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Contadores inteligentes de eletricidade – São bons ou maus

Escrito por Pedro Andersson

30.12.17

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3 min de leitura

Bons ou maus? Do ponto de vista do consumidor.

É o que vou descobrir. Acabaram de instalar o meu. Vou passar a descrever aqui no blogue a minha experiência com o dito aparelho que, se não tem, vai passar a ter. É uma questão de tempo.

Contadores inteligentes de eletricidade

Contadores inteligentes de eletricidade

O que está a acontecer com os contadores inteligentes de eletricidade?

Em primeiro lugar, devo esclarecer que não pedi para me substituírem o contador de eletricidade. Recebi uma carta da EDP Distribuição a avisar que o iam substituir e que eu poderia marcar a data se quisesse. Ninguém me perguntou se queria.  Obviamente, esta substituição será vantajosa para a EDP Distribuição porque não precisará mais de funcionários para fazer a contagem casa a casa. Mas para nós será vantajoso?

Ontem (sexta-feira, dia 29 de Dezembro de 2017) fui surpreendido por um funcionário da EDP Distribuição a substituir o contador. Nem tocou à campainha a avisar que ia cortar a eletricidade. “São só 5 minutos sem luz…”, disse quando perguntei.

Não tenho de pagar nada pela substituição e a intenção é que tudo seja feito remotamente: a contagem e as alterações da potência contratada. Até agora, tinha de vir um funcionário a casa num dia e hora marcados para fazer isso.

Os cuidados que tive

Já que estava em casa, pedi ao funcionário para me “deixar” tirar fotografias aos valores finais do meu contador antes de o desligar. Nunca fiando. Conferi e confirmei que são exatamente os mesmos valores que o senhor (simpático) preencheu no documento de substituição do contador, assinado e datado. Bate certo. Isto é importante, porque a partir deste momento, a contagem começa a partir dos zero kWh. É como se fosse uma casa nova a estrear.

As dúvidas

Há várias situações que vou verificar a partir de agora. Pelo que li nos vários comentários no Instagram e no Facebook,  há pessoas que já passaram por isto e que denunciam que o consumo aumentou, que o quadro passou a ir abaixo muito mais vezes (para obrigar a aumentar a potência contratada) e que a tal contagem “automática” não passou a ser feita e que continuam a ter de mandar as contagens para não levar com as estimativas.

Também tenho um painel solar. Dizem-me que estes contadores podem contar como consumo o que o painel produz. Se isso for verdade vou ter de encontrar uma solução. Não sei se é verdade ou não, nem sei como conferir isso ainda porque o painel entra diretamente no meu fusível da arrecadação. Vou ter de ver isto com calma. Aceito sugestões.

O que vou fazer?

Como tenho um aparelho que mede segundo a segundo os consumos da minha casa e tenho todos os registos dia a dia há mais de 1 ano, vou verificar se o que o novo contador mede bate certo ao “milímetro” com os consumos que meço em casa. Sempre quero saber se há alguma “majoração” na medição do contador inteligente.

Quanto ao quadro ir abaixo, já pedi explicações à EDP Distribuição e vou fazer testes eletrotécnicos num laboratório para uma reportagem do Contas-poupança. Ainda não tem data marcada mas será brevemente.

Portanto, se tiverem curiosidade, sugestões, dicas ou dúvidas, continuem a acompanhar o blogue “Contas-poupança”.

Mais uma nota importante. A EDP Distribuição não é a EDP. É uma confusão de nomes que a ERSE quer acabar. A EDP Distribuição é quem vende eletricidade à EDP Comercial, Endesa, Galp, GoldEnergy, etc, etc, etc. Estes contadores funcionam independentemente da empresa que tiver contratada. Não confundam as coisas. Pensem na EDP Distribuição como a fábrica de eletricidade do país que não tem nome. Faça de conta que é de marca branca. Assim percebemos melhor.

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58 Comentários

  1. Joaquim Cerqueira

    Sobre as novas dificuldades dos novos contadores
    A) possível majoracao contagem pode ter a ver com a capacidade de contagem integral do novo contador, ou seja, digitalmente é possível contar os picos, que nos contadores mecanicos (rodinha) nao era
    B) sobre o contador ir abaixo, antes o limitador de potência era mecanico, como os restantes disjuntor, tem uma curva de acção, o que permite aceitar picos de potência antes de disparar, os novos com cálculo integral vao ver isso tudo e limitar.
    Outros pontos
    Vantagem de ver contagem dos 3 tarifários que permitem avaliar a vantagem de mudar de tarifário.
    Vantagem no futuro de leitura em tempo real tipo ready
    Desvantagem se disparar por potência acho que o rearme pode ser realizado a partir de dentro de cada abrindo o corte geral, mas se for um disparo manual terá de vir a rua (imagina nas aldeias…. Ou pior alguem que o quer apanhar fora de casa ou abrir a porta) etc

    Responder
  2. ana

    Existem uns contadores digitais próprios para quem tem painéis solares.

    Segundo me informaram na EDP, mesmo com estes contadores tem que vir um funcionário da EDP cá a casa fazer a contagem.

    Aqui há uns anos cortaram-me a luz a uma sexta-feira por alegadamente não terem contagens. Que tinham, pois recebia um postal a pedir contagens e eu dava-as. O que eles alegaram é que um funcionário é que tinha que fazer a contagem de x em x tempo. Como “infelizmente” cá em casa trabalhamos, não está ninguém para abrir a porta ao funcionário. A sorte foi o meu vizinho me ter avisado que vinham cortar a luz e ter conseguido falar com a ERSE, pois caso contrário ficaria sem luz o fim de semana inteiro (é proibido cortar a luz em véspera de feriado ou fim de semana).

    Já agora, o meu contador não veio a 0, mas registaram na tal ficha o valor que ele lia.

    Contudo antes de me efectivamente mudarem o contador aconteceu uma coisa “caricata” à qual não achei piada nenhuma.
    Veio uma vendedora da edp tocar à campainha a dizer que muitas pessoas na zona se queixavam que não lhes estavam a ser aplicados os descontos correctos. Então abri a porta. Teve em conversa comigo (afinal o que queria era vender um contrato novo com a edp). Como aparentemente ia ter vantagens e ficaria com o contrato em meu nome, em vez de estar em nome do meu pai assinei.
    Por tira-teimas liguei para a edp e afinal as condições não eram as que ela me indicou e pedi para me cancelarem a operação, apenas mantendo a mudança de titular de contrato.

    Por ter valores de acertos muito fora do normal, na ultima factura que veio em nome do meu pai e por na factura indicar que tinham uma leitura real, liguei para a edp, indicando que os valores não correspondiam ao normal e que não tinha chegado a dar uma leitura (nem nenhum funcionário a tirou). Foi então que o operador me disse que tinham 3 leituras automáticas do meu contador e fizeram o cálculo por lá… O único detalhe é que um contador analógico (como o que tinha instalado) não dá leituras para lado nenhum.
    Ou seja, a edp tinha registado que o meu contador era digital e estava de facto a receber leituras (que não podiam ser da minha casa).

    Aqui começou o filme, cada vez que ligava para a edp para saber como estava a reclamação tinha que explicar todo o processo de troca de titular, e quando chegava à parte de o meu contador ser analógico, mas eles tinham registado como digital ninguém nunca acreditava em mim! Pensavam que não sabia distinguir, ou que estava a ver mal, que era impossível.

    Passados cerca de 4 meses, finalmente vieram 2 técnicos supostamente apenas para fazerem uma verificação do que se estava a passar, e quando viram o contador analógico nem souberam muito bem como aquilo foi possível e lá fizeram a troca.

    O meu maior receio era saber a quem é que eu estava a pagar a luz…. pois eles tinham leituras desde Outubro de 2016 de um contador digital, e isto passou-se em maio de 2017.

    No fim das contas, eles anotaram a leitura do meu contador analógico e fizeram acertos com os valores que tinha pago entretanto..

    E tal como disse nos comentários do facebook, desde a troca que pago quase o dobro da luz. Pagava cerca ce 35€ em 2 meses (no inverno era mais), e agora pago cerca de 30€ num mês!

    Responder
  3. Telma Filipe

    Olá. A mim também ja me trocaram no ano passado mas também não tocaram a campainha e como estava a dormir não sei pelo barulho.. O que é certo é que até hoje nunca paguei tanto de luz como no mês em que trocaram o contador (cerca do dobro da luz). Já por várias vezes reclamei mas como o contador ja tinha ido para a reciclagem nem eu nem supostamente eles conseguiram confirmar a minha contagem… Enfim.. Marquem as vossas visitas para não receberem surpresas destas.. Cumprimentos Telma Filipe

    Responder
  4. Bruno

    Pergunta pertinente :a capacidade de comunicação bidirecional permite alterar as potências contratadas. E quem garante que as contagens são imparciais?

    Responder
    • Celso

      Instale um medidor que conta os impulsos. A partir dessas medições pode verificar que o contador está a funcionar bem ou mal. O Sr Pedro tem um que mede os consumos.

      Responder
  5. Isabel

    A minha carta a avisar que iam mudar o contador, chegou depois de o contador ser mudado, ou seja, não dei conta, uma vez que é fora de casa, e assim, não consegui ver a leitura do contador bem como assinar algum papel.
    Já chegou a factura referente as datas da mudança e não foi mais do que costumo pagar, vou esperar para ver se continua assim.

    Responder
  6. Rocha

    Gostaria saber onde posso adquirir um aparelho para poder regietar os consumos em minha casa.

    Responder
  7. Rui Santos

    o consumo aumentou……
    Os novos contadores não provocam aumento de consumo. Já me substituíram o meu e não se verificou nenhum aumento de consumo. As variações de consumo (aumento ou diminuição) resultam das cargas (aquecedores, máquinas de lavar, …) que temos ligadas à electricidade.
    Todos os equipamentos que produzem calor (aquecedores, máquinas de lavar no programa de aquecimento, fornos, placas eléctricas…) são os que consomem mais energia.

    o quadro passou a ir abaixo muito mais vezes…..
    A protecção de sobrecarga (controle da potência contratada) do novo contador é mais sensível da que a protecção do disjuntor já existente, por ter uma tecnologia diferente. Apesar disso, a protecção de sobrecarga integrada no novo contador, só actua quando a carga ultrapassa a potência contratada (exemplo: num contador de um amigo meu, esta protecção só actuava quando a carga ultrapassava os 35A numa das fases – o contador é trifásico), quando a corrente correspondente à potência contratada (10,35 kVA), era de 15A por fase.

    Responder
  8. Bruno Daniel

    O meu já foi substituído à muito tempo e foi o melhor que podia ter feito, agora o envio da leitura, não creio que esteja a ser feito pelo contador, o funcionário continua a vir ao prédio e encosta um aparelho que descarrega a informação em segundos, essa a grande diferença.
    Mudei porque passei para o Bi Horario e colocaram um desses contadores.

    Responder
  9. Pedro Pinto
  10. andrade

    Por aquilo que me disseram já podemos ter uma tarifa bi horaria sem taxa adicional o que +e um logro. as horas de vazio do 181 são pagas a 0,0968€ mas das 10h às 22h pagamos o.2027€ em vez dos 0,1553€ normais para o corrente ano. NÂO COMPENSA Disse-lhe que ele fazia bem o seu papel mas que mesmo de cabeça eu via que a EDP preferia ter que investir mais para as horas cheias e dar – ou quase – os excessos – grátis aos espanhois em vez de melhorar a vida dos portugueses O nosso PR disse que ia ver o que espero que aconteça

    Responder
  11. BRUNO

    Boa noite,
    Para o caso de bidireccional do transito de energia, pode verificar a quantidade de energia que é entregue à rede da seguinte forma:
    – tem de aceder ao menu principal, pressionando o botão durante 2 segundos,
    – acede ao sub-menu “Registos” (pressionando os 2 segundos da praxe),
    – escolhe “totalizadores”,
    – a contagem com o código 1.8.0 indica o total do consumo em energia activa,
    – a contagem com o código 2.8.0 indica o total energia activa entregue à rede.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Obrigado. O meu código 280 está a zeros. Devo procupar-me?

      Responder
      • BRUNO

        Se o intuito da instalação do painel for apenas para auto-consumo, não me parece que haja problema. Existiria se o propósito fosse injectar na rede, não estaria a ser contabilizado.

        Responder
      • BRUNO

        O 580 é normal, pois é o campo onde é contabilizada a energia reactiva consumida. Isto depende do tipo de equipamentos que temos a consumir na nossa instalação. Noutros contextos este valor já é facturado. O 880 é a contagem de energia reactiva, mas no sentido inverso (tal e qual como o 280), ou seja, da instalação para a rede. Não é comum haver incremento, talvez tenha alguma coisa a ver com os painéis, não posso afirma-lo.

        Responder
  12. Pedro Pinto

    Começou com o contador a ser alterado sem a presença do titular do contrato.
    Não existiu qualquer comunicação da ultima leitura do anterior contador (estranha-se!)
    O quadro vai abaixo muitíssimas mais vezes!!

    Levantam-se dúvidas sobre o consumo. E também sobre outras preocupações já verificadas noutros países da Europa e de outros continentes(por ex. nos USA)
    Como está a nossa privacidade, com estes contadores?
    https://takebackyourpower.net/
    https://inpowermovement.com/
    https://takebackyourpower.net/breaking-saskpower-ordered-remove-smart-meters-province/

    E a segurança:
    http://www.websegura.net/contadores-de-electricidade-inteligentes-vulneraveis-em-espanha/

    Estes “smart meters” serão prejudiciais à saúde?
    http://www.weebly.com/uploads/3/4/2/5/3425631/apelo-emf-2015.pdf

    EM 2013 na bloomberg
    https://www.bloomberg.com/news/articles/2013-08-01/germany-rejects-eu-smart-meter-recommendations-on-cost-concerns

    Dá que pensar!

    Responder
  13. Nuno J

    Pedro,
    qual o aparelho que está a usar para medir os consumos?

    Responder
  14. atencao bruno daniel

    O Bi horário compensa? já comparou com a tarifa normal As horas cheias são mais e quase 10 cêntimos mais caras

    Responder
  15. Carlos

    não podemos recusar a instalação do novo contador?

    Responder
  16. Agostinho Pereira

    Boa noite Sr. Pedro
    Para que saiba que se pode medir a energia que o seu painel fotovoltaico produz e a energia que se gasta na habitação instalando este aparelho que é um medidor tempo real de todos os consumos em Amperes Watts e consumo e produção painel, tendo de no final mês tirar ambas as contagens e fazer as contas se subtração de ambos os contadores.
    O contador que mando o modelo a seguir dá para reiniciar quando se entender e passar a zeros, tenho vários instalados para várias medições e são fiáveis, mandei vir da China mas já a venda por cá.
    O nome é :100A AC Digital Multi-function LED Power Panel Meter Monitor Power Energy Voltmeter Ammeter.
    Já deixei informação no link do painel fotovoltaico sobre a minha produção de 2017
    Com os melhores cumprimentos;
    Agostinho Pereira

    Responder
  17. Paulo Duarte

    No meu caso pessoal efectuaram a mudança ” á força “…
    Avisaram com antecedência que iriam trocar os contadores no prédio.
    Ciente dos problemas que advém do uso dos contadores inteligentes , informei a EDP que não queria troca do analógico pelo digital. Recebi uma carta a informar que a troca era obrigatória e que sendo propriedade deles ( o contador ) faziam o que bem entendessem…
    Coloquei um papel assinado por mim no exterior da caixa do contador a avisar que não trocassem.

    E trocaram sem eu estar presente e sem assinar nada…
    (Ainda para agravar a situação eu não sei ler aquilo – não deixaram manual . Mas eu desenrrasco…
    )
    O meu problema não têm nada a ver com a privacidade mas sim com a honestidade das leituras.

    No analógico a rodinha rodava, o contador incrementava e eu via a contagem de uma forma clara e sem dúvidas.
    Nestes digitais , a leitura é efectuada ” escondida ” e eu não sei se a incrementação é honesta…
    … ou seja , sendo um aparelho que pode ser programado á distancia , cujos parâmetros podem ser alterados á distancia , cujas leituras podem ser lidas , escritas e reescritas á distancia , nada me garante que a EDP não incrementa a seu favor a leitura…

    E se a ” esperteza” for aplicada a todos por igual … todos a contribuir com migalhinhas extra para o saco da EDP … aquilo fica mesmo um negócio da China…

    Responder
    • nuno pereira

      Eu recusei agora vamos ver o que acontece
      o tecnico nao ficou muito satisfeito mas so me pediu para assinar a nota de visita

      Responder
    • Manuela

      Eu não autorizei a troca do contador. Eles bem tentaram…apanhei-os a fazer a troca e exigi que voltassem a colocar o contador antigo! Assim o fizeram. Entretanto Enviei carta registada á EDP a informar que enquanto não houver legislação que me obrigue a essa troca eu não a autorizo! Até hoje, 2021, contínuo com o meu contador analógico enquanto que todos os meus vizinhos e conhecidos já trocaram pelo digital. E poucos são os que estão satisfeitos com esta troca!

      Responder
      • Nelcimar moreira

        Eu deveria ter rejeitado a troca pois depois da troca a um mês e meio veio uma conta exorbitante praticamente o dobro do que eu pagava será que poderei fazer alguma coisa agora?

        Responder
  18. Bruno

    Boa tarde,

    Já tem alguma informação relativamente ao possível “conflito” entre os painéis fotovoltáicos e o novo contador? Ou seja, o novo contador mede como consumo o que o painel produz?

    Relativamente ao medidor de consumo da EOT, este funciona por bateria ou tem de estar ligado a uma tomada? Coloco a questão porque não é costume existir uma tomada nos quadros elétricos, em particular quando este se situa no patamar do piso…

    Cumprimentos,
    Bruno

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Até agora não verifiquei nenhum conflito por causa do contador. Estou a acompanhar os registos e até agora parece-me tudo OK.
      Quanto ao EOT, como não tinha tomada no exterior da casa, coloquei um transformador no quadro no interior da habitação a que liguei um mini contador a que está ligado o wireless. Não faço ideia se o que estou a descrever está tecnicamente correto, mas foi o que percebi. Foi feito por um eletricista. Vou tirar uma foto para mostrar num futuro artigo, porque percebo que as pessoas ficam curiosas.

      Responder
  19. Maria

    Boa tarde,

    O meu caso, a EDP dirigiu-se à minha morada e não conseguiu mudar o contador porque os fios são mais grossos que os recomendados, e querem agora que eu contrate um electrecista. Sou obrigada a contratar?

    Responder
  20. Three

    Ui, tanta confusão e falsa informação.

    O contador conta exactamente o mesmo, não existem medidas falsas. A contagem obedece a uma norma bem definida e não existe esse conceito de contar picos.

    O meu foi trocado porque o contador bi-horário estava sempre com o relógio atrasado fruto dos múltiplos micro-cortes de energia que ocorrem por toda a região Oeste e fartei-me de reclamar para acertarem a hora. Desde que mantenham a hora certa e não voltem a vandalizar a tampa do contador para ler a contagem só porque o visor tende a ficar embaciado. Nisto até é uma vantagem!

    Disparo por potência? Não vai acontecer, é um contador, não um dispositivo de protecção.

    Disparos do quadro aumentaram? Nada tem a ver com o novo contador, a causa é seguramente outra. O que pode disparar é a protecção diferencial da EDP (que agora já não é diferencial) ou os fusíveis de sobrecarga na caixa exterior antes do contador mas isto nada tem a ver com o contador. É simplesmente uma falsa percepção condicionada.

    É provável que os micro-cortes voltem a baralhar o contador tal como o fizeram com os outros. Vou apenas vigiar a hora. Na minha instalação já coloquei descarregadores de sobretensão. Segundo a EDP os equipamentos domésticos têm de suportar os micro-cortes e no entanto os contadores que eles instalam não o suportam portanto a ver vamos.

    Responder
    • VITOR DANIEL

      Bastava ter lido os comentarios anteriores para aprender alguma coisa…

      Responder
  21. Maria Rodrigues

    Se quiserem fazer a verificação do vosso contador, a única empresa acreditada para o fazer é a LABELEC que, imagine-se (!!!), pertence ao grupo EDP.

    Responder
  22. vitor

    Boa tarde estou a realizar um projecto de tese para a faculdade, e ando neste momento à procura de informação mais detalhada relativamente ao funcionamento dos contadores eletricos.
    Seria possivel partilharem algum documento detalhado ou links em que seja possível perceber com maior detalhe o funcionamento dos contadores antigos (mecanicos) e os novos que agora estão a ser implementados (digitais) tanto para contagens em monofasico e trifásico.
    Obrigado desde já.

    Responder
    • perdigao

      /Boa tarde, pode ler meu comentàrio deixado hoje dia ? se ajudar pode me contatar em privado
      Cptos

      Responder
  23. moises vieira

    Mesmo com o quadro desligado o contador continua a consumir. A EDP debitou-me 2KW de 20de janeiro a 20 de Fevereiro com o quadro desligado, (nem ao apartamento fui ) ! É mais um aparelho para consumir e talvez a EDP com uns milhões de contadores fature uns milhões -Consumidor paga !

    Responder
  24. Paula Cabral

    Boa tarde,
    Controlo mensalmente o meu consumo de energia, tenho o histórico desde 2015.
    Mudaram-me o contador a 03/03, o consumo aumentou para mais do dobro.
    O que posso fazer? Como posso reclamar?
    Não tenho nada de novo que justifique a alteração de consumo, a não ser o novo contador.
    Obrigada!

    Responder
  25. José Moura

    Já tenho auto consumo há quase um ano e diariamente faço o controle de consumo e produção.
    Logo no primeiro mês de produção de energia solar, a EDP pensando que os estava a roubar, vieram substituir o contador pelos novos e não notei nenhuma diferença.
    A minha pergunta é a seguinte: Se para todos os aparelhos de medida é obrigatório a aferição, porque razão os contadores não são aferidos? Como sei se estão a contar corretamente? Será por serem da EDP?

    Responder
  26. Carolina Silva

    Olá.
    Também me aconteceu mudarem o contador sem avisarem, mas até estava em casa e não me apercebi, só quando saí. Podiam ter pelo menos tocado à campainha, visto que ia ficar sem luz, mas pelos vistos isto é recorrente. Pelo menos colocaram um folheto a indicar o consumo que estava no antigo contador.
    A questão é que estou a tentar perceber como faço as leituras, para ir controlando os nossos consumos e a perceber quando algum equipamento está a gastar muito (antes via pela rodinha). Porque no site da EDP o meu contador simplesmente não existe! O folheto diz EDP Box Landis+Gyr, que por sinal é diferente dos que mostram no site para o mesmo modelo/marca. Como posso fazer a contagem do meu consumo?

    Responder
  27. João Fernandes

    Com os meus respeitosos cumprimentos a todos;
    O sistema de novos contadores , foram criados para fazer mais desemprego e haver mais confusões.
    A leitura deve ser feita na mesma e dadas á EDP distribuição, até que o sistema á distancia não estiver a trabalhar , tem códigos de informação/valor, por cada 1000 imp. dará 1KWh
    ou seja: E(kWh) = P(W) × t(hr) / 1000. Servem também para controlar a sua potência contratada que era antigamente chamado aluguer do contador, (não sendo bem assim) e para desligar á distância quando não pagar. Pois isso tem algum que se lhe diga, pois teria muito mais coisas para dizer á cerca disso como técnico de eletricista e eletrónica e inscrito na DGE.

    Responder
  28. Susana silva

    Já tem um feedback do novo contador?

    Responder
    • Pedro Andersson

      Ola. Sim. Ja escrevi sobre isso antes do verão. Pesquise por favor no motor de busca do blogue.

      Responder
  29. perdigao

    Boa tarde,
    estou em tribunal com a EDP
    substituiram o meu Contador por um suposto smart em novembro de 2017. O estudio (36m2) esteve sempre vazio desde outubro 2017 até hoje.
    em dois meses, logo apos a mudança do Contador, faturaram 445 euros, equivalente a 2233 kw..e mais duas faturas seguintes de 65 et 85 euros mensais..sempre com o apartamento vazio e o quadro desligado.
    a EDP mandou supostos tecnicos verificarem o Contador em Março 2018 e..dizem eles para minha surpresa, o Contador està a funcionar bem. So que curiosamente, desde essa data, o Contador começou a acontar a ZERO..A edp continua a negar responsabilidades..e pediram agora pericia ao Contador..

    alguem tem casos semelhantes?

    Muito obrigado

    Responder
  30. Amilcar Nunes

    A EDP mudou o contador para um contador inteligente. O meu consumo desde ha anos a esta parte ronda os 300KW por mês. Comunico as leituras ao dia 15 de cada mês. Hoje foi fazer a leitura para fazer a comunicação e fiquei alarmado. Tenho um consumo desde o dia 15 de Outubro até hoje 15 Novembro de cerca de 1200 KW. São cerca de quatro vezes mais do consumo habitual ,cerca de 300 KW por mês. Não vejo qualquer justificação para este consumo exorbitante. Não aumentei os aparelhos. Os habitos de consumo são os mesmos. Nem sequer liguei ainda os aquecedores. Telefonei para a linha de apoio da EDP distribuição 808100100 chamadas a pagar e o funcionária que me atendeu sugeriu que fizesse um teste ao contador. Disse para fazer a leitura, desligar o quadro durante 45m e depois voltar a fazer a leitura. Se apresentasse um aumento de 1 ou 2 KW, seria normal e o contador não estaria avariado. Fiz isso e o contador não apresentou qualquer aumento de valores. Não houve qualquer acrescimo à leitura anterior. Mais tarde refleti no que a funcionária me disse: Então se o contador apresentar um aumento de 1 a 2 Kw durante os 45m que o quadro está desligado É NORMAL , E NÃO CONSTITUI AVARIA ??? Fiz as contas: 2KW por hora vezes 24 horas dá 48 kW por dia. Se multiplicar por 30 dias dá um total mensal de 1500 KW por mês. Se eu for de férias, desligo tudo, quando voltar tenho um consumo de 1500KW e isso é normal para a EDP.
    Vou apresentar uma reclamação por escrito, pois acho que este consumo exorbitante só pode ser explicado por uma avaria do novo contador. Na altura dos temporais ha menos de um mês o quadro foi várias vezes abaixo e estive inclusivé um dia sem electricidade. Poderia isso ter afectado o contador?
    Voltarei a falar sobre isto quando tivar mais noticias.

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  31. Jjines

    Os novos contadores quando lnterrompem energia contratada não são auto reset. Tem que ser um expert e pagar um telefonema, deslocar-se a rua seja noite ou dia para proceder ao reset para ser restabelecer a energia.Este procedimento de interromper a energia so e legal perante determinadas condições e quando o consumidor não compre as obrigações legais. É legal este procedimento ?
    Os contadores antigos à data da sua instalação respeitavam as normas e regras na legislação que era a interrupção da energia contratada só era o efectuada quando num intervalo de tempo a intensidade de currente eléctrica não baixava para os valores nominais da currente contratada.Por que será os novos contadores não tem semelhante desempenho. A legislação mudou?

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  32. Catarina Paixão

    Bom dia Pedro, somos obrigados a mudar de contador, ou posso enviar carta registada a recusar a troca?
    tenho 2 imóveis, um deles arrendado, o qual foi trocado o contador sem a minha autorização nem presença, nem dos inquilinos, resultado, uma factura com o triplo do valor habitual, não percebo muito destes assuntos, mas não acho correta esta imposição de mudança, por parte da EDP. Na minha residência como o contador está dentro de casa tem resistido ás tentativas de retirarem para colocar o novo.
    Grata,
    Catarina Paixão

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  33. joaquim almeida

    Caro BRUNO,
    Sobre o seu conhecimento do LANDIS GYR que também me montaram em minha casa há dias (tinha um JANZ C240E1) sabe se o valor que mostra no totalizador 280 é incluído nos 181, 182, 183, contra nós ?
    Tenho uns painéis FV e há algum excedente para a rede que não era contado pelo JANZ (confirmei na fábrica que infelizmente faliu). Sabe o que é que a EDP faz a esse valor ? Ou não lhes importa ?
    Tenho Mono, 10,35KVA, bi-hor. diário.
    A EDP nada sabe, nada informa, remete para a DGEG que também ignora.
    Estou em Gaia (pocasalmeida@gmail.com)

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    • Antero Pinto

      bom dia,

      também tenho curiosidade se este contador regista como consumo algum excedente de produção FV que possa haver..
      Estou a pensar colocar uns paineis em casa, grid tie, mas estou preocupado com a possível injecção na rede do excedente..

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      • Joaquim Almeida

        Obrigado pelo contacto.
        Se souber algo de concreto sobre esta questão agradeço contacto e eu farei o mesmo.
        Sei que comunicamos as leituras 181-vazio e 182+183-fora vazio no caso do bi-horário juntamos as pontas com as cheias.
        A energia que vai para fora fica no contador 280 – acessível através de botão presente na frente do contador (algumas instruções para chegar lá). Até aqui tudo bem, mas a EDP nada sabe se esse contador é lido e se conta alguma coisa para a factura – contra nós.
        O insólito disto é que o meu contador ainda não transmite nada pois no posto de transformação da área não existe o equipamento receptor que poderia comunicar com os contadores dos clientes. Enfim …
        Se alguém mais tecnicamente preparado souber algo mais sobre este problema dos contadores e dos excedentes pf contacte por este meio ou (pocasalmeida@gmail.com)
        Obrigado

        Responder
    • Francisco

      Eu também estou a espera de saber como isso funciona já que em Portugal tudo é muito arriscado, embora pense que não deviam contabilizar o excedente de quem tenha PV…..já que isso pertence a cada um, se ninguém nos dá nada então porque andam sempre encima das pessoas? agora qualquer dia obrigam-nos a pagar uma taxa pelo sol e nos dias que estiver nublado são eles que nos vão pagar a nós…..ou não? ao que chegámos….revoltante…

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      • Joaquim Almeida

        De facto também estou à espera do “imposto do sol”. Tento ser o mais amigo do planeta possível, uso muito a energia solar, tenho um carro eléctrico cujas despesas deduzem IVA (empresa), o IUC não é pago mas alguém está a estudar como arranjar impostos e taxas para estas situações. Os políticos andam de carro com motorista e não fazem ideia dos custos que todos pagamos para eles terem vidas confortáveis.
        Todos temos, individualmente de tomar atitudes para o uso intensivo e crescente da energia solar mas devemos formar grupos de pressão sobre os políticos para que simplifiquem a sua implementação generalizada. Já que não fazem, que deixem fazer.
        Basta copiar os bons exemplos de uma Alemanha ou dos Países nórdicos quanto aos carros eléctricos e não complicar o que é simples.
        Mantenhamo-nos em contacto.

        Responder
  34. Francisco

    Estou no 2º mês com o contador novo da inovgrid EDP que estou a tentar perceber uma série de coisas que começo a achar estranho….e pelo que tenho lido aqui quer dizer se eu desligar o quadro geral da minha casa quando o voltar a ligar tenho um consumo como se eu estivesse sempre em casa…..se isso me acontecer quero que me retirem logo imediatamente o contador ou então vamos ter problemas….começo a estar farto desta gente em Portugal, destes esquemas e desta forma de não poder ter vida própria….sou sempre obrigado a ter que trabalhar para alimentar esta gente que nada fazem, nada produzem e vivem melhor do que eu….isto tem que dar uma volta doa a quem doer…é demais…

    Responder
  35. Francisco

    Estou no 2º mês com o contador novo da inovgrid EDP que estou a tentar perceber uma série de coisas que começo a achar estranho….e pelo que tenho lido aqui quer dizer se eu desligar o quadro geral da minha casa quando o voltar a ligar tenho um consumo como se eu estivesse sempre em casa…..se isso me acontecer quero que me retirem logo imediatamente o contador ou então vamos ter problemas….começo a estar farto desta gente em Portugal, destes esquemas e desta forma de não poder ter vida própria….sou sempre obrigado a ter que trabalhar para alimentar esta gente que nada fazem, nada produzem e vivem melhor do que eu….

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  36. Carlos

    Saudações
    Vivo numa casa antiga cidade mais contador analógico trifásico
    no entanto esta monofasico já há muito.
    Mas desde 2011 ultrapassa a média de gasto que era sempre de 3kw por dia.
    Com o gasto normal chegava.a valores de 5 ou 6 e muitas vezes tenho que desligar pelo geral porque se desligar as tomadas ele continua a contar
    No entanto é assim no verão ou dias de muito calor.
    Mas o que é curioso é que no Inverno e muito frio nem preciso de desligar porque ele nem conta quase nada.
    Será que temperaturas afetam a funcionalidade destes aparelhos?

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  37. DINIS ANTONIO BATISTA ALMEIDA

    boa tarde !
    tenho um landys gyr + com plc a vermelho igual a da imagem com um painel de 300w e inversora luz do plc esta a verde mas quando ligo fica vermelho nao axo normal,a edppp diz que sim ?!

    Responder

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