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Porta HAN – Como posso saber ao segundo quanto estou a gastar de eletricidade?

Escrito por Pedro Andersson

10.05.20

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7 min de leitura

A minha porta HAN

Porta quê?

Em primeiro lugar, e para não se sentir “enganado” por este artigo, devo dizer-lhe que o que vai ler custa cerca de 100 euros. Já tenho este tipo de aparelhos há vários anos e já recuperei mais do que esse investimento. Consigo saber em tempo real quanto estou a gastar, quanto está a produzir o meu painel solar e quanto estou a oferecer à rede de graça. Consigo saber, olhando para o telemóvel antes de me ir deitar, se está tudo desligado ou se a porta do frigorífico ou da arca está aberta (e a gastar). Ou se a luz da despensa ou da arrecadação ficou acesa. Esses aparelhos dão normalmente muito trabalho a instalar.

Mas a novidade de hoje é a possibilidade de pedir, à EDP Distribuição, uma porta HAN no seu contador de eletricidade. Qualquer pessoa pode pedir (desde que tenha um contador “inteligente”). É o primeiro passo para depois adquirir um aparelho destes, de que lhe vou falar, com muito mais facilidade e “faça você mesmo”.

Até agora, ter medidores de eletricidade exigia comprar ou alugar os aparelhos e pedir a um eletricista a instalação (a menos que perceba de eletricidade, claro) porque tinha de os ligar diretamente ao quadro elétrico. Com esta nova possibilidade é só comprar o aparelho (até o pode fazer pela internet) e ligá-lo a este cabo que se chama “porta HAN”. Esta é a minha.

Se olhar para o seu contador de eletricidade não vai ver este fio. Tive de pedi-lo à EDP Distribuição. Fiz isso no ano passado e demorou vários meses e muita troca de e-mails. Como fui dos primeiros foi de graça, mas agora já terá de pagar provavelmente 14,00 € + IVA (17,22 €). Têm de marcar a visita, retirar o selo do contador, abri-lo, colocar o fio, e voltar a selar o aparelho.

Também pode fazer esse pedido pelo apoio ao cliente através da sua empresa de eletricidade e pode ser que lha ofereçam (como pedi através da Endesa talvez tenha sido por isso que foi de graça). Acho que têm uma quota para ofertas de portas HAN. Peça ao seu apoio ao cliente (seja qual for a sua empresa de eletricidade) e aguarde a resposta. Pode ser que tenha sorte.

Tem de ter um contador “inteligente”

Para pedir esta ligação precisa de ter instalado um dos novos contadores inteligentes, chamados ENERGY BOX.

Para fazer o pedido (atenção que é só para ter o fio ligação HAN, não é o aparelho de leitura) deve ir à página https://www.edpdistribuicao.pt/pt-pt.

Na barra Vermelha no canto inferior direito “Fale connosco” escolher “Outros assuntos”

Deve preencher os dados pessoais pedidos no formulário.

Na mensagem deve escrever qualquer coisa parecida com isto:

Caros Senhores,
Venho por este meio solicitar a disponibilização de uma porta HAN no exterior da Energy Box (Chicote de extensão RJ12) para ligação de periféricos tipo A – Módulos HAN exclusivamente ligados ao conector RJ12 da EDP Box (sem ligação à rede).
CPE: (EX – PT00000000123456789QP) Está na sua fatura de eletricidade
Morada do Local de Consumo: colocar a Morada de consumo (igual à da fatura)
Obrigado.
Com os meus melhores cumprimentos,

De seguida receberá um e-mail com a confirmação. Deverá fazer o pagamento e depois é aguardar.

Depois de ter a porta HAN instalada pode ir ao mercado (ao google ou a lojas de equipamentos elétricos) e ver qual é a oferta de medidores de eletricidade que tenham este tipo de ligação. Há no mercado vários aparelhos que fazem isso, mas tem de os ligar com muito cuidado ao seu quadro elétrico.

O EOT-HAN

O aparelho que está ligado à porta HAN transmite para o telemóvel o que a minha casa está a consumir em tempo real e o que está a “oferecer” à rede elétrica nacional. Tem de estar ao alcance da sua rede Wireless. Caso o wireless não chegue ao local do contador, tem de procurar outras alternativas.

Como sabem, não recebo um cêntimo por falar do que quer que seja. Falo de produtos, serviços ou marcas, quando acho que são úteis ou que funcionam. Este foi o equipamento que encontrei (ainda por cima feito por portugueses) que responde completamente às minhas necessidades. Não estou a vender nada.

Chegou pelo correio e está à funcionar há cerca de 2 meses (Abril é o único mês completo até ao momento). Só tive de o ligar à tal porta HAN e começou a funcionar. E foi buscar todos os dados desde que o contador foi instalado, há dois anos.

Consigo todas as leituras acumuladas, e em tempo real: Cheia, Ponta e Vazio (as leituras), potência instantânea importada e exportada, factor de potência e muitos outros.

Para mim, a principal informação (para além dos consumos diários), é a energia que o meu painel solar produz e que eu não consumo e que ofereço todos os meses à rede. Agora, finalmente, sei se devo ou não comprar um segundo painel solar. Se estivéssemos todos em casa como neste período de confinamento, claramente sim. No mês passado (Abril), só se desperdiçaram 12 cêntimos. Mais painéis tivesse, mais poupava.

Com estes aparelhos de medição consegue saber a cada momento se a tarifa bi-horária é ou não a mais indicada para o seu perfil de consumo.

Este aparelho especificamente custa 74,79 € e tem aqui o link se tiver curiosidade.

Sublinho que deve pesquisar por concorrência. Quando pesquisei por medidores porta HAN, não encontrei mais nenhum. Estou a dar estas indicações a pedido de vários leitores do blogue e porque acho que é informação útil. Não tenho nenhum interesse comercial.

Mas neste momento vêm cá a casa fazer a instalação?

“É expectável que durante este período de crise a EDP Distribuição realize ligações à rede presencialmente?
A EDP Distribuição continuará a responder a ligações e religações a pedidos dos Clientes, bem como a dar seguimento às visitas técnicas agendadas. Estas intervenções serão executadas cumprindo todas as normas de segurança e evitando, tanto quanto possível, o contacto e proximidade com os Clientes.”

Seja como for, o pedido fica feito. Depois é uma questão de tempo e oportunidade.

Avalie. Isto é só para quem quer saber o que gasta, como e quando. Ao minuto. É impossível gerir uma coisa que não conhecemos e que não conseguimos medir. Depois de receber a fatura no mês seguinte já é tarde para ir desligar o que esteve ligado desnecessariamente.

Investigo e instalo estes aparelhos por razões pessoais e profissionais. Ninguém é “obrigado” a ter esta parafernália para poupar na eletricidade. Mas sei que há muitas pessoas desse lado que são como eu. Fica a partilha.


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46 Comentários

  1. Nuno Almeida

    Esta informação devia estar no site da EDP distribuição porque eles têm essa informação mas só a disponibilizam para tensão média.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Eu só descobri porque alguém escarafu nchou durante mais de um ano e depois partilhou comigo.

      Responder
  2. J Rhodes Costa

    medidadores ou medidores?

    No texto a seguir à carta da edp.

    Obrigado pelos seus artigos!!

    Responder
  3. António Sá

    Segundo o site deles, esse monitorizador só tem 1 ano de garantia. É legal?

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Acho que já corrigiram. Estava errado. 1 ano é para empresas.

      Responder
      • Nuno gerim

        Muito bom.

        Obrigado pelas partilhas

        Responder
        • Ricardo Jorge dos Santos Barata

          Pena é quem tenha o contador nas escadas do prédio pode ficar sem ele

          Responder
      • Antonio Alberto Canelas

        Boa tarde Sr. Peddrro Andersson

        Sou de Aveiro e vi os resultados do seu painel solar, que achei interessantes.
        Como em Aveiro temos pouco sol, gostaria de saber em que zona do país tem o seu painel instalado para poder fazer alguma comparação.
        Melhoress cumprimentos.

        António Canelas

        Responder
  4. Rui

    A BeON energy também tem este aparelho, custa metade do preço. Enviar mensagem para o site deles

    Responder
    • Daniel

      Onde? Não encontro.

      Responder
  5. Sérgio

    Bom artigo, sabe dizer se os técnicos tem de entrar em casa para instalar algo no quadro eléctrico ou é só mesmo onde tem o contador?

    Responder
  6. Tiago Paixão

    Olá,
    Seguindo o exemplo que apresentou de ficar algo ligado à noite, de que forma consegue distinguir o que é? Desconfiado pelo valor em si mesmo?
    Obrigado

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Sim. Como quando um cardiologista percebe se um cardiograma está normal ou não 🙂

      Responder
  7. Antonio Nobre

    Pedro Andersson, boa tarde.
    Eu tenho o meu contador de luz no exterior numa caixa da parede da rua, que está afastado do interior da casa, talvez mais de seis metros, será que se o aparelho for colocado aí tem “exequibilidade”, ou seja conseguirei obter as leituras através do telemóvel ? Gostava de ter a certeza que a coisa funcionava antes de avançar nas compras!

    Responder
  8. João José Lourenço

    Olá!

    O maior problema que vejo é que o meu contador está nas escadas e não tem uma fechadura de segurança, por motivos óbvios. Por isso, qualquer pessoa pode pegar no aparelho e levar. Há alguma forma de controlar os consumos instalando medidores no quadro, que fica no interior de casa?

    Já agora, era interessante também conseguir perceber nos consumos de água o que se gasta nas casas de banho separado das cozinhas, e no gás o aquecimento central separado do fogão e do uso da caldeira para aquecimento de água. Se calhar estou a ser ambicioso, mas há tanta gente por aí a investigar estas coisas que, de repente, fiquei curioso…

    Responder
  9. Dora Ferreira

    Olá bom dia.
    Tenho uma pequena empresa com contador tetra horário.
    Também posso ter este medidor?

    Responder
  10. Luis Alves

    Ola Sr. Pedro..

    Antes de mais obrigado pelo seu trabalho espectacular e de muito interesse para quem quer dar um aumento a si próprio porque dos patrões torna se impossível..

    estou super interessado em adquirir um medidor, neste momento já pós mão a obra mas já começaram também as complicações. Quem me fornece a energia e a GAlP logo comecei por eles, enviei um email com as suas “palavras” acrescentando os meus dados, uma semana depois responderam me a dizer que o pedido teria de ser feito na pagina da EDP. Ate ai tudo certo fiz o pedido na pagina da EDP e o que e facto e que 10 dias depois ligaram me a dizer que o pedido teria de ser feito pela GAlP internamente para eles.. eu expliquei a situação a menina que me ligou que comecei a pedir primeiro pela Galp e que eles me reencaminharam para fazer o pedido a EDP e que não queria que andar aos empurrões, por isso pedi a EDP para me enviar um email em nome deles para puder reencaminha lo para Galp e iniciar o processo mas até agora nada, vai fazer uma semana..
    Por onde acha melhor insistir, chatiar e EDP ou voltar tentar pela minha fornecedora Galp??

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Eu passei por esse filme todo. Demorou meses. Mandei mail a um a dizer o que o outro disse. Até que um dia apareceu. Faça queixa no livro de reclamações de ambos a explicar que não se entendem.

      Responder
  11. Jorge

    Isso só funciona para quem tem painéis solares? Pergunto isto pk no seu texto fala que você o tem, daí a minha dúvida. É da para qualquer contador digital ou só dos novos?
    Obrigado

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Não precisa ter painel solar. Tem de ser um smartmeter.

      Responder
  12. Rui

    Pena o meu contador de energia smart ficar fora da habitação.
    Deixar o medidor de energia fora de casa junto ao contador de energia, o mais certo é que passado uns dias, já teria ganhado asas!! 🙂

    Responder
    • Dulce Filipe

      Olá Tiago, mas para isso será necessário outro aparelho, para além da porta HAN, certo?

      Responder
  13. Bastos

    Ainda tenho um contador dos antigos já digital por foi quando troquei para o bi horario.
    Será se pedir para instalar a porta HAN logo quando por trocado para esse novo contador já não tem o custo dos 14€ ?
    Ou o pedido tem ser feito sempre depois da instalação do novo contador ?

    Obrigado,

    Responder
  14. Paulo Costa

    No meu caso demorou cerca de uma semana desde o pedido no site da EDP Distribuição até supostamente chegar o dia da instalação. Recebi sms a informar que o técnico estava a caminho e uma hora depois um e-mail a dizer que o processo estava concluído.
    Quando cheguei a casa ao fim do dia fui espreitar o serviço e … nada ! Não foi sequer mexido nem apareceu ninguém.
    Liguei para o apoio técnico da edp distribuição e basicamente como tem o serviço como efectuado não podem fazer nada … solução apresentada – fazer o pedido novamente como se nunca tivesse pedido nada.

    Responder
  15. Nuno Costa

    Boa tarde,

    Montei painéis solares para auto consumo.
    Este equipamento sugerido com a porta HAN detecta a produção dos paineis?

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá eu tenho um só para isso. Este deteta a exportação ( o desperdício). Deve contactar a empresa e tirar essa dúvida, por favor.

      Responder
      • Nuno Costa

        Obrigado Pedro,

        O inversor dos meus painéis tem ligação wifi e consigo ver produção, mas para ver a oferta à rede estão a sugerir outro sistema.

        Responder
        • Pedro Andersson

          Nesse caso este dá. Dá-lhe o consumo da casa ao detalhe e a exportação. Em tempo real e acumulado. Para mim funciona. Avalie.

          Responder
  16. Bruno Figueiredo

    Contactei agora a EDP distribuição e disseram-me que com o meu contador, instalado há poucos meses, só tenho de ligar a porta HAN ao meu router de internet (ou de alguma forma à minha rede) e depois através do site deles tenho acesso aos consumos e produção a cada 15min. Não sei se é de ser um contador novo com mini-server lá dentro mas não é necessário mais aparelho nenhum.

    Responder
  17. Bruno Figueiredo

    Contactei agora a EDP distribuição e disseram-me que com o meu contador, instalado há poucos meses, só tenho de ligar a porta HAN ao meu router de internet (ou de alguma forma à minha rede) e depois através do site deles tenho acesso aos consumos e produção a cada 15min. Não sei se é de ser um contador novo com mini-server lá dentro mas não é necessário mais aparelho nenhum. Vamos ver.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Isso é muito interessante. Mande-me fotos disso a funcionar por favor.

      Responder
      • Bruno Figueiredo

        Infelizmente estavam a dar-me informação errada. Instalaram-me a porta HAN em 4 dias úteis. Mas é preciso um aparelho. A informação que me deram era assumindo que tinha o EDP Re:dy. O que é caricato porque estava a falar com a EDP Distribuição e eles deviam ser mais isentos nesta solução. Por isso tive de adquirir o mesmo aparelho que você.

        Responder
  18. Adelvino Tavares

    Caro Pedro Andersson, antes de mais, quero felicitá-lo pelo excelente trabalho que ajuda tantas famílias a perceber que simples gestos podem se traduzir em largas poupanças. No que diz respeito a este assunto, segui todos os passos que indica, instalaram o contador novo com a tal porta HAN e não me foi cobrado nada. Sou cliente da edp comercial, solicitei a troca do contador a esta entidade e enviei de seguida o pedido da instalação da porta HAN. Ao fim de 30 dias após o pedido, recebi sms do fornecedor de energia que, devido à actual conjuntura, a intervenção técnica estaria a demorar mais tempo que o normal. Passados 15 dias, foi tudo instalado no mesmo dia, todo o processo demorou cerca de mês e meio. Uma pequena observação: após efetuar o pedido ao fornecedor de energia e este encaminhar para a edp distribuição, deverá ser o cliente a agendar o dia da instalação junto desta última (foi a informação que me deram após ligar a questionar se tinham previsão para a instalação). Adquiri o aparelho da EOT, entregaram em 24h, instalei e até ao momento funciona muito bem. O meu apartamento é um T3, tenho tudo elétrico, placa vitro, bomba de calor, ac em todas as divisões, etc… Tinha uma potência contratada de 6.9kw e percebi quase de imediato que 4.6kw é suficiente para o nosso dia a dia. Apenas com esta simples alteração vou pagar menos 3,15€ por mês na minha fatura, sem contar com todo o potencial que posso retirar por saber exatamente os consumos dos meus aparelhos/eletrodomésticos. Muito obrigado 🙂

    Responder
    • Pedro Andersson

      Perfeito. É esse o objetivo destes artigos. Conhecer para decidir melhor. Abraço!

      Responder
  19. Ismael Duarte

    Descobri esta página na sequencia de um email da EDP onde me informa que tenho um contador inteligente.
    Registei-me na EDP distribuição e sem mais nada vejo que têm registado o meu consumo a cada 15min já desde há dois meses. Essa informação está disponível na página.
    Vi também a referencia a esta porta HAN, mas fiquei na dúvida; se a página já me dá essa informação sem mais nada, para que é necessária a porta HAN?

    Responder
  20. Francisco

    Bom dia Pedro

    Antes de mais, agradecer pelas dicas que nos ajudam a aumentar as nossas poupanças.
    Recentemente pedi para substituir o o contador antigo por um designado por Energy Box, da marca JANZ. Pedi também para instalar a porta HAN. O pedido foi efetuado à comercializadora. No total demorou 2 meses. Entretanto adquiri o equipamento EOT-HAN.
    Queria só alertar que para um problema que está a acontecer com acesso às portas HAN, no meu caso o EOT não consegue obter dados da porta HAN pois não tem permissões de leitura. A reclamação já foi efetuada à e-redes. A empresa que vendeu o equipamento também está em contacto com a e-redes.

    Obrigado,
    Francisco

    Responder
  21. Celso Ribeiro

    A E-Redes via telefone recusa-se aos pedidos e diz que tem de ser o comercial.
    O comercial (EDP Comercial) diz que é o distribuidor que tem de substituir um contador para inteligente, para ter acesso à porta HAN.
    Ou seja, um jogo de ping-pong.

    Responder

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