Os contadores inteligentes da eletricidade são bons ou maus? Parte II

Escrito por Pedro Andersson

01.09.18

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5 min de leitura

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Os contadores inteligentes da eletricidade são bons ou maus?

Em dezembro do ano passado mudaram o meu contador de eletricidade para um “inteligente”. Dá as contagens remotamente para a EDP Distribuição que é quem as depois transmite a TODOS os operadores de energia em Portugal, dos maiores aos mais pequenos. É importante que saiba que não é a EDP, GALP, Endesa, Iberdrola, e todas as outras que fazem as contagens.

Quando o instalaram – não fui eu que pedi – escrevi este artigo com as muitas dúvidas que a mudança me suscitou e prometi fazer mais tarde um balanço.

Contadores inteligentes de eletricidade – São bons ou maus

A minha experiência 8 meses depois

1) O contador “inteligente” não aumentou os meus consumos

Vários espectadores/leitores disseram logo que eram uma “roubalheira” porque aumentavam os valores de consumo. Sei de casos de medições erradas. Claro que há. Também havia erros (continuam a existir) de contagem nos contadores antigos. Quando identifica isso tem de reportar a situação para ser corrigida, obviamente. O que quero transmitir é que no meu contador está a medir bem. Como sei?

Tenho um medidor de consumos de eletricidade que mede o consumo da minha casa quase segundo a segundo e vejo na net o que estou a consumir e os números de cada dia e de cada hora, se eu quiser.

Verifiquei (por amostra) se estava a bater certo e os meus consumos medidos pelo aparelhómetro são sempre superiores aos do contador. Mas então os valores não deviam bater certinho? Deviam, mas eu tenho um painel solar de 250 W a produzir eletricidade todos os dias. E enquanto estiver sol a minha casa consome primeiro o que o painel produz. Só vai buscar à rede o que sobra e o painel não dá. Portanto tenho o registo dos consumos, mas o que o contador conta já tem o desconto do painel solar. Portanto, as duas situações batem certo: não mede a mais e está de facto a descontar o que o painel solar fotovoltaico produz.

2) O MITO da segurança

Muitos espectadores alertaram que estes contadores eram um perigo porque um criminoso poderia na rua junto ao contador inteligente desligar o quadro da minha casa e “obrigar-me” a sair de casa e aproveitar esse momento em que abro a porta para entrar e assaltar-me. Tentei por várias vezes fazer isso e não consegui. Bem tentei desligar o meu contador na rua e não dá para desligar a minha eletricidade a partir da rua. Portanto, com o modelo que tenho (com outros não sei) essa suspeita não se confirma. É seguro.

3) As contagens são mesmo em tempo real e são enviadas aos distribuidores?

Sim, mas… Desde Janeiro que o contador ” inteligente” envia para a EDP Distribuição a contagem real todos os dias 26 de cada mês. Verifiquei isso na página da EDP Distribuição. Vocês também podem ver todos os dados do vosso contador de eletricidade nesta página independentemente da empresa que contrataram para a eletricidade.

 

Portanto, o contador está a registar os valores reais todos os dias 26. O meu “problema” é que a minha fornecedora de eletricidade tem o ciclo de faturação sempre a dia 10. Logo tenho SEMPRE 16 dias de estimativas em TODAS as faturas apesar do contador ser “inteligente”. Estou a fazer contactos para ver se é possível coordenador as duas datas, mas até agora não tenho solução. É só para perceberem como as coisas estão a funcionar neste momento, caso tenham já ou venham a ter um contador destes.

Pelo menos não são estimativas de 6 meses ou 1 ano…

4) O novo contador obriga a aumentar a potência do quadro (e a pagar mais)

Sim e não. Vamos por partes. A tecnologia destes contadores inteligentes (smartmeters) é nova. Os antigos funcionavam por aquecimento de sensores (não sou eletricista, vou falar para que se perceba, OK?). Quando a nossa casa tinha demasiados eletrodomésticos ligados ao mesmo tempo, uma “fitazinha” de metal começava a aquecer e quando aquecia demais disparava o quadro. Ou seja, ultrapassavamos muitas vezes a nossa potência contratada sem sabermos e o quadro não disparava porque um dos equipamentos entretanto deixava de funcionar e não chegava a ter tempo de disparar o quadro. Por outra palavras, ao longo destes anos tivemos imensas “borlas” no disparo do quadro.

Com esta nova tecnologia tudo é medido ao “milímetro”. Se passa a sua potência contratada, o quadro dispara logo sem grandes tolerâncias. É por isso que as pessoas dizem (e com razão) que o quadro passa a disparar mais vezes. São mais rigorosos na leitura. Dizem que é para obrigar as pessoas a pagarem mais de potência contratada. Bom, é uma interpretação. Cada um interpretará como entender. Esta é a explicação técnica que me foi confirmada por vários eletricistas. É o que é.

Se tiverem mais conclusões sobre este tipo de contadores, comentem aqui ou no Facebook. Para irmos acompanhando.

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29 Comentários

  1. Marco Lopes

    1) “Dá as contagens remotamente para a EDP Distribuição” – nas zonas SUPORTADAS!!! Esta tecnologia requer muito equipamento de comunicação nas centrais, e pelo menos há 2 anos, ainda eram escassas as centrais que tinham comunicação com os contadores!

    2) Promessas como “software” para aceder ao contador, analisar os consumos, etc etc, não passam ainda disso mesmo: PROMESSAS…

    3) O contador “dispara” muitas vezes antes do disjuntor, o que faz com que muitos de nós, cujo contador se encontra fora de portas, tenhamos de ir até ao exterior para “armar” novamente o sistema! Isto é péssimo! O que me foi digo em contactos com a EDP é que o contador “deveria” detectar que a potência em uso “baixou” para limites inferiores aos contratados e ARMAR-SE automáticamente… mas isso não tem acontecido comigo.

    Portanto, um pequeno grande passo para o futuro, que até agora, pelo menos em Guimarães, não deu qualquer resultado prático. TODAS as contagens continuam a ser feitas manualmente.

    Responder
    • Mónica

      Olá boa noite, comigo passa-se exatamente o mesmo. E na minha zona ainda não fazem a contagem remotamente, tenho de ser eu a dar ou pagar a estimativa que fazem.

      Responder
  2. Rui Pinto

    Em casa do meu pai existia um contador de disco. Pedimos mudança para o bi-horario apenas com o objetivo de trocar de contador (agora já está na tarifa simples outra vez). As vantagens são mais que as desvantagens (se formos honestos e contra piratear contadores). O fator de potência e o consumo são agora os reais e não dependem de ajustes mecânicos e aferições estimadas de há muitos anos em aparelhos electromecânicos pouco precisos. Em média a conta baixou (primavera e início de verão) 10 €. É óbvio que se ultrapassamos a potência que temos contratada o fornecedor tem de ter um mecanismo que o evite. Obriga-nos a ir rearmar o contador. É justo.

    Responder
  3. S. Barbosa

    Boa noite,
    No meu caso no que toca às contagens.
    Sempre me disseram que não ficaria esse serviço disponível para já.
    Mas como estava combinado, no dia 16 de cada mês dar a contagem.
    Ou seja, chega ao dia dou a contagem.
    Quando vem a fatura vejo que a contagem foi tirada por eles.
    Remotamente….
    Tenho o portão normalmente fechado.

    Responder
  4. José

    Boa noite,
    Em Sines também não é efetuada a recolha remotamente das contagens !

    Responder
  5. Manuel Peñascoso

    Os contadores inteligentes podem tornar-se num muito sério risco da privacidade dos consumidores!
    Os dados das leituras transmitidas a curtos intervalos de tempo quando tratados e cruzados com os dados dos contadores de gás e da água poderão permitir fazer a radiografia do perfil de vida dos consumidores!
    Imagine-se o poderá ser feito com o conhecimento do perfil de vida dos consumidores nas mãos de pessoas e organizações menos escrupulosas!
    É urgente a regulamentação da recolha, tratamento, uso, arquivo e confidencialidade dos dados transmitidos pelos contadores ditos inteligentes!
    Já era tempo da Comissão Nacional De Protecção De Dados se ter pronunciado sobre esta tão sensível matéria!

    Responder
    • Marco Lopes

      Em vez de eu imaginar (porque nada me passa pela mente!) diga-me quais são as suas preocupações… Esta “treta” do RGPD não veio mudar nada na minha vida… e sinceramente, estou-me nas tintas que as empresas saibam os meus hábitos de consumo, e desde que não os usem para me prejudicar…

      Responder
  6. Maria Oliveira

    Olá bom dia.

    No meu caso, mudaram o contador sem a minha presença como eu tinha pedido, e sem me avisarem relativamente ao dia e hora a que o iam mudar.
    Reclamei e na resposta disseram-me que teria de continuar a enviar as leituras pois o sistema ainda não funciona. Portanto, é bom esclarecer que apenas existem alguns poucos locais onde a contagem já é feita
    a distância. Por outro lado, considero que só existem desvantagens, a principal delas é o facto de o contador estar a ser colocado na rua ( o que implica termos de sair para o voltar a ligar, e se for de madrugada, em zonas complicadas, é sempre um risco). Além disso, pode ser considerado uma alteração da fachada, o que em muitos casos é contra o que diz a legislação nesta área. Se eu não posso colocar um toldo porque altera a fachada, então também não posso acrescentar uma caixa com um contador lá dentro, pois também altera a fachada. Entre estas , há muitas outras desvantagens, e até ilegalidades, pois se antes as empresas fornecedoras não sabiam a que horas ligávamos a máquina de lavar roupa e a tv, agora ficarão a saber e isso não cumpre a lei da protecção de dados. Ninguém, nem as empresas podem ter acesso a que tipo de consumo nós temos, pois é invasão da nossa privacidade. Independentemente de o sr Pedro Andersson se importar ou não que a empresa saiba o que consome, é sempre uma invasão da privacidade. E mais desvantagens não digo, para não ocupar mais espaço.

    Responder
  7. marta

    qual o medidor de consumo de energia que aconselha?

    Responder
  8. jose

    não sei se é o vosso caso mas no meu não a necessidade de ir a rua quando dispara o contador basta desligar o geral e voltar a ligar dentro de casa

    Responder
  9. Bruno

    Olá Pedro,

    É com agrado que me apercebo, que o relato da sua experiência, pode contribuir para a desmistificação destas questões, associadas aos contadores inteligentes. Já tudo foi dito, falta apenas referir, que estes contadores são também uma ferramenta importante no combate à fraude, que tanto nos pesa na nossa factura mensal.

    Já agora, verificou se a contagem com o código 2.8.0 apresenta incremento?

    Obrigado.

    Responder
    • nikito7

      2.8.x é exportação

      Responder
  10. Sara Coelho

    Desde que me mudaram o quadro que este está sempre a ir abaixo. Mudar o contador não pode significar levar o consumidor a aumentar a potência contratada e, com isso, gastar mais dinheiro. Não posso aceitar a resposta das “borlas” – alguma vez a EDP deu alguma borla a alguém?…
    Tem de haver alguma coisa que os consumidores possam fazer a este respeito. Se alguém me puder esclarecer como posso apresentar queixa desta pressão camuflada para aumentar a potência, fico grata.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Cara Sara pode contactar-me por mensagem privada no Facebook para falar do seu caso? Obrigado. Pedro Andersson

      Responder
    • Ana Fernandes

      Estou com o mesmo problema. Recuso-me a aumentar a potência e pagar mais. Para já vou fazer uma reclamação à E-Redes, mas não vai resolver nada.

      Responder
  11. Three

    O “novo” contador, apesar de não ter alterado o consumo total, mudou por completo a distribuição de consumos do bi-horário. De um perfil com anos de 60% vazio / 40% Fora de Vazio, o novo contador mudou para 38% Vazio / 62% Fora de Vazio, claro que teria de ser a favor da EDP. Se isto não é uma aldrabice é o quê? Colocam o tri-horário por defeito e depois o resultado é este.

    Responder
  12. Carlos

    Pedro Andersson, a imagem que apresentou da leitura enviada tem em falta a coluna “Origem”. Essa mesma coluna em questão fica em segundo lugar a contar da esquerda para a direita. Ou seja, a meio da coluna “Data leitura” e da coluna “Vazio kWh”. Como já se sabe, a coluna “Origem” tem como valor de referência, se a leitura foi inserida pelo cliente ou se foi pela empresa. Essa coluna sempre existiu desde que envio a minha própria leitura todos os meses. Como é possível a sua página de envio de leitura não conter a coluna “Origem”?

    O que quero dizer é que, sem essa referência visível, a imagem que apresentou nunca pode servir de prova como realmente a empresa “EDP” recolheu a leitura automaticamente, ou inserida por si manualmente como cliente.

    De qualquer forma, no meu caso a leitura nunca é enviada automaticamente. Mesmo que envie manualmente a leitura ou mesmo que deixe de fazê-lo, a dita tecnologia não está a recolher as leituras automaticamente, pelo que vejo na página da EDP até ao momento.

    Como é que é possível algumas pessoas dizerem que as leituras estão a ser enviadas automaticamente, e outras (como eu) que dizem o contrário? Algo está mal informado, e como tal, essa mesma má informação começou pelos técnicos que mudaram o contador, dizendo que: a contar de Janeiro de 2019 as leituras seriam enviadas / recolhidas automaticamente pela EDP. O que não aconteceu, e parece não vir a acontecer tão cedo.

    O que recomendo é que todos enviem sempre manualmente as leituras.

    Responder
  13. Joao

    Para mudar o dia da leitura automática, tem que entrar em contacto com a edp distribuição

    Responder
  14. José Eduardo

    Pedro os estudos que fez com o contador contemplaram a forma como este transmite os dados para a central? É que ninguém fala disso em lado algum, embora uma colega de trabalho me tenha dito que foram montar um contador inteligente e o “técnico” lhe tenha dito que o contador transmitia os dados por satélite, o que acho muito estranho, pois a mim parece-me que os dados vão ser emitidos; entre o contador e a central que os vai receber; pela linha de electricidade mais conhecido pela sigla PLC-power line comunications https://pt.wikipedia.org/wiki/PLC e ninguém fala na serie de interferências radioeléctricas provocadas pelo PLC que tantas dores de cabeça têm dado a nível mundial.

    Responder
  15. Isabel Ribeiro

    Boa tarde
    Gostaria de saber se realmente é verdade que a radiação emitida por estes aparelhos é nociva para a saude?

    Responder
  16. Alexandra

    Bom dia,

    estou seriamente preocupada com a radiação emitida. Noutros países existem muitos movimentos contra esta tecnologia.

    O contador emite a cada segundo e com tecnologia PLC? É do que mais desaconselham pois, supostamente, são estes que mais prejudicam a saúde.
    Acho curioso ninguém, aparentemente, preocupar-se com isso.

    Alguém que saiba como poderei negar a instalação deste contador?

    Muito obrigada

    Responder
  17. Miguel Real

    olá, apesar de achar que existem vantagens as mesmas só serão efectivas o ‘sistema’ funcionar como um todo. Nos contadores antigos quando o ‘disco’ rodava mais lento ou mais rápido sabia se estava a consumir mais ou menos a cada instante agora são os tais 1000 impulsos/1kwh; agora em vez de enviar para a EDP-Comercial um valor de leitura por mês através da Internet tenho que enviar 3 valores por mês para a EDP-Distribuição por telemóvel e ai perco privacidade mas quando deixar de ter/usar telemóvel quero ver como vai ser. Ainda não sei como vai ser entre a data que a EDP-Comercial diz para enviar as leituras e a data em que a EDP-Distribuição o faz e envia para a EDP-Comercial mas cheira-me a mais confusão.
    Também me foi dito que como já existia um contador como o novo que instalaram as leituras automáticas iram começar a funcionar rapidamente, (refiro-me a um pequeno 29 metros quadrados escritório na baixa de Matosinhos e não sei se o meu contador está ligado a equipamento compatível com todas essas manobras). Tentarei deixar mas relatos sobre o que se irá passar nos próximos tempos. Além de tudo isso aconteceu o seguinte: primeiro ia a sair de casa e estavam a chagar 2 indivíduos supostamente técnicos enviados pela EDP-Distribuição mas como não tinha sido avisado que vinham nada mais se passou, passados uns tempos recebo uma carta de aviso da EDP-Distribuição a dizer que identificaram dificuldades no acesso aos contadores e que se não estivesse presente poderia ser ‘multado’ com €22,42 a €103,04 mais IVA , (mas não dizem em quanto nos indemnizam se não aparecerem), mas na primeira visita de que tiraram foto com hora e data disseram que eu não estava, (não tocaram na campainha nem deixaram nenhum aviso e tiraram a fotografia do meio da rua e não a tocarem a campainha pois não tocaram e eu estava acompanhado com testemunha e também tirei fotografias), voltaram a repetir a façanha segunda vez com fotografia do meio da rua e sem tocarem a campainha; fizeram-me perder tempo em reclamações inclusive para a ERSE que nada faz pois é paga pelos distribuidores de electricidade mas da terceira tentativa foi de vez.
    Imagino que ainda não ficamos por aqui…

    Responder
  18. Filipe

    Chegou a conseguir alinhar o dia da leitura automática com o seu ciclo de faturação?

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Consegui ficar com 4 dias de diferença.nao consegui melhor até agora.

      Responder
      • Filipe

        Olá Pedro,
        Atualmente tenho 14 dias de diferença. No seu caso, como conseguiu baixar para 4 dias?
        Contactou a EDP Distribuição para alterarem o dia da leitura automática?
        Ou ficou com um outro ciclo de faturação (menos desalinhado em relação à leitura do contador) na sequência de alguma alteração ao nível do comercializador de energia?
        Obrigado.

        Responder
  19. Maria Gaspar

    Boa tarde,
    Só tenho o meu contador dito inteligente desde dia 15/11.
    Hoje, dia 30 dei a contagem como habitualmente já que não tinha a certeza se está a ser enviada ou não.
    Ao introduzir as contagens recebo um alerta “contagens acima da média habitual, tem a certeza que quer prosseguir”?! La me pus a fazer contas e realmente tenho um consumo maior de 100kw que o habitual!! Isto ainda é o primeiro mês… já estou a ficar preocupada!

    Responder

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