ÚLTIMA HORA – Governo adia pagamento das prestações da casa até 30 de Setembro




Governo adia pagamento das prestações da casa até 30 de Setembro

O Governo acaba de decidir em conselho de ministros que todas as famílias ou pessoas com quebra de rendimentos por causa do COVID-19 terão as prestações dos créditos de bancos e financeiras suspensas até dia 30 de Setembro, na sua totalidade. Ou seja, não paga nem capital nem juros.

O Ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, explicou na conferência de impresa do Conselho de Ministros que os contratos são prorrogados na mesma medida, ou seja 6 meses. É como se estes 6 meses não existissem. Há uma extensão automática de todos os contratos em 6 meses. Se o contrato terminava a 31 de Dezembro de 2030, passa a terminar a 30 de Junho de 2031.

Isto é importante porque assim não há um aumento da prestação quando retomar o pagamento, tal como acontecia nas propostas dos bancos até agora.

Isto é um grande alivio para empresas e famílias.

Para casa própria e permanente

A decisão do governo aplica-se aos créditos à habitação habitação própria e permanente. Fico sem saber, nesta fase se se aplica a créditos para casas de férias ou segundas habitações.

Esta exceção não é para todos. Pelo que entendi da Conferência de imprensa, é para as famílias afetadas por quebra de rendimentos, desemprego ou Lay off simplificado, ou porque trabalhava num estabelecimento que fechou em virtude do Estado de Emergência, ou por quarentena profilática, assistência a filhos ou netos, em resumo, que estão numa situação económica que precisa de especial proteção. Ainda não sabemos como terá de provar essa situação.

O ministro disse que esta medida é inédita na Europa.

As famílias ficam aliviadas de um esforço financeiro mensal significativo. Assim, ninguém fica marcado como devedor em dificuldades, ou seja, com o nome na “Lista negra” do Banco de Portugal.

É uma excelente notícia para as famílias em dificuldades.

Darei mais detalhes assimn que os tiver.



Acompanhe-nos AQUI

NOVO LIVRO “CONTAS-POUPANÇA” 34 dicas para poupar muito mais e fazer crescer o seu dinheiro em 2019. É um livro que se paga a ele próprio apenas com uma dica. Se quiser conhecer também as dicas que demos nos primeiros 5 anos de programa, pode adquirir o livro “Contas-poupança I”. É só clicar AQUI ou nas fotos dos livros.

49 comentários em “ÚLTIMA HORA – Governo adia pagamento das prestações da casa até 30 de Setembro

  1. Avatar
    Carlos Monteiro Reply

    Bom dia
    Tenho um crédito habitação e como trabalhador independente que sou e com quebra de trabalho, quero pedir a moratória ao meu banco. Não estou em imcomprimento no banco, não tenho dividas ao fisco mas tenho uma pequena dívida á segurança social a qual estou a tratar. Pergunto se tenho ou não direito á moratória?
    Obrigado

  2. Avatar
    jezabel Reply

    tenho uma duvida a minha casa esta somente em meu nome, mas apos o casamento comecou a ser o meu marido a pagar mas nunca se mudou o contrato para o nome dos dois. eu nao trabalho e agora a empresa dele requereu o lay off pedi a moratoria ao montepio mas foi negada sera por ele nao ser titular do contrato? sera que se der o irs eles vem que nos estamos juntos ja ha 10 anos.

  3. Avatar
    jezabel Reply

    tenho uma duvida a minha casa esta somente em meu nome, mas apos o casamento comecou a ser o meu marido a pagar mas nunca se mudou o contrato para o nome dos dois. eu nao trabalho e agora a empresa dele requereu o lay off pedi a moratoria ao montepio mas foi negada sera por ele nao ser titular do contrato?

  4. Avatar
    Mário Reply

    Boa noite, desde já obrigado pelo excelente trabalho que faz.
    A CGD em relação a credito habitação bonificado respondeu que não tinha direito à moratória por ser bonificado e ser regido por lei especifica.
    Respondi ontem a solicitar novamente a moratória remetendo para o Dec Lei n.º 10-J/2020 onde não se faz distinção do tipo de crédito à habitação.
    Aguardo a resposta da CGD, que caso venha negativa, o que poderá ser feito para ter direito à moratória?
    Agradecido desde já, aguardo a sua opinião.

  5. Avatar
    Rui Soares Reply

    Boa noite moro numa casa alugadasera que tbm e abrangida por esta lei de 6 meses? e durante esse tempo o senhorio pode levantar o valor da renda ??

  6. Avatar
    Ricardo Teodoro Reply

    Será que me podem responder se os créditos bonificados para deficientes se enquadram na medida mencionada? O meu muito obrigado desde já e que tenham muita saúde. Que a vida vos sorria sempre em tons de felicidade!

  7. Avatar
    Anabela Queiroga Reply

    Boa tarde
    Hoje fui ao Novo Banco em Gondomar para pedir a moratória para o meu credito habitação e o que me respondeu o funcionário é que ainda não têm nenhuma informação por parte do banco de como ia funcionar., mandou esperar. Onde está a ajuda as famílias?

  8. Avatar
    Maria Reply

    Boa tarde,

    Gostaria de saber se as novas medidas decretadas pelo governo, se também abrange créditos pessoais, cartões de crédito, quando a pessoa tem quebra de rendimentos por se encontrar em casa com filha devido ao encerramento das escolas.

    Obrigado.

  9. Avatar
    Francisco Dias Reply

    Só perguntei , porque se vai existir diferimentos nas prestações e se o empréstimo acabar em Junho 2025 vai se prolongar ate Dezembro de 2025 e como o seguro de vida está associado ao capital em divida o banco cobra mais 6 meses de seguro .

  10. Avatar
    Francisco DIas Reply

    Bom dia

    Queria saber se as prestações do seguros ( Ex Vida ) associados às prestações do credito habitação ficam também. suspensas até Setembro de 2020

    • Avatar
      Filipa Reply

      Bom dia,
      Isso não creio que aconteça e nem me parece que seja do seu interesse suspender esses pagtos…na realidade, se lhe acontecer alguma coisa agora durante esta crise que provoque a sua morte, os seus herdeiros é que ficam com a dívida nas mãos.

        • Avatar
          Filipa Reply

          Olá Pedro, se bem me recordo, o nosso seguro de vida é sobre uma hipoteca, para garantir o pagto ao banco em caso de morte ou invalidez, certo? se não pagasse o seguro também não estaria coberto pq era automáticamente cancelado por falta de pagto, o banco nem permitiria isso (ficar sem seguro)…mas como em qualquer dívida, quando ocorre a morte, os herdeiros herdam tudo, o bom e o mau a menos que abdiquem da herança…mas claro que isto é apenas o meu entendimento…

  11. Avatar
    Nélia Pereira Reply

    Boa noite, no meu caso sou trabalhadora a partime á 1 mês e o meu marido, encontra se em casa, porque a enpresa portuguesa onde trabalha faz muitos trabalhos na europa nomeadamente espanha e frança… automaticamente temos uma quebra de rendimentos porque quando esta fora do país recebe um valor, e qd esta cá recebe só o salário… será considerado para o calculo do pedido no banco, neste caso é o montepio. Grata se puder ajudar. Eu estou a trabalhar numa tabacaria que foi considerada bem de primeira necessidade.

  12. Avatar
    Tânia Santos Reply

    Boa tarde, estou de licença de maternidade que acaba a 8 de Abril e entrarei de novo no desemprego e terminará em julho o referido subsídio com esta crise que se instalou dificilmente conseguirei emprego até Julho nem procurar posso terei direito a pedir adiamento das minhas prestações, o meu marido está a trabalhar tenho 4 filhos. Obrigada

    • Avatar
      celso Reply

      Penso que dá para pedir o prolongamento do subsidio mas deverá questionar a segurança social. Deve ligar para lá para saber mais detalhes.

      • Avatar
        Liliana Pinto Reply

        Boa tarde, neste momento estou a trabalhar e o meu marido está de baixa, ele foi operado no inicio do mês e quando esta confusão começou a médica dele decidiu dar mais baixa tanto para ele não ir trabalhar como para poder ficar com o nosso filho de 8 anos em casa. Vamos ter uma perda significativa de ordenado. A minha questão é saber se é possível pedir a moratória ao banco pela nossa casa? Obrigada desde já pela atenção dispensada.

  13. Avatar
    Jorge Ferraz Reply

    Boa tarde,
    O Governo aprovou, esta quinta-feira 26-33-2020 em sede de Conselho de Ministros, a atribuição de moratórias para o crédito às famílias, que as prestações dos créditos de bancos e financeiras ficam suspensas até dia 30 de Setembro, na sua totalidade.
    Contactei a CGD e fui informado que não teria direito por o empréstimo de habitação estar só no meu nome, habitação essa que comprei quando era solteiro!
    Informo que ambos somos clientes da CGD na mesma conta, IRS juntos e a minha esposa é que veio para casa por se encontrar a tirar um curso profissional onde recebe a bolsa e encontra-se desempregada sem receber qualquer subsídio.
    Obrigado pela ajuda, Jorge Ferraz

  14. Avatar
    fara Reply

    Boa tarde
    é verdade que o Governo impôs aos servidores de internet a gratuitidade para Reformados com idades superiores a 60 anos ?
    para não enxerem os Hospitais Psiquiátricos, mas virão encher os serviços de Ortopedia.

  15. Avatar
    Carlos Soares Reply

    Mais uma excelente medida para garantir os lucros do sistema bancário. Quem tem um crédito de longa duração as últimas 6 prestações ( que serão estas que os bancos vão insentar) terão um juro bastante superior ao que está a ser praticado nos dias de hoje pelo BCE. PARA QUEM PUDER PAGUE AS PRESTAÇÕES.

  16. Avatar
    Andreia Pereira Reply

    Boa tarde, atenção que alguns bancos já estavam a permitir o pedido de carência mediante o tipo de crédito e condições de incumprimento do cliente etc, sem esta reunião efetuada hoje pelo governo. Já vi aqui comentários de pessoas que não podiam porque eram bonificados, porque tem incumprimento etc
    Mediante esta legislação os bancos vão ter que rever as condições em que os clientes podiam aderir ou não.
    Procurem informação junto do vosso banco novamente, não adiante por a carroça à frente dos bois. OS bancos irão certamente comunicar se é automático, se tem de fazer alteração contratual, se toda a gente pode pedir independentemente de ser bonificado, habitação própria permanente, etc. Informem-se junto de fontes oficiais!

  17. Avatar
    Carlos Oliveira Reply

    “O Governo acaba de decidir em conselho de ministros que TODAS as prestações dos créditos de bancos e financeiras ficam suspensas até dia 30 de Setembro, na sua totalidade. Ou seja, não paga nem capital nem juro”
    NÃO É VERDADE!!
    Tenho um crédito à habitação para deficientes na CGD este tipo de crédito não está incluído para o adiamento do pagamento das prestações!!
    Mais uma vez EXCLUÍDOS!!

    • Avatar
      Andreia Pereira Reply

      Esta medida foi aprovada HOJE. os bancos começaram a permitir esta medida no inicio da semana.
      garantidamente terão que mudar as condições e alargar o tipo de credito que atualmente estavam a permitir.
      Informe-se novamente agora tendo em conta esta imposição do governo.

  18. Avatar
    Vitor Reply

    Mais uma vez os portugueses estão a ser divididos, quem está bem tem que pagar. Agora pergunto,se estou bem agora posso não estar daqui a um mês e depois como é. Se estes 6 meses deixam de existir (infelizmente) então deve ser para todos, se é para pagar depois do fim do crédito então qual é o problema.

  19. Avatar
    helder Reply

    O pobre desgraçado de casa alugada( eu e muitos outros) temos de continuar a pagar!!!! mas prontos é o que temos!!!!

  20. Avatar
    António Lopes Reply

    boa tarde exmos
    Governo aprovou, esta quinta-feira 26-33-2020 em sede de Conselho de Ministros, a atribuição de moratórias para o crédito às famílias

    O ministro da Economia, Siza Vieira, clarificou que podem aceder a estas moratórias os particulares “que se encontrem numa situação económica difícil” e detalhou: “pessoas em situação de desemprego, abrangidas pelo lay-off, pessoas que trabalhavam em entidades que foram encerradas por autoridade de saúde, pessoas em isolamento profilático”.

    Tendo eu credito habitação na CGD em Regimes Bonificados, o banco não me dá o a moratória de 6 meses é possível isso?

    Com os melhores cumprimentos, António Lopes

  21. Avatar
    Tiago Reply

    Uma questão se me poderem responder
    Ficamos logo abrangidos automaticamente por esta situacao ou teremos que apresentar algo ?

  22. Avatar
    Isabel Álvares Reply

    Boa Tarde . Muito obrigado pela sua disponibilidade para nos manter sempre informados sobre todas às questões económica e financeira. Assim que tenha oportunidade gostaríamos de consultar a nossa situação de prestação hipotecaria do nosso apartamento com o millennium BCP que não quer negociar o spread, que é de3%. Muito obrigada pela sua atenção. Muita saúde.

    • Avatar
      Luís Amarelo Reply

      Bom dia
      Contactei o meu banco CGD, via email para activar o período de carência, a minha esposa está desempregada e sofre de doença oncológica . Foi me dito que o regime Bonificado não está incluído nos parâmetros de seleção da CGD, após confirmar no site da CGD verifiquei ser verdade, mas e a moratória do estado também exclui este tipo de créditos???

      Muito obrigado

      Luis Amarelo

  23. Avatar
    Filipa Reply

    Isto é muito bonito mas na prática, mesmo que as pessoas não percam o salário, porque estão a trabalhar em casa, facto é que estamos a ter despesas muito acima do que é habitual e ficamos com menos poder de compra.

  24. Avatar
    Ana silva Reply

    E para empréstimos de carros de aluguer de longa duração com obrigação de compra, tb está abrangido?

    • Avatar
      Antonio veiga Reply

      Os sócios gerentes de pequenas empresas, nem podem participar no Lay off, nem nas moratórias… Apesar de serem trabalhadores como os outros… Uma imoralidade

  25. Avatar
    Vânia Reply

    Se um dos titulares mantiver o seu trabalho, será que temos direito na mesma?
    Obrigada por nos manter informados

  26. Avatar
    Cristina Gomes Reply

    Boa tarde!
    Sou a Cristina e vivo numa casa arrendada. Essa situação prevalece nos contratos de arrendamento? O meu co trato acaba agora em Abril. A senhoria pode aumentar em Maio a renda?

  27. Avatar
    Maria Reply

    Boa tarde , Também está incluído os créditos automóveis e cartões de credito ?

  28. Avatar
    Henrique Caldeira Reply

    e para quem paga rendas pornográficas que entraram em vigor este ano neste País o que acontece?

  29. Avatar
    Albino santos Reply

    Boa tarde o meu nome e albino santos e pelo queli em cima detalhado essa ajuda e sopara quem tem casa a pagar a banca no meu caso tenho uma em arendanento que ajuda teŕei ou teremos neste caso quando onde estavamos a trabalhar e viemos para casa com muito menos em termo monetario como se estivesemos a trabalhar gostaria de saber qual era a ajuda perabte os senhorios agua luz obrigado..

    • Avatar
      rosario Reply

      Boa tarde tenho crédito cá cgd tenho tido algumas dificuldades e tenho prestações em atraso enviei um mail para pedir o apoio e diz k não tenho direito por ter já prestações em atraso alguém me consegue ajudar?

    • Avatar
      Luis Filipe Reply

      Boa tarde,
      É em relação a outros créditos como automóvel, cartões de crédito?
      Já existe alguma coisa do género?
      Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *