Aceito os termos e condições.

Email Marketing by E-goi

VÍDEO – Reparações de eletrodomésticos GRÁTIS

Escrito por Pedro Andersson

26.09.18

}
6 min de leitura

Repair café – Um conceito diferente de reparações

Para mim foi uma novidade. Nunca tinha ouvido falar em Repair Café. Decidi que tinha de fazer esta reportagem para mostrar que a reparação em vez de deitar fora e comprar novo é uma importante forma de poupança.

Já antes de conhecer este conceito, experimentei várias vezes reparar coisas que avariam cá em casa sozinho ou com ajuda de conhecidos e amigos. E, acreditem, é perfeitamente possível. Têm alguns exemplos pessoais AQUI.

Reparações grátis com ajuda

Na reportagem contei o caso de João Oliveira que levou a tostadeira avariada ao Repair Café de Lisboa para ver se alguém o ajudava.

Oleg (um voluntário) abriu a tostadeira com a ajuda de João, e juntos descobriram que era um cabo que estava desligado e uma resistência estava estragada. Agora, João terá de ir a uma loja de eletrónica comprar a resistência com as características técnicas que Oleg aconselhou (10 amperes), voltar, e juntos vão reparar o aparelho em menos de 10 minutos. A resistência deve custar menos de 1 euro. E a mão-de-obra, em quanto é que vai ficar? Rigorosamente nada.

Da holanda para Portugal

O conceito de Repair Café surgiu na Holanda em 2006. A ideia é evitar o desperdício, encorajar a reparação em vez da compra de eletrodomésticos novos e assim poupar o ambiente (e a carteira). Começou num espaço (um café) onde voluntários que percebiam de reparações ajudavam quem entrava com equipamentos avariados que de outra forma iriam para o lixo. Mas o conceito vai mais longe. Não é deixar lá o aparelho e depois voltar para o buscar quando estiver pronto. O dono fica ao lado do “reparador”, ajuda abrir o aparelho, a descobrir o problema e aprende ele próprio a reparar da próxima vez que avariar. A fundadora trouxe a ideia para Portugal em 2016 e o espaço tem vindo a crescer. Neste momento já está em Lisboa e no Porto e começa a surgir em outras cidades.

Hoje em dia, tudo está feito para os novos aparelhos só durarem um certo tempo (chama-se obsolescência) para poderem ser substituídos por outros e assim manter o negócio. Lembram-se de que as máquinas de lavar antigamente duravam 20 anos ou mais? Porque é que já não duram? Pois.

O Repair Café não é uma loja. Não está sempre aberta ao público. É um evento que ocorre uma vez por mês, às vezes de 2 em 2 meses em Lisboa (no FABLAB – no Mercado do Forno do Tijolo, nos Anjos e creio que o próximo será noutro local de Lisboa) e no Porto (no OPO’LAB). Depende da disponibilidade dos voluntários.

Pesquisem no Facebook “Repair Café Lisboa” e “Repair Café Porto” e podem ver quando e onde serão os próximos eventos. Tem de mandar um e-mail para repaircafelisboa@gmail.com ou repaircafeporto@gmail.com com o vosso nome e o aparelho que querem reparar e aguardar confirmação.

Reparar em vez de comprar novo

Esse é o objetivo. Estas pessoas querem evitar que se deite fora aparelhos que ainda podem ter uma segunda vida. Aparecem imensas máquinas de café. Quando não se consegue reparar uma, ficam na mesma com ela para que as peças sirvam para reparar outras máquinas que venham a aparecer. Portanto, até os sem arranjo são úteis. Também aparecem muitas torradeiras, aquecedores, liquidificadores e varinhas mágicas, auscultadores, rádios e televisões.

Por vezes, vai ter de ir comprar as peças que estão avariadas nas lojas ou no e-bay e tenta reparar em casa (se já aprendeu como deve fazer) ou volta ao Repair Café no mês seguinte.

Os voluntários ensinam as pessoas a perder o medo de desmontar um aparelho. Muitos têm receio até de desmontar um aparelho. Não há motivos para isso: O aparelho já está avariado, se ficar mais estragado não faz mal. Pode trazer as peças que aqui voltam a montar, se der para reparar.

Pode ver ou rever AQUI a reportagem desta semana do Contas-poupança.

E se eu quiser fazer isto na minha cidade?

Pode contactar o Repair Café Portugal através do Facebook. Marcam uma reunião ou encontro e eles explicam como funciona. Têm de conseguir um espaço, o material necessário, bancadas, iluminação, etc. Talvez consiga convencer a sua Câmara Municipal a ceder um espaço e os meios. Depois só terá de angariar voluntários e promover o evento na sua cidade.

O Repair Café não pretende substituir as lojas de reparação de eletrodomésticos. Pelo contrário. Querem promover as lojas de reparação, promover o comercio local e evitar o desperdício apelando à reparação antes do deitar fora e comprar novo.

No dia em que fomos lá fazer reportagem, também faziam arranjos de costura. Susana Fernandes é modista e gosta muito de ensinar a fazer. É a quinta vez que vem. Hoje vai ajudar a Filipa a transformar as calças do namorado (com um rasgão no joelho) nuns calções. A Filipa trouxe a sua própria máquina de costura – que herdou da avó – e vai fazer ela própria o corte as bainhas com a ajuda de Susana. Assim, da próxima vez, a Filipa já pode fazer isto sozinha em casa. De outra forma as calças iriam para o lixo.

Afinal a TV não estava avariada

O segredo é não ter medo experimentar reparar. Só para perceber como às vezes desperdiçamos dinheiro, uma senhora trouxe uma televisão que estava avariada. Não ligava. Outra pessoa talvez a levasse para reparar a uma loja ou a um representante da marca. Só para fazer um orçamento já sabe que tem de pagar 30 ou 35 euros.

O voluntário começou por experimentar a televisão na tomada. Tudo OK. Não estava estragada. Era a tomada da senhora que estava avariada e não o aparelho. Lição ridiculamente simples: Antes de achar que um equipamento avariou teste-o em várias tomadas lá em casa.

A taxa de sucesso das reparações é de 70%. Desde 2016, já vieram aqui 400 pessoas (aprender a) reparar os seus aparelhos avariados. Só em Lisboa há cerca de 50 voluntários. A data nunca é fixa mas é sempre a um sábado à tarde.

Com esta dica pode poupar cerca de 30 euros só para ter um orçamento de reparação, mas o mais importante é que aprende a reparar com as suas próprias mãos e isso não tem preço. E poupa o ambiente.

Acompanhe-nos AQUI

NOVO LIVRO “CONTAS-POUPANÇA”

34 dicas para poupar muito mais e fazer crescer o seu dinheiro em 2018.

É um livro que se paga a ele próprio apenas com uma dica.

Registe-se AQUI para receber a Newsletter do Contas-poupança.

(Todas as dicas da semana num só e-mail).

 

 

Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

COMBUSTÍVEIS | Preços na próxima semana (23 a 29 de maio)

Preços dos combustíveis na semana que vem A informação dos preços dos combustíveis é baseada nos cálculos que têm em conta a cotação nos mercados internacionais e outros fatores que são considerados na formação do preço dos combustíveis em Portugal. São dados que...

GÁS | A lista das 10 empresas mais baratas (Maio de 2022)

GÁS | As 10 empresas mais baratas este mês Este é o segundo mês em que faço este TOP 10 das empresas de gás mais baratas em Portugal. Comecei a fazê-lo a pedido de muitos de vocês, depois de terem visto que estava a fazer um comparativo mensalmente com os preços da...

Painel solar fotovoltaico – Balanço Abril de 2022 (mês #65)

Balanço de Abril de 2022 Abril foi o melhor mês até agora. Foi simultaneamente o mês com o maior desperdício de sempre para a rede. Continuo a não aproveitar da melhor maneira a produção dos meus 5 painéis solares. Sei que deveria colocar as máquinas em modo...

ATENÇÃO | Idosos com mais de 5 mil euros na CGD já começaram a pagar comissões bancárias em Abril

Idosos com mais de 5 mil euros na CGD já começaram a pagar comissões bancárias em Abril Está confirmado. Mesmo que tenham uma reforma baixíssima, se tiverem mais de 5 mil euros na CGD passam a pagar 61,80 € por ano (5,15 € por mês). Feitas as contas assim por alto,...

PODCAST | #110 – O meu PPR está negativo. É normal?

O MEU PPR ESTÁ NEGATIVO. É NORMAL? Voltei ao tema porque continuo a receber dezenas de perguntas de pessoas muito assustadas por terem os seus investimentos negativos. Por favor, compreendam que há uma guerra na Europa e uma enorme instabilidade nos mercados....

COMBUSTÍVEIS | Preços na próxima semana (16 a 22 de maio)

Preços dos combustíveis na semana que vem A informação dos preços dos combustíveis é baseada nos cálculos que têm em conta a cotação nos mercados internacionais e outros fatores que são considerados na formação do preço dos combustíveis em Portugal. São dados que...

ELETRICIDADE | A lista das 10 empresas mais baratas este mês (Maio de 2022)

A Lista das 10 empresas mais baratas Trago-vos nest início de maio 3 pontos importantes: A eletricidade no mercado regulado vai voltar a subir em junho (mas muito pouco) Não há grandes mudanças no TOP 10 A eletricidade está a baixar no mercado grossista (OMIE), embora...

PODCAST | #109 – Se eu começar a investir, posso perder TUDO?

Faz sentido pensar que pode perder tudo o que vai investir? Este é o medo do António, que me contactou com essa pergunta. Ele até tem dinheiro numa poupança para investir, mas tem medo de perder tudo e ele não está disponível para isso. Será que este medo é real?...

COMBUSTÍVEIS | Preços na próxima semana (9 a 15 de maio)

Preços dos combustíveis na semana que vem A informação dos preços dos combustíveis é baseada nos cálculos que têm em conta a cotação nos mercados internacionais e outros fatores que são considerados na formação do preço dos combustíveis em Portugal. São dados que...

PODCAST | #108 – Como rentabilizo o meu reembolso do IRS?

COMO RENTABILIZO O MEU REEMBOLSO DO IRS? A esta altura mais de um milhão de famílias já recebeu o reembolso do IRS. Uns não receberam nada ou muito pouco, mas outros receberam centenas ou até milhares de euros. O que vai fazer com o dinheiro que recebeu? Vai gastá-lo?...

Publicidade

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Publicidade

Artigos relacionados

3 Comentários

  1. Joaquim fonseca

    Utilidade indiscutível ,por isso continuo a comprar o respectivo livro

    Responder
    • Pedro Andersson

      Muito obrigado Joaquim. É bom saber que somos úteis. Felicidades.

      Responder
  2. Luís Barros

    Assisti há pouco tempo à vossa reportagem sobre reparação de pequenos eletrodomésticos, designadamente em Lisboa.
    Necessitava de aceder à reportagem para tirar as indicações referidas, no entanto não consigo encontrar no vosso site.
    Poderiam ajudar-me ?
    Obrigado.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.