COVID 19 – Evite ao máximo usar o multibanco – Algumas dicas




Cuidados a ter com equipamentos públicos

Ninguém vive hoje sem dinheiro. Mas nesta fase todos os gestos contam. As autoridades apelam a que usemos o menos possível os teclados dos multibancos para levantar dinheiro e os terminais multibanco. Todos esses aparelhos podem estar inundados de coronavírus. Inicialmente neste artigo tinha alertado para o perigo de manusear o dinheiro físico, mas a OMS desmentiu esse perigo. Portanto estou a corrigir este artigo, caso o venham a ler depois.

Como podemos minimizar o risco?

Pode ser uma boa altura para mudarmos comportamentos, pelo menos nesta fase.

A Associação Portuguesa de Bancos recomendou no passado dia 11 de Março a utilização de canais digitais e telefónicos no sentido de evitar o contacto físico e a exposição em locais fechados. Os bancos estão a fechar as portas aos clientes.

Segundo os dados da SIBS (que gere o multibanco), no mês de Fevereiro foram efetuadas 103 milhões de operações de pagamentos eletrónicos. Destas, 34 milhões foram efetuadas em mercearias, super e hipermercados, 18,5 milhões em restauração e serviços de catering, 4 milhões em compras de moda e acessórios, 2 milhões em serviços de saúde, 4,7 milhões em pagamentos de telecomunicações e luz, gás e água e cerca de 1 milhão em transportes.

Ainda segundo a SIBS, cada cidadão faz em média cerca de 15 compras por mês, sendo que, de acordo com o Banco de Portugal, a maior parte dos pagamentos são feitos a dinheiro. Todos estes pagamentos poderão ser realizados sem ser necessário tocar em dinheiro.

Use o cartão multibanco contactless. Basta aproximá-lo do terminal multibanco. Sabia? Tem aqui um artigo onde explico isso.

Use o MBWay. Basta também aproximar o telemóvel do terminal multibanco ou apontar a máquina fotográfica para o QR Code.

De preferência associe cartões multibanco de contas em bancos que não cobram comissões do MBWay. Neste momento uso o cartão do Activobank e do Moey que não cobram comissões. Ou de um cartão de crédito grátis, sem anuidades. Tem aqui um artigo em que explico como retirar os cartões que cobram comissões.

Ajude os seus pais ou avós

Os idosos são um grupo de risco nesta pandemia. Diga-lhes para não irem ao multibanco. Levante o dinheiro – se absolutamente necessário – por eles.

Coloque (com o acordo deles) todos os pagamentos que fazem em dinheiro em débito direto. Mesmo que depois da crise volte tudo ao normal.

Deverão ser os filhos e netos a apoiá-los nesta fase e ajudar nas transações digitais de forma a evitar idas desnecessárias às agências bancárias ou o uso dos multibancos.

Pense nestas dicas e veja o que é mais prático para cada situação.

Em resumo, nesta fase:

  • Não use os dedos para tocar nos multibancos e terminais
  • Use os cartões contactless
  • Use o MBWay
  • Tudo o que paga em dinheiro, coloque em débito direto (mesmo que temporariamente, se não confia)
  • Levante o dinheiro físico pelos seus pais ou avós
  • PROÍBA os seus avós de irem ao banco ou a qualquer local público nesta fase

Tudo isto parece quase apocalíptico, mas pode estar a salvar a vida dos seus pais ou avós. Não desvalorize estes apelos. Estou a partilhar estas informações não para alarmar, mas a pedido das autoridades. Vamos confiar nas informações que estamos a receber de quem sabe mais do que nós nesta fase. O dinheiro vai e volta. A saúde é mais difícil. Já para não falar de outras coisas.



Acompanhe-nos AQUI

NOVO LIVRO “CONTAS-POUPANÇA” 34 dicas para poupar muito mais e fazer crescer o seu dinheiro em 2019. É um livro que se paga a ele próprio apenas com uma dica. Se quiser conhecer também as dicas que demos nos primeiros 5 anos de programa, pode adquirir o livro “Contas-poupança I”. É só clicar AQUI ou nas fotos dos livros.

3 comentários em “COVID 19 – Evite ao máximo usar o multibanco – Algumas dicas

  1. Avatar
    Jerónimo Moura Reply

    boa tarde,
    neste tempo tão difícil que estamos a viver, nós ainda não nos habituamos á nova realidade, no entanto, queria perguntar:
    se usar o multibanco, elevador ou outra coisa qualquer e não tocar nos botões, toco com a chaves do carro, a seguir meto-as no bolso, quando vou a pegar nelas pego com as mãos.
    Ora, será que não é uma falsa questão?

  2. Avatar
    Maria José Pereira Reply

    Outra hipótese talvez mais facil para teclas mais pequenas nos supermercados ou farmácias é usar a ponta de borracha de um lápis para colocar o pin…
    Fica q sugestão que tb me foi dada por alguém

  3. Avatar
    Inês David Reply

    Boa tarde,
    Obrigada pelas alternativas dadas!
    Hoje tive que ir ao multibanco e usei a chave do carro para carregar nos botões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *