Conhece as novidades do IRS deste ano?

As novidades do IRS 2018

Este ano há novidades importantes no IRS para muitos contribuintes. Talvez já tenha ouvido falar de algumas espalhadas ao longo dos últimos meses. Mas há algumas que só vai conhecer mais logo, no Contas-poupança, no Jornal da Noite na SIC.

Fiz várias entrevistas esta semana na Autoridade Tributária sobre o que vai acontecer este ano e mostro-vos o que descobri.

Como já sei que é um tema que ainda é um bicho de 7 cabeças para milhares de pessoas, o Contas-poupança de hoje (quarta-feira, dia 10 de Janeiro) é sobre o que o espera nos próximos 2 meses.

Olhe que não falta muito tempo

Desengane-se se pensa que ainda falta muito tempo. Nas próximas 3 semanas tem várias coisas para fazer se quiser aumentar ao máximo o seu reembolso de IRS ou pagar menos imposto.

  • Se só trabalha num local, se só recebe pensão de uma entidade e se tem filhos, não perca a reportagem mais logo.
  • Se é dos 150 mil contribuintes que ainda entrega o IRS em papel é muito importante que ouça o que tenho para lhe dizer. Em abono da verdade, se está a ler este texto parece-me óbvio que não entrega o IRS em papel, mas pode conhecer um familiar que ainda o faça…
  • Se tem filhos em guarda conjunta, e eles passam 15 dias numa casa e 15 dias na outra, há uma informação fundamental que precisa conhecer. Há mudanças este ano.
  • E há o novo portal das Finanças. Fomos conhecer as alterações que, em princípio, nos vão beneficiar.
  • Na reportagem incluo também algumas dicas (repetidas do ano passado) mas que muita gente continua a esquecer-se e que por causa desses esquecimentos (ou preguiça) insistem em perder centenas de euros todos os anos.

Já sabem que quarta-feira é dia de Contas-poupança na SIC.

Até logo. Conto convosco.

Partilhem.

(Já sabem que se não conseguirem ver em direto, devem na box andar com ela para trás e ver na TV. Assim conta para as audiências. Aqui a gerência agradece.)

 

 



4 comentários em “Conhece as novidades do IRS deste ano?

  1. Helena Reis Reply

    Olá!

    Em que nome e NIF devem ser passados os recibos de lares?
    Obrigada.

  2. Pedro Reply

    Boa tarde. Desejava saber se a funcionalidade no caso de se ter filhos em guarda conjunta, em que eles passam 15 dias numa casa e 15 dias na outra, já se encontra disponível, pois andei à procura no novo portal das finanças e não encontro? Pelo que percebi essa confirmação tem de ser feita até 15 de fevereiro de 2018. Caso já esteja disponível ou quando vier a estar, esta é feita através do acesso de que progenitor ou pelo dependente com guarda partilhada? Cumprimentos e obrigado.

  3. Eliane Rosa Reply

    Boa noite, tenho duvidas em como validar as faturas no e fatura do portal das finanças. Por ex: as faturas de supermercado, enquadram em qual daqueles ícones??? No caso das compras de farmacia com e sem receita como devo valida -las. Agradeço muito caso possa me ajudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *