço.

    Da mesma maneira, fui cliente da galp e tive o mesmo problema de faturação (durante 3 meses, salvo erro). O ano passado voltei a fazer contrato com eles e correu tudo bem.

    Troquei há poucos meses para a Muon, que fiquei a conhecer graças à sua reportagem sobre a app payper.
    Até agora tem corrido tudo bem e estou bastante satisfeita com o preço:
    Energia – 0,127500 €
    Potência – 5,75 kVA – 0,262500 €

    Além do mais, penso que além da questão da poupança que fazemos, o facto de procurarmos um melhor preço obriga as empresas a fazer alguma (ainda que pouca) concorrência, porque não faz sentido pagarmos o que pagamos em Portugal de energia, tendo em conta os nossos rendimentos médios.

  58. Avatar
    Luís R. Gonçalves Reply

    Caro Pedro,

    Antes de mais, parabéns pelo seu excelente trabalho.
    No que diz respeito aos prestadores de energia, creio que nunca o vi mencionar a GALP.
    Por ter cartao Continente, tenho 8% de desconto (quer na energia eléctrica como no gás) sobre o termo fixo e termo variável. Recebo tb desconto de 14 cêntimos por litro. Em ambos os casos, acumula em cartão. Só aqui estamos a falar de valores consideraveis.
    Por exemplo, numa factura de 80€, acumulo em cartão 6€. Mais o desconto em combustível. Só o desconto em combustível, torna o gasóleo simples da GALP no combustível mais barato do mercado (sem considerar campanhas das gasolineiras). 14 centimos por litro, num depósito de 40 litros (estou a atirar por baixo) acumula em cartão mais 5,60€.
    E pago 0,1587€/kWh e 0,2618€/dia. No caso do gás, pago 0,0591 €/kWh e 0,1046€/dia. Ou seja, estes valores, tendo em conta a ultima avaliação que fiz à concorrência, são bastante competitivos.
    Mesmo com as ofertas da concorrência, nada bate estes preços e o somatório dos valores acumulados em cartão.
    Qual a sua opinião?
    Obrigado. E continuação de um bom trabalho.

    Cumprimentos,

    Luís R. Gonçalves

    • Pedro Andersson
      Pedro Andersson Post authorReply

      Olá. Já fui cliente da Galp. Tenho 4 cartões do continente para gerir. Nunca abasteco na Galp. Vou ao jumbo. Nesta fase da minha vida enquanto consumidor estou a dar preferência a tudo o que não envolva cartões e talões que me obrigam a ir a um sítio. Assim fico livre para gastar só onde quiser. É uma opção minha. As suas contas são boas. Mas fui cliente da Galp numa altura em que tiveram graves problemas de faturação (não recebi faturas durante 9 meses apesar de os contactar todos os meses). Confesso que fiquei traumatizado. Talvez um dia volte :). De resto não tenho nada contra a Galp energia. O seu comentário foi importante. Obrigado.

      • Avatar
        Luís R. Gonçalves Reply

        Pedro,

        Esqueça essa questão dos cartões e talões… Aparece tudo, de forma automática, na app do Cartão Continente. Funciona muito bem!!! 😉

        Quanto a essa experiência passada (e traumatizante), não tenho conhecimento e nem passei pela mesma. Sinceramente, não tenho nada a dizer de negativo do serviço prestado pela GALP.

        E corrijo o facto do desconto na tarifa fixa, como na variável… Não é 8%, mas sim 10%.

        Não o mencionei, mas a minha potência contratada é de 4,6 e no caso do gás, estou no 3º escalão.

        Cumprimentos,

        LRG

    • Avatar
      Luís Fonseca Reply

      Olá Luís, fiz também as contas e aderi há dias ao tarifário da galp (imagino que nas mesmas condições, uma vez que os preços que pago de potência e energia são iguais).

      Contudo, não deixei de reparar que mencionou que tem 8% de desconto… O contrato que fiz tem 10%, tanto na energia como no gás (não sei se está relacionado com o débito directo e factura electrónica aos quais aderi).

      De qualquer maneira, fica a mensagem, pode ser que consiga negociar esses 2% 😉

      • Avatar
        Luís R. Gonçalves Reply

        Luís Fonseca,

        Obrigado pelo seu reparo!! Na realidade, tenho 10% de desconto. Inicialmente, tinha 8%, mas com o surgimento da campanha dos 10%, actualizaram-me. O mesmo aconteceu com o desconto no combustível. Quando fiz o contrato era de 12 cts/litro. Mas também o actualizaram com a nova campanha.

        Na realidade, com estes descontos todos (já era cliente do Continente e possuidor do Cartão Continente), e com preços base que por si só são bastante competitivos, não vejo nenhuma outra empresa “tradicional” a bater os valores da GALP.

        Cumprimentos.

        LRG

        • Avatar
          Ana Sousa Reply

          Na Goldenergy tenho 12% de desconto, é um desconto superior ao da GALP.
          E, como já referi, é uma empresa portuguesa que aposta nas energias renováveis.

          • Avatar
            Luis R. Gonçalves

            Ana,

            Acabo de consultar o site da Goldenergy. E não podemos ver somente os descontos… Há que ver os preços base de partida (tarifários) e todos os descontos associados.

            Para uma potência de 4,6, consumo de 200 Kwh (mês), para 30 dias de facturação a diferença é de 35,32 € (Goldenergy) Vs 35,64 € (Galp). Já com os respectivos descontos de 12% Vs 10%. Mesmo que seja por 0,32 €.

            Efectivamente, a Goldenergy é mais barata… Mas, na factura da GALP acresce um desconto de 14 cts/litro. Imaginemos que consumimos 40 litros por mês (que no meu caso é uma valor baixo)… No caso da GALP, acumula mais 5,60 €.

            Alias, com o desconto de 14cts/litro, não existe gasolineira alguma que, sem desconto algum, consiga bater o preço final da Galp com este desconto.

            Agora pode dizer que tal obriga-a a ser cliente do Continente e dos postos GALP. Verdade. Eu já era cliente. E mesmo que não fosse, fazia por o ser porque os descontos totais são imbatíveis relativamente às empresas “tradicionais”.

            Cumprimentos.

            LRG

          • Avatar
            Ana Sousa

            Não sei o motivo mas não aparece o reply no post do LUIS R. GONÇALVES por isso respondo aqui.
            Eu não abasteço na GALP mas sim na BP com o desconto do Pingo doce que é de 25% do valor da fatura se gerirmos bem o abastecimento. Abasteço 40€ e pago 30€ porque tenho 10€ no cartão. Por isso não me compensa a Galp. Também ja tive problemas com a Galp a nível de faturação que foram muito aborrecidos de resolver.
            É como disse, fiz simulações em varios sites como a ERSE e fiz as contas todas numa folha de Excell. Só não fiz a simulação Na Goldenergy do produto ACP+ Gold porque não pretendo ter a obrigatoriedade de pagar a cota ACP mas uma pessoa que conheço garantiu-me que compensava…opções.

    • Avatar
      Liliana Reply

      Partilho da situação do Luís, tenho um tarifário Galp com um desconto que até já nem está disponível para adesão, e com o desconto em cartão Continente, continua a compensar face a uma fatura com desconto noutro fornecedor. O facto de o tarifário ter deixado de estar disponível mas eu ainda o ter faz-me acreditar que é mesmo bom 🙂 (à semelhança dum tarifário da antiga TMN que era um dos Mimos, que tive até mudar de operadora).

  59. Avatar
    JV Reply

    Mais do que as batatas ou o leite, é potencialmente mais uma forma de abater ao crédito habitação, que irá dar mais um “desconto” no valor dos juros. É poupança em cima de poupança

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *