MANUAIS ESCOLARES | As datas para começar a pedir os vouchers para os livros grátis




Já há datas para começar a pedir os vouchers para os manuais grátis

Acabam de ser publicadas as datas a partir das quais os encarregados de educação podem pedir os vouchers (vales para trocar pelos manuais escolares gratuitos) para os vossos filhos.

As datas estão no Portal Mega, que deverá seguir com atenção nas próximas semanas.

ANO LETIVO 2020/2021

ACESSO AOS VALES RELATIVOS AOS MANUAIS ESCOLARES:

A partir do dia 3 de agosto, para os alunos dos anos de escolaridade de continuidade:

1º Ciclo: 2º, 3º e 4º anos;​
2º Ciclo: 6º ano;
3º Ciclo: 8º e 9º anos;
Secundário: 11º e 12º anos;

A partir do dia 13 de agosto, para os alunos dos anos de escolaridade de inicio de ciclo:

1º Ciclo: 1º ano;
2º Ciclo: 5º ano;
3º Ciclo: 7º ano;
Secundário: 10 ano;

O formulário online para fazer a sua inscrição AINDA NÃO ESTÁ DISPONÍVEL. Apenas as livrarias já se podem registar neste momento. Vai ter de aguardar. Não precisa ir já a correr para o portal no momento em que escrevo este artigo porque não poderá fazer ainda nada, apenas ver as datas que leu acima.

Para se inscrever terá de usar – se for como no ano passado – o NIF do encarregado de educação e password do Portal das Finanças.

Se for igual ao ano 2018/19 tem aqui o passo-a-passo para fazer o seu registo e associar os seus educandos. Atenção que poderá haver diferenças este ano. Mas não deve fugir muito a isto, digo eu.

Aproveite para ver aqui o Calendário escolar já definido para o próximo ano letivo.

Todos os manuais vão ser gratuitos

Todos os alunos do ensino obrigatório (do 1.º ano ao 12.º ano) de escolas públicas e privadas com contratos de associação vão receber manuais escolares gratuitos.

Quem vai receber manuais escolares gratuitos novos?

Excecionalmente, este ano letivo, os manuais escolares gratuitos novos vão ser distribuídos a todos os alunos, porque o Parlamento decidiu suspender a obrigatoriedade de devolução às escolas dos manuais escolares gratuitos entregues no ano letivo de 2019-2020 para garantir condições para a recuperação das aprendizagens dos alunos no início do ano letivo durante as primeiras 5 semanas.

Os alunos do 1º ciclo do ensino básico já tinham garantida a distribuição gratuita de manuais escolares novos.

O que tem de fazer para receber os manuais gratuitos

A atribuição gratuita de manuais escolares é efetuada pela plataforma MEGA, através de um sistema de vouchers (vales).

Primeiro tem de registar-se na plataforma MEGA e imprimir ou “salvar” em pdf os vales.

Deve clicar em “Escolas com vouchers” e selecionar o agrupamento e a escola do aluno. Se a escola não aparecer, isso quer dizer que os vouchers ainda não forem emitidos.

Com esses vouchers deve dirigir-se às livrarias aderentes (físicas ou online) para fazer o levantamento dos manuais escolares.

Os vouchers incluem os cadernos de atividades e de fichas?

Não. Apenas são emitidos vouchers para os manuais escolares. Os cadernos de atividades e de fichas têm de ser encomendados e comprados por si.

Os manuais escolares gratuitos têm de ser devolvidos no fim do ano?

Sim. Os manuais escolares distribuídos gratuitamente devem ser devolvidos à escola, em bom estado, para voltarem a ser reutilizados no ano letivo seguinte. Aliás era o que estava previsto para este ano que passou, caso não tivesse acontecido a pandemia da Covid-19.

Em resumo, esteja atento às datas. Ainda faltam mais de 15 dias para poder fazer os pedidos dos vouchers. Antes disso, deverá fazer a inscrição no Portal Mega que, como já lhe disse, ainda não está disponível. Assim que estiver e eu souber, aviso. O ideal é fazer isso com calma para depois não ter de o fazer no último dia e o sistema “crashar” como por vezes acontece porque deixamos sempre tudo para a última. O ideal é organizar-se e fazer tudo sem stress.

Bom ano letivo. Vai correr tudo bem… Esperamos.


estudoemcasa-billboard


Acompanhe-nos AQUI

NOVO LIVRO “CONTAS-POUPANÇA” 34 dicas para poupar muito mais e fazer crescer o seu dinheiro em 2019. É um livro que se paga a ele próprio apenas com uma dica. Se quiser conhecer também as dicas que demos nos primeiros 5 anos de programa, pode adquirir o livro “Contas-poupança I”. É só clicar AQUI ou nas fotos dos livros.

  

10 comentários em “MANUAIS ESCOLARES | As datas para começar a pedir os vouchers para os livros grátis

  1. Avatar
    FILIPA ZÚQUETE Reply

    Bom Dia

    Para o 6 Ano não consigo aceder entro , valido o nif e da erro :

  2. Avatar
    Andrea Fontes Reply

    já recebi o voucher para a minha filha que vai para o 4º ano: mas apenas para Matemática. Este ano não seriam todos os livros novos? Com que posso reclamar?

  3. Avatar
    Francisco Torres Reply

    Boa noite,
    É 1:03 e no site nada de vouchers de manuais ( é dia 3 mas só lá para as 10:00), é problema meu ou o site este ano vai ser como das matrículas?

  4. Avatar
    Nuno Carvalho Reply

    Para quem tem os filhos no privado quais são as melhores opções para compra? É que somente o público é que tem direito aos vouchers…

    • Pedro Andersson
      Pedro Andersson Post authorReply

      Olá. O que lhe oferecer um desconto maior. Tem de ver caso a caso. Por exemplo, os pais que são professores têm desconto diretamente em algumas editoras, hipermercados oferecem descontos em material escolar, papelarias fazem 10%… Tem de procurar tipo formiguinha…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *