Como saber em 30 segundos se está a pagar demais na eletricidade

Escrito por Pedro Andersson

27.01.20

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5 min de leitura

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Está à frente dos seus olhos

Não é a primeira vez que falo disto. Mas acabo de verificar que milhares continuam a pagar a mais de eletricidade sem necessidade nenhuma. E em muitos casos nem é preciso mudar de empresa fornecedora de eletricidade. Basta ligar para o apoio ao cliente. Sim, isso mesmo. Só ligar.

A reportagem desta semana do Contas-poupança (na próxima quarta-feira) é sobre como pode poupar na eletricidade (mais uma dica super útil para saber qual é a melhor empresa para si). Não vou dizer agora qual é. Terão de esperar. Mas recordo-lhe esta.

Por causa da reportagem, pedi a vários dos meus amigos e conhecidos que me mandassem um exemplar das faturas deles para as filmar para a reportagem. E o que é que eu descobri?

Que TODOS estão a pagar mais do que poderiam. Devem ser milhões de euros que vão para os bolsos das empresas fornecedoras de eletricidade porque os clientes (nós) simplesmente não queremos saber ou achamos que dá muito trabalho fazer um telefonema. Se segue o Contas-poupança já sabe que espero de si uma atitude diferente.

Como sei se estou a pagar demais?

Vamos então à dica mais simples para saber se anda enganado ou não. Atenção que as empresas não estão a enganá-lo. Nós é que nos enganamos a nós próprios. Da parte delas está tudo legal. Concordámos com tudo. Dei esta dica numa reportagem emitida em Abril de 2019. Vou repeti-la agora porque me parece necessário.

Poucos já repararam, mas a lei obriga TODAS as empresas (do mercado liberalizado) a escreverem um frase na fatura a dizer se o cliente está a poupar ou não com os preços que tem, em comparação com a EDP antiga do mercado regulado (EDP Serviço Universal). Na fatura da IBERDROLA procurei mas não encontrei essa linha.

Pegue na última fatura que recebeu e procure esta frase “Se optasse pela tarifa regulada, pagaria pelo mesmo consumo de eletricidade desta fatura” e depois aparece um valor.

O valor que lhe aparecer é o segredo para saber se está a pagar demais ou não. No caso da EDP comercial, se for negativo é porque está a perder dinheiro e deve mudar de contrato ou de empresa o mais depressa possível.

Como pode ver nestes exemplos de várias empresas, cada caso é um caso e há quem esteja a poupar e quem esteja a desperdiçar dinheiro. Depende do contrato que assinou.

Se olhar para esta linha na sua fatura e está a poupar menos de 1 euro por mês está claramente na altura de mudar. Consegue de certeza muito mais barato noutra empresa do mercado liberalizado.

O facto de a sua linha lhe dizer que se estivesse no mercado regulado estaria a pagar menos NÃO QUER DIZER que deve regressar à EDP “antiga”.

Quer é dizer – e este é o alerta que insisto em dar – é que está a perder dinheiro porque muito provavelmente já acabou o desconto que o levou a mudar para a sua empresa atual e VOCÊ NÃO DEU POR NADA. Ligue já para a sua empresa e peça para lhe fazerem o melhor tarifário que estão a praticar, caso contrário ameace que vai mudar para a concorrência.

Basta que faça isso neste instante e vai ver a sua fatura da luz baixar no próximo mês alguns euros. Caso a diferença do tarifário seja minúscula dentro da sua própria empresa, considere seriamente mudar para outra que lhe faça muito mais barato.

Acabei de mudar outra vez

Foi o que acabei de fazer. Ao preparar a reportagem desta quarta-feira verifiquei que uma outra empresa me faria poupar mais cerca de 4 euros por mês do que na empresa onde estive nos últimos 2 anos. Como sabe, testo as dicas que dou antes de as partilhar convosco na televisão. São mais 48 euros de poupança este ano, sem ter feito nada de especial. Liguei, dei os dados que me pediram e no próximo mês já estarei noutro fornecedor.

Já estive na GALP, na EDP Comercial, na Goldenergy, na Endesa e agora vou voltar para uma destas onde já estive porque me fez o melhor preço. Se daqui a 3 meses encontrar outra mais barata volto a mudar. Simples.

É por isso que vos digo que não me preocupo muito com os “supostos” aumentos ou descidas da eletricidade. É que por me dar ao trabalho de procurar, todos os anos consigo baixar a minha fatura da luz. Eu é que sei se a minha luz aumenta ou desce. Não é a teoria das notícias que são apenas uma média que não diz nada a ninguém.

Veja a sua fatura, procure a tal linha que referi em cima e mexa-se se chegar à conclusão de que está a pagar a mais. E depois diga se resultou ou não o seu telefonema. Fico a aguardar.



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29 Comentários

  1. Pedro

    Para quem quiser poupar algum dinheiro na luz e gás, a Endesa está a oferecer 60€ de desconto de “boas-vindas” até dia 31. Para além disso se aderir com o meu código de plano amigo 301805717, tanto você como eu recebemos mais 1€ de desconto por mês para sempre!

    Já que ambos os valores são antes do IVA ser aplicado, no primeiro ano poupa, no mínimo, 60€+12€ * 23% IVA = 88,56€

    Compare o seu tarifário ao “E-Luz e E-Gás” (porque os descontos são para sempre ao contrário da tarifa “Quero +”) e muito provavelmente irá ver que este tarifário é melhor do que o seu atual, por isso ainda vai poupar mais. A tarifa aniversário pode compensar se costuma comunicar leituras, faça as contas.

    Já tenho vários amigos, e todos vão poupar algo como 100€ a 150€ no primeiro ano! Depois ficam sempre com um bom tarifário e o desconto do plano amigo.
    Não tem limite de amigos, pode trazer quantos quiser!

    Pode aderir online em 15 minutos, vale o esforço.

    Junte-se a mim! 🙂

    Responder
  2. Ana Teresa Russo

    Boa noite! Antes de mais gostaria de agradecer o seu compromisso em informar os outros de como melhorar as suas vidas. Posto isto, dizer que tenho aprendido muito consigo, e hoje mais uma vez, pus em prática as “novas” informações , e acabei de fazer contas e alterar os meus contratos de luz e gás! Usei o seu código amigo

    Continuação de óptimo trabalho!

    Responder
  3. Sonia Duarte

    O meu ta +.. nao perceb9 se tenho ou nao de.mudar

    Responder
    • Pedro

      O simulador da ERSE é de fácil utilização e tem em conta as promoções atuais, como p.e. a Tarifa Aniversário e o desconto de boas vindas da Endesa.

      https://simulador.precos.erse.pt/
      Se inserir os valores que tem na sua fatura fica mais preciso.

      Os tarifários da Endesa aparecem como os mais baratos, se foram mais baratos que o eu e se ainda for a tempo de aproveitar as promoções atuais, adira com o meu código de plano amigo 301805717, tanto você como eu recebemos mais 1€ de desconto por mês para sempre!

      Tudo ajuda.

      Nenhum operador é perfeito, mas até hoje não tive grande dificuldade em entrar em contacto com eles, e têm sido rápidos a resolver qualquer questão que tenha aparecido.

      Responder
  4. Francisco Pestana

    Bom dia. Esta dica também se aplica à ilha da Madeira?
    Obrigado.

    Responder
  5. Andreia Melo

    Bom dia. Desde já parabéns pelo seu trabalho. Eu ainda estou na EDP Universal (que agora pelos vistos mudou de nome para Su Eletricidade), logo penso que esta situação não se aplicará, e não encontrei na minha fatura esses dizeres. Mas fiquei com uma dúvida. Porque na minha fatura diz isto: “A extinção das tarifas transitórias do mercado regulado está prevista para 31 de Dezembro de 2020, de acordo com a Portaria 39/2017, de 26 de janeiro.” Ou seja, no final do ano vamos ter de mudar obrigatoriamente para mercado livre!!?? Então onde ficam as tarifas reguladas? É só uma questão de tarifas? Não de comercializadores? Fiquei baralhada porque estava na ideia que já não ia ser necessário mudar para o mercado livre. Obrigada por todos os seus esclarecimentos.

    Responder
  6. maria ceu matos

    Bom dia Sr Pedro

    E Esta satisfeiro com a Endesa?

    Eu tenho ouvido muitas reclamações, será verdade?
    .
    Obrigado

    Responder
    • Pedro Andersson

      Sim. Acabei de mudar mas estive satisfeito, sim. Encontrei mais barato ontem.

      Responder
  7. Joana Cristina Alves

    A minha fatura diz o seguinte: A diferença entre o valor da sua fatura de eletricidade sem taxas e impostos e o valor que resultaria da aplicação de preços regulados é de -3.60€.

    Portanto estou a perder muito dinheiro, correto?

    Responder
    • João

      Está a poupar 3.60€ comparando com a tarifa regulada.

      A maneira de comunicar essa informação da EDP é que é inversa.

      Responder
  8. Mario Marques

    Obrigado Pedro, pela explicação eu a pensar que estava a pagar mais do que devia face à concorrência, poupei 47€ por ano porque tenho a conta certa e tive um desconto de 10% na EDP com funciona, eu pensar que tinha feito um mau negócio, mais uma vez obrigado!

    Responder
  9. Luisa Garcia

    Grata por toda a sua informação. No meu caso, EDP diz que se optar pela tarifa regulada, pagaria +1.70 . Pelo que entendi estou a poupar! Estarei certa? Obrigada

    Responder
  10. Joana Alves

    E em relação ao gás? Há algo na fatura em que devemos estar atentos??

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Ainda não. Só consegue ver pelo preço e termo fixo e comparar manualmente ou com simuladores.

      Responder
  11. Catarina Aragão

    Boa tarde,

    A minha factura tem a seguinte informação:
    “A diferença entre o valor da sua fatura de eletricidade sem taxas e impostos e o valor que resultaria da aplicação de preços regulados é de 3.49€.”
    Quer dizer que estou a poupar?
    Obrigada,
    Catarina

    Responder
    • Pedro Andersson

      Eu suspeito que está a perder dinheiro. Confirme.

      Responder
  12. Marta Viviana Ribeiro - Porto

    Olá,
    Extremamente grata por todos as informações e esclarecimentos…
    Aprecio muito a forma simples com que partilha os seus conhecimentos.

    Aqui partilho, para quem não conhece, profissionais com que trabalhei e só tenho boas recomendações…
    https://www.ylce.pt/
    Profissionais no serviço e no trato, a lidar com as pessoas, rápidos no tratamento de questões e duvidas… Com um simples email, eles nos esclarecem…
    Pesquisem e se fizerem melhor preço…

    Sinceros cumprimentos.

    Responder
  13. Paulo Jorge Rocha Carvalho

    Bom dia Pedro, na minha fatura EDP Comercial aparece:” se optasse pela tarifa regulada pagaria pelo mesmo consumo desta fatura – 4.91€”.
    Estou a perder dinheiro correto?
    Obrigado.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Corretíssimo. Dever ter uma tarifário absurdo.

      Responder
  14. Sandra Domingues

    Boa tarde Sr. Pedro,

    A minha fatura tem a seguinte informação:
    “Se tivesse optado pela tarifa regulada, pagaria pela potência e o consumo total de eletricidade incluído neste documento +3,02 € (valor sem taxas e impostos), excluindo os acertos referentes a períodos anteriores”

    Quer dizer que estou a poupar ou a perder?
    Obrigada.

    Responder
  15. Ivone Almeida

    Boa tarde,
    Estou na EDP COMERCIAL e depois de ler este artigo, fui verificar a minha fatura e diz: “Diferença entre o preço do seu contrato e a tarifa regulada”: Se optasse pela tarifa regulada, pagaria pelo mesmo consumo de eletricidade desta fatura -2,48 € (não incluindo taxas e impostos)
    Quer isto dizer que estou a pagar mais e se mudar ficarei a pagar menos?
    Obrigada pela atenção dispensada

    Responder
  16. Tiago Teixeira

    Boa tarde
    Na minha fatura vem o seguinte
    Por ter optado pela tarifa Endesa, paga pelo seu consumo de eletricidade 8.16€ comparativamente à tarifa regulada (não incluindo taxas e
    impostos). Neste momento pago mais do que devia, ou estou numa bo situação? Já que pagamos imenso de luz ao que pensamos que utilizamos.
    Cumprimentos

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Eu acho que está a perder. Eu ligaria imediatamente a exigir que lhe baixem o preço. Ainda hoje 🙂

      Responder
  17. Aurora Pereira

    Boa Tarde, Na minha factura que é da MEO Energia vem o seguinte: “Informação relativa às condições de preço regulado: Relativamente ao Mercado Regulado o seu tarifário apresenta um encargo suplementar de 0,25E. A MEO Energia não tem disponível, para contratação, tarifa equivalente ao mercado regulado.” Verifiquei algumas facturas anteriores e notei que este o valor varia para mais consoante o aumento do consumo. Parece-me que estou a perder, será?
    Obrigada pela atenção dispensada.

    Responder
  18. Carla Maria

    Pelo que me parece, a informação ao cliente não é clara e o seu teor varia de fornecedor para fornecedor, o que não considero correto. Se a informação consta da fatura deveria ser para esclarecer e não para ficarmos com a mesma dúvida. Eu própria tenho o mesmo problema com a EDP SU, com a qual tenho contrato.

    Responder

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